You are on page 1of 4

Anais - I Simpsio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 17 e 18 de outubro de 2002

APLICAO DO MAPA DIGITAL DE USO DO SOLO E COBERTURA VEGETAL NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL DO MUNICPIO DE VOLTA REDONDA (RJ)
J.E. DIAS 1; O.V.O. GOMES2; A.F. RODRIGUES2; J.M.P. GARCIA3; M.H.B. GOES2

RESUMO: O mapa digital de Cobertura Vegetal/Uso e Ocupao do Solo do municpio de Volta Redonda mostram as classes de vegetao, bem como tipifica o uso do solo, servindo de subsdio para um planejamento ambiental e territorial ordenado. Para este trabalho foram adotados procedimentos convencionais de pesquisa: visitas de campo, interpretao de documentos cartogrficos, imagem Landsat TM, resultando no mapeamento temtico por geoprocessamento. PALAVRAS-CHAVE: Vegetao, Uso da terra, Mapa digital.

APLICATION OF VEGETATION AND LAND USE DIGITAL MAP IN THE EVIRONMENTAL PLANNING AT MUNICIPALITY OF VOLTA REDONDA (RJ)

ABSTRACT: The vegetation and land use thematic map at the municipality of Volta Redonda, Rio de Janeiro State shows the classes of vegetation and tipifies the land use, useful to subsidy a territory and environmental planning. Conventional techniques and methods such as field surveys, map and Landsat TM image interpretations were used. Thematic map was done with Electronic data processing through SAGA/UFRJ software. KEYWORDS: Vegetation, Land use, Digital map.

INTRODUO: O modelo de desenvolvimento econmico baseado no crescimento a qualquer custo tem gerado graves perturbaes ao ambiente. A intensa explorao dos recursos naturais sem conscincia tem resultado em inmeros desequilbrios. Com o propsito de melhorar a qualidade de vida, a moderna tecnologia computacional tem sido bastante til para auxiliar na mitigao de problemticas ambientais. A expanso das atividades econmicas e de urbanizao acelerada, no uso e ocupao do solo requer cada vez mais exigncias. Deve-se levar em considerao o equilbrio entre o meio fsico, antrpico e natural. No municpio de Volta Redonda a deteriorao do ambiente conseqncia da ao humana desordenada, induzindo a expanso humana sem planejamento (DIAS, 1999). O mapa digital tem suma importncia no planejamento territorial e ambiental, servindo como subsdio ao poder pblico no gerenciamento, planejamento e execuo de projetos de desenvolvimento econmico no municpio (GUIMARES et al., 2001). Os gestores municipais podero alicerar-se
M.Sc. Bilogo, Bolsista FAPERJ, UFRRJ, LGA/DG/IA/UFRRJ, Rua 7, 901, Centro, Seropdica CEP:23835-520 (afrgeo@yahoo.com.br). Laboratrio de Geoprocessamento Aplicado/Dep. Geocincias/Inst Agronomia/UFRRJ. 3 LAMAGE/Dep. Geocincias/Instituto de Agronomia/ UFRRJ.
2 1

Anais - I Simpsio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 17 e 18 de outubro de 2002

nesta investigao cientfica, fundamentada no uso da tecnologia computacional moderna aplicada Anlise Ambiental. Neste caso, a tecnologia de geoprocessamento, por ser uma ferramenta poderosa e precisa, permite realizar investigaes, oferecendo este produto digital bsico com vistas a uma ocupao humana ordenada criando meios que impeam a proliferao de novas reas com instabilidades ambientais e utilizar as reas vocacionais que propiciem um uso compatvel ao seu potencial. Este trabalho consiste em apresentar o Cartograma Digital de "Cobertura Vegetal e Uso/Ocupao do Solo" mostrando sua distribuio espacial, empregando tcnicas de

geoprocessamento e estruturado num Sistema Geogrfico de Informao SAGA/UFRJ.

MATERIAL E MTODOS: Os dados e as informaes espaciais foram tratados segundo a metodologia/tecnologia do Sistema Geo-Ambiental (XAVIER-DA-SILVA & CARVALHO FILHO, 1993). O mapeamento de Cobertura Vegetal e Uso/Ocupao do Solo, foi elaborado obedecendo a uma srie de procedimentos de tcnicas convencionais como os dados de campo conjugados interpretao de imagens Landsat TM em escala de 1:100000 e fotos convencionais, sendo posteriormente utilizada a ferramenta de geoprocessamento, tendo como base as Folhas IBGE (1983), escala bsica 1:50. 000 (Folha SF-23-Z-11-4, Nossa Senhora do Amparo RJ-MG e Folha SF-23-Z-AV-2, Volta Redonda RJ-SP), e resoluo de 25 m. A tcnica de geoprocessamento permitiu o tratamento dos dados desde a sua entrada, passando pela edio, armazenamento e, finalmente, as anlises ambientais com a extrao das informaes contidas nos dados ambientais registrados no cartograma digital. Foi utilizada a estrutura matricial RASTER para a montagem da Base de Dados. A entrada de dados no sistema foi feita atravs de escanerizao, que consistiu na leitura e captura dos registros espaciais. A fase operacional seguinte edio dos dados foi procedida com o reconhecimento das feies geomtricas realizada pelo processo de vetorizao interativa destes dados escanerizados, onde foram delimitados os polgonos referentes a cada classe. A rea foi quantificada em hectares, de acordo com a descrio e situao antrpica (Quadro 1).

RESULTADOS E DISCUSSO: A rea ocupada pela cobertura vegetal corresponde respectivamente: a rea de reflorestamento (Eucalipto) com 1945,25 ha mostra a dominncia da vegetao arbrea. A floresta secundria muito escassa restando poucos fragmentos. Abrange uma pequena extenso territorial do municpio, com uma rea de 1.097,75 ha. A floresta primria ocupa uma faixa territorial de apenas 6.00 ha no municpio e considerada a ltima amostra de mata primitiva da regio. A Floresta de galeria, com extenso territorial de 11,31 ha o ltimo remanescente de vegetao de galeria de Volta Redonda. H o predomnio de vegetao de campos inundveis com 2.329,31 ha. Identificam-se com as formaes de brejo herbceo e gramneas rasteiras contabilizando 971,18 ha. No que se refere categoria de Uso/Ocupao do Solo, a rea de Pastagem abrange a maior expresso territorial do municpio, com uma rea de 7.743 ha, estes so pastos ralos,

Anais - I Simpsio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 17 e 18 de outubro de 2002

que sofrem o pisoteio do gado; o seu uso pregresso foi a monocultura cafeeira. As reas referentes ocupao urbano-industrial so: rea Urbana com 2.190,81 ha representa a malha urbana consolidada; rea em Urbanizao com 1.998,06 ha de ocupao territorial, estendendo-se principalmente na periferia da malha urbana; rea Industrial com 461, 43 ha, espao dominado pela mono-indstria (CSN).

Quadro 1. Sntese do parmetro cobertura vegetal/uso e ocupao do solo.


Categorias Floresta Primria Floresta Secundria Capoeira Gramnea Rasteira ha 6,00 1.097,75 258,37 972,18 Descrio Antrpica Vegetao herbcea, arbustiva e arbrea (estgio clmax). Vegetao de porte arbreo nos estgios iniciais, tardios e clmax. Incio da formao de uma Floresta Secundria. Vegetao arbrea e arbustiva. Vegetao herbcea Situao Antrpica rea de Relevante Interesse Ecolgico (Prefeitura Municipal de Volta Redonda). rea de Proteo Ambiental Ocupa baixas e mdias encostas. Permite que o gado transite para pastar. Campos subutilizados Floresta econmica de eucalipto. Predomnio na fazenda Santa Teresa de propriedade da Metalrgica Barbar e da Companhia Siderrgica Nacional-C.S.N. Eucalipto Senil com mais de 40 anos. Ocupa as margens dos rios e as reas mais deprimidas. Pequena rea as margens do Rio Paraba do Sul. Cidade planejada pela CSN, construindo bairros de diversos padres para residncias de seus funcionrios. Atualmente apresenta um padro de urbanizao. Crescimento acelerado e desordenado sem cuidados urbanos, ocupados pela camada da populao menos favorecida economicamente. Pisoteio do gado nas encostas (baixas e mdias) Encostas Estruturais Dissecadas), nas Rampas de Colvio e Terraos Colvio - Aluvionares.

Reflorestamento

1945,25

Eucalipto-vegetao de porte arbreo.

Vegetao de Campos Inundveis Floresta de Galeria

2329,31 11,31

Vegetao herbcea Vegetao herbcea, arbustiva e arbrea.

rea Urbana

2190,81

Mancha urbana consolidada

rea em Urbanizao Pastagem Afloramento de Solo Afloramento de Rocha rea Industrial Depsito de Rejeito Pedreira Ativa Depsito de Lixo

1998,06

Perifrica a grande mancha urbana Predomnio da criao de bovino de corte e leite. Campos de vegetao herbcea e arbustiva.

7743.75 20,06 15,50 461,43 27,00 2.18 10,06

Solos sem cobertura vegetal, afetados por processos No h ocupao humana. morfogenticos, (eroso laminar e/ou concentrada) Escarpas rochosas e blocos mataces de rocha Nas altas e mdias encostas com acesso difcil e vulnerveis a movimentos de massa. baixa demanda local de explorao de brita. Predomnio da CSN que a maior Siderrgica da Amrica Latina e a industrializao desenvolveu - se Prevalece a produo de ao. em seu redor. Escria usada nas estradas substituindo a brita Depsito de escria e lixo txico da CSN. no asfaltamento. Afloramento de rocha macia nas mdias e baixas Explorao de Brita. encostas aproveitada para o extrativismo mineral. Situado numa rea de Floresta Secundria, houve Lixo em geral (residencial, hospitalar e industrial). desmatamento para a sua implantao. Afloramento de rocha macia nas mdias e baixas encostas aproveitada para o extrativismo mineral. Poder Pblico e Instituio de Ensino Superior. Produo de olercolas folhosas, alface, chicria, couve - flor, couve e cheiro verde. Desativada Nos terraos e Vrzeas fluviais e bancos fluviais. Produo de olercolas folhosas. Olericultura no bairro Santa Rita de Cssia, pequenos agricultores com padro de vida um pouco melhor do que a mdia da regio.

Pedreira Inativa rea Institucional Olericultura

2,06 4,81 111,18

Anais - I Simpsio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 17 e 18 de outubro de 2002

CONCLUSES: Os condicionantes naturais e antrpicos, singulares realidade dos cenrios pretrito e atual do municpio induzem a um planejamento concatenado. O procedimento metodolgico consolidado em um mapa digital georreferenciado e alicerado num Sistema Geogrfico de Informao (SGI) uma fonte de informao para os tomadores de deciso envolvidos na explorao racional dos recursos naturais e no uso e ocupao do solo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: DIAS, J.E. Anlise Ambiental por Geoprocessamento do Municpio de Volta Redonda Dissertao (Mestrado Cincias Ambientais e Florestais)-Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural Rio de Janeiro, 1999, 180p. GUIMARES, C.N. et al. A importncia do cartograma digital uso e do solo e cobertura vegetal no planejamento ambiental do municpio de Pinheiral, RJ. In: XI Jornada de Iniciao Cientifica da UFRRJ. Resumos... Seropdica, Rio de Janeiro. v.11, n.1, p.405-406. 2001. IBGE. Folha Nossa Senhora do Amparo. Articulao SF - 23-Z-A-11-4. Secretaria de Planejamento da Repblica. Diretoria de Geodsia e Cartografia, Superintendncia de cartografia. Carta do Brasil. Escala 1:50. 000.1 ed. 1973. IBGE. Folha Volta Redonda. Articulao SF- 23- Z-A-V-2. Secretaria de Planejamento da Repblica. Diretoria de Geodsia e Cartografia, Superintendncia de Cartografia. Carta do Brasil. Escala 1:50. 000. 1 ed. 1973. XAVIER-DA-SILVA, J.; CARVALHO FILHO, L.M. Sistemas de Informao Geogrfica: uma proposta metodolgica. In: IV Conferncia Latino - americana sobre Sistemas de Informao Geogrfica e II Simpsio Brasileiro de Geoprocessamento. Anais... So Paulo: USP, 1993. p.609628.

You might also like