Geografia - 5ª Série

Prova de Recuperação – 1º Trimestre
Data: 09/06/06

_____________________________________________ nº:_____
Nome do Aluno

Série ____

Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões sobre o seu entendimento.

Comitê internacional propõe abolir o termo "planeta"
SALVADOR NOGUEIRA da Folha de S.Paulo

22/09/2005

Em meio a acaloradas discussões, o grupo de astrônomos encarregado pela IAU (União
Astronômica Internacional) de decidir quem é quem no Universo está chegando a uma
incômoda conclusão: não existe uma definição satisfatória do que seja um planeta. Para
solucionar a crise, eles propõem que ninguém mais deve usar a palavra "planeta".
O comitê, inicialmente encarregado apenas de criar uma definição satisfatória do que é
um planeta, foi apressado pela descoberta recente de um astro na borda do Sistema
Solar.
Os astrônomos vêem a confusão atual como uma oportunidade dupla. Primeiro, para
resolver uma pendenga que se arrasta há várias décadas, essa indefinição do que seja
um planeta. Em segundo lugar, pode ter um valor educativo, eliminando a falsa crença de
que o Sistema Solar é um lugar arrumado e cheio de objetos de fácil classificação.
A idéia seria definir os vários tipos possíveis de "objetos planetários". No caso do Sistema
Solar, já se pode ver três categorias. Planetas terrestres seriam os que têm solo rochoso:
Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os grandalhões do Sistema Solar, Júpiter, Saturno, Urano
e Netuno,seriam os planetas gigantes gasosos. E os mundos que fossem esféricos e
estivessem além da órbita de Netuno seriam os planetas transnetunianos.
A esse grupo pertenceriam não só Plutão e o planeta novo mas também outros astros de
porte similar descobertos em anos recentes, como o Quaoar e o Sedna. Ou seja, já
haveria hoje um punhado de planetas transnetunianos conhecidos no Sistema Solar.
"E talvez haja ainda uma outra categoria, que chamo de planetas cisjovianos, porque eles
estão perto de Júpiter", diz Marsden. Ela responderia pelos asteróides esféricos e grandes
que estão entre Marte e Júpiter, como Ceres.
A proposta inicial, ainda em discussão, foi obtida e divulgada hoje pela revista científica
britânica "Nature". E, embora ela represente a opinião da maioria dos cientistas no comitê
da IAU, ainda pode haver uma reviravolta.

Colégio I. L. Peretz – Morá Cláudia Couto

1

3.5) _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________. L.Geografia .5ª Série Prova de Recuperação – 1º Trimestre Data: 09/06/06 1-Segundo o texto. quais são os aspectos positivos da atual crise em torno da definição de planeta ? ( 0.5) _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2-Por que a palavra “planeta“ tornou-se inadequada para definir os objetos planetários? ( 0.6) ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ _ ______________________________________________________________________ Colégio I.Descreva os quatro grupos possíveis de planeta?(0. Peretz – Morá Cláudia Couto 2 .

a origem das montanhas. ela se refere a uma teoria sobre o surgimento do universo. _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Colégio I. Observe a ilustração abaixo. L. Peretz – Morá Cláudia Couto 3 .0) . Qual é essa teoria? Explique-a. Existem teorias cientificas para explicar o calor do Sol. o surgimento da vida e do próprio universo. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3.As constelações desaparecem durante o dia? Justifique.Geografia . (1. dos terremotos.5ª Série Prova de Recuperação – 1º Trimestre Data: 09/06/06 As teorias científicas representam aquilo que se conhece sobre certo assunto num dado momento.

2. 4. É a unidade de medida para se calcular a distancia entre os astros. Escreva os respectivos nomes dos planeta.nas linhas traçadas no desenho .Geografia . Pinte de amarelo o planeta que também é conhecido como “Estrela Dalva”. 03. Corpos rochosos existentes entre Marte e Júpiter. Diferencie Planeta e Estrela. Cruzadinha 1. 3. 5. L. Peretz – Morá Cláudia Couto 4 . ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 02. São pontos de aglomeração de matéria formados após o surgimento do Universo. 04. Colégio I. É uma das constelações mais fáceis de se identificar do hemisfério Sul .5ª Série Prova de Recuperação – 1º Trimestre Data: 09/06/06 Observe a gravura que representa o sistema solar e faça o que se pede 01. Como é conhecida a galáxia onde se encontra o sistema solar.

Geografia . 7. Peretz – Morá Cláudia Couto 5 . Aparelho que permite visualizar outros astros. L. Como é classificado o tipo de astro que gira ao redor de um planeta.5ª Série Prova de Recuperação – 1º Trimestre Data: 09/06/06 6. Nome dado a atração existente entre os elementos de matéria. 8. 12345678- U N I V E R S O Colégio I.

Eles influem: • na distribuição desigual de luz e calor solar nas diversas partes da Terra . já podemos perceber que o Círculo Polar Antártico é muito importante. em conseqüência do maior tempo de exposição desse hemisfério aos raios solares. em virtude do movimento de translação. correspondem ao Trópico de Câncer. parte de sua “caminhada” ao redor do Sol. • na criação do ano solar como medida de tempo Vamos explicar como ocorre a distribuição desigual de luz e calor solar nas diversas partes da Terra . ao redor do Pólo Sul.Geografia . pois os raios solares não atingem essa região. esse hemisfério é menos iluminado e aquecido que o hemisfério norte.5ª série Data: 09/06/06 As estações do ano (Noções básicas de Geografia – Melhem Adas – pp 107-108). em relação ao plano da órbita o eixo imaginário da Terra. Em razão da inclinação do eixo da Terra. Com essas explicações. *É o início do inverno no hemisfério sul. quando se inicia o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul. em virtude da menor exposição desse hemisfério aos raios solares (por causa da inclinação do eixo da Terra) Os pontos ou linhas atingidas perpendicularmente pelos raios solares. ou seu eixo de rotação. no período de um ano. não é perpendicular e sim inclinado. ou seja. do dia 21 de junho ao dia 23 de setembro. L. o que acontece a partir do dia 21 de junho? *É o início do verão no hemisfério norte. determinando as estações do ano . enquanto os últimos pontos da superfície da Terra a receberem a luz solar correspondem ao Círculo Polar Antártico. O Círculo Polar Antártico é o círculo ou linha que assinala. Colégio I. Peretz – Morá Claudia 1/2 .ou nos dois hemisférios. os dias tornam-se mais longos que as noites. Texto adaptado De início precisamos compreender que a Terra ao se deslocar ao redor do Sol descreve uma órbita. norte e sul – no período de um ano. Essa órbita apresenta forma de elipse e não de uma circunferência perfeita. o alcance máximo dos raios solares no dia 21 de junho. a Terra já percorreu. os dias são mais curtos que as noites. determinando as estações do ano. No dia 21 de junho. A inclinação do eixo imaginário da Terra e o movimento de translação são muito importantes para a vida no planeta. O Pólo Sul fica as escuras. no dia 21 de junho.

A palavra solstício quer dizer “Sol que se detém. ou seja. *O dia e a noite possui a mesma duração – 12 horas. Nesse dia o Sol brilha 24 horas. a Terra continua seu movimento de translação ao redor do Sol. Colégio I. Não existe noite na calota polar sul. em 21 de junho. aquela porção entre o Círculo Polar Antártico e o Pólo Sul.tendo-se em vista que essa iluminação é igual nos hemisférios norte e sul.Geografia . isto é. Após 21 de dezembro. *A parcela de luz solar que atinge a Terra divide nosso planeta em duas partes iguais. tem início o verão no hemisfério norte. L. Peretz – Morá Claudia 2/2 . nunca perpendicular ou verticalmente. Ao norte do Trópico de Câncer. palavra que quer dizer “noite igual”. *A posição da Terra em relação ao Sol.5ª série Data: 09/06/06 Os raios solares caem perpendicularmente ou verticalmente sobre os lugares da Terra por onde passa o Trópico de Câncer apenas uma vez no decorrer do ano. Os raios solares iluminam totalmente a calota polar Antártica. ou seja. O que acontece com os raios solares que chegam até nosso planeta nos dias 21 de março e 23 de setembro? *Eles caem perpendicularmente no Equador. Tudo isso que descrevemos em relação ao Círculo Polar Ártico e ao Trópico de Câncer ocorre também em relação ao Círculo Polar Antártico e ao Trópico de Capricórnio a partir de 21 de dezembro (início do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte). que o Sol se detém no Trópico de Câncer. recebe o nome de equinócio. os raios solares sempre caem inclinados. nesses dias. O dia 21 de junho é o dia do solstício de verão no hemisfério norte. não se deslocando mais ao norte dessa linha”. *Em 21 de março começa a primavera no hemisfério norte e o outono no hemisfério sul *Em 23 de setembro começa o outono no hemisfério norte e a primavera no hemisfério sul Observe a seguir as gravuras que mostram aposição da Terra em relação ao Sol nessas datas. sempre com o eixo inclinado em relação a sua órbita.