y

BBel indica

Cleusa Presentes
(11) 3089-7000 | http://www.cleusapresentes.com.br/

Almoços e Jantares

Por Paula Dalle Molle e Mary-Ann Locke Cavalcanti - Oficina da Festa

Aprenda a receber bem.... Surpreenda seus convidados!

Lista de convidados Elabore a lista dos convidados. Para que não se esqueça de ninguém, com um tempo de antecedência, se dedique a essa tarefa de organizar uma lista, com todas as pessoas que participarão do seu jantar. Local Determine o local. Será na sua residência ou em um local diferente, como sua casa de campo ou na praia. Esses pormenores são importantes, pois ajudam a elaborar o tema do jantar. Cardápio Qual será o cardápio servido? Se seu jantar tiver um tema, por exemplo, um jantar japonês, fica mais fácil para determinar quais pratos serão servidos, como entrada, prato principal e sobremesa. Tipo de serviço Também podem determinar o tipo de serviço que será feito e como será colocada a mesa. Como os convidados serão dispostos nela. Tipo de convite Veja o tipo de convite que será feito: pelo telefone, por e-mail ou impresso. Dependendo de qual você escolher, pode ser necessária a utilização de uma pessoa só para cuidar dessa parte, como uma gráfica para imprimir os convites. Material necessário

Não se esqueça de verificar o material necessário para servir. Pratos, talheres, toalhas de mesa, taças, copos, baixelas e sousplat. Decoração Organize a decoração: layout dos móveis, o uso de toalhas de mesa, arranjos de flores e iluminação. Uma mesa bem colocada é uma prévia do que será oferecido e que tipo de serviço fará parte do jantar. Música Cuide da música. Um som ambiente é agradável. Deve acompanhar o tema. Um jantar mais sofisticado, músicas clássicas ou de orquestra. Uma feijoada, por exemplo, um sambinha suave ou bossa nova. É um complemento indispensável e enriquecedor. Pessoal de serviço Certifique-se de que o pessoal de serviço está adequado à forma escolhida para servir e ao número de convidados. Garçons, copeiros, cozinheiros. Todos preparados para atender ao tipo de jantar que está sendo oferecido. Um garçom, que não sabe servir à francesa, terá dificuldades num jantar com esse formato. Bebidas Verifique as bebidas. Mais uma vez, dependendo do tipo de jantar, as bebidas sofrem diferenciação. É necessário que se preste atenção a esse detalhe muito importante. As bebidas acompanham desde a chegada dos convidados até a saída, como um café e licor, que podem ser servidos no final. Detalhes Cuide dos detalhes também: velas, lembrancinhas, fotografias são sempre cuidados especiais que fazem diferença. Tudo isso pode ser muito bem organizado e planejado com ajuda de pessoas especializadas. Receber é muito gostoso e receber bem, melhor ainda.

Organizando um almoço para amigos
Por Equipe BBel

Tudo o que você precisa saber.

Como é bom receber amigos em casa para um almoço bem caprichado! A primeira coisa que se faz quando pensamos em oferecer um almoço em casa é pensar em quem convidar. Esta é a parte mais importante quando estamos organizando um almoço para amigos

Almoço para amigos em sua casa: convidados
O sucesso de uma refeição entre amigos não é a harmonização de vinho, mas a harmonização dos convidados. O astral do almoço depende do entrosamento de todos os convidados principalmente se você convida uma pessoa que não é do grupo. As pessoas têm que ter algo em comum, se não forem conhecidas entre si, pois é o quesito para que a conversa flua naturalmente. O anfitrião deve fazer a apresentação do convidado que não conhece os outros, dando alguma informação a seu respeito ex: Pessoal, quero lhes apresentar o Raul, meu amigo do clube. Ele é campeão de tênis. Pronto, como todos no almoço jogam tênis, você já criou um gancho para que a conversa caminhe bem. Resolvido o número de convidados para o almoço, passamos a pensar no cardápio, afinal receber em casa e em grande estilo requer atenção aos detalhes, organização, bom gosto e tempo.

Almoço para amigos em sua casa: cardapio

Evite fazer este prato. Se sua opção for por um cardápio variado siga esta regra: Salada. quando for convidar a pessoa que conhece menos. feijoada. prato principal (onde entra qualquer carne) e seus acompanhamentos. Nada de salgadinhos. Quero te apresentar alguns amigos meus que adoram jogar tênis.Atenção na escolha do menu. Lembre-se. diga: _Vou fazer uma feijoada em casa. uma feijoada. tem que ser fritos na ultima hora. Almoço para amigos: Bebidas para acompanhar o cardápio escolhido. você gosta? Gostaria muito que você viesse. azeitonas. patês. cerveja bem gelada se for o caso ou vinho na quantidade suficiente se optar por servir esta bebida. massa. você só terá a parte da manhã para arrumar seu almoço em grande estilo. por exemplo. Aperitivo no almoço entre amigos Pense no que vai servir como aperitivo no almoço em sua casa. refrigerantes normais e diets. que para ficarem bons. Um vinho prosseco é aconselhado para o almoço. castanhas e algum antipasto que deve ficar pronto de véspera. strogonoff ou qualquer outra opção que possa ficar pronta de véspera. Queijos. Se for fazer um prato único. Você viu que até na hora de montar o cardápio para um almoço em sua casa mesmo sendo entre amigos você já está garantindo o sucesso da reunião? Um prato único é muito prático em um almoço para muitas pessoas. pois podem ficar prontos com antecedência ex: bacalhoada. . então você sabe o que alguma delas não come. Pense na bebida tanto do aperitivo como na bebida que acompanhará o almoço Não deixe de ter água com e sem gaz. Se a maioria das pessoas convidadas são suas conhecidas. pois é servido desde o aperitivo até o final do almoço.

Como são muitas pessoas convidadas. acompanhado do uma bolinha de chocolate de menta ou um biscoitinho. o doce! Este sim deve ser caprichado. nem muito fraco. Do sorvete já falamos. fique tranqüila. No próximo artigo "Organizando um almoço para amigos . um cheese cake). Se pensou em fazer este almoço no próximo final de semana. fruta. Quanto às frutas. portanto este deve sempre estar presente e olha que este item é fácil de preparar: já vem pronto! Providencie apenas uma calda quente de chocolate ou cacau com mel e o sucesso está garantido. em um almoço para amigos com 20 pessoas ou mais. Ah. Almoço para amigos em sua casa : o cafezinho final Este será o cafezinho servido com requinte.Almoço para amigos em sua casa: sobremesa Não conheço ninguém que não goste de sorvete. O que é cafezinho servido com requinte? É aquele que está no ponto. quente sem ter fervido. uma mais doce e outra mais leve (como por exemplo. o melhor é fazer uma salada de fruta ou frutas variadas fatiadas.Os bastidores" vamos lhe explicar como fazer as compras dos ingredientes e preparar tudo para que na manhã do dia do almoço entre amigos. Regrinha para se escolher as sobremesas: sorvete. Viu só como não é tão complicado como parece. você possa ter tempo para se cuidar e estar maravilhosa como se não tivesse feito nada. faça duas qualidades. . doce. você ainda terá 7 dias para fazer os convites e preparar tudo com calma. Todos gostam e é mais fácil de servir. nem muito forte. Com organização tudo se torna mais simples e fácil de ser feito! Com a lista dos convidados pronta e o menu escolhido passamos à execução das outras etapas.

Estamos preparando um almoço para amigos e queremos algo muito sofisticado. no próximo sábado". AÇÃO NOS BASTIDORES FAÇA OS CONVITES 1ª. sirva os outros convidados na hora que marcou. Etapa do almoço para amigos: Já que seu almoço é para um grupo grande de amigos. IMPORTANTE: Diga sempre o horário para o qual está convidando e o horário que vai servir o almoço. Vou convidar umas 20 pessoas. Momento do almoço para amigos: Lista de convidados e Cardápio do almoço 3º. Convites feitos. Momento do almoço para amigos: do planejamento à ação. agora vamos nos preparar para recebê-los: PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO AO CARDÁPIO: 2ª. 2º. assim todos poderão se preparar e lhe dar uma resposta se poderão comparecer ou não. Etapa do almoço para amigos: Com o cardápio em mãos vamos pensar o que devemos fazer: Lista das primeiras providências: .vontade de receber meus amigos para um almoço em grande estilo. convidados confirmados. você deve fazer o convite com no mínimo uma semana de antecedência. Momento do almoço para amigos: "Ai que . Mesmo se alguém não chegar. 1º.

. Não se esqueça que são 20 pessoas. Você ficou com duas listas de ingredientes: compre os não perecíveis na 4ª feira e os perecíveis na 5ª feira.Lista de Ingredientes: Pegue todas as receitas que serão feitas em sua casa e faça a lista dos ingredientes a serem comprados de cada uma delas: Perecíveis de um lado e não perecíveis de outro.3ª. SEPARAR O MATERIAL A SER USADO NO DIA . Etapa do almoço para amigos.

panos de prato bonitinhos. pois para separar será um problema. 3. Talheres . Copos para o aperitivo. Bandejas para passar as bebidas e retirar os pratos servidos. Separe o jogo de café que vai ser usado.Veja onde você vai servir os aperitivos. toalhas de lavabo. 6. Capriche! . refrigerantes e taças para vinho. e também as xicrinhas. travessas.Almoço para amigos 1. 7. Louça . Se este for o caso alugue tudo para não misturar sua louça com a alugada. DECORAÇÃO DA CASA 4ª. um vasinho no lavabo. Separar a toalha que vai ser posta na mesa.Verifique se estão limpos e separe todos os talheres para servir. poderá alugá-lo.Louças. 5. Atenção: Se você não tiver todo o material necessário. E mais algumas flores pela casa trazem um ótimo astral ao ambiente. Você tem que ter 2 dúzias de pratos iguais ou de dois jogos que combinem entre si. Etapa do almoço para amigos: Neste dia sua casa tem que estar maravilhosa!!! Quais os locais que precisamos de flores? Flores para o centro da mesa. Você também pode alugar apenas os copos ou outro item que você não tenha em quantidade suficiente. toalhas de bandeja.separe aquela que você vai usar. depois os pratos do almoço e por fim a sobremesa. 4. copos e toalhas . 2. Travessas .

.Separe o material que será usado no almoço (louça. É importante que cada um seja responsável pelo serviço determinado por você. 5ª. talheres e copos. ou num isopor se você o tiver. Assim na manhã de sábado eles não ficarão sem saber o que fazer. travessas. Tenha em mente quem deve fazer o que e delegue. Feira . Arrume a casa com capricho.Termine de fazer os convites que não puderam ser feitos no final de semana. Contrate a entrega em casa na manhã do almoço . o melhor é contratar o serviço de copeiras especializadas. etc). Escreva e passe o serviço para os ajudantes. CRONOGRAMA DA SEMANA Faça o cronograma da semana. Pode ser no seu tanque com gelo e água dentro. Feira . tirar o lixinho. Feira . . Vale o sossego que elas vão lhe dar. 4ª.). etc. vai precisar de ajuda: uma cozinheira.AJUDANTES NECESSÁRIOS 5ª. Verificar se eles estão em ordem e quais os que vai precisar alugar. Etapa do almoço para amigos: Se você vai receber seus amigos em grande estilo.Compre as flores e faça os arranjos. elaborando uma lista das providencias que terá que tomar: 2ª.Faça as compras dos perecíveis 6ª. Feira . Feira . lavar copos. sendo 20 pessoas.Compre as bebidas. Se você quiser que o seu almoço seja em grande estilo mesmo. trocar as toalhas de mão.Se não conseguiu que o local que aluga material para festa lhe entregue. vá buscar o encomendado. Ligue para a loja de aluguel de material para festa e deixe reservado. Verifique como vai refrigerar as bebidas. bandejas. . 3ª. verificar e arrumar o lavabo durante todo o dia (ver se está faltando papel.Compre tudo que seja não perecível. duas pessoas para servir a mesa e uma outra pessoa que servirá de apoio para ajudar a tirar o almoço.Leve os pirex na rotisserie.

ARRUME A MESA PRINCIPAL na sexta feira a tarde. pois só retiramos a panela de cima. Faça bilhetinhos para deixar no lugar que tirar as travessas para a copeira não se atrapalhar na hora que colocar a comida na mesa. . Onde temos o réchaud fica mais fácil. Coloque as travessas vazias nos locais que você as quer colocadas na hora do almoço.

Os copos de aperitivo já estão no bar. Os fogareiros dos rechauds serão acesos um pouco antes dos pratos virem à mesa.Arrume no local correto. as travessinhas. APERITIVO .Arrume os pratos e talheres em uma mesa de apoio. MESA DE APOIO . cestas. Coloque nesta mesa os guardanapos. .O réchaud da massa também não deve ser retirado. tábuas onde serão colocados os aperitivos. Retire apenas os pirex de cima que vão para a rotisseria.

Escrever o que vai em cada travessa é garantia que você pode se arrumar sossegada antes de seus convidados chegarem. MESAS DE BEBIDAS Os copos vão sair da cozinha? Arrume em cima de uma mesa onde não atrapalhe o resto do serviço. Escreva em um papel qual aperitivo vai em qual prato. A copeira irá colocar tudo no lugar determinado. .

a primeira vez é sempre difícil. Por Bebel Ferreira . assim você dá uma folguinha para os atrasados e não deixa os outros convidados morrendo de fome. Eles é que lhe deverão uma boa desculpa. A DONA DE CASA NO DIA DO ALMOÇO Deixe tudo organizado e vá ao cabelereiro e relaxe. A única coisa que deve ser feita no minuto antes de ir para a mesa é o risoto. SERVIR ALMOÇO Evite colocar no menu alimentos e preparações que têm que ser feitos na última hora.Nesta hora a ajudante deve ajudar a colocar a comida nos pratos para ir logo para mesa. A cozinheira deve se organizar e já preparar tudo o que puder ser feito de véspera: aperitivo de champignon. fazer o arroz e deixar para esquentar na hora. A massa virá pronta só para esquentar na hora. Etapa do almoço para amigos: Sábado . arrumar o rocambole de salmão. mas nas outras você vai tirar de letra! Vamos em alguns dias preparar um almoço para amigos com um prato único. rocambole de salmão. Uma das copeiras também deve estar ajudando a colocar tudo nas travessas. Veja também: Almoço para amigos. preparar o rosbife juntamente com o molho só para esquentar na hora (cuidado para não passar do ponto).Se houver espaço para serem colocados na sala de jantar. sem colocar o tempero. Esta foi a organização de um almoço sofisticado para amigos. Mande começar a esquentar no horário que você marcou para servir o almoço.A cozinheira deve fazer a salada. Se você gosta de receber. Não se incomode com os que não chegaram. Deixe este momento apenas para aquecer os pratos. e também um churrasco que é mais fácil ainda aguarde. deixe um espaço para colocar uma bandeja com as bebidas. batata palha (deve ser guardada em um vidro bem fechado). Lembre-se que a cozinheira está fazendo o risoto. pêras no vinho e salada de fruta. Com tanta organização tenha certeza que vai dar certo. DIA DO ALMOÇO 5ª. o que será bem mais fácil.

" (Fernando Brant) Por Equipe BBel y « Anterior y 2 de 15 y Próximo » y Lista de eletroportáteis na cozinha . dentro do coração."Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves.

. Batedeira de bolo. 20 e 24 cm). inox e alumínio para a cozinha y y y y y y y Um jogo de panelas em aço inox. geladeira e coifa. Filtro de água. que vem com frigideira sem tampa e três caçarolas com tampa (16. aparelhos indispensáveis na cozinha. Micro-ondas. Liquidificador para cozinha. Chaleira com apito. confira a lista de eletrodomésticos que você precisa ter: y y y y y y y y y Balança de cozinha. Frigideira pequena de teflon. Forninho elétrico. Processador de alimentos. Panela de pressão de 5 litros. y Equipe BBel « Anterior Próximo » y « Anterior y 3 de 15 y Próximo » y Lista de utensílios de teflon. da melhor marca que tiver no mercado. Uma cozi-vapore de 20 cm.Depois de adquirir fogão. Grelha de ferro para bifes. Espremedor de fruta elétrico. Caneca guardadora de óleo usado com filtro. Faca elétrica.

br/ Listas de utensílios para montar a sua casa Por Equipe BBel y « Anterior y 4 de 15 y Próximo » y Lista de artigos de plástico para a cozinha . Forma média com aro removível. Assadeiras retangulares (pequena.com. Forma média de bolo com furo no meio.y y y y y y y Leiteira de inox ou aço esmaltado ou de plástico. média e grande). Latas para mantimento.cleusapresentes. y y y y y y y y empregados Como arrumar a mesa Montar a casa Previna acidentes em casa Dicas Segurança Imóveis Colunistas BBel indica Cleusa Presentes (11) 3089-7000 | http://www. Espagueteira. Forma média de banho-maria para pudim.

Plástico protetor de pia. Saleiro.detergente. Lixeira pequena para colocar sobre a pia. Porta. empregados Como arrumar a mesa Montar a casa Previna acidentes em casa Dicas Segurança Imóveis Colunistas .papel. e esponja. Centrífuga de folhas.fósforos. Rodo para pia. para não lascar a louça. Porta. Secador de salada. Bacias para lavar verdura. Uma lata de lixo grande. Utensílios para pia: y y y y y y y y y y y y y y y y y y Escorredor de louça. Porta. Panos de pia. Potes plásticos de vários tamanhos e profundidade com tampa.Tupperware Utensílios de plástico: y y y y y y y Dois jogos de tigelas plásticas com três tamanhos e cores diferentes. Escorredor de arroz.sabão de pia. Porta.

BBel indica Cleusa Presentes (11) 3089-7000 | http://www. Escumadeira. . Colheres de pau. Descascador de legumes. Caneca com as medidas dos ingredientes impressas.cleusapresentes. Boleador.com. e saca-rolha. Colheres medidoras. de lata. Batedor de carne. Concha.br/ Listas de utensílios para montar a sua casa Por Equipe BBel y « Anterior y 5 de 15 y Próximo » y Lista de miudezas para cozinha y y y y y y y y y Abridores de garrafas.

condimento. Pão duro pequeno e médio. Garfão (garfo longo). Saco de confeiteiro. Ralador triangular de inox para cebola. Rolo de abrir massa. e frutas.com. Três tábuas para carne.condimentos. Jogo de facas para cozinha (dois tamanhos). Porta. Cortador de pastel. Porta. Porta. verduras. Cortador de ovos cozidos. Cortador de pizza.cleusapresentes. Três peneiras de tamanhos e espessuras de trama variados. Ralador e fatiador de legumes. Jarra medidora. e fatias finas.br/ Listas de utensílios para montar a sua casa .sal. Descansos de panela. legumes. Descaroçador de maçã. Funil. Luva térmica.y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y Espátula. Tesoura trinchante de frango. Como arrumar a mesa Montar a casa Previna acidentes em casa Dicas Segurança Imóveis Colunistas BBel indica Cleusa Presentes (11) 3089-7000 | http://www. Tesoura para embalagens. Pincel. Descaroçador de azeitonas. papel manteiga. Cuscuzeiro. Caldeirão. Foie. queijo.

1 vidro pequeno para o vinagre. 1 pegador de salada. 1 prato de vidro para colocar 1 pudim ou frutas. 1 bandeja pequena. 1 dúzia de copos de água inquebráveis. empregados Como arrumar a mesa Montar a casa Previna acidentes em casa Dicas Segurança Imóveis Colunistas . Suportes de travessa (madeira ou inox). Vasilhas pequenas de vidro para a sobremesa. 1 molheira. 1 faqueiro. 1 tigela de vidro para colocar a salada de frutas ou doce em calda. 1 pegador de macarrão.Por Equipe BBel y « Anterior y 7 de 15 y Próximo » y Lista de utensílios para arrumar a mesa y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y 1 aparelho de chá completo. 1 pote pequeno para o sal. 1 aparelho de jantar completo.

Saboneteira para o Box.toalhas.cleusapresentes. Porta-xampu.pasta e escova de dente. Espelho de parede com luz e aumento. Porta. Cestos de lixo para a pia e para a bacia. Porta.BBel indica Cleusa Presentes (11) 3089-7000 | http://www. Recipientes para algodão. Porta-maquiagem.com.br/ Listas de utensílios para montar a sua casa Por Equipe BBel y « Anterior y 11 de 15 y Próximo » y Lista de acessórios para o banheiro y y y y y y y y y y Aparelho de barbear elétrico. . Cesto para roupa suja. cotonete e lenços de papel.

Tapete na saída do Box e em frente a pia.cleusapresentes. Secador de cabelos. Como arrumar a mesa Montar a casa Previna acidentes em casa Dicas Segurança Imóveis Colunistas BBel indica Cleusa Presentes (11) 3089-7000 | http://www.com.y y y y y y y y y y y Saboneteira sobre a pia.br/ Listas de utensílios para montar a sua casa Por Equipe BBel y « Anterior y 12 de 15 y Próximo » y Lista de materiais para lavanderia .

y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y y Aramados para objetos de uso junto ao tanque. Secadora. Cesto para roupa seca a passar. Dois ferros de passar roupas. Máquina de lavar roupas ou um tanquinho. Balde para roupas em geral. Bacia média para roupa íntima. macia e branca. Cesto de roupas suja e limpa. Porta-ferro. Panos brancos de tecido de algodão fino para passar roupa sem que elas brilhem. Balde de alumínio para ferver roupa. Forros térmicos. Tábua de passar roupa. Porta-prendedor de roupa. . Cesto arejado para roupa suja esperando lavagem. Forração para a tabua de passar. Tanque. Bacia grande para roupa de cama e banho. Balde para toalhas de mesa e panos de prato. Varais de teto ou de armar. Prendedores de roupa. Borrifador de água para roupa. Cabides de plástico. Cesto para roupa passada.

Materiais de lavagem de roupa: y y y y y y y y y y y Amaciante ou vinagre branco.br/ Listas de utensílios para montar a sua casa Por Equipe BBel y « Anterior y 13 de 15 y Próximo » y Lista de materiais de limpeza da casa . empregados Como arrumar a mesa Montar a casa Previna acidentes em casa Dicas Segurança Imóveis Colunistas BBel indica Cleusa Presentes (11) 3089-7000 | http://www. Sabão em pedra e em pó.cleusapresentes.com. Escova para lavar roupa.

as vassouras devem ser penduradas na parede em um cabideiro próprio para isto. se houver lugar para guardá-los. mas sem bagunça Por Equipe BBel y « Anterior y 2 de 7 y Próximo » .y y y y y y y y y y y y y 1 pá de lixo. Flanelas. Pano de saco Panos de limpeza para o chão. Espanador de pó. 2 Rodos um para a cozinha e outro para o banheiro. Enceradeira. Balde de cor escura para limpeza. Vassoura de pelo só para varrer a sala e os quartos. Além disso. Lixeira para lixo reciclável. Vassoura de piaçava. y y y y Organize suas finanças Organize sua casa Colunistas BBel indica Sem empregada. Vassoura mágica ou aspirador de pó. Lixeira. Dica: Guarde seu material dividido por setor a ser limpo. O ideal é ter um recipiente plástico para cada setor com o material dentro.

acertei? Antes de deixar a preguiça tomar conta de você. só depois relaxe. lembre-se de que não conta com ajuda e terá que arrumar sozinha a bagunça que fizer. na hora que você chegar ela estará do jeito que a deixou. veja se ela precisa ser lavada ou repassada. Tire o sapato e guarde-o direto no armário ou. deixe cada gaveta para determinado objeto. não é? Você chega exausta em casa e só o que quer é largar tudo no chão e deitar no sofá. Assim não existirá bagunça em sua casa. Guarde sua bolsa diretamente no lugar apropriado. na lavanderia. se precisar limpá-lo. Não jogue nada em qualquer gaveta. Saia da cozinha deixando-a sem bagunça e levando tudo o que estava em suas mãos e que devem ser guardados em seus lugares corretos. Deixe tudo em ordem. despensa. pendure-a no cabide na área de serviço para arejar. Você deve estar achando essa organização uma chatice. Guarde a chave do carro no chaveiro perto da porta e os jornais no revisteiro. a arrumação está feita. . Recolha a correspondência debaixo da porta e a coloque no lugar designado para ela. De qualquer maneira. armários. Se for guardando os objetos na medida em que os usa. Fez alguma compra de mantimentos? Coloque em cima da mesa da cozinha e guarde tudo em seus lugares: geladeira. sem deixar em cima da cama. Vai colocar uma roupa mais confortável? Quando tirar a usada. Coloque tudo o que trouxe da rua no lugar correto.y Bagunça não aparece sozinha Se a sua casa passou o dia sozinha.

Enxugue também com aquela toalha de rosto velha guardada no armário. jogue água em toda a pia e tire a sujeira grudada.Criamos hábitos. Com as mãos fechadas em concha. Portanto. não deixe fios de cabelo e restos de pasta de dente. terá que adquirir novos hábitos. A porta do box deve ficar aberta para que a umidade não embolore as paredes. Você descansará sossegada sem se preocupar em arrumar o que deixou pelo caminho. A pia deve ser limpa logo após o uso. devemos enxugar as paredes do box para que o rejunte do azulejo não fique preto . Deixe uma toalha de rosto velha no armário do banheiro para este fim. No começo será necessário fazer um esforço. se você se decidir dar um fim na bagunça. mas com o tempo a atitude de organização será automática. . mas sem bagunça Por Equipe BBel y « Anterior y 3 de 7 y Próximo » y Sem bagunça no banheiro Depois do banho. y y y y Organize suas finanças Organize sua casa Colunistas BBel indica Sem empregada.

y y y y Organize suas finanças Organize sua casa Colunistas BBel indica Sem empregada. Em seguida. passe um papel para tirar os resíduos que ficaram no prato. Atenção. os copos só devem ser lavados depois que a pia estiver limpa para que não engordurem. isso fará com que a lavagem fique bem mais fácil. além de não engordurar a pia. senão você vai ter que limpar a gordura das paredes e os respingos no fogão. pois é mais fácil lavar uma toalha ainda limpa do que mais suja. batata ou ovo frito.Toalhas de banho depois de usadas devem ser imediatamente estendidas em local arejado. Use o mínimo de panelas possível e assim que terminar o jantar passe um pão duro nos pratos sujos de comida. nada de bife. jogando as sobras fora. mas sem bagunça Por Equipe BBel y « Anterior y 4 de 7 y Próximo » y Sem bagunça na cozinha Não faça frituras em sua cozinha. Então. Faça a mesma coisa com as travessas e panelas. . Guarde os restinhos de comida em potes plásticos tampados. Toalhas de rosto devem ser trocadas dia sim dia não.

mas sem bagunça Por Equipe BBel y « Anterior y 5 de 7 y Próximo » y Sem bagunça na sala Quando você estiver descansada. Quando abrir a pasta. tire os jornais lidos que devem ir para um local predeterminado na área de serviço ou diretamente para o lixo. tire o pó dos móveis da sala.Viu? Você usou sua cozinha sem fazer bagunça! y y y y Organize suas finanças Organize sua casa Colunistas BBel indica Sem empregada. ponha água nos vasos. Jogue fora os anúncios que não lhe interessam e coloque as contas a serem pagas em uma pasta classificadora no dia certo do pagamento. Também é a hora de abrir as correspondências. . veja se tem alguma conta a ser paga no dia seguinte e coloque-a em sua bolsa.

passe uma vassoura mágica no chão e limpe algum lixinho. Quando sair da sala e for para o quarto.Se possível faça o pagamento pela internet ou vá ao banco no dia do pagamento. deixe a sala limpa e em ordem. Enfim. mas sem bagunça Por Equipe BBel y « Anterior y 6 de 7 y Próximo » y Sem bagunça a dois . se for o caso. Dê uma solução a todo tipo de correspondência. afofe as almofadas no sofá e. nada deve ficar para trás. Você viu que a preocupação foi muito mais não sujar do que fazer limpeza? y « Anterior Próximo » y y y y Organize suas finanças Organize sua casa Colunistas BBel indica Sem empregada.

Bom. mas é responsável pelos serviços domésticos. a pessoa vai colaborar para manter a casa limpa e não sobrecarregará você.Se você mora com outra pessoa. isso quando não jogam lixo pela janela. não vamos falar de coisas que não devem ser feitas. Você será uma nova pessoa. adquira novos hábitos e poderá dizer que não tem ajudante para os serviços domésticos e que em sua casa não existe bagunça. Abrem pacotes de bolacha e deixam o papel amassado no chão. Comece agora. além de farelos por todo estofamento. . mas sim das corretas. mas sem bagunça Por Equipe BBel y « Anterior y 7 de 7 y Sem bagunça no carro Não esqueça de que seu carro é a continuação de sua casa. Desse jeito. y y y y Organize suas finanças Organize sua casa Colunistas BBel indica Sem empregada. Tenha um saco apropriado para colocar o lixo que sempre aparece. organize-se. Muitas pessoas pensam que eles são uma lata de lixo e jogam tudo dentro. inclusive menos estressada . deverá ensinar tudo o que dissemos acima para seu par. Só coma no carro alimentos que não sujem o estofamento.

Por Bebel Ferreira . ainda mais quando o assunto é organização da casa. Saiba mais sobre como organizar seu tempo e espaço vivendo só.Viver sozinho parece assustador.