You are on page 1of 24

1

Mini Manual do C.A.

Braslia, junho 2011. Caro colega, escrevo este manual em base das minhas experiencias pessoais na gesto do Centro Acadmico de Artes Visuais - CAVIS da universidade de Braslia, UnB. O intuito esclarecer algumas funes, aes e iniciativas que podem ser tomadas dentro de um centro acadmico, e facilitar a continuao dos muitos trabalhos desenvolvidos com tanto carinho pelos estudantes para o aprimoramento de nossa formao profissional, de nossos cursos e de nossas universidades. Sinta-se a vontade para divulgar, discutir e acrescentar pontos pertinentes dentro de sua prpria realidade para que construamos juntos este pequeno manual. Abrao! Daiara Figueroa Centro acadmico de Artes Visuais, Instituto de Artes, UnB Gesto 2010-2011

NDICE
O QUE UM C.A. 3 3 5 6 9 7 4

FAZEMOS TODOS PARTE

ORGANIZAO INTERNA DICAS PARA FESTAS E HAPPY HOURS PROJETOS PARA A COMUNIDADE DOCUMENTOS ANExO 1 ANExO 2

REPRESENTAO DISCENTE INTEGRAO NO CURSO

O MOVIMENTO ESTUDANTIL APOIO DA UNIVERSIDADE

11

13 15 23

13

O QUE UM CENTRO ACADMICO C.A.

O Centro Acadmico a entidade que representa todos os estudantes matriculados de um curso de nvel superior dentro de uma Universidade, sem discriminao de gnero, raa, classe social, religio ou outras discriminaes previstas em lei. Trata-se de uma entidade civil, apartidria, sem fins lucrativos, que goza de autonomia administrativa, financeira e disciplinar, com prazo indeterminado de durao. FAZEMOS TODOS PARTE

O C.A representa todos os estudantes de seu curso e todos os estudantes o integram. Para uma melhor gesto geralmente eleita uma diretoria (chapa) composta por pessoas que se comprometem a mediar a situao dos estudantes dentro e fora da universidade. Todos os assuntos referentes vida universitria tem representao estudantil dentro das entidades colegiadas, isto em nvel de curso, de instituto, faculdade e conselho universitrio. No hesite em colocar suas revindicaes preocupaes e questionamentos para seu C.A: seja em nvel de grupo ou individual, pois atravs desta entidade que a universidade reconhece a voz do estudante. A comunicao fundamental para a integrao dentro do curso, mas principalmente para a construo de novas realidades: atravs dela que se torna possvel a articulao necessria para a concretizao de projetos e ideias, assim como para dotar de fora o posicionamento dos estudantes. O mote movimento estudantil est associado vrias ideias no inconsciente coletivo por motivos histricos e polticos, no entanto lembre que se trata de uma entidade com uma funo clara e que est ao seu dispor. No deixe que o rtulo o impea de se pronunciar ou participar das atividades do C.A.: todos estamos aptos a participar! Da mesma forma que como cidados participamos da sociedade.

ORGANIZAO INTERNA

O C.A geralmente eleito para gestes de um ano de durao. Para as eleies formado um concelho eleitoral neutro que acompanha a votao e a posse da chapa eleita. O C.A tem um estatuto interno que define direitos e deveres, assim como suas finalidades e funes que esto para garantir uma gesto transparente. No final do Manual est em anexo o Estatuto do CAVIS que pode servir como exemplo. A assembleia geral dos estudantes sempre o rgo mximo de um C.A. Existem vrios tipos de gesto dentro de um C.A. Em nosso caso optamos por dividir funes entre os membros da diretoria para que cada um pudesse manter o foco em uma competncia como: a gesto financeira, o espao fsico, as polticas internas e externas ao curso e os projetos culturais. Nosso intuito no foi concentrar as funes a um membro, mas garantir com que este nos proporcionasse clareza sobre cada assunto ao mesmo tempo que todos participamos. Blog, grupo de e-mails e murais garantem a informao e comunicao com todos os estudantes para garantir que as aes do C.A sejam tomadas de maneira plural e participativa.

REPRESENTAO DISCENTE

A representao discente acontece em todos os nveis colegiados dentro da universidade. Dentro da Universidade de Braslia ela reconhecida pelo Estatuto Geral, que lhe garante um espao de 15% dos colegiados: este clculo feito em base da representao docente, sendo as cadeiras dos estudantes um relativo ao 30% das cadeiras dos professores. A representao nos colegiados um direito estabelecido por lei dentro da UnB: o voto do estudante tem o mesmo peso do de um professor ou de um tcnico. Fao esta colocao porque atualmente isto causa polmica em alguns cursos: existem colegiados que se apoiando na definio do estatuto de at 30% das vagas dos professores no se vm na obrigao de reconhecer mais do que uma cadeira aos estudantes em suas votaes e h ainda aqueles que tratam os estudantes como convidados sem voto. bom estar ciente do regimento geral de sua universidade e fazer com que este seja reconhecido e praticado dentro de seu colegiado j que isto nos garantido por meios legais e foi estabelecido para uma gesto democrtica. Os colegiados tratam da gesto quotidiana dos cursos e tambm de seus rumos e projetos futuros, e nestes momentos fundamental que haja conhecimento e posicionamento dos estudantes que so seus principais beneficirios.

INTEGRAO NO CURSO

Lembre que seus colegas de hoje tambm sero seus colegas de amanh. A integrao curso essencial para criar laos de amizade e principalmente laos profissionais: conhecer o trabalho de seus colegas e de seus professores pode sempre abrir novos rumos para sua carreira, e tambm para sua universidade e aqueles que esto por vir uma grande ao em conjunto. Os C.A.s promovem para isso vrios tipos de eventos e projetos que podem variar do lazer complementao dos estudos de cada rea. As festas dentro das universidades so muito famosas (e boas!), vale lembrar que elas so realizadas no apenas para o lazer, prazer e devaneio dos estudantes, mas principalmente para o financiamento do C.A.: para a manuteno de seu espao fsico, de seus projetos culturais e muito frequentemente para cobrir os gastos para a participao de encontros regionais e nacionais.

DICAS PARA FESTAS E HAPPY HOURS

J que as festinhas so a principal fonte de financiamento dos C.As cabem aqui algumas dicas para a boa convivncia com a gesto da universidade e o sucesso do evento:

Justifique-se: avise seu departamento/instituto/faculdade/ universidade sobre a festa, informando o tema ou finalidade (integrao uma finalidade, mas se for para cobrir custos de viagem etc ajuda muito). Divulgue na medida do publico esperado, se fizer flyer ou cartaz guarde no arquivo junto com a prestao de contas para manter um histrico. Programe-se: procure saber que outras festas sero realizadas no mesmo dia e sua proximidade da sua. Muitas festas acontecendo em espaos muito prximos podem acumular uma quantidade de pessoas impossvel de gerir, colocando em risco a integridade fsica de sua universidade. Determine horrios para comear e acabar: seja realista respeitando os horrios de aula e prevendo um fim adequado para a festa (incluindo a desmontagem); caso o horrio for ultrapassado a universidade tem o direito de parar com o evento ento estipule um horrio adequado, mesmo que seja seis horas da manh do dia seguinte. Segurana: o C.A responsvel pelo patrimnio do local, ento fique atento e converse com seus colegas para evitar acidentes. A segurana de sua universidade pode trabalhar com voc: dialogue com eles e fique atento a qualquer evento que possa colocar em risco a integridade do evento e no perder o controle da situao. Se programe para isso, avise com antecedncia quando e onde ser a festa e se necessrio reforar o numero de seguranas no local, afinal nossos laboratrios e material de estudo esto do lado e ningum que nada danificado.

Pblico: calcule quantas pessoas iro festa (lembre que se houver outras ao mesmo tempo o publico circular e ser maior), leve em considerao que o espao da festa no se restringe ao espao fsico do C.A mas tambm ao seu entorno. Caso venda ingressos se programe duas semanas para a venda. Som, Bandas e DJ: sempre teste o som antes, confira que tudo esta disponvel funcionando no mnimo um dia antes do evento, assim em caso de falha ainda d pra correr atrs de outro equipamento. Equipe: defina horrios para o bar e para a limpeza (e marque no papel) se possvel cobre o compromisso de seus colegas e lembre que a pior parte sempre fica no final. Oramento: calcule 4 cervejas por hora por pessoa h aqueles que bebem mais e menos, mas o 4 j cobre uma margem de rotatividade para no sair correndo comprar mais no meio da festa. E se sobrar? Hahaha aproveita da prxima! Gelo: se no tiver um freezer a disposio para manter a bebida geladinha tome nota: dois sacos de gelo para 3 caixas de cerveja. Coloque na tina com 3 litros de gua, meio de lcool e um punhado de sal grosso: gela rapidinho! (se prepare com no mnimo 30 min de antecedncia antes da bebida acabar e s ficar a morna recmcomprada no estoque) Contas: anote quanto gastou, mantenha um livro caixa com as notas fiscais e faa o balano sempre no final da festa. Tenha controle dos gastos de pre produo, produo e ps produo da festa (flyers, cpias, bebidas, limpeza etc) para no se endividar. Divirta-se: Festa diverso, principalmente para quem organiza! Viage nos temas e na decorao, inove nos cartazes e na divulgao, cante, dance muito e seja gentil com os colegas que esto ajudando a fazer a festa: o trabalho voluntrio e sorrisos resolvem as coisas mais rpido que o estresse; uma boa dinmica de grupo ajudara a enfrentar qualquer desafio imprevisto.

Seu curso esta inserido dentro do universo maior da Universidade, e nele so debatidos diversos temas voltados tanto para a vida acadmica, a gesto da universidade e a sociedade de maneira geral: trata-se de um espao privilegiado para o debate e um real laboratrio social. O movimento estudantil responsvel por muitas reformas na educao brasileira (e no mundo), assim como na poltica, o fato de voc participar j uma atitude poltica apenas por ser uma atitude cidad: Aproveite e use este espao para se manifestar se for de seu interesse. Ningum obrigado a participar de nada, mas porque no aproveitar e fazer ouvir seu ponto de vista? claro que neste espao tendem a sobressair faces, posicionamentos polticos, religiosos, etc: isto acontece porque estamos num espao democrtico mas no implica que voc tenha que levantar bandeiras. Aja de acordo com sua identidade e lembre de respeitar a alheia. Nas universidades brasileiras temos os Diretrios Centrais dos Estudantes DCEs, do qual fazem parte por direito todos os centros acadmicos. Assim como no C.A sua instncia mxima a assembleia geral dos estudantes. O DCE conta com apoio da universidade para realizar projetos sociais, polticos e culturais

O MOVIMENTO ESTUDANTIL

10

envolvendo os estudantes, assim como o C.A apartidrio e tem o dever de representar os estudantes. O DCE toma suas decises no CEB (conselho de entidades de base) do qual participam os C.As para debater e votar as aes a serem tomadas e participar mais claramente de instancias maiores dentro da universidade como o CONSUNI (conselho universitrio). comum ouvir pelas universidades estudantes que declaram no se sentir representados seja pelos seus C.As ou pelo DCE, uma soluo para este sentimento se informar sobre quando acontecem as reunies, comparecer e se fazer representar. Os assuntos discutidos so muito amplos e oferecem uma excelente oportunidade para alm de reivindicar as necessidades de seu proprio curso, conhecer a dos outros. Aproveite para acompanhar a realidade dos cursos prximos a sua rea: pode-se ter com eles enormes parceirias para realizao de projetos acadmicos e outras atividades. Existem igualmente os encontros nacionais dos estudantes e a Unio Nacional dos Estudantes, UNE, que representam os estudantes universitrios como instancia nacional. No necessrio fazer parte de uma diretoria para participar e ser ouvido: todos estes espaos so democrticos e de livre participao de todos os estudantes. O DCE da UnB Nomeado Honestino Guimares (foto) em homenagem ao lder estudantil perseguido e desaparecido durante a ditadura militar.

APOIO DA UNIVERSIDADE

Cada universidade tem uma poltica de apio para os centros acadmicos. No caso da UnB o Decanato de Assuntos Comunitrios DAC o responsvel pela mediao direta com os alunos. nesse decanato que se discutem e negociam apoios para semanas universitrias, viagens acadmicas e outros eventos relevantes de iniciativa docente. Para levar adiante um projeto, o C.A deve primeiro aprovlo em assembleia do curso, planej-lo com a diretoria do c.a, apresent-lo ao colegiado para aprovao do curso e finalmente lev-lo ao decanato para apoio da universidade. Lembre de elaborar um projeto com objetivos, justificativa e planejamento, claro e pontuado para facilitar as negociaes. No DAC dentro da UnB temos o DEA: Diretoria de Esporte Arte e Cultura. ali que o C.A pode negociar pequenos projetos como festas e viagens acadmicas. o DEA que reconhece a existncia de seu C.A, comunique a ele as mudanas de gesto e passe os contatos dos responsveis.
ALGUMAS DICAS SOBRE O DEA

11

Material de Escritrio: cada C.A tem uma cota para gastos com este tipo de material (Pode-se fazer pedidos de papel, canetas, fitas, etc que sero cedidas pelo almoxerifado da universidade) Existe um limite de cpias disponveis (formato A3) gratuitas disposio dos alunos.

12

Viagens: cada C.A tem uma cota para bolsas de viagem a nvel individual e coletivo. Para conseguir programe-se com no mnimo 2 meses de antecedncia, procurando o formulrio necessrio e providenciando os documentos e as justificativas requeridas para o processo individual. Para as viagens de grupo necessria uma programao com 2 a 3 meses de antecedncia e uma lista para preencher as 45 vagas dos nibus: consulte seus colegas e tenha uma lista com os 45 nomes, matrcula, RG, CPF, telefone e e-mail dos interessados. Se necessrio faa um grupo de e-mail para manter todos atualizados sobre o processo de pedido da viagem. Lembre que a UnB paga pelo custo da viagem (nibus, motorista, combustvel e taxas) mas no pelos custos de estadia e alimentao dos estudantes, sendo assim lembre seus colegas de se planejar para cobrir a inscrio no evento visitado e garantir uma estadia segura e confortvel para todos. Manuteno do espao fsico: programe junto ao DEA ou limpeza da universidade os dias certos para manter seu espao em boas condies. Pedidos de manuteno da rede eltrica e outros servios podem ser feitos prefeitura do campus pelo DEA. Guarde a documentao das ordens de servio O.S para acompanhar os pedidos. Apoio a eventos de esporte arte e cultura: O DEA apoia estes eventos com ajuda material e tcnica. Aproveite para sarar dvidas com eles e at conseguir bons contatos profissionais para a realizao de seu evento. Tambm so excelentes parceiros para inserir as atividades do C.A dentro do calendrio universitrio e vice versa.

PROJETOS PARA A COMUNIDADE

O C.A tem autonomia para desenvolver projetos para a comunidade de acordo com os interesses de seu curso. Aproveite os mecanismos e servios que so facilitados a sua entidade para complementar sua formao profissional e a integrao com seus colegas de estudo, de trabalho e a comunidade. No CAVIS promovemos vrios projetos como exposies, mostras artsticas, semanas universitrias, trotes solidrios, debates e mesas redondas todos abertos comunidade. Estas experincias nos permitiram uma importncia vivncia na preparao de nossa profisso, alm da criao de laos e contatos com muitos daqueles que no futuro sero tambm nossos colegas de trabalho. DOCUMENTOS

13

A gesto de um C.A tem uma vida curta em relao histria de seu curso. Quando tiver uma ideia bacana procure se informar com seus colegas de curso e com seus professores sobre projetos semelhantes para ter um feedback daquilo que j foi feito. O tempo de vida e memria dos professores e de muitos tcnicos dentro da universidade maior que o seu, aproveite e faa deles seus parceiros para desenvolver os projetos do C.A tambm, convide-os a participar das atividades e proponha espaos para suas turmas nas atividades: assim fortalecemos laos e informamos mais e melhor os estudantes sobre o que esta sendo desenvolvido.

Para no ficar partindo eternamente do zero uma ltima dica: documente :)faa uma identidade visual para seu C.A e tenha ela presente em todas suas atividades. Mantenha uma pasta arquivo com todos os pedidos feitos, as prestaes de contas e os projetos (aqueles realizados ou no), para servir de referncia s gestes vindouras. Assim estaremos participando para um conhecimento coletivo. Em anexo esto o Estatuto do Cavis e um modelo de pedido para uso de espao de realizao de evento para servir de referncia para seu C.A. Obrigada por sua ateno :) Beijinhos!

14

ANExO 1 Estatuto do Centro Acadmico de Artes Visuais - Unb Ttulo 1 - Das Disposies Preliminares Art. 1 O Centro Acadmico de Artes Visuais a entidade que representa os estudantes matriculados nos cursos de Artes Plsticas, Licenciatura e Bacharelado do Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Braslia (UnB), sem discriminao de gnero, raa, classe social, religio ou outras discriminaes previstas em lei. Captulo 1 - Definio 1 O Centro Acadmico de Artes Visuais uma entidade civil, apartidria, sem fins lucrativos, que goza de autonomia administrativa, financeira e disciplinar, com prazo indeterminado de durao. 2 O Centro Acadmico de Artes Visuais Art. 2 O CAVIS tem sede e foro na Universidade de Braslia, Campus Universitrio Darcy Ribeiro. adotar a sigla CAVIS, pela qual ser doravante referida. nico: O CAVIS receber suas correspondncias em seu escaninho localizado no Departamento de Artes Visuais Prdio SG-1, na Universidade de Braslia, Campus Universitrio Darcy Ribeiro, Braslia, DF, CEP 70910900. Captulo 2 - Das finalidades Art. 3 O CAVIS tem por finalidades: a) Reconhecer, estimular e levar adiante a luta dos estudantes em defesa de seus interesses buscando consensos para a soluo de problemas comuns; b) Informar, promover e organizar reunies, encontros, palestras, conferncias, debates e atividades afins, de modo a atender os interesses e anseios do conjunto dos estudantes. c) Manter o intercmbio e colaborao com entidades congneres de mbito local, nacional e internacional. d) Atender, sempre que possvel, as demandas da sociedade civil e/ou suas organizaes que impliquem no avano social. e) Defender os direitos e reivindicaes do corpo discente em geral, perante os rgos da Universidade, as autoridades de ensino, poderes pblicos e entidades estudantis s quais seja filiado; f) Representar ativa, passiva, judicial e administrativamente os estudantes do VIS/UnB; g) Promover a

15

aproximao e solidariedade entre os membros do corpo discente, docente e administrativo do VIS/UnB; h) Lutar em defesa de uma educao pblica, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, para todas e todos.

16

Ttulo 2 - Dos associados Captulo 1 - Do quadro social Art. 4 O quadro social do CAVIS ser composto pelos associados. Art. 5 So associados do CAVIS todos os acadmicos regularmente matriculados no curso de Artes Plsticas, Licenciatura e Bacharelado e Artes Visuais Educao Distncia (EAD) do VIS/IdA/UnB. nico Por acadmico regularmente matriculado no curso de Artes Plsticas, Licenciatura e Bacharelado, entende-se o indivduo certificado, como tal, pelo Departamento de Artes Visuais da Universidade de Braslia (VIS/IdA/UnB). Captulo 2 - Dos direitos Art. 6 Os associados tero os seguintes direitos: a) Participar das Assemblias Gerais, com direito a voz e voto; b) Sugerir diretoria a realizao de quaisquer atividades de interesse coletivo; c) Participar das realizaes organizadas pelo CAVIS; d) Votar e ser votados para cargos eletivos; e) Informar a diretoria de qualquer irregularidade que presenciarem e pedir providncias cabveis ao caso; f) Participar, com direito a voz, das reunies de diretoria; g) Solicitar diretoria verbalmente, ou por escrito, qualquer informao a respeito de suas atividades. Captulo 3 - Dos deveres Art. 7 Aos associados compete: a) Respeitar fielmente as disposies estatutrias, bem como as resolues dos rgos diretores do CAVIS; b) Zelar pelo patrimnio e pela imagem pblica do CAVIS; c) Concorrer, por todos os meios, para o desenvolvimento do CAVIS e de suas atividades; d) Cumprir com responsabilidade, zelo e conscincia os cargos que assumirem; e) Colaborar com os rgos diretores, aceitando, na medida do possvel, os cargos que lhe forem oferecidos; f) Indenizar todo e qualquer prejuzo ocasionado ao CAVIS quando praticado intencionalmente. Captulo 4 - Das penalidades Art. 8 Os associados, quando infringirem o presente Estatuto, estaro sujeitos s penalidades decididas pela Diretoria ou em Assemblia Geral, quando de sua realizao. A excluso de qualquer associado demandar maioria simples dos votantes em primeira convocao da Assemblia Geral e maioria qualificada de dois teros em segunda convocao.

Ttulo 3 - Da estrutura organizacional Captulo 1 - Dos rgos do CAVIS Art. 9 O CAVIS compor-se- de: a) Assemblia Geral; b) Diretoria; c) Conselho Fiscal. Captulo 2 - Da Assemblia Geral Art. 10 A Assemblia Geral constituda por todos os associados. 1 A Assemblia Geral o rgo mximo de deliberao do CAVIS. 2 A Assemblia Geral ser presidida por um (a) diretor (a) do CAVIS. 3 A Assemblia Geral deliberar em 1 convocao com 15% dos estudantes do VIS/UnB. Caso no haja quorum mnimo, a Assemblia Geral deliberar, em nova convocao, aps 30 (trinta) minutos, com o nmero de estudantes presentes. 4 A Assemblia Geral deliberar por maioria simples (50% mais 1) dos votos. Art. 11 Assemblia Geral compete: a) Aprovar e modificar o regimento eleitoral do CAVIS em conformidade com as disposies gerais deste Estatuto e do Cdigo Civil; b) Reformar parcial ou totalmente o Estatuto do CAVIS em conformidade com as disposies gerais da presente carta; c) Exonerar a diretoria de seu cargo, nos termos do Artigo 19; d) Dissolver o CAVIS nos termos dos Artigos 38 e 39 deste Estatuto; e) Aprovar, se for o caso, mudana do local da sede e foro do CAVIS; f) A assemblia geral ser convocada pelo menos uma vez por ano, com no mximo um ms antes do trmino da gesto em vigor para deliberar sobre a prestao de contas sobre esse perodo; g) As assemblias gerais devero ser convocadas com 15 dias de antecedncia, nos casos de assemblia de prestao de contas e de regimento eleitoral, e de 7 dias nos outros casos, e de 30 dias para dissoluo da entidade. Em todas as situaes, a divulgao dever ser ampla. h) Eleger o Conselho Fiscal; i) Eleger, em caso de destituio ou demisso da diretoria, uma comisso provisria, de trs membros escolhidos em Assemblia Geral, que responder pelo CAVIS at que, no prazo seguinte e mximo de trinta dias, se realizem eleies de conformidade com o presente Estatuto. j) Deliberar em grau de recurso sobre qualquer deciso da diretoria, nos termos do artigo 18 item b. k) Revogar suas decises desde que o faa em sesso especialmente convocada e da qual participe numero de scios pelo menos igual ao presente sesso que adotou a deciso em causa. Art. 12 A Assemblia Geral ser convocada sempre que se fizer necessrio pela Diretoria, ou atravs de proposta Diretoria assinada pelo equivalente ao mnimo de 1/5 dos associados. Captulo 3 - Da Diretoria Art. 13 A Diretoria do CAVIS ser composta por quaisquer estudantes dos cursos de Artes Plsticas, Licenciatura, Bacharelado e Artes Visuais

17

18

Educao Distncia (EAD). Eleitos diretamente pelos estudantes dos cursos do VIS/UnB. Art. 14 A diretoria do CAVIS ser colegiada, formada por no mnimo 05 (cinco) membros, entre eles um representante jurdico e um financeiro, podendo se organizar da maneira que lhe aprouver desde que em respeito ao presente estatuto. Art. 15 Diretoria compete: a) Administrar o CAVIS respeitando as suas atribuies; b) Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto e suas prprias deliberaes; c) Cumprir e fazer cumprir as deliberaes da Assemblia Geral e reunies ordinrias e extraordinrias da entidade; d) Apresentar a prestao de contas semestralmente ou por solicitao da Assemblia Geral com prazo de 45 dias para apresentao; e balano financeiro no final de sua gesto Assemblia Geral; e) Publicar edital de convocao para a composio de Comisso Eleitoral que organiza e fiscaliza as eleies para Representantes Discentes nos rgos Colegiados e para direo do CAVIS 40 (quarenta) dias antes da eleio; f) Propor e promover eventos e atividades culturais; g) Promover a participao dos estudantes da UnB e sua integrao com as demais entidades e instncias do movimento estudantil e da sociedade civil organizada; h) Divulgar e realizar reunies ordinrias, com um mnimo de periodicidade quinzenal no perodo letivo, e reunies extraordinrias, quando julgar necessrio; i) Manter uma conta bancaria em nome do CAVIS. j) Desautorizar quem falar ou agir em nome dos estudantes dos cursos de artes visuais e do CAVIS, exceo feita aos componentes de cargos de eleio e aos scios designados pela diretoria para representar o CAVIS em situaes especficas. k) Zelar pelo patrimnio e bom funcionamento da entidade; l) Representar a entidade em juzo ou fora dele, sempre que se fizer necessrio; nico Todos os cheques, ordens de pagamento e demais transaes bancrias devero ser assinadas por, no mnimo, dois (2) diretores(as), dentre eles o diretor financeiro. Art. 16 A diretoria do CAVIS deliberar em reunies ordinrias e extraordinrias, com presena de no mnimo trs diretores, por maioria simples dos votos dos diretores. Captulo 4 - Do Conselho Fiscal Art. 17 O Conselho Fiscal do CAVIS ser composto por no mnimo, trs estudantes do VIS/UnB, eleitos em Assemblia Geral, convocada especialmente para este fim, com no prazo de, no mximo 30 dias aps a eleio da diretoria. Art. 18 Ao Conselho Fiscal Compete: a) Fiscalizar a administrao realizada pela Diretoria do CAVIS, dar parecer fundamentado sobre o plano de atividades e oramento e sobre o relatrio de atividades e contas, apresentados por aquele rgo; b) Convocar e presidir Assemblia Geral Extraordinria para deliberar em grau de recurso contra qualquer deciso tomada pela Diretoria. c) Convocar

e presidir Assemblia Geral Extraordinria para deliberar acerca de delitos cometidos por quaisquer diretores do CAVIS. d) Assegurar todas as demais competncias que lhe sejam atribudas pela Lei, ou decorram da aplicao dos estatutos, regulamentos ou regimentos da Associao; Captulo 5 - Dos Delitos Art. 19 So delitos de responsabilidade dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, sejam eles praticados ou facilitados individualmente ou coletivamente: a) Agir, facultar ou permitir a ao de outrem, visando extino ou debilitao do CAVIS; b) Impedir, de qualquer forma, o exerccio da competncia de qualquer de seus rgos; c) Violar quaisquer direitos dos discentes; d) Malversar os fundos do CAVIS, desviando-os de sua destinao prpria; e) Depositar em estabelecimento bancrio particular qualquer fundo do CAVIS, ressalvando-se a hiptese de a conta oficial da entidade estiver de alguma forma impossibilitada de ser utilizada, tendo para isso autorizao expressa da Diretoria e do Conselho Fiscal; f) Praticar qualquer ato que ultrapasse os limites de sua competncia ou que lese os dispositivos estatutrios.

Ttulo 4 -Das relaes administrativas Captulo 1 - Dos mandatos e substituies Art. 20 O mandato dos diretores do CAVIS ter durao de 01 (um) ano. nico Poder haver reeleio para o mesmo cargo. Art. 21 Perder o mandato qualquer dos membros da diretoria que: a) Tiver cancelada sua matrcula na Universidade/Departamento; b) Agir de m f em prejuzo do CAVIS; c) Concluir o curso universitrio. 1 diretoria do CAVIS cabe a deciso de avaliar a excluso de um diretor de seu cargo, baseado nas ocorrncias citadas nos itens do Artigo 14. 2 A deliberao referente perda de mandato ser por, no mnimo, 80% (oitenta por cento) dos componentes da diretoria, cabendo recurso da deciso junto Assemblia Geral. 3 Na votao referida no pargrafo anterior no poder votar nem ser contabilizado no percentual de votantes o membro cujo mandato estiver em discusso. Ttulo 5 -Da administrao econmico-financeira 4 Cabe Diretoria do CAVIS eleger substitutos para diretores que perderem seus mandatos. Art. 22 Os pedidos de exonerao conjunta s podero ser realizados em Assemblia Geral extraordinria.

19

20

Captulo 1 - Do patrimnio Art. 23 O patrimnio do CAVIS constitudo por: a) Bens e imveis incorporados ao seu acervo; b) Bens e direitos que lhe foram doados ou por ele adquiridos. Art. 24 O patrimnio do CAVIS no poder ser alienado sem prvia autorizao da Assemblia Geral. Captulo 2 - Do regime financeiro Art. 25 Constituem a receita do CAVIS: a) Doaes diversas que lhe forem consignadas; b) Subvenes concebidas por quaisquer pessoas fsicas ou jurdicas; c) Rendas eventuais; d) Supervits resultantes de exerccios anteriores. Art. 26 A parte do patrimnio, representada por ttulos da dvida pblica federal, estadual ou municipal, ou aes de entidades privadas, formar um fundo de reserva especial, inalienvel, a no ser para integrar transao de grande vulto e de interesse para o CAVIS, que seja autorizada expressamente por deliberao da Assemblia Geral, convocada unicamente para esse fim. 1o - Para orientar seu pronunciamento, a Assemblia Geral - poder solicitar parecer do Conselho Consultivo, a respeito do assunto. 2o - Cada uma das instituies assistenciais do CAVIS, poder manter fundo especial, que ser ou no, a critrio da Diretoria, inalienvel e cujos juros e proventos se destinaro sua manuteno. Art. 27 As importncias em dinheiro que venham a ser destinadas ao patrimnio inalienvel do CAVIS sero depositadas em conta bancria, mencionadas numa caderneta sob ttulo PATRIMNIO DO CENTRO ACADMICO DE ARTES VISUAIS, podendo ser da retiradas, nica e exclusivamente, para aquisio dos ttulos de que trata o artigo 26o. Art. 28 Os juros do dinheiro depositado em conta bancria, para o fim referido no artigo anterior, sero integralmente capitalizados. nico: Os juros proventos dos ttulos que integram o patrimnio inalienvel sero utilizados na manuteno do Centro e de suas diversas sees. O mesmo ser observado em relao ao patrimnio das instituies assistenciais. Art. 29 - Todas as operaes do Centro dependentes de crdito para as quais no haja fundo de reserva necessria sua efetivao devero ter autorizao da Diretoria. Art. 30 - Em caso de dissoluo do CAVIS, o patrimnio ser destinado a instituies assistenciais, na forma estabelecida em Assemblia Geral. Art. 31- Destinar-se-o ao patrimnio inalienvel do CAVIS: 1 mnimo de 5% das subvenes recebidas pelo CAVIS. 2 mnimo de 5% de qualquer outra renda extraordinria que o CAVIS possa vir a ter.

Art. 32 Caber a diretoria do CAVIS convocar a comisso eleitoral, de acordo com o Artigo 15, item e). Captulo 2 -Dos eleitores e candidatos Art. 33 So eleitores todos os associados do CAVIS. Art. 34 A carteira da UnB constitui prova de identidade do eleitor. nico No caso de perda, extravio ou no posse da carteira de estudante, poder o associado apresentar um atestado ou comprovante de matrcula, expedido pela Universidade de Braslia, acompanhado de um documento oficial com foto que lhe possibilitar o exerccio do voto. Art. 35 As chapas devero contar com, no mnimo, cinco (5) estudantes do VIS/ UnB. nico Poder concorrer eleio todo e qualquer associado, desde que em pleno gozo dos direitos estatutrios. Art. 36 A candidatura das chapas s possvel mediante a apresentao de um programa mnimo. Art. 37 Caso inexistam chapas concorrentes eleio para a Diretoria do CAVIS, dever a Diretoria vigente convocar Assemblia Geral para deliberar sobre a questo. Captulo 3 - Da votao Art. 38 A eleio ocorrer por meio de um processo eleitoral e mediante voto direto e secreto no regime de sufrgio universal em urna no-volante. nico Ser adotado o princpio de maioria simples (50% mais ) dos votos vlidos, excluindo-se os votos bancos e nulos. Art. 46 - Durante o pleito ser observada a seguinte ordem: a) b) Haver uma mesa receptora de votos presidida por qualquer membro da Diretoria do CAVIS, podendo-se alternar-se durante as eleies, auxiliado por dois fiscais indicados pelas chapas, A Diretoria poder imprimir uma cdula nica, da qual constaro as chapas pela ordem de inscrio, os nomes de todos os candidatos, precedidos pelo nome do cargo a cuja eleio concorrem, c) O eleitor apresentar-se- perante a mesa receptora e se identificar, exibindo a carteira de aluno regular ou qualquer outro documento considerado satisfatrio ao Presidente da mesa. O eleitor assinar a lista de presena e proceder o voto em cabine indevassvel, d) Ao final dos trabalhos, um dos fiscais lavrar a ata da eleio, e) As eleies realizar-se-o em dois dias consecutivos iniciada s dez (10) horas da manh, terminando, impreterivelmente, s vinte e uma (21) horas.

Ttulo 6 - Das eleies

Captulo 1 - Da convocao e poca

21

22

Art. 39 Terminada a eleio, as urnas sero lacradas e a apurao iniciarse- s nove (9) horas do dia seguinte observando o seguinte: a) O nmero de votos dentro das urnas dever ser igual ao nmero de assinaturas no livro de presena, respeitado de 1% (um por cento), desde que no haja mudana no resultado. Em caso contrrio, a eleio ser considerada nula, b) Os votos sero computados conforme as regras que regem a eleio nacional. Art. 40 Caber Comisso Eleitoral: a) Publicar o Edital de Convocao de Eleies para a Diretoria do CAVIS; b) Recolher os programas mnimos das chapas concorrentes diretoria do CAVIS, assim como os documentos dos integrantes das chapas; c) Promover o debate das chapas inscritas. d) Providenciar a apurao em local e horrio a serem amplamente informados a todos os associados; e) Disponibilizar a ntegra do relatrio que demonstra o resultado da apurao das eleies; f) Dirimir quaisquer dvidas sobre a eleio e a apurao; g) Promover a cerimnia de posse da chapa eleita. Captulo 4 - Da posse Art. 41 A posse da chapa eleita dar-se- no prazo mximo de 15 (quinze) dias aps a publicao dos resultados das eleies, em sesso pblica. Art. 42 Ser formulada pela Comisso Eleitoral uma Ata Oficial de Posse, aonde sero definidos os cargos de Representante Jurdico e o de Representante Financeiro do CAVIS. A ata ser assinada pela Comisso Eleitoral e pelos diretores eleitos e empossados com as seguintes informaes: nome completo, RG, nmero de matrcula da Universidade de Braslia (UnB), telefone e e-mail de contato.

Ttulo 7 - Das disposies gerais e transitrias nico: Sero assinadas quatro (4) vias originais da ata de posse, sendo uma (1) entregue ao DEAC (Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da UnB) e trs (3) registradas em cartrio, aos custos do CAVIS. Captulo 1 - Das disposies gerais Art. 43 Para reforma parcial ou total do Estatuto convocar-se- Assemblia Geral que dever deliberar por maioria qualificada de dois teros de seus membros votantes presentes. Art. 44 A dissoluo do CAVIS s acontecer pelo no cumprimento de suas finalidades, e ser decidida por deliberao de maioria simples dos votantes em primeira convocao da Assemblia Geral e maioria qualificada de dois teros de seus associados em segunda convocao da Assemblia Geral. Art. 45 Os casos omissos do presente Estatuto sero resolvidos pela diretoria do CAVIS, obedecendo as normas da Legislao vigente e os

princpios gerais do Direito. Art. 46 O exerccio de quaisquer poderes no ser remunerado. Art. 47 Os associados e diretores no respondem solidria ou subsidiariamente pelas obrigaes contradas pelo CAVIS. Captulo 2 - Das disposies transitrias Art. 48 O presente Estatuto passa a vigorar a partir da data de sua aprovao e ser registrado em cartrio com firma reconhecida. Art. 49 Revogam-se todas as disposies em contrrio e que no estejam presentes neste estatuto.

ANExO 2 Modelo de pedido de local para realizao de evento.

(Logo do C.A.) Ao Instituto/faculdade/departamento x* da Universidade Y* e responsveis pelo (nome do espao pretendido) do (entidade a qual pertence):

Caros, O Centro Acadmico de x (sigla), gostaria de realizar em seu espao (nome do espao), o seguinte evento: (nome do evento). Resumo: (Apresentao das bandas: nome, estilo, e se so alunos do do curso, do instituto ou da universidade). Este evento fundamental para a melhor integrao de nossos alunos e a promoo de seu trabalho entanto que profissionais da arte. As datas requisitadas seriam do dia x a y do ms z (de #feira a #feira) nos horrios de #h a #h contando com a montagem e desmontagem do evento gratuito e aberto ao pblico. Comprometemo-nos a manter a integridade do local, entregando-o limpo assim como recebido, e nos responsabilizamos pela segurana, nos comprometendo a manter o espao sempre vigiado. O CA(x) se compromete a cobrir quaisquer prejuzos ao patrimnio do local, e a arcar com a limpeza e/ou pintura do local caso seja necessrio. Agradecemos sua considerao. Att, (Nome e assinatura do Aluno) Representante do Centro Acadmico de x (sigla) Braslia, dia/mes/ano.

23

REFERNCIAS

Nosso blog: artesplasticasunb.blogspot.com UnB: www.unb.br

Meu e-mail: daiara.f@gmail.com (Fique a vontade para enviar comentrios e acrscimos a este pequeno manual.) As ilustraes deste manual so de autoria do CAVIS e seus membros ou de atividades das quais participou.

Um beijo especial para o CACEN, CACOM, CADIN, CAFAU, CAMU, CAMUS, CAVIS, DCE e DEA que foram nossos grandes parceiros neste ano de gesto.

24

Daiara Figueroa, 2011.

You might also like