PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania. VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que: A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital; As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência; É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o

colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa. 1995). a partir da coleta de dados. o método utilizado pelo Programa de Educação Ambiental para desenvolver os projetos e os cursos capacitação de professores conjuga os princípios gerais básicos da Educação Ambiental (Smith. oficinas e saídas a campo. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a história da área para.ambiente. apud Sato. em um ambiente saudável. Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade. enfim. em todos os níveis de ensino. ou seja. à elaboração de pequenos projetos de intervenção. conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais. Os conteúdos trabalhados serão necessários para o entendimento dos problemas e. integral do mundo em que vive. a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística. A fundamentação teórico/prática dos projetos ocorrerá por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos. Considerando a Educação Ambiental um processo contínuo e cíclico. Princípios gerais da Educação Ambiental: . assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.

como componente essencial no processo de formação e educação permanente. competências. Elas não estão e não foram preparadas para delimitar e resolver de um modo eficaz os problemas concretos do seu ambiente imediato. uma população que tenha conhecimento. apenas aparece nos anos 80. o Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema. estado de espírito. A Educação Ambiental. . isto porque. o Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista. com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas. refletindo sobre as suas causas e determinarem os meios ou as ações apropriadas na tentativa de resolvê-los. A partir desta data os alunos têm a possibilidade de tomarem consciência das situações que acarretam problemas no seu ambiente próximo ou para a biosfera em geral. e para impedir que eles se repitam”. motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais. Se existe inúmeros problemas que dizem respeito ao ambiente. o Cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade. As finalidades desta educação para o ambiente foram determinadas pela UNESCO. torna o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social. o Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais. contribui para o envolvimento ativo do público. a educação para o ambiente como abordagem didática ou pedagógica. isto se devem em parte ao fato das pessoas não serem sensibilizadas para a compreensão do frágil equilíbrio da biosfera e dos problemas da gestão dos recursos naturais. com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas. é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico. logo após a Conferência de Belgrado (1975) e são as seguintes: "Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados.o Sensibilização: processo de alerta.

etc.PROPOSTAS DE TRABALHO:  Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde.. recuperação de nascentes. (prevenção. folder. danos ambientais). com o objetivo de ampliar o conhecimento e efetivar a implementação dos direitos de cidadania no cotidiano da população. TV Cinturão Verde. poluição). distribuição de panfletos. projetos que estão sendo  Acompanhamento de projetos específicos nas escolas que serão desenvolvidos pelos professores (horta comunitária. imprensa falada e escrita. a Vigilância Sanitária. reciclagem de lixo. bacia hidrográfica como unidade de estudo. cartazes..  Levantamento dos desenvolvidos nas escolas. a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental.  Realização de campanhas educativas utilizando os meios de comunicação disponíveis. etc. por exemplo:    Lixo (redução.). etc. Caça ilegal. desperdício. horta. plantio de árvores. efeitos negativos ao meio  Fogo ambiente). Água (consumo. reutilização e reciclagem). .  Mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana do Meio Ambiente. Com o intuito de levar às escolas e à comunidade o conhecimento necessário para a construção da cidadania serão envolvidos diferentes órgãos que asseguram os direitos e deveres de cada indivíduo na sociedade.  Promover a integração entre as organizações que trabalham nas diversas dimensões da cidadania.    Agrotóxicos (riscos para a saúde. o Corpo de Bombeiros. a Policia Militar. separação de lixo. trilhas ecológicas. Florestas (porque preservá-las?). Serão trabalhados temas relacionados à melhoria da qualidade de vida da população. Entre esses órgãos podemos citar. Respeito aos animais silvestres e domésticos. com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais.).

da presença humana no ambiente. Desenvolveremos assim. Ao implementar um projeto de educação para o ambiente. Ainda a população abrangida pelo projeto receberá conhecimentos de cidadania. Respeito ao próximo. Segurança no trânsito. Através de atividades e ações programadas.  Plantio de árvores nativas. mais agradáveis e de maior interesse para o aluno.  Cidadania (direitos do cidadão). Prefeitura Municipal de Cianorte. da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. higiene e segurança. Como o aluno irá aprender a propósito do ambiente. visto que esta área é de fundamental importância sócioambiental para o município de Cianorte. Através de parcerias firmadas entre a APROMAC – Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte. etc. objetivamos promover a sensibilização da população cianortense sobre a importância e a necessidade da preservação e da conservação do Parque Cinturão Verde. os conteúdos programáticos lecionados. Noções de saúde (higiene. Divisão do Meio Ambiente. tornando-se. Secretaria Municipal de Agricultura. tornar-se-ão uma das formas de tomada de consciência. DST – Doenças sexualmente transmissíveis. estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes. as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem. Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMMA e Ministério Público serão desenvolvidas ações e atividades diferenciadas conforme a realidade de cada local/região. Abastecimento e Meio Ambiente – SEMMAM. prevenção de doenças).     Drogas. onde serão descritas todas as tarefas . Para o acompanhamento e avaliação das atividades será redigido relatório mensal.  QUESTIONÁRIO – Levantamento do Perfil Ambiental da Escola e Comunidade. saúde.

Cerca de 600 alunos das 11 escolas municipais de Cianorte vão plantar mudas de árvores no Parque do Cinturão Verde e acompanhar o crescimento das mudas. também são feitas palestras sobre temas relacionados ao meio ambiente. Em todos os encontros. ficando disponível a todos para consulta. Cada árvore leva o seu nome. mas nos anos seguintes serão cultivadas e plantadas também outras espécies nativas. o crescimento da árvore que ela produziu e plantou’’. No próximo ano. O objetivo do trabalho. em visitas e trilhas ecológicas. desenvolvido pela Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte (Apromac) é criar nas crianças um vínculo de amor e respeito pela reserva ecológica. Irão também acompanhar o crescimento das mudas. Segundo o presidente da Apromac. sob a coordenação da socióloga Michele Langowski. .desenvolvidas sendo apresentado ao COMMA e a APROMAC. O objetivo é estabelecer um vínculo afetivo entre as crianças e a floresta do Parque. Alunos de escolas municipais de Cianorte estão produzindo mudas e irão plantar árvores no Parque Cinturão Verde. o engenheiro florestal Eleutério Langowski. Os estudantes foram separados em grupos e cada dia duas turmas são levadas ao viveiro para o plantio das mudas. Depois fará o plantio da muda no cinturão e continuará acompanhando. ‘‘Cada criança vai produzir uma muda que receberá seu nome e acompanhará por dois meses o desenvolvimento da mudinha no viveiro. As mudas vão ser produzidas pelos próprios alunos no viveiro que a Apromac mantém no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). a Apromac escolheu o palmito para começar o projeto. Segundo Langowski. Projeto é desenvolvido pela Associação de Proteção do Meio Ambiente de Cianorte. explica Langowski. até o final do semestre aproximadamente 600 mudas de palmito deverão estar prontas para replantio no cinturão. além de educá-las para preservação do meio ambiente e recuperar a floresta do cinturão. entidade pretende incluir também os alunos da rede estadual no programa de educação ambiental executado em parceria com a secretaria de educação da prefeitura.