Faturamento

Caminho na SPRO

Determinação de contas/Determinação de preços. .

.

os esquemas de cálculo de preço de venda e os esquemas de cálculo para determinação de preços estão definidos no Customizing de Vendas e distribuição Quando se define esquemas de cálculo para Cálculo de preços. As informações para determinação do preço necessárias para este cálculo. o usuário deve se certificar de que. estão arquivados como registros de condições no sistema. y Os dados são transportados do esquema de cálculo de preço de venda para a tabela de cálculo de preços. estão disponíveis na documentação de Vendas e distribuição em Cálculo de preços e condições. são lidas do banco de dados utilizando as condições principais no esquema. a majoração real seja ajustada em estágios.Técnica de condições em cálculos e determinação do preço Várias funções diferentes em cálculo de preços baseiam-se na técnica de condições. Um cálculo retroativo nunca é executado. como majorações planejadas (margem planejada) ou preços da concorrência. no campo de lista preço de venda (bruto) (VKPBR). Informações fundamentais sobre componentes da técnica de condições. deve-se levar em consideração as seguintes características especiais. Dependendo da maneira que forem utilizados. o campo preço de vendas líquidas (VKPNE). ao transportar os dados para estes campos. É possível controlar este transporte separadamente. Os procedimentos envolvidos nos cálculos de preço de venda são regulados pelas seguintes etapas do Customizing: . por exemplo. tabelas de condições esequências de acesso. alinhadas com o preço de venda modificado. por exemplo. Esquemas do cálculo do preço de venda A determinação do preço de venda é executada na função de cálculo de preço de venda por meio de um esquema de cálculo de preço de venda. Como certos campos de lista na tabela de cálculo de preços têm um significado fixo. Deve-se ter em mente os seguintes pontos ao calcular os preços de venda: y O esquema de cálculo do preço de venda deve ser estruturado de acordo com um cálculo de majoração. os parâmetros relevantes no esquema de cálculo de preço de venda sejam levados em consideração. O esquema é um conjunto de regras para calcular o preço de venda por um preço de compra. podem ser distinguidos os seguintes tipos de esquemas de cálculo em Cálculo de preços: y y y Esquemas do cálculo do preço de compra Esquemas do cálculo do preço de venda Esquemas de cálculo para determinação do preço Os esquemas de cálculo de preço de compra estão definidos no Customizing de Compras. Os preços de venda. por exemplo. y Quando o preço de venda for modificado. e os cálculos são efetuados por meio de esquemas de cálculo de preço de venda. como tipos de condição.

consultar Determinação do preço de venda. setas 2 e 3). O preço bruto é calculado ao se somar impostos (tipo de condição MWST) ao preço líquido. Deve ser entrado um tipo de condição ou um subtotal para o esquema de cálculo de preço de venda nos campos da lista da tabela de cálculo de preços. seta 4) e o cálculo do preço é ajustado alinhado com o preço final arredondado. A transferência de dados entre o esquema de cálculo de preço de venda e a tabela de cálculo de preços deve estar definida para os campos da lista Preço de compra (líquido/líquido). os preços de venda do esquema especificado são arredondados (consultar o gráfico. seta 5). Ao se gravar isto. Para informações detalhadas sobre a determinação de preços de venda com a função de cálculo de preço de venda. y O esquema de cálculo do preço de venda atribuído a um item de preço é definido pelo tipo de cálculo de preço associado. y A majoração real na tabela de cálculo de preços está ligada aos tipos de condição AUFS e AUFX utilizando o subtotal 2. . e preço de venda (bruto. podem ser utilizados como exemplos para construir esquemas de cálculo de preço de venda e para transporte de dados. o valor do campo de lista ENDPR é escrito no banco de dados como uma condição (consultar o gráfico. junto com os parâmetros de controle. seta 1). Os preços são transportados do esquema para o campo de lista VKPNE ou VKPBR (consultar o gráfico. como Margem (líquida) e Margem (bruta). respectivamente. Tipos de cálculo de preço são atualizados no Customizing para Cálculo de preços e são atribuídos a um canal de vendas ou a uma lista de preço (com moeda) em uma segunda etapa. y O preço de venda (líquido) e o preço de venda (bruto) estão ligados aos subtotais 5 e 6. (consultar o gráfico. Os esquemas de cálculo fornecidos de WWS001 a WWS004. y O ponto de partida é o preço de compra (líquido/líquido) que foi determinado com a função de determinação de preço de compra e que foi agora transportado para o esquema utilizando o tipo de condição EKNN. líquido). Não podem ser criados parâmetros de controle para estes campos de lista que são calculados utilizando a lógica do programa.y A transferência de dados entre o esquema de cálculo do preço de venda e a tabela de cálculo de preços está definida no Customizing para Cálculo de preços em Dados de controle para tabela de cálculo de preços e backup de dados. Com configurações para arredondar para preços psicológicos. majoração real. Estas majorações se relacionam ao preço de compra no esquema de cálculo.

Isto significa que a determinação do preço básico de compra e do preço de compra é executada da mesma maneira que seria ao utilizar o esquema de cálculo de preço de compra. Se o esquema não é atualizado aqui. mas também na avaliação do preço de venda para determinar o preço final sem o IVA. Os esquemas de cálculo são definidos para a determinação do preço no Customizing para Vendas e distribuição. é possível entrar um esquema de documento para ser utilizado pela determinação de esquemas na área de Varejo. o sistema utiliza o esquema de documento A como valor proposto. o esquema do documento e o esquema do cliente. Estes esquemas de cálculo são utilizados não apenas na determinação de preços de venda. um esquema deste tipo é utilizado da mesma maneira que um esquema de cálculo de preço de compra para determinar o preço interno para um centro de distribuição. y O esquema de cálculo para a determinação do preço é definido utilizando a área de venda. No cálculo de preços em duas etapas. O preço de compra (líquido/líquido) deve ser marcado da mesma maneira que utiliza o subtotal S. Isto é calculado segundo um esquema de cálculo de amostra VKP001 e marcado no esquema de cálculo utilizando o subtotal 3. . A visão geral de preços em Cálculo de preços e a interface POS de saída são apenas duas delas.Esquemas de cálculo para determinação do preço Muitas aplicações na área de Varejoutilizam um esquema de cálculo para determinação do preço para ler preços de venda gravados ou outras condições de vendas do banco de dados. Em Parâmetros gerais para cálculo do preço no Customizing. Os resultados desta determinação do preço são exibidos na tela detalhada de Compras.

o sistema utiliza o esquema de cliente entrado lá. ou não contém um cliente anônimo.Há vários pontos específicos que devem ser observados ao determinar o esquema de cliente para pontos (lojas) que vendem para consumidores: y Com base na ordem do cliente. Os tipos de condição VKPG e VKAG e a fórmula de cálculo 140 estão disponíveis como standard do preço de venda básico até o normal ou até o preço de venda promocional. Se não são atualizados os dados da área de vendas para este cliente. Se a fórmula 43 é utilizada. A maneira pela qual o usuário deve utilizar os tipos de condição e a fórmula de cálculo no esquema de cálculo está explicada na nota SAP 510038. y Se o perfil de entrada não é atualizado. Esta fórmula é utilizada para converter o valor de condição que é exibido no esquema acima da linha atual para Após moeda na tabela de conversão de moedas. Preços paralelos em euro para preços de vendas ou preços de vendas gerais em uma moeda paralela não devem ser arquivados no sistema como registros de condições. o sistema primeiro acessa os dados mestre do cliente anônimo (como cliente do ponto) determinado pelo perfil da interface POS de entrada para vendas agregadas. O esquema de cálculo de referência VKP001 contém um exemplo de cálculo de preços paralelos em euro para preços de venda standard (tipo de condição VKPE) e preços de vendas de promoção (tipo de condição VKAE) utilizando a fórmula de cálculo 43. o sistema utiliza os próprios dados do cliente do ponto ou do ponto de referência na segunda etapa. O perfil da interface POS de entrada é entrado no mestre de pontos do ponto ou do ponto de referência. . y No esquema de cálculo para determinação do preço. VKP002 para canais de distribuição de centros de distribuição e VKP003para canais de distribuição de atacado. o preço de venda (ou preço promocional) deve ter o mesmo tipo de condição (ou tipo de condição de promoção) que os preços de vendas calculados utilizando os cálculos de preço de venda (ou os preços promocionais ativados no processamento de promoção). y Se os dados da área de vendas do cliente determinado desta maneira são atualizados. os tipos de condição para os preços paralelos em euro são exibidos diretamente abaixo dos tipos de condição para os preços de venda. O preço básico também pode ser calculado com a determinação de preço. o valor inicial para o esquema de cliente é utilizado para determinar o esquema. Eles também podem ser determinados durante a determinação de preço de venda utilizando configurações especiais no esquema de cálculo. o sistema utiliza esquemas de cálculo de amostra fornecidos com o sistema standard: VKP001 para canais de distribuição de loja. y Se não foi feita uma entrada no Customizing para a chave determinada desta maneira.

Tela de visão geral de preços .Consultar também: Cálculo para lojas em duas etapas.