You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CAMPUS CARIRI CURSO DE AGRONOMIA HIDRULICA APLICADA 2009.1 PROF.

: CARLOS WAGNER OLIVEIRA

VERTEDOUROS OU VERTEDORES Definio: so dispositivos utilizados para medir e/ou controlar a vazo em escoamento por um canal. Podem ser interpretados como grandes orifcios sem borda superior. Aplicao: canais de irrigao, estaes de tratamento de gua e esgotos, barragens, medio de vazo em crregos, etc. Principais partes constituintes de um vertedor: Soleira: parte superior da parede em que h contato com a lmina vertente. Carga sobre a soleira (h): distncia vertical entre o nvel da soleira e o nvel dgua montante, medida tomada a uma distncia aproximadamente igual ou superior a seis vezes a carga. No geral, a uma distncia de 1,50 m. Altura do vertedor (P): diferena de nvel entre a soleira e o fundo do canal de chegada. Largura da soleira (L): dimenso da soleira atravs da qual h o escoamento.

Classificao dos vertedores: Quanto forma geomtrica da abertura: retangulares, triangulares, trapezoidais, circulares, parablicos. Quanto altura relativa da soleira: descarga livre (se o nvel dgua de sada foi inferior ao nvel da soleira) e descarga submersa (se o nvel dgua de sada foi superior ao nvel da soleira). Quanto natureza da parede: depende da espessura da parede (e). Parede

delgada, se e < 2/3 h, e de parede espessa, caso contrrio, se e > 2/3 h. Quanto largura relativa da soleira: sem contraes laterais, se L = b (largura do canal de chegada), e com contraes laterais, se L < b. Quanto natureza da lmina: lmina livre, se a regio abaixo da lmina for arejada ou lmina aderente, no havendo bolsa de ar abaixo da lmina. As vazes so computadas, deduzindo da equao de vazo de orificios de grandes dimenses. Q = 2/3 CdL(2g)1/2 (h23/2 h13/2) Logo: Vertedor retangular de parede delgada:

Q = 1,838.L.h3/2 (Frmula de Francis)


Vertedor retangular de parede espessa:

Q = 1,71.L.h3/2
Vertedor retangular de parede delgada com uma contrao lateral:

Q = 1,838(L 0,1h) h3/2


Vertedor retangular de parede delgada com duas contraes laterais:

Q = 1,838(L 0,2h) h3/2


Vertedor triangular de parede delgada:

Q = 1,4h5/2 (Frmula de Thompson)


Vertedor trapezoidal de parede delgada (vertedor de Cipolletti):

Q = 1,86.L.h3/2

You might also like