MASSOTERAPIA E MASSAGENS A massagem, em geral, constitui-se de uma ampla variedade de toques sobre o corpo de uma pessoa, sobretudo com

as mãos, buscando o relaxamento muscular, alívio para dores e até mesmo conforto emocional, proporcionando, também, inúmeros efeitos terapêuticos sobre o paciente. Costuma-se distinguir a massoterapia das massagens em geral. A massoterapia pode ser muito semelhante a uma massagem comum, mas o que a distingue é o fato de a sua aplicação ter, como pressuposto, um diagnóstico por parte do massoterapeuta. È o diagnóstico que vai direcionar o trabalho do massoterapeuta. Já na massagem comum, o massagista segue uma seqüência pré-determinada de toques, praticamente igual para todos os clientes, embora possa variar um pouco, conforme cada caso. A massoterapia abrange, principalmente, o shiatsu, o do-in, o tuiná, a reflexologia a ayurvédica e a tailandesa (todas de inspiração oriental) e a drenagem linfática pós-operatória. Entre as massagens comuns destacam-se a relaxante (inclusive a sueca), a estética, a drenagem linfática. O shiatsu, o do-in e o tuiná têm, como pressuposto, o conhecimento dos meridianos da MTC Medicina Tradicional Chinesa, sobre os quais são aplicados, principalmente, os toques do terapeuta,

A massagem ayurvédica abrange uma série de diferentes técnicas de massagens preconizadas pela milenar medicina ayurvédica. A drenagem linfática pós-operatória promove a circulação linfática. Pitta ou Kapha e suas combinações). sobretudo. dependendo da tipologia do paciente (Vata. estimulando a circulação sanguínea e linfática e eliminando rigidez muscular e eventuais excessos de ácido lático nos tecidos do corpo. . o terapeuta usa os pés para estimular a musculatura e pontos determinados do corpo do paciente. com a projeção energética dos órgãos e vísceras do corpo nas solas dos pés e nas palmas das mãos. visam proporcionar relaxamento ao paciente através de toques e estimulação dos músculos e ossos do corpo. seguindo a direção do fluxo do sangue para o coração. A reflexologia trabalha basicamente. dos punhos. inclusive a sueca. etc. sobretudo em áreas do corpo próximas daquelas que tenham sofrido intervenção cirúrgica. com uso de diversos tipos de óleo. dos cotovelos.seja por pressão dos dedos. para acelerar a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam nos tecidos do corpo e a estimular a nutrição dos tecidos em recuperação. dos pés. Na massagem tailandesa. A massagem relaxante. conforme cada caso e.

conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos. prevenir desequilíbrios. tensões. Massoterapia Definição . Todas as técnicas e métodos utilizados pelo Massoterapia se destinam àqueles que necessitam do toque direto no corpo e/ ou da massagem.Indicação higiênica: manter e promover a saúde. Seu objetivo primordial é prevenir doenças e promover a saúde. sobretudo em casos de obesidade. sem prejuízo do seu efeito relaxante. Indicações da Massoterapia Todas as técnicas e métodos utilizados pela Massoterapia se destinam àqueles que necessitam do toque direto no corpo e/ ou da massagem. visando maior eficácia nos tratamentos de saúde. bem como. Ação da Massoterapia As 1 2 3 4 ações primárias da massoterapia são: maximizar a circulação da energia vital pelo corpo estimular a circulação de uma forma geral favorecer o autoconhecimento e autoconsciência auxiliar no combate de dores - . conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos. de acordo com o objetivo da especialidade. desequilíbrios e disfunções em geral e estresse. estimular ou sedar algum estado energético e/ou fisiológico.A massagem estética aprofunda os toques e a estimulação das áreas do corpo onde haja maior concentração de tecido gorduroso. contribuir na promoção do bem estar e da melhor qualidade de vida. auxiliando no combate de dores. 1 . propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados. para manter o estado de equilíbrio.Indicação complementar: em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina oficial. estimular a circulação de uma forma geral. 2 . de acordo com o objetivo da especialidade. visando maior eficácia nos tratamentos de saúde. contribuir para a organização do tônus muscular e para a normalização das funções fisiológicas. A Massoterapia se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde. estimular ou sedar algum estado energético e/ou fisiológico. tal como atuar na estrutura mecânica do corpo. O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil. maximizar a circulação da energia vital pelo corpo. propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados. O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil. em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina oficial. para manter o estado de equilíbrio. favorecer o autoconhecimento e autoconsciência. tal como atuar na estrutura mecânica do corpo.

o capacitam a perceber. O Massoterapeuta tem sólida base de conhecimentos das técnicas de Massoterapia. ser embasadas nos conhecimentos de anatomia. O Massoterapeuta possui uma concepção holística de Saúde que se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde. estando sempre atualizado e supervisionado com relação a sua especialidade. fisiologia. O Massoterapeuta tem o compromisso com a educação continuada. O Massoterapeuta é o profissional que utiliza métodos antigos. Essas técnicas devem. tradicionais e modernos de tratamento.5 contribuir para a organização 6 contribuir para a normalização 7 . na sua formação. visando o perfeito equilíbrio do Ser Humano consigo e com o meio ambiente. daquelas técnicas em que tenha a sua especialidade. também. técnica e habilidade. Sua formação e treinamento o habilitam a realizar procedimentos terapêuticos com sensibilidade. das técnicas de consciência e práticas corporais em geral e. Sua ética e postura profissionais estão de acordo com o Código de Ética do Massoterapeuta elaborado pelo CONBRAMASSO. física ou outras áreas. tratamento e manutenção integrada da Saúde. sentir e discernir as necessidades individuais de cada pessoa assim como comunicar e sustentar seus procedimentos. O Massoterapeuta também tem. . principalmente. conforme exija cada uma das especialidades. bases da filosofia universal e na ecologia.auxiliar na administração das tensões e do estresse do das tônus funções muscular fisiológicas Massoterapeuta O Massoterapeuta é o profissional da área de Saúde com competência e habilidade para utilizar e indicar o uso da Massoterapia na prevenção. Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia. na prevenção e promoção da Saúde.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful