TÍTULO DO TRABALHO TODAS EM MAIÚSCULAS ESTILO <TITULO ARTIGO>

RESUMO
Este Desafio de Aprendizagem analisará a Organização Bradesco, onde será definido o aspecto organizacional, o manuseio e os meios de conversão das informações, expondo a forma como é feita a gestão do conhecimento, bem como apontar e sugerir ações para melhorias dentro da Organização. Palavras-Chave: Gestão; Conhecimento e Competência.

ABSTRACT
The Challenge of Learning to review the Bradesco Organization, which will set the organizational aspect, the handling and the means of conversion of information, explaining how it is made knowledge management, and to identify and suggest actions for improvement within the organization. Keywords: Management; Knowledge and Competence.

1

aprender (de maneira consciente e inconsciente). DESENVOLVIMENTO Para que possamos compreender melhor a Gestão do Conhecimento é necessária a aplicação de um modelo de Escanemento desse tipo de Gestão. em recente estudo divulgado pela Brad Finance. adquirir experiências. que sempre são objeto de amplos debates. 6 – Não existem barreiras para o uso e troca de conhecimentos. 5 – Os conhecimentos necessários para decisões importantes geralmente estão disponíveis a qualquer momento e são de acesso fácil. tem poucos níveis hierárquicos e compõe-se de unidades autônomas. os fracassos são tolerados e não são personalizados. E. O reconhecimento do Bradesco na economia nacional se faz comprovado pelo fluxo financeiro decorrente das operações realizadas por sua carteira de aproximadamente 17 milhões de clientes e pelos serviços prestados por sua rede de atendimento: aproximadamente 85 mil colaboradores. devido a sua visão estratégica de negócios e o manuseio correto do conhecimento de seus colaboradores. a 6ª mais valiosa marca no setor bancário mundial e a 28ª na lista geral. o Bradesco é pela quinta vez a marca nacional mais valiosa. 8 – A estrutura organizacional é simples. . experimentar e assumir riscos. INTRODUÇÃO Fundada em 10 de Março de 1943 em Marília/SP. fazer contatos informais. 3 – Os empregados dispõem de espaço para pensar. O teste adaptado de HAMPERSAD apud OZAKI (2011) é composto por 33 questões que englobarão diversos aspectos da Organização. 7 – A organização conta com uma rede de trabalhadores do conhecimento.2 Análise da gestão do conhecimento na Organização Bradesco 1. 2 – Os empregados sabem onde encontrar determinado conhecimento na organização e conhecem quem sabe o que é invisível para todos. agir. foi ganhando espaço no cenário econômico. 2. 4 – Os sistemas de informação gerencial são integrados e sempre atualizados. mais de 5 mil agências e 17 milhões de clientes. As pessoas aprendem com os erros umas das outras. GERAL 1 – Admitem-se erros.

pela comunicação aberta e pela ação. Não se promove competição interna. 16 – Os gerentes exercem as funções de coaching. 22 – Promove-se o crescimento e conhecimento por meio da cultura organizacional. em vez de por muita falação. a praticar o brainstorming. LIDERANÇA 13 – A alta gerência está comprometida com o aumento da capacidade de aprendizado e com a criação de uma organização que aprende. 15 – Os gerentes dispõem dos conhecimentos necessários para o sucesso organizacional. PROCESSOS INTERNOS 21 – Os empregados não entesouram conhecimentos.3 9 – A organização é caracterizada pela diversidade (pessoas com diferentes antecedentes culturais e estilos de aprendizado). 20 – Atribui-se valor estratégico às informações dos clientes. Os indivíduos. 10 – Dispõe-se de um programa ativo para o desenvolvimento de ideias que geram continuamente novos conhecimentos. . inspiração e liderança numa combinação ótima. 12 – O medo e a desconfiança não encontram solo fértil na organização. 14 – Os empregados são sempre estimulados a identificar e a resolver problemas comuns como equipe. assim como pela variedade de papéis nas equipes. 11 – Os colegas não competem entre si. além de promover o aprendizado individual e em equipe. equipes e unidades de negócios trocam conhecimentos mutuamente de maneira sistemática e intensa. pela adoção de abordagens planejadas e intuitivas. compartilhando-os espontaneamente uns com os outros. estão orientados para a ação e facilitam o processo de “aprendizado fazendo”. a gerar ideias criativas e a compartilhá-las com os outros. 17 – Os gerentes estão sempre focados no desenvolvimento e na mobilização do conhecimento dos empregados e fornecem continuamente feedback construtivo. Estimulam atitudes básicas de aprendizado. VISÃO ESTRATÉGICA 19 – Promove-se o aprendizado coletivo contínuo para desenvolver as competências essenciais da organização. 18 – Os gerentes usam linguagem escrita e oral simples. de trocas intensivas de conhecimento e de empreendedorismo interno. a qual se caracteriza pela simplicidade.

As equipes caracterizam-se pela existência de conhecimentos em parte superpostos. de maneira harmoniosa. alegria a paixão. intranet. autoestima. serviços e processos. 33 – As competências de conhecimento e aprendizado são parte do perfil de competências de todos os empregados. auditório e sistemas de arquivo e documentação computadorizada. 24 – Usam-se sistemas de comunicação e informação amigáveis para a ampla difusão do conhecimento entre todos os empregados.4 Análise da gestão do conhecimento na Organização Bradesco 23 – O conhecimento implícito relevante é explicitado por meio de metáforas. habilidades e estilos de aprendizado. aprendizado e daquele dos colegas. obtive as respostas. meio treinamento. salas de reunião confortáveis. tendo como objeto da pesquisa o Banco Bradesco. PESSOAS 30 – Os gerentes e empregados são julgados pelo que fazem. não pelo nível de inteligência e pela fluência verbal. e pelo conhecimento do próprio estilo de desenvolvimento de talentos. em seguida. 28 – O conhecimento encontra-se em contínua implementação e incorporação em novos produtos. 27 –As pessoas trabalham e aprendem juntas. senso de responsabilidade em relação ao desempenho dos negócios e abertura. em equipes autodirigidas. 26 –Promove-se um ambiente de aprendizado caracterizado por pensamento positivo. 32 – Os conhecimentos dos empregados demissionários são transmitidos para os sucessores. Ao aplicar o escaneamento rápido da gestão do conhecimento. Exortam-se os empregados a estudar continuamente o próprio trabalho e ajustar quando necessário seu estilo de atuação. coaching pelo equilíbrio de personalidades. 31 – Desenvolve-se por e atualiza-se de constantemente o conhecimento e programas dos de empregados. confiança mútua. 29 – O compartilhamento do conhecimento é facilitado por recursos como internet. conforme Tabela 1: . difundidos e intercambiados em toda a organização. 25 –O conhecimento obtido e desenvolvido é continuamente documentado e disponibilizado para todos. biblioteca. são analisados. disposição de praticar intervenções preventivas. por meio de várias equipes de melhoria.

A Organização Bradesco estimula o aprendizado e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador. Roteiros de Procedimentos. tudo ao alcance de cada colaborador. não podemos estranhar que nos primeiros nove meses de 2010 o Bradesco investiu cerca de R$ 90 milhões em treinamentos e capacitações. Cursos On-Line e Cursos Presenciais. Os meios mais utilizados para a transmissão e conversão do conhecimento são classificados como explícitos. Com base neste lema.Escanemento da Gestão do Conhecimento Quest ão 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Respos ta 3 4 3 4 4 4 4 1 4 4 2 Quest ão 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Respos ta 1 4 4 3 3 3 4 4 4 4 4 Quest ão 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 Respos ta 1 4 4 3 4 4 4 3 4 1 4 Somando-se os pontos desta breve análise da gestão do conhecimento. Ferramentas estas que nos remetem a situações de nosso cotidiano e consequentemente capacita o profissional sobre sua conduta para com o cliente. Circulares Operacionais. mas que a há alguns pontos em sua estrutura de gestão desses ativos que pode ser revisto. promovendo o crescimento sustentado. pois são Manuais.5 Tabela 1 . visando a melhoria dos processos e o aumento das competências pessoais. tendo como lema em sua política de RH a frase: “Nós acreditamos nas pessoas”. para as pessoas e por meio delas. que significa que a empresa possui ampla capacidade de aprendizado e conversão do conhecimento. prezando sempre pela ética. transparência e eficiência. obtive o resultado 111. .

canalizando seu conhecimento e com isso ganha destaque em sua agência e/ou setor. Quando o assunto é promoção. o grau de empenho e satisfação na realização de seus afazeres. Expondo isso. pois cada um deve ser tratado e valorizado pelos . pois o Gerente tem que ter o feeling e juntamente com o RH direcionar o colaborador para o setor que melhor desenvolverá as capacidades individuais acelerando o processo crescimento profissional. mas segundo a política do RH. podemos notar a falha na gestão do conhecimento. acredito que a melhor forma de sanar tal falha. de forma mais eficaz e coerente realocar os funcionários de forma a contribuir e melhorar o desempenho da organização. acompanhando periodicamente junto aos gerentes de cada agência ou setor. merecendo então uma promoção. seria rever as competências individuais. alimentação. sempre presenciei o respeito com o qual o Bradesco trata seus colaboradores e pude participar de inúmeros cursos de capacitação realizados pelo Departamento de Treinamento. E é ai que eu não concordo. deixando de lado um pouco da necessidade de galgar cada nível hierárquico. cada colaborador deve passar por cada nível hierárquico para agregar conhecimento e quando sua agência ou setor não possuir mais nenhum patamar a ser alcançado. vale ressaltar que o Bradesco adota um sistema de rodízio de pessoas. Exemplificando O funcionário José da Silva é escriturário (nível mais baixo da hierarquia Bradesco). o desenvolvimento individual. ele é transferido para uma agência ou setor maior. No meio de tanta informação que nos é disponibilizada. onde é disponibilizada a cada participante. precisa passar pelo cargo de Caixa. mas por ser muito prestativo. Em posse desses dados. No exemplo acima. Mas há nesta estratégia uma falha. uma vez que. o RH poderia sim. antes de ser Assistente. há pessoas que conseguem absorver melhor as informações que lhe são direcionadas. temos que lapidar esses conhecimentos adquiridos para que nos agregue cada vez mais em nosso desenvolvimento profissional. Como em qualquer empresa.6 Análise da gestão do conhecimento na Organização Bradesco 3. a infra-estrutura para a realização do curso. teoricamente. aplicado e fazer os cursos que lhe são disponibilizados tem conhecimento suficiente para ser um Assistente de Gerente de Contas. uma forma clara de induzir a Socialização (Conversão de Conhecimento Tácito em Conhecimento Tácito). através de pesquisas de conhecimento e pró-atividade. DISCUSSÃO Ao longo de três anos em que faço parte desta organização. tais como: hospedagem. transporte e principalmente informação.

poderei refazer este desafio apontando que minha empresa alcançou a marca dos 132 pontos. Em pouco tempo as organizações mais bem estruturadas. CONCLUSÃO Mesmo alcançado os 111 pontos no escaneamento da Gestão do Conhecimento. não lhe favorecia em nada. 4. perceberam que reter um funcionário em um determinado cargo. os colaboradores melhores qualificados e mais preparados para os desafios e para essas mudanças. sempre incentivando cada um a superar seus próprios limites. mantendo e proporcionando um ambiente agradável para sua autorrealização profissional. podemos notar ao longo deste Desafio de Aprendizagem. . falha em sua gestão de conhecimento. valorizando o profissional. como o Bradesco. acredito que as mudanças no cenário econômico. sendo assim. Apesar de apresentar. a empresa analisada busca sempre garantir oportunidades à seus colaboradores. acredito que muito em breve. a meu ver. apesar a efeito de protocolo hierárquico.7 seus conhecimentos e seu dinamismo. já fazem aparecer às necessidades de assegurar junto ao quadro de funcionários. só assim o colaborador terá motivação e prazer em converter e compartilhar seus conhecimentos através da Socialização ou até mesmo da Externalização.

com/economia/negocios/noticia/2011/02/bradesco-tem-6-marcamais-valiosa-de-banco-do-mundo-aponta-estudo. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual. SP: Anhanguera Educacional.8 Análise da gestão do conhecimento na Organização Bradesco 5.com.globo. Natércia Guimarães. GOMIDE. – Disponível em: <http://g1. Política de Gerenciamento dos Recursos Humanos da Organização Bradesco – Disponível em <http://www. 2011. . Bradesco tem a 6ª Marca Mais Valiosa de Banco do Mundo.html>.bradesco. Acessado em: 06 de Abril de 2011. aponta estudo.br/html/content/popup/pop_politicas_rh> Acessado em: 06 de Abril de 2011 GLOBO. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRADESCO. Valinhos.