h t t p : // w w w . s i n g e r . c o m .

b r
CURSO BÁSICO DE BORDADO – APOSTILA 2
EXERCÍCIOS BÁSICOS Ponto Matiz Circular

Passe o risco para o papel.

Transfira o risco para o tecido (Conforme as instruções da Apostila 1).

Puxe a linha de baixo e faça alguns pontos iniciais com a costura reta e pressione o botão de retrocesso para arrematar e voltar ao ponto inicial.

Sem girar o bastidor, selecione a largura do ziguezague e contorne o desenho.

s i n g e r . Passe o desenho para o tecido.h t t p : // w w w . b r Preencha todo o espaço com movimento circular. Repita os movimentos circulares até o final do preenchimento. c o m . porém levando o bastidor em movimento lateral. Faça os pontos iniciais. Ponto Matiz Lateral O ponto matiz lateral é feito como no exercício anterior. . Faça o arremate e corte.

Você pode terminar o trabalho. fazendo o arremate nesta etapa. Se. c o m . . Faça isso até o final do preenchimento.h t t p : // w w w . b r Preencha todo o desenho com movimentos do bastidor de lateral a lateral. Está pronto. preferir faça o ponto cheio em toda a volta do trabalho. s i n g e r .

h t t p : // w w w . Passe o desenho para o papel. b r Ponto Matiz Diagonal Faça como no exercício de ponto matiz lateral. Agora preencha essa parte do desenho. para direita e para a esquerda. sempre movimentando o bastidor na diagonal. . s i n g e r . c o m . Risque a folha no tecido e monte-o no bastidor. forma-se o ponto matiz diagonal. Movimentando o bastidor no sentido inclinado. Contorne um dos lados do desenho. movimentando o bastidor na diagonal.

c o m .h t t p : // w w w . Se for fazer outro tipo de folha. utilizando a costura reta e o ponto cheio. porem observando que o movimento diagonal deve ser para o outro lado. Ponto Areia Passe o traço para o papel. s i n g e r . b r Faça isso até o final desse lado da folha. . Faça a haste da folha. repita o mesmo processo. Agora contorne o outro lado e preencha da mesma forma.

h t t p : // w w w . Está pronto. Faça pequenos movimentos circulares e paralelos. até preencher todo o círculo. Prepare a máquina para bordar em costura reta. b r Transfira o desenho para o tecido e monte-o no bastidor. s i n g e r . c o m . colocando o seletor da largura do ponto em costura reta. Faça o acabamento com ponto cheio. .