.

.

.

.

.

.

.

.

‡ A CONTINUIDADE DA VIDA DEPENDE DESSAS BOAS CONDIÇÕES AMIENTAIS .‡ A QUESTÃO AMBIENTAL SE REFERE A TODAS AS IDÉIAS E AÇÕES QUE TENHAM COMO OBJETIVO PRESERVAR BOAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS.

A ECOLOGIA TEM COMO OBJETIVO ESTUDAR AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE. . E POSSUI UM VIÉS POLÍTICO INSERIDO NA SUA AÇÃO. O ECOLOGISMO PROCURA INTERFERIR NESSA RELAÇÃO.

‡ QUAL É O MELHOR TIPO DE AÇÃO AMBIENTAL? ‡ A ECOLOGIA SEMPRE QUESTIONA: MELHOR PARA QUÊ? OU PRA QUEM? .

.‡ MILTON SANTOS AFIRMA QUE ANTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL . A HUMANIDADE VIVIA NUM MEIO NATURAL. ‡ ESSA RELAÇÃO MUDA COM A INVENÇÃO DA MÁQUINA MOVIDA A VAPOR. OS OBJETOS E TÉCNICAS CRIADOS TINHAM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA A ADAPTAÇÃO ÀS CONDIÇÕES IMPOSTAS PELO MEIO NATURAL. A PRODUTIVIDADE PASSA A SER APARENTEMENTE SEM LIMITES.

‡ ESSA NECESSIDADE LEVA AO AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E AO AUMENTO BRUTAL DA PRODUÇÃOCOM A UTILIZAÇÃO CADA VEZ MAIOR DOS RECURSOA NATURAIS.‡ CADA EMPRESA QUE INVESTE EM TECNOLOGIA OU QUE A PRODUZ. PRECISAVA E AINDA PRECISA. . BUSCAR O MAIOR LUCRO POSSÍVEL PARA COMPENSAR SEUS INVESTIMENTOS.

‡ MAIS MATÉRIA-PRIMA. ‡ O HOMEM PASSA A VIVER NUM MEIO TÉCNICO. E NÃO O CONTRÁRIO. MAIS ÁGUA E MAIS ENERGIA = MAIS PRODUÇÃO = MAIS LIBERAÇÃO DE REJEITOS NO MEIO AMBIENTE ‡ ESSA LIBERAÇÃO DE REJEITOS NAS ATIVIDADES HUMANAS TRANSFORMA DE FORMA NÃO INTENCIONAL O MEIO NATURAL. PROMOVENDO A POLUIÇÃO. . ONDE O MEIO NATURAL PODE SER ADAPTADO ÀS NECESSIDADES DO HOMEM.

O MEIO APARECE COMO UM LIMITADOR PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO. HÁ ENTÃO UM RECONHECIMENTO DO MEIO COMO UM RECURSO RARO EM TODOS OS SEUS SENTIDOS.NO PÓS-GUERRA (1945) CONHECER O MEIO TORNOU-SE TÃO IMPORTANTE QUANTO DOMINÁLO POLITICAMENTE. FORMA-SE O MEIO CIENTÍFICO-TÉCNICO-INFORMACIONAL. . ESTE É O MOMENTO DO SURGIMENTO DA QUESTÃO AMBIENTAL.

.

CONSIDERAM QUE QUALQUER ALTERAÇÃO NO MEIO NATURAL É DANOSA À NATUREZA. .CORRENTES DO ECOLOGISMO ‡ SÃO TRÊS AS TENDÊNCIAS: ‡ PRESERVACIONISMO: É O CULTO AO SILVESTRE. ELA DEVERIA SER MANTIDA INTOCADA E DEFENDEM A CRIAÇÃO DE PARQUES E RESERVAS PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO NATURAL O MAIS PRÓXIMO DO SEU ESTADO ORIGINAL.

‡ ELES DEFENDEM O USO DE ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS QUE TORNEM O USO DO MEIO MAIS EFICIENTE. ‡ ESTE É O CHAMADO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. .ECOEFICIÊNCIA OU CONSERVACIONISTAS ‡ SEM A PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL O CRESCIMENTO ECONÔMICO PODE SE VOLTAR CONTRA OS INTERESSES SOCIAIS. CRIANDO UM AMBIENTE TÃO DEGRADADO QUE IMPOSSIBI LITE A CONTINUIDADE DA VIDA. TANTO NO SENTIDO DAS MATÉRIAS PRIMAS COMO DAS FONTES DE ENERGIA.

de modo a produzir o maior benefício sustentado para a população atual. da utilização dos elementos da biosfera. pelo ser humano. mantendo as potencialidades e o equilíbrio necessários às gerações futuras.‡ O conservacionismo é a gestão. .

‡ O conservacionismo compreende as atividades:
± de Manutenção (para serem utilizados, os recursos naturais sofrem modificações, mas são mantidas as suas peculiaridades e corrigidas as deficiências, se ocorrerem, sem lhes afetar a potencialidade - é a utilização conservacionista); ± de Preservação (quando os ecossistemas não devem sofrer qualquer alteração. Uma área pode ser destinada à preservação, não só para que o solo não sofra a ação da erosão, como para a conservação dos componentes da biosfera local); ± de Restauração ou Recuperação (quando um elemento natural necessita de processos que o capacitem a exercer suas funções primitivas, eliminando-se os fatores que concorrem para sua degradação).

ECOSSOCIALISMO
‡ PROCURA GARANTIR QUE O USO DO MEIO AMBIENTE BENEFICIE A MAIORIA. CONHECIDO COMO ECOLOGISMO DOS POBRES. ‡ CHEGAM A VALORIZAR MODOS DE VIDA TRADICIONAIS COMO OS DOS ÍNDIOS E RIBEIRINHOS, VENDO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO UMA CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA QUE TAIS MODOS DE VIDA CONTINUEM EXISTINDO.

O QUE É UM PROBLEMA AMBIENTAL?
‡ PARA OS PRESERVACIONISTAS A ALTERAÇÃO DO MEIO NATURAL PELO HOMEM JÁ É UM PROBLEMA. ‡ PARA OS CONSERVACIONISTAS EXISTIRÁ UM PROBLEMA AMBIENTAL QUANDO A AÇÃO HUMANA NÃO FOR SUSTENTÁVEL, ESGOTANDO-SE OS RECUR SOS OU POLUINDO O MEIO. ‡ OS ECOSSOCIALISTAS ENXERGAM UM PROBLEMA QUANDO AS ALTERAÇÃOES DO MEIO NATURAL IMPEDEM UM AGRUPAMENTO HUMANO DE MANTER SEU MODO TRADICIONAL DE VIDA.

. EM TODOS OS ECOLOGISMOS HÁ ESSA PREOCUPAÇÃO . ‡ OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DE MAIOR DESTAQUE SÃO O ESCASSEAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS. A POLUIÇÃO AMBIENTAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.PENSAMENTOS PARECIDOS? ‡ BOAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS PARA GARANTIR BOAS CONDIÇÕES DE VIDA PARA A HUMANIDADE E PARA O RESTANTE DOS SERES VIVOS.

DESTACAMOS: ‡ DEFENSIVOS AGRÍCOLAS: ‡ ELEVAM A PRODUTIVIDADE AO CONTROLAR AS PRAGAS E ERVAS DANINHAS. CRIAÇÃO DE GADO DE CORTE E PISCICULTURA . ‡ HORMÔNIOS: ‡ C RIAÇÃO DE FRANGOS. A ÁGUA DOS RIO E SUBTERRÂNEA E OS TRABALHADORES DURANTE O MANUSEIO. PORÉM CONTAMINAM O SOLO .‡ A POLUIÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO DESPEJO NO MEIO DES SUBSTÂNCIAS PREJUDICIAIS À VIDA HUMANA . ANIMAL OU VEGETAL. CARCINOCULTURA.

ESSES REMÉDIOS USADOS PARA EVITAR A PORPAGAÇÃO DE DOENÇAS SÃO LEVADOS PARA OS RIOS E LENÇOIS FREÁTICOS ATRAVÉS DA URINA E FEZES DOS ANIMAIS.‡ ANTIBIÓTICOS: ‡ NA CRIAÇÃO DE FRANGOS E SUÍNOS EMCATIVEIRO. ‡ DETERGENTES E SOLVENTES: ‡ USADOS NAS COZINHAS NO DIA A DIA VÃO PARAR NA ÁGUA DOS RIOS E OCEANOS. ‡ MERCÚRIO: ‡ USADO NOS GARIMPOS DE OUR0 .

PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS: É O PRINCIPAL POLUENTE DOS MARES E OCEANOS. ‡ ‡ ‡ ‡ . GASES POLUENTES E MICROPARTÍCULAS: QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. O BURACO DA CAMADA DE OZÔNIO E A INTENSIFICAÇÃO DO EFEITO ESTUFA. ‡ É MUITO DIFÍCL COMBATER CERTOS TIPOS DE POLUIÇÃO DEVIDO A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA QUE MUITAS ATIVIDADE TEM NAS ÁREAS ONDE ESTÃO INSTALADAS. SUBSTÂNCIAS QUE PROVOCAM MUDANÇAS CLIMÁTICAS COMO A CHUVA ÁCIDA.

‡ Criou-se o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente) . Nela houve o reconhecimento por parte dos governos de que havia um problema em relação ao meio ambiente e de que atitudes deveriam ser tomadas para sua solução.A ONU E O MEIO AMBIENTE ‡ Em 1972 a ONU promoveu em Estocolmo a primeira grande conferência sobre o meio ambiente.

Na verdade é uma carta de orientações. ‡ 1992 a ONU promove a ECO-92 no Rio ‡ Surge daí a Agenda 21 que tenta incrementar o desenvolvimento sustentável. ‡ O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) foi criado em 1988.‡ O Protocolo de Montreal foi assinado em 1987 e passou a evitar o uso do CFC. .

Os Estados Unidos não ratificaram o acordo. China e Índia se eximiram do acordo alegando que isso iria atrapalhar o seu desenvolvimento econômico.‡ O PROTOCOLO DE KYOTO (1997) queria levar os países a diminuírem sua emissões de gases estufa em 5% em relação ao que emitiam em 1990. . Hoje a redução de 5% é considerada insuficiente para controlar o aquecimento global.

PROTOCOLO DE KYOTO ‡ Créditos de carbono são certificados emitidos pelo Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL ± ONU) que você ganha provando que está evitando lançar um dos seis gases de estufa no ar. ‡ O Protocolo de Kyoto criou isso. Esse certificados podem ser vendidos no mercado de ações. . que podem ser vendidos a empresas que poluem muito.

Veja alguns exemplos de projeto: . Para isso. criar um projeto para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. a empresa tem duas opções: desenvolver uma metodologia a partir do zero ou escolher alguma entre as 85 já registradas no órgão. uma empresa precisa. antes de tudo.‡ Para obter créditos de carbono. E o projeto precisa convencer o MDL.

. QUE POSSUEM FLORESTAS EQUATORIAIS E TROPICAIS. IRÃO PROPOR QUE ESTAS AO NÃO SEREM DERRUBADAS POSSAM SER CLASSIFICADAS COMO CAPTURADORAS DE CARBONO.‡ NA REUNIÃO DE COPENHAGEN EM DEZEMBRO OS PAÍSES POBRES. PARA QUE POSSAMOS RECEBER POR ELAS. O BRASIL FOI UM DOS LANÇADORES DESSA IDÉIA.

.

.

.

.

PASSARAM A SER UTILIZADOS PRODUTOS QUE EMITEM CLOROFLUORCARBONO . É A PRINCIPAL CAUSADORA DE CÂNCER DE PELE. DEVIDO AO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL. UM GÁS QUE AO ATINGIR A CAMADA DE OZÔNIO DESTRÓI AS MOLÉCULAS QUE A FORMAM (O3). A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA. . SENDO QUE A PRINCIPAL DELAS.CAMADA DE OZÔNIO ‡ A CAMADA DE OZÔNIO É UMA "CAPA" DE GÁS QUE ENVOLVE A TERRA E A PROTEGE DE VÁRIAS RADIAÇÕES. CAUSANDO ASSIM A DESTRUIÇÃO DESSA CAMADA DA ATMOSFERA.

Nessa região. ou 15% da superfície do planeta. maior que toda a América do Sul.CAMADA DE OZÔNIO ‡ A região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártida. Esse fenômeno deixa à mercê dos raios ultravioletas uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados. . principalmente no mês de setembro. quase a metade da concentração de ozônio é misteriosamente sugada da atmosfera.

.

.

.

SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. OBSERVEMOS: .

prédios. vidros. . telhados. A superfície urbana apresenta especificidades em relação à capacidade térmica e a densidade dos materiais utilizados na sua construção: asfalto.ILHAS DE CALOR ‡ As ilhas de calor surgem da simples presença de edificações e das alterações de paisagens feitas pelo homem nas cidades. Esses materiais. Provocam alterações do albedo. caracterizam-se pela grande capacidade de reflexão e emissão de radiação térmica. que constituem as superfícies urbanas. concreto. telhas. estacionamentos. etc. diferenciadas em relação às áreas rurais e paisagens naturais. tais como: ruas.

.

.

T-63 COM T-4 .

PRAÇA CÍVICA .

.

.

.

INVERSÃO TÉRMICA .

.INVERSÃO TÉRMICA ‡ Devido a temperatura de 11° na madrugada do dia 23/05/2008. a cidade de São Paulo amanheceu sob uma densa camada de poluição. os poluentes se mantém numa estreita parte da atmosfera. Com a inversão térmica.

EFEITO ESTUFA ‡ A atmosfera é constituída por uma mistura de gases. predominantemente nitrogênio ‡ (N 2 ) e oxigênio (O 2 ). como o dióxido de carbono (CO 2 ).ozônio (O 3 ). metano (CH 4 ) e óxido nitroso (N 2 O). perfazendo em conjunto 99%.Vários outros gases encontram-se presentes em pequenas quantidades e constituem os conhecidos gases de efeito estufa . juntamente com o vapor d'água (H 2 O). .

da mesma forma que os vidros de um carro fechado ou revestimento de uma estufa sob a incidência do sol. ‡ Esses gases recebem tal denominação por apresentarem a propriedade de reter o calor. mas evitando a liberação da radiação infravermelha emitida pela Terra. .EFEITO ESTUFA ‡ Os gases de efeito estufa na atmosfera agem como a cobertura de uma estufa de vidro sobre o planeta. permitindo a passagem da radiação solar.

Os países mais pobres. serão os mais afetados. O Escritório Meteorológico da GrãBretanha analisou mais de 70 estudos sobre mudanças climáticas e seu impacto na agricultura.EFEITO ESTUFA ‡ A crescente concentração de gases do efeito estufa pode ter conseqüências bem piores do que se imaginava. mas não serão os únicos atingidos pelos inevitáveis efeitos das mudanças climáticas. . recursos hídricos.O derretimento da cobertura de gelo da Groenlândia elevará o nível dos oceanos em sete metros dentro de mil anos. segundo o relatório. fauna e flora para chegar a seguinte conclusão: .

.

.

.

‡ Rondonia deforestaion you tube .

400 satélites .

EFEITO ESTUFA NATURAL .

.

.

incluindo o Brasil. Um relatório preliminar divulgado ontem(2007) em Genebra. . especialmente o da Groenlândia.DERRETIMENTO DAS GELEIRAS ‡ Agora é oficial: o Ártico e a Antártida estão esquentando mais rápido do que se imaginava e seus mantos de gelo. e que a taxa de perda de gelo na Groenlândia está crescendo". que encerrou esse esforço de pesquisa. As conclusões são do maior esforço de pesquisa já feito sobre as regiões polares. estão derretendo sob influência do aquecimento global. afirma que "parece certo agora que tanto o manto de gelo da Groenlândia quanto o da Antártida estão perdendo massa e portanto aumentando o nível do mar. o 4º Ano Polar Internacional. que envolveu mais de 10 mil cientistas de 60 países.

.

.

.

Nasceu em 1988. da percepção de que a ação humana poderia estar exercendo uma forte influência sobre o clima do planeta e que é necessário acompanhar esse processo. .IPCC O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC. na sigla em inglês) é um órgão composto por delegações de 130 governos para prover avaliações regulares sobre a mudança climática.

. UNFCC). O primeiro Relatório de Avaliação sobre o Meio Ambiente (Assessment Report. o IPCC tem publicado diversos documentos e pareceres técnicos.‡ Desde então. a instância em que os governos negociam políticas referentes à mudança climática. ou simplesmente AR) foi publicado em 1990 e reuniu argumentos em favor da criação da Convenção do Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima (em inglês.

sobretudo através da emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2). pela primeira vez. neste ano.PORQUE SÓ AGORA O IPCC GEROU TANTA DISCUSSÃO? (2007) ‡ Desde a criação do grupo. os cientistas reunidos no IPCC demonstraram tanta confiança em que a mudança climática se deve à ação humana. óxido nitroso (N2O) e metano (CH4). . que causam o efeito estufa.

um terço das espécies do planeta estaria ameaçada. o que aumentaria a intensidade de tufões e secas. . Populações estariam mais vulneráveis a doenças e desnutrição.Que outras conclusões importantes tirou o IPCC? ‡ O IPCC estima que até o fim deste século a temperatura da Terra deve subir entre 1. Nesse cenário.8ºC e 4ºC.

pessoas que são obrigadas a deixar o local onde vivem em conseqüência da piora do meio ambiente. .‡ O grupo também calcula que o derretimento das camadas polares pode fazer com que os oceanos se elevem entre 18 cm e 58 cm até 2100. fazendo desaparecer pequenas ilhas e obrigando centenas de milhares de pessoas a engrossar o fluxo dos chamados "refugiados ambientais" .

como o Himalaia e os Andes. .‡ A estimativa do IPCC é de que mais de 1 bilhão de pessoas poderia ficar sem água potável por conta do derretimento do gelo no topo de cordilheiras importantes.

garantindo um abastecimento constante dos rios que sustentam populações ribeirinhas.‡ Essas cordilheiras geladas servem como ³depósitos naturais´ que armazenam a água da chuva e a liberam gradualmente. Amazonas? .

.

.

CINTURÃO TERMOHALINO .

.

O Cinturão é alimentado pelas diferenças de temperatura e de salinidade das águas. transmite à Europa o seu clima relativamente moderado. e aumenta a absorção oceânica do dióxido de carbono. o Cinturão fornece uma corrente ascendente aos nutrientes do fundo do oceano. e um dos seus componentes mais conhecidos. a Corrente do Golfo. soprada pelas ondas. e movendo-se lentamente em volta do planeta pelas forças do Cinturão Termohalino Mundial (também conhecido como circulação termohalina).TERMO HALINO ‡ A água nos oceanos do nosso planeta encontra-se sempre em movimento ± arrastada pelas marés. Para além de manter o clima moderado da Europa e de desempenhar um papel importante no clima do planeta. .

baixa probabilidade". E nosso planeta enfrentará uma nova Era Glacial. Hoje com o degelo da Groenlândia. . A água derretida na superfície abre caminho até a base do gelo. Temese que isso acelere o deslizamento do manto de gelo para o mar. formando uma fina camada entre o gelo e o leito de pedra. Nosso planeta já enfrentou uma era glacial por causa das correntes oceânicas e essa era glacial durou por aproximadamente 1.‡ Caso essas correntes oceânicas parem de funcionar. esse cenário a cada dia se aproxima mais de nós. o aquecimento da Terra sofrerá uma mudança drástica. Que causaria o cenário de "alto impacto.000 anos.

que ajudam a controlar o clima. Atlântico e Pacífico. Índico.‡ A água "densa" que desce do litoral antártico até cinco quilômetros abaixo do nível do mar está á ficando mais leve e menos salgada. passando pelos Oceano Austral. . ‡ A chamada água de superfície da Antártica é essencial para todo o sistema de correntes marítimas do mundo.

CINTURÃO TERMOHALINO .

Se essa dessalinização continuar. eventualmente a água próxima à Antártica estará leve demais. .‡ A principal razão de estarmos prestando atenção é que esse é um dos mecanismos de regulação do sistema climático. flutuante demais para descer. e precisamos saber se o estamos acionando ou não. E esse braço da circulação de correntes mundial acabaria "se fechando".

‡ O mesmo mecanismo funciona na costa da Groenlândia, no Oceano Atlântico. Os dois juntos são responsáveis por grande parte do funcionamento das correntes marítimas atuais que interferem também nas correntes de ar. ‡ Se o fluxo se interrompesse, o clima se tornaria caótico, com a Europa alcançando temperaturas congelantes. A alteração de outras correntes marítimas e aéreas também pode levar a fortes ondas calor, secas ou, ainda, chuvas em regiões áridas, como o deserto do Atacama.

Mancha de lixo
‡ Dois imensos depósitos de lixo estão à deriva no oceano Pacífico, em localidades distintas. Um deles começa a 900 quilômetros da costa da Califórnia e passa ao norte do Havaí. O outro bóia no litoral do Japão. Juntas essas áreas teriam duas vezes o tamanho dos Estados Unidos. A sujeira é formada principalmente por dejetos de plástico, como bolas de futebol, bolsas e pedaços de bote ± seriam, no total, 100 milhões de toneladas.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Florestas Nacionais (F.).90% do total de Unidades de Conservação Federais. Áreas de Relevante Interesse Ecológico (A.).10% do total.E. constituindo unidades de uso sustentável.I.). Seu objetivo maior é a conservação integral dos recursos naturais.N. As Áreas de Proteção Ambiental (A. reserva biológica (R.R. . as unidades de conservação de proteção integral dividem-se entre as categorias parque nacional (P. Correspondendo a 44.E.).Ex. Nestas áreas.B. assim como os processos ecológicos que regem os ecossistemas.A.‡ As unidades de conservação representam uma das melhores estratégias de proteção aos atributos e patrimônio naturais.P.) e estação ecológica (E. garantindo a manutenção do estoque da biodiversidade. um pouco mais da metade do número de áreas naturais protegidas no Brasil.N.) e Reservas Extrativistas (R. a fauna e a flora são conservadas.) somam 55.

no qüinqüênio 1935 a 1939 refletiu o início da sensibilização mundial para a necessidade da existência de espaços naturais institucionalmente protegidos. A rede de áreas naturais legalmente protegidas no Brasil foi iniciada com a criação dos Parques Nacionais do Itatiaia. iniciada nos Estados Unidos com a criação do Yellowstone National Park (1872). Em 1959. Estes primeiros parques nacionais eram administrados pelo Serviço Florestal do Ministério da Agricultura. foram criados mais três Parques Nacionais: Araguaia. De 1940 a 1958. destinados a proteger belezas cênicas excepcionais. da Serra dos Órgãos e do Iguaçu.‡ A criação dos três primeiros Parques Nacionais no Brasil. 18 anos se passaram sem a criação de novas unidades de conservação. . Ubajara e Aparados da Serra.

Reserva Particular do Patrimônio Natural -RPPN ‡ As primeiras RPPN surgiram em 1990. representativas da região que ocorrem. no todo ou em parte. Parte da manifestação expressa da vontade dos proprietários em proteger. ‡ No Brasil a criação das RPPN tem sido solicitada por proprietários particulares. terras gravadas com perpetuidade para a conservação. áreas que ainda conservam características naturais primitivas. são isentas de imposto territorial rural. ‡ As RPPN. empresas e Organizações Não Governamentais ± (ONG). .

000.90% do total .) e estação ecológica (E.Ex. Áreas de Relevante Interesse Ecológico (A.). reserva biológica (R. .N.P.N.R.).).10% do total.00 ha de áreas protegidas ‡ Áreas de Proteção Ambiental (A.E. totalizando mais de 450.). 44.B.). Florestas Nacionais (F.I.A. 55. ‡ Parque nacional (P.‡ No quadriênio 1997 a 2000 o número de unidades destas áreas chegou a 204 RPPN criadas.) e Reservas Extrativistas (R.E.

.

.

KATRINA .

SANTA CATARINA .SET .2009 .

2009 .SANTA CATARINA .SET .

.

.

O MAIS FORTE DE TODOS OS FENÔMENOS METEOROLÓGICOS. ‡ O FURACÃO JÁ POSSUI UMA VELOCIDADE MAIOR QUE 199KM/H E COSTUMAM GIRAR NO SENTIDO HORÁRIO NO HEMISFÉRIO SUL E NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO NO HEMISFÉRIO NORTE. EXISTE O TORNADO. ‡ O TUFÃO É O NOME DADO AOS CICLONES NO SUL DA ÁSIA E NA PARTE OCIDENTAL DO OCEANO ÍNDICO TENDO AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DE UM FURACÃO. CHEGANDO A MEDIR DE 200 A 400 KM DE DIÂMETRO. ‡ EXISTE UMA DIFERENCIAÇÃO BÁSICA ENTRE TUFÃO. POR ÚLTIMO. O TUFÃO OCORRE DEVIDO A VARIAÇÕES DE TEMPERATURA E DIREÇÃO DOS VENTOS. EMBORA MENOR QUE OS ANTERIORES A VELOCIDADE DOS VENTOS COSTUMA ATINGIR 490KH POR HORA NAS ZONAS TEMPERADAS DO HEMISFÉRIO NORTE ALCANÇANDO UM PODER DE DESTRUIÇÃO ENORME. SÃO COMUNS NO MAR DO CARIBE OU NOS EUA. ‡ O CICLONE CARACTERIZA-SE POR SER UMA TEMPESTADE VIOLENTA EM REGIÕES TROPICAIS OU SUB-TROPICAIS QUANDO OS VENTOS SUPERAM OS 50 KM POR HORA. CICLONE E FURACÃO EMBORA OS TRÊS TERMOS DESCREVAM O MESMO TIPO DE FENÔMENO. .VELOCIDADE ‡ COM VENTOS DE MAIS DE 118 KM POR HORA.

.

.

‡ Corredores Ecológicos são áreas que unem os remanescentes florestais possibilitando o livre trânsito de animais e a dispersão de sementes das espécies vegetais. além de contribuir para o equilíbrio do clima e da paisagem. . Reservas Legais.ção da biodiversidade. Isso permite o fluxo gênico entre as espécies da fauna e flora e a conserva. Áreas de Preservação Permanente ou quaisquer outras áreas de florestas naturais. Também garante a preservação dos recursos hídricos e do solo. Os corredores podem unir Unidades de Conservação. Reservas Particulares.

‡ O conceito de corredor ecológico é novo no Brasil mas sua aplicação é de extrema importância para a recuperação e preservação da Mata Atlântica. Estes fragmentos são ilhas de biodiversidade que guardam as informações biológicas necessárias para a restauração dos diversos ecossistemas que integram o Bioma. . já que os remanescentes estão espalhados por milhares de pequenos e médios fragmentos florestais.

.

.

.

‡ A meta do Corredor Ecológico Vale do Paraíba é recuperar 150 mil hectares de Mata Atlântica.700 mudas de 80 espécies nativas diferentes. criando ligações de áreas naturais entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. e dois anos de acompanhamento e manutenção. para o plantio inicial. O reflorestamento previsto tem um custo calculado de R$ 15 mil por hectare. As áreas são escolhidas com uma análise aérea da região. . priorizando ampliar a mobilidade da fauna e fortalecer a proteção de cursos d água. Cada hectare recebe 1.

‡ CORREDORES ECOLÓGICOS são áreas que unem os remanescentes florestais possibilitando o livre trânsito de animais e a dispersão de sementes das espécies vegetais. Isso permite o fluxo gênico entre as espécies da fauna e flora e a conservação da biodiversidade. Também garante a preservação dos recursos hídricos e do solo, além de contribuir para o equilíbrio do clima e da paisagem. Os corredores podem unir Unidades de Conservação, Reservas Particulares, Reservas Legais, Áreas de Preservação Permanente ou quaisquer outras áreas de florestas naturais.

‡ O conceito de CORREDOR ECOLÓGICO é novo no Brasil mas sua aplicação é de extrema importância para a recuperação e preservação da Mata Atlântica, já que os remanescentes estão espalhados por milhares de pequenos e médios fragmentos florestais. Estes fragmentos são ilhas de biodiversidade que guardam as informações biológicas necessárias para a restauração dos diversos ecossistemas que integram o Bioma.