You are on page 1of 8

A FOBIA EM LACAN:

reflexes sobre A Relao de Objeto e as Estruturas Freudianas Joo Rego 1


Texto apresentado na IV Jornada Freud Lacaniana . Recife, novembro de 1998

Ia at o local da gua, lambia a umidade da parede, durante uma, duas horas. Isso era uma tortura, o tempo no tinha mais fim, o tempo em que o mundo real lhe queimava a pele. Arrancava alguns pedaos de musgo e lquen das pedras, engolia-os, agachava-se, cagava enquanto comia, - rpido, rpido, tudo tinha que ser rpido - e, como se fosse caado, como se fosse um animalzinho de carne macia e l no cu j andassem os urubus em crculos, ele corria de volta sua caverna, at o fim da galeria, onde estava estendida a manta. A finalmente estava seguro.(O PERFUME, Patrick Sskind)

O texto lido acima, relata o auto-exlio do personagem Jean-Baptiste Grenouille. Sete anos vivendo dentro de uma caverna, se alimentando de musgos, insetos e de seus desejos, os quais to bem sabia realiz-los em seus delrios. Um isolamento involuntrio do mundo. possvel tambm interpret-lo como uma excelente metfora para a agorafobia. INTRODUO Tentar isolar algum conceito nos textos de LACAN, certamente tarefa difcil, pois seu discurso assemelha-se a um eficiente caleidoscpio cerebral de onde formam-se saberes sobre o universo freudiano. So dezenas de conceitos, categorias tericas resgatadas dos textos de Freud que vo tomando corpo ao longo de seus seminrios, se arrumando e rearrumando em um permanente jogo de palavras que, se percebe mais tarde, constrem um sentido novo e fundamental para a psicanlise. Em A Relao de Objeto..., a cada sesso daquele seminrio possvel identificar o seguinte movimento em seu discurso: em um primeiro momento, ele sempre coloca um texto de algum em evidncia na poca, Karl Abrahm, Anna Freud, Melaine Klein, Winnicot, no importa o nome da vtima, e da, em um segundo momento, toma estes textos ou conceitos divulgados em seminrios, como uma importante base para desenvolver uma crtica e, sobre esta crtica construir sua nova leitura de Freud. muito evidente uma defesa compulsiva, atenta, apaixonada, do pensamento original de Freud por parte de Lacan. Apesar deste mecanismo de criao aparentar certo caos verborrgico, um tipo de brainstorm lacaniano, possvel perceber subjacente ao seu discurso uma prtica de leitura absolutamente rigorosa e disciplinada, e, mais importante, a construo de um vasto universo terico psicanaltico que semanalmente era posto prova diante daqueles que o assistiam.
1

Joo Rego psicanalista, mestre em cincia poltica, membro do Trao Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanlise.

Web site : www.psicanalise.org E-mail: jrego@psicanalise.org

nossa inteno discorrer sobre alguns elementos conceituais apresentados por Lacan, ao longo dos anos de 1956 e 1957, tentando marcar o que se fala sobre a fobia. Este texto um resumo, portanto, de um trabalho que vai alm da Jornada.

O OBJETO Nas primeiras sesses de "A Relao de Objeto...", Lacan fala sobre o conceito de objeto em Freud como um objeto perdido que insiste em ser reencontrado. Refere-se, com certa impreciso, durante todo tempo como se estivesse falando sobre uma relao de objeto em uma situao de anlise analisante (sujeito)/analista (objeto)- , mas tambm no descarta a possibilidade de estar falando sobre a estruturao da subjetividade humana, naquilo que tem de mais primitivo na existncia de um sujeito desejante: a relao criana-me e seus primeiros momentos de satisfao/frustao pulsional (seio materno). Talvez possamos entender que o que se estabelece em anlise seja algo desta ordem inconsciente que opera atravs da transferncia e que atemporal, onde tudo que funda o sujeito posto em evidncia, revivido, operado pelo discurso do analisante. Da esta condensao no discurso de Lacan, contendo ao mesmo tempo, momentos da estruturao primitiva do sujeito e da relao analtica. O objeto sobre o qual aqui se fala, algo que funda o sujeito, que o determina em sua relao com a realidade: princpio de prazer versus princpio de realidade. Lacan lembra que deste conflito que a noo freudiana de objeto d conta. de uma relao conflitual, estruturante e insolvel entre o sujeito e o mundo. Se estamos falando de estrutura psquica, com todos os mecanismos que fazem parte deste universo, o objeto de que se trata , no primeiro momento de existncia do sujeito, o seio materno, naquilo que possvel ao sujeito capturar a realidade como forma alucinada de apreenso de algo que lhe afeta. apreenso fantasmtica, inconsciente e indelvel. Na vida adulta deste sujeito tudo isto opera por deslocamento, condensao, ou, para usar os termos de Lacan, como metfora e metonmia, por ser sujeito linguagem, inserido na ordem simblica. Nesta infinita possibilidade de combinao de seus desejos inconscientes que o determinam, marcados pelos seus significantes, o sujeito caminha pela vida naquilo que lhe dado viver: amando e sofrendo. objeto marcado por uma demanda, demanda de amor. Do seio materno ao analista, passando pelos mais diversos objetos de amor, vm, marcados pela singular existncia humana, tentar em vo preencher, completar, harmonizar este sujeito estruturado na falta. Diz Lacan :
"A anlise insiste em introduzir do objeto uma noo funcional de uma natureza bem diferente de um puro e simples correspondente, de uma pura e simples coaptao do objeto com uma certa demanda do sujeito. O objeto tem a um papel bem diferente, ele , se podemos dizer assim, localizado sobre fundo de angstia. na medida em que o objeto instrumento para mascarar, para evitar o fundo fundamental da angstia que caracteriza nas diferentes etapas do desenvolvimento do sujeito a relao do sujeito ao mundo, que a cada etapa o sujeito deve ser caracterizado. Aqui eu no posso, ao fim deste encontro de hoje, deixar de pontuar, ilustrar com exemplo qualquer que seja que d seu relevo ao que eu lhes trago a propsito desta concepo, fazer notar que a concepo clssica fundamental freudiana da fobia, no exatamente nada alm disto (LACAN p.8 1956/57).

Neste pargrafo, onde Lacan fala sobre a fobia em funo da relao de objeto, podemos destacar dois pontos fundamentais: no primeiro o objeto localizado sobre fundo de angstia, que mais tarde se ver, da angustia de castrao que se trata; e o segundo, o objeto como instrumento para mascarar, para evitar o fundo de angstia na relao do sujeito com o mundo. o cavalo para o pequeno Hans, o espao para o agorafobico, ou outro objeto fbico qualquer que venha a se instalar como significante na histria do sujeito. Ele vem para atuar como uma sada, um mecanismo de defesa contra algo mais assustador ainda: a angstia de castrao. no complexo de castrao, mecanismo que atua dialeticamente com o complexo de dipo, que este sujeito (ao inconsciente) pode mais se aproximar da subjetivao da morte, da perda, onde ele vem "admitir com dor que os limites do corpo so mais estreitos do que os limites do desejo" (Nasio). A castrao , sob certo aspecto, a idia mais aproximada possvel da impossvel significao da morte. Da porque a fobia terrivelmente inibidora, podendo em seus casos mais graves determinar uma existncia extremamente pobre e escassa de vida. Mas na noo de objeto como falta que Lacan insiste em chamar a ateno. Se o objeto permanentemente um objeto a ser reencontrado, ele s faz o seu efeito como falta. do objeto como falta (objeto perdido) que Lacan passa a desenvolver todo o seu trabalho sobre a relao de objeto. Eu j sublinhei igualmente na ltima vez esta noo do objeto alucinado, do objeto alucinado sobre um fundo de realidade angustiante (p.11) Lacan vai introduzir, mais adiante, alguns conceitos tericos identificados originalmente na obra de Freud que sero exaustivamente manuseados por ele como peas fundamentais de toda a arquitetura do pensamento lacaniano. Um destes conceitos o falo. FALICISMO LACANIANO No seminrio de 28 de novembro de 1956 Lacan introduz um terceiro e fundamental elemento para se compreender a relao de objeto, o falo. Resultado da relao imaginria me-crianame, ele se refere ao falo "fantasma de incorporao flica" como o fim da relao de objeto. Fala tambm sobre o "falicismo da experincia analtica" para finalmente aplicar o conceito de real em seu discurso:

S se pode, afinal de contas, buscar para reencontrar a origem de tudo que se passa, de toda a dialtica analtica; s se pode buscar ao se referir ao real (p.13) O que significa tudo isto? Ao nosso ver, ele fala deste momento mtico, fantasmtico somente possvel de ser apreendido atravs da via alucinatria, que a estruturao do sujeito humano em seu momento primevo, momento de demanda de amor dirigida a me, demanda pulsional. Para a me, e isto vem antes, pois esta j se estruturou falicamente em sua sexualidade, a criana exerce uma funo de representao substituta do falo. Est assim estabelecida a relao dialtica flica entre estes dois personagens: para a me, o filho que representa o falo, para o filho, o ser desejado nesta posio. Tudo se operacionaliza atravs de uma ordem inconsciente onde o objeto no existe, apenas o efeito deste como falta, sendo esta relao puro imaginrio em atuao. O real lacaniano aqui aplicado em sua trade, real simblico e imaginrio como dimenses da fala, uma vez que o que se tenta compreender o sujeito ao inconsciente porm, estruturado como ser da linguagem. Eu lhes lembro que as coisas caminharam em um certo sentido que nunca, na prtica concreta da teoria analtica, ns pudemos prescindir de uma noo de falta de objeto como central, no como de negativo, mas como do prprio campo da relao do sujeito com o mundo. (p.17) Com a introduo do falo, este terceiro elemento na relao imaginria me-criana, e com a aplicao da trade real, simblico e imaginrio para explicar aspectos operativos desta relao, tendo sempre no centro de toda a teoria, o objeto como falta, Lacan desenvolve o quadro abaixo, (que o apresentamos apenas como referncia ) atravs do qual vai produzir toda sua teoria por vrios encontros naquele ano. Trate-se de um quadro conceitual onde elementos previamente apresentados so agora articulados em seu momento de atuao simultnea na relao de objeto. H uma nfase dada por Lacan para a funo do AGENTE - "agente da frustrao" - na relao de objeto, uma funo exercida pela figura materna, essencial para a compreenso do objeto como falta nos jogos de repetio da criana (fort-da). Complementa o quadro apresentando os trs momentos ou instncias da estrutura psquica do sujeito, em como estas operam com esta relao de objeto, ou, em outras palavras, como o efeito causado no sujeito por esta falta de objeto atua na subjetivao humana. So eles; a frustrao, a castrao e a privao. Eis o quadro ao qual chegamos a fim de articular o problema do objeto tal como ele se

coloca na anlise (p.31) "Como ele se coloca na anlise.." Como falamos no incio, todo o texto deixa sempre uma ambgua impresso de que Lacan fala ao mesmo tempo e de forma condensada, sobre dois momentos do sujeito: o primeiro, o momento da sua primitiva estruturao como sujeito, da sua insero no mundo atravs da linguagem, encontrando sempre os significantes j dados, prexistentes 2 , o segundo momento sempre o sujeito na relao analtica. Talvez isto ocorra porque o nico locus possvel de se apreender o primeiro momento seja atravs do saber (praxis) psicanaltico. FOBIA Apresentada como uma "criao imaginria privilegiada", a fobia sempre vem a tona ao longo de todo o seminrio, e em todo o momento Lacan aborda a questo da fobia atravs da sua topologia flica. Atravessado pelo imaginrio da relao entre me-criana-falo o sujeito demanda funo paterna como elemento fundamental para se operar uma sada para a crise de angstia. A fobia outra coisa, um outro modo de soluo desse problema difcil introduzido pelas relaes da criana e da me. J lhes mostrei no ano passado para mostrar-lhes que para que haja estes trs termos - havia um espao fechado - era preciso uma organizao do mundo simblico que se chama pai. A fobia principalmente dessa ordem, dessa ligao circudante, isto , do apelo de socorro num momento particularmente crtico que no abriu nenhuma via de outra natureza soluo do problema, do apelo a um elemento simblico cuja singularidade aparecer sempre como extremamente simblico, isto , extremamente afastado de todas as apreenses imaginrias, onde o carter verdadeiramente mtico do que intervm na fobia algo que chamado num momento em socorro da solidariedade essencial a manter na hincia introduzida pela apario do falo entre me e criana, nessa orientao entre a me e a criana. (p.30) O carter mtico que fala Lacan poderia ser interpretado como uma construo psquica arcaica? Estaria a a dimenso deste pai simblico, dessa ordem significante pr-existente a todo o conjunto da humanidade? A funo paterna entra em jogo para organizar - "organizao do mundo simblico (LACAN)"e manter a hincia que separa me-criana garantindo esta relao, esta dialtica do desejo operada atravs do falo, que funda a possvel subjetividade humana. Trata-se na verdade, da luta do sujeito, capturado nesta relao flica (devorao) com a me, em dar conta, atravs da castrao, da relao edipiana com o pai. "Neste ponto de sua demonstrao, o objeto fbico posto na funo de significante testemunharia o apelo ao Nome do Pai e ao pai imaginrio para remediar a crise organizando a nova subjetividade do sujeito engendrada pela crise edipiana "(LERUDEFLECHET, Martine, referindo-se a Lacan em seu Seminrio A relao de objeto)

Ademais, se colocarmos o que eu lhes ponho aqui no princpio, a saber, que toda experincia analtica parte da noo de que h significante j instalado, j estruturado, j uma usina feita e que funciona - no so vocs que a fizeram, a linguagem que funciona a h to longo tempo quanto vocs podem lembrar, literalmente que vocs no podem lembrar - se para alm disso, falo na histria do conjunto da humanidade- desde que existem a significantes que funcionam, os sujeitos so organizados em seu psiquismo pelo jogo prprio desses significantes..."(p.25)

O sintoma fbico, isto que ameaa o sujeito atravs de um desvanecimento, apagamento, mergulho definitivo na angstia, se estrutura nesta relao objetal, moldando, limitando atravs das evitaes e inibies o espao do sujeito. Para o universo social pode ser a prpria representao de uma anti-vida, vida aqui entendida como fruio dos prazeres. a morte em estado latente, mantida pela angstia, esmagando o cotidiano do sujeito. Porm, para a psicanlise uma importante via para que algo faa efeito reestruturador nesse mesmo sujeito. O que Lacan prope em todo o momento de seu seminrio a compreenso, por parte do analista, dos mecanismos fundantes e operativos desta relao de objeto na histria do analisante. um avano sobre a teoria psicanaltica, uma chamada para a clnica, como, alis, parece ser sempre toda a obra de Lacan. Mas, vamos seguir o seu prprio conselho: conselho de mestre "no tentem compreender depressa demais" ***
Bibliografia - Pesquisa LACAN, Jacques. A RELAO DE OBJETO E AS ESTRUTURAS FREUDIANAS (1956/57) Resumo das obras citadas por Lacan em seus seminrios LIO DE 21 DE NOVEMBRO DE 1956 ABRAHAM, K. Esquisse d'une historie du dvelopement de la libido base sur la psychanlyse des troubles mentaux, in Oeuvres Compltes;T.III;pp.225313;Payot (1924) BENASSY, M, Evolution de la psychanalyse in NACHT, S. La psychanalyse d'aujourd'hui (1956) BOUVET, M. La clinique psychanalytique, la relation dbjet in NACHT, S La psychanalyse d'aujourd'hui (1956) FREUD, Sigmund. - A Interpretao dos Sonhos. Vol I e II (1900). [Die Traumdeutung (Viena, G.S.., 2-3; G.W., 2-3). Trad. Ingls: The Interpretation of Dreams (Londres e Nova Iorque, 1955; Standard Ed., 4-5) Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud Vol.IV e V. Rio de Janeiro. IMAGO 1987 -Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. [Drei Abhandlungen Zur Sexualtheorie (Viena, G,S., 5,3;G.W., 5,29)Trad. Ingls: Three Essays on the Theory of Sexuality (Londres, 1962; Standard Ed. 7, 125). Obras Completas de Sigmund Freud Vol.XI. Rio de Janeiro. Editora DELTA. 19?? GLOVER, E. in International Journal of Psychoanalysis (I.J.P) antes de 1957 Grades of the Ego Differenciation; I.J.P. 11;pp.1-11;1930 On the aetiology of drug addiction; I.J.P. 13; pp.298-328;1932 The Relation of Perverses Formation to the Development of Reality Sense; I.J.P. 14;pp.486-504;1993

NACHT, S. La psychanalyse d'aujourd'hui; obra publicada sob a direo de S. Nacht; com a colaborao de M. Bouvet, R. Diaktine, A Doumic, J. Faureau, M. Held, S. Lebovici, P. Luquet-Parat, P. Male, J.Mallet,F.Pasche, M. Renaud, prefcio de Ernets Jones e J. de Ajuriaguerra, G. Bordarraco, M. Benassy, Berge, M. Bonaparte, M.Fain P.U.F., 1956 LIO DE 28 DE NOVEMBRO DE 1956 BOUVET, M. La clinique psychanalytique, la relation dbjet in NACHT, S La psychanalyse d'aujourd'hui (1956) FREUD, Sigmund. - O Mal-Estar na Civilizao(1930[1929]) [ Das Unbehagen in der Kultur (Viena, G.S., 12, 29; G.W., 14,421)Trad. Ingls: Civilization and its Discontents (Londres, 1930; Nova Iorque, 1961; Standard Ed., 21, 59)] Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud Vol.XXI. Rio de Janeiro. IMAGO 1974 -Novas Conferncias sobre Psicanlise NACHT, S. La psychanalyse d'aujourd'hui; obra publicada sob a direo de S. Nacht; com a colaborao de M. Bouvet, R. Diaktine, A Doumic, J. Faureau, M. Held, S. Lebovici, P. Luquet-Parat, P. Male, J.Mallet,F.Pasche, M. Renaud, prefcio de Ernets Jones e J. de Ajuriaguerra, G. Bordarraco, M. Benassy, Berge, M. Bonaparte, M.Fain P.U.F., 1956 WINNICOT, D. W Transitional Objects and Transitional Phenomena; I.J.P. 34;pp.89-97;1953

LIO DE 5 DE DEZEMBRO DE 1956 DOLTO, Francoise. Conferncia apresentada em 04 de dezembro de 1956 SCHNURMANN, A Observation of a Phobia in The Psychianalytic Study of the Child 3-4; pp.253-270, 1949 FREUD, Sigmund. - A Interpretao dos Sonhos. Vol I e II (1900). [Die Traumdeutung (Viena, G.S.., 2-3; G.W., 2-3). Trad. Ingls: The Interpretation of Dreams (Londres e Nova Iorque, 1955; Standard Ed., 4-5) Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud Vol.IV e V. Rio de Janeiro. IMAGO 1987 A Organizao Genital Infantil in Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. Sobre o Narcisismo -Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. [Drei Abhandlungen Zur Sexualtheorie (Viena, G,S., 5,3;G.W., 5,29)Trad. Ingls: Three Essays on the Theory of Sexuality (Londres, 1962; Standard Ed. 7, 125). Obras Completas de Sigmund Freud Vol.XI. Rio de Janeiro. Editora DELTA. 19??

LIO DE 12 DE DEZEMBRO DE 1956 BALINT, A

Love for the Mother and the Mother Love, I.J.P. 30,pp.251Identifications, I.J.P. 24,pp.97-107 BALINT, M On Genital Love, I.J.P. 29,pp.34-40 FREUD, Sigmund. -Pulsions et destins des pulsions, in Metapsychologie, Galimard -Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. [Drei Abhandlungen Zur Sexualtheorie (Viena, G,S., 5,3;G.W., 5,29)Trad. Ingls: Three Essays on the Theory of Sexuality (Londres, 1962; Standard Ed. 7, 125). Obras Completas de Sigmund Freud Vol.XI. Rio de Janeiro. Editora DELTA. 19?? PASCHE F et RENARD M. Des probmes essentiels de la perversion in . La psychanalyse d'aujourd'hui

***

You might also like