You are on page 1of 38

Avaliao em Pessoas com Surdocegueira e Deficincia Mltipla Sensorial

Sumrio
Apresentao ................................................................................... 04 1 Terminologia e Definies de Surdocegueira e Deficincia Mltipla Sensorial ........................................................................... 05 1.1 Definies .................................................................................. 05 1.1.1 Surdocegueira .......................................................................... 05 1.1.2 Deficincia Mltipla e Deficincia Mltipla Sensorial ........... 06 2 Avaliao ...................................................................................... 08 2.1 Definies sobre avaliao ....................................................... 08 2.2 Avaliao pedaggica ............................................................... 09 2.3 Modalidades de Avaliao ....................................................... 12 2.3.1 Avaliao Diagnstica ............................................................. 12 2.3.2 Avaliao Educacional ............................................................ 13 2.3.3 Avaliao Somativa ..................................................................13 2.3.4 Avaliao Contnua ..................................................................13 2.3.5 Avaliao Transdisciplinar Baseada no Jogo ...........................13 2.3.6 Avaliao Funcional Ecolgica ................................................14 3 Como organizar a Avaliao Educacional baseada na Avaliao Funcional ......................................................................................... 15 3.1 Observaes ............................................................................... 15 3.2 Avaliar resultados ..................................................................... 16 3.2.1 Definir critrios ........................................................................ 16 3.2.2 Solicitar a opinio de outras pessoas ........................................ 16 3.2.3 Realizar observao e avaliao da criana em diferentes ambientes .......................................................................................... 16 3.3 Quais instrumentos utilizar em uma avaliao ...................... 17 2

3.3.1 Testes ....................................................................................... 17 3.3.2 Inventrios Ecolgicos ............................................................ 17 3.3.3 Anlise de Tarefas ................................................................... 18 3.3.4 Avaliao por portflio ........................................................... 20 Referncias ..................................................................................... 25 Anexos ............................................................................................. 27

Avaliao em Pessoas com Surdocegueira e Deficincia Mltipla Sensorial

Shirley Rodrigues Maia Llia Giacomini Colaboradoras: Marcia Maurilio Souza Vula Maria Ikonomidis

Apresentao
Este livreto tem por objetivo apresentar os vrios tipos de avaliaes utilizados na rea educacional regular e especial, dando nfase s modalidades de avaliao que so mais adequadas quando avaliamos pessoas com surdocegueira ou com deficincia mltipla sensorial. Para tanto apresentamos alm das definies de surdocegueira e deficincia mltipla sensorial e de vrias modalidades de avaliao, apresentamos tambm a organizao da avaliao funcional com base ecolgica e instrumentos facilitadores do processo avaliativo. Trazemos tambm alguns modelos de instrumentos utilizados no processo de avaliao realizado na Ahimsa durante a triagem dos alunos para ingresso na instituio. Esperamos que estas informaes sejam teis para as pessoas que intervm na rea da educao especial, principalmente com pessoas com surdocegueira ou com deficincia mltipla sensorial.

1 Terminologia e Definio de Surdocegueira e Deficincia Mltipla Sensorial


A terminologia Surdocegueira sofreu muitas alteraes, conforme relata Maia (2004):
Desde que surgiu o primeiro atendimento ao surdocego por volta de 1.800, conforme apresentao feita no Curso da Centrau (Centro de Reabilitao da Audio do Paran) em 1996, por profissionais da Sense Internacional - Inglaterra, as seguintes denominaes foram usadas: Dificuldade de Aprendizagem Profunda e Mltipla (DAPM), Mltipla Deficincia Severa, Surda com Mltipla Deficincia, Cego com Deficincia Adicional, Mltipla Privao Sensorial (MPS), Dupla Deficincia Sensorial e finalmente surdocegueira. A aceitao do termo surdocego e surdocegueira sem hfen em 1991 foi proposta por Salvatore Lagati que defendeu na IX Conferncia Mundial de rebro - Sucia, a necessidade do reconhecimento da surdocegueira como deficincia nica.

Para Lagati (1995), a terminologia Surdocego sem hfen se deve a condio de que ser surdocego no simplesmente a somatria da deficincia visual e da deficincia auditiva e sim de uma condio nica que leva a pessoa a ter necessidades especficas para desenvolver comunicao, orientao e mobilidade e de acessar informaes sobre o mundo para conquistar a autonomia pessoal e inserir-se no mundo. 1.1 Definies 1.1.1 Surdocegueira Surdocegueira uma deficincia que apresenta perda auditiva e visual concomitantemente em diferentes graus, levando a pessoa com surdocegueira a 5

desenvolver vrias formas de comunicao para entender e interagir com as pessoas e o meio ambiente, de forma a ter acesso s informaes, vida social com qualidade, orientao, mobilidade, educao e trabalho. (GRUPO BRASIL, 2003) Surdocegueira congnita Quando a criana nasce com surdocegueira e/ou adquire a surdocegueira na mais tenra idade, antes da aquisio de uma lngua (portugus ou Libras). Tambm conhecida como surdocegueira pr-lingustica. Surdocegueira adquirida Quando a criana, jovem ou adulto, que adquire a surdocegueira aps a aquisio de uma lngua (Portugus ou Libras). Nessa classificao temos: Surdos congnitos com cegueira adquirida A pessoa pertencente a esse grupo nasce surda e adquire posteriormente a deficincia visual. Nesse grupo incluem-se as pessoas com Sndrome de Usher. Cegos congnitos com surdez adquirida A deficincia visual ocorre durante a gestao e posteriormente ocorre a perda auditiva. Exemplo: Catarata Congnita e diabetes em idade juvenil ou adulta. Surdocegueira adquirida Pessoas que adquiriram a perda da viso e audio aps a aquisio de uma lngua. Exemplo: Acidente de Carro, Tombos e Tumores Cerebrais. 1.1.2 Deficincia Mltipla e Deficincia Mltipla Sensorial Encontramos vrias definies para Deficincia Mltipla, registramos neste trabalho algumas definies que so relevantes para a organizao de programas de atendimento e estruturao de estratgias de ensino, que so: 6

Do Ministrio da Educao
O termo deficincia mltipla tem sido utilizado, com frequncia, para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficincias associadas, de ordem fsica, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. No entanto, no o somatrio dessas alteraes que caracterizam a deficincia mltipla, mas sim o nvel de desenvolvimento, as possibilidades funcionais de comunicao, interao social e de aprendizagem que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas. (BRASIL, 2006, p. 11) a associao, no mesmo indivduo, de duas ou mais deficincias primrias... com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa (BRASIL, 1994, p.15).

Do Ministrio da Educao de Portugal Para Orelove e Sobsey,


so pessoas com acentuadas limitaes no funcionamento cognitivo, associada a limitaes em outros domnios, nomeadamente no domnio motor e ou sensorial (viso ou audio), as quais pem em risco o acesso ao desenvolvimento e aprendizagem e a leva a requerer apoio permanente. (PORTUGAL, 2005)

Do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Mltiplo Deficiente Sensorial


A pessoa com Deficincia Mltipla Sensorial Visual (MDVI); aquela que tem a Deficincia Visual (baixa viso ou cegueira) associada a uma ou mais deficincias (intelectual, fsica/ motora) ou a transtornos globais do desenvolvimento e comunicao e que necessita de programas que favoream o desenvolvimento das habilidades funcionais visando ao mximo de independncia possvel e uma comunicao eficiente. (MAIA et al, 2008 p.14)

A pessoa que com Deficincia Mltipla Sensorial Auditiva (MDHI); aquela que tem deficincia auditiva/surdez associada deficincia intelectual ou a deficincia fsico-motora ou a ambas, ou a Transtornos Globais do Desenvolvimento. (MAIA et al, 2008, p.14).

Pode ocorrer com as pessoas com MDVI e ou com MDHI outras associaes tais como: graves problemas de sade, sendo necessrios cuidados especficos ou uso de equipamentos para respirao e alimentao. Essas associaes limitam a interao social e as respostas aos estmulos naturais do ambiente, exigindo o uso de vrias abordagens para promover o desenvolvimento da aprendizagem dessas pessoas.

2 Avaliao
Quando nos referimos ao termo avaliao h muitos questionamentos quanto o que de fato queremos realizar, checar ou avaliar. Neste livreto apresentaremos algumas definies e modalidades de avaliao. A seguir tentaremos detalhar o que uma Avaliao Funcional Ecolgica na prtica de atuao com pessoas com surdocegueira e com deficincia mltipla sensorial. 2.1 Definies sobre avaliao Por avaliao em um sentido amplo entendemos como um conjunto de procedimentos que nos permitem estudar e diagnosticar uma pessoa, objeto ou situao com base em critrios que esto previamente estabelecidos e com uma inteno de tomar deciso. (BLANCO & VALMASEDA, 1989) Amaral (2000, s/p.) afirma que um processo de coleta de informaes com objetivo de tomar decises.

Marques (1976,s/p.) define como sendo um processo contnuo, sistemtico, compreensivo, comparativo, cumulativo, informativo e global, que permite avaliar o conhecimento do aluno. Bloom et al (1983) afirma que a avaliao a coleta sistemtica de dados, por meio da qual se determinam as mudanas de comportamento do aluno e em que medida estas mudanas ocorrem. Bairro (1994, p. 24) afirma que um processo de coleta de informaes que permite compreender as competncias e as necessidades da criana, jovem ou adulto como a tomada de deciso para intervir. 2.2 Avaliao Pedaggica um elemento e um processo fundamental na prtica educacional, que nos orienta e permite efetuar hipteses importantes para tomar decises com relao ao processo ensino e aprendizagem. Uma boa avaliao proporciona informaes necessrias para saber em que situaes nos encontramos, e porque chegamos a ela e o que podemos fazer agora, mas principalmente para refletirmos. Por exemplo, um esquema elaborado por Blanco & Valmaseda (1989) que apresentamos a seguir:

Para que Avaliar?


Identificar Necessidades

Descrever

Identificar Variveis O que acontece

Hipotetizar

Porque acontece

Tomar Decises

Professor

Aluno

Prevenir

Intervir

Regular seu prprio processo de aprendizagem

Fonte: Espanha 1989 Ministrio da Educao Centro Nacional de Recursos para la Educacin Especial Blanco, R. & Valmaseda, M.

10

Mapa conceitual de como organizar um plano de avaliao


Pesquisar/Checar Grupos de Alunos ou Aluno Objetivos Observar em que situao ocorre a necessidade do aluno. Como o aluno se comporta. Que caracterstica apresenta quanto a: comunicao, interao, autonomia, mobilidade, cognio.

Seleo de Materiais e
Formulrios

Avaliao Inicial

Metodologia
Observao do aluno: Ambiente familiar/ Escola Especial /Sala de aula regular / Comunidade

Interveno

Reavaliao Quais objetivos no foram possveis alcanar

Do aluno Contexto

Avaliao mais detalhada

Permanece a necessidade Avaliao de Outros Profissionais

Elaborao Shirley Rodrigues Maia baseado em Blanco &Valmaseda (1989).

11

Aspectos importantes a serem considerados na avaliao: a) Sobre a criana/jovem/adulto: O que ela capaz de fazer e como? Que necessidade tem? Como ela se comunica? Como ela interage com as pessoas e objetos? Quais as intervenes necessrias? Como que eu posso ajud-la? Como contribuir para sua vida futura?

b) Sobre a famlia: Saber ouvi-las Conhecer as rotinas da famlia. Conhecer as necessidades das famlias para ajud-las com seu filho Saber como ela interpreta as aes do filho O que ela sabe sobre o diagnstico do filho 2.3 Modalidades de avaliao 2.3.1 Avaliao Diagnstica Visa determinar a presena ou ausncia de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pr-requisitos para novas experincias de aprendizagem e permite verificar as causas de dificuldades de aprendizagem. Seus objetivos: Identifica a situao Possibilita o encaminhamento

12

2.3.2 Avaliao Educacional Informar ao professor sobre o aluno e o rendimento da aprendizagem durante o desenvolvimento das atividades escolares e localiza as necessidades na organizao do ensino de modo a possibilitar reformulaes Identificar reas de funcionamento e como funcionam Identificar estratgia a ser utilizada 2.3.3 Avaliao Somativa Classificar os alunos ao fim de um semestre, ano ou curso, segundo nveis de aproveitamento. Acumular os resultados obtidos durante o ano. 2.3.4 Avaliao Contnua Avaliar os resultados da interveno Ser sistmica Refletir constantemente sobre o ato educativo 2.3.5 Avaliao transdisciplinar baseada no Jogo O modelo de avaliao transdisciplinar consta de dois aspectos principais: O respeito da abordagem da equipe incluindo a famlia da pessoa com deficincia como membro participante do processo. O reconhecimento do jogo como meio de obter importante informao sobre o desenvolvimento. Este modelo foi planejado exclusivamente com o propsito de avaliar crianas com surdocegueira, visando suprir tpicos elecandos em uma avaliao tradicional e a falta de instrumentos adequados para atender as reais necessidades dessa populao.

13

A abordagem baseada na avaliao transdisciplinar atravs do jogo segundo Lnder (1996) um processo dinmico que pode ser adaptado para cobrir as necessidades da cada criana em particular. Nesse tipo de abordagem (modelo) todos os profissionais que atuam com a criana so convidados a trabalharem juntos, favorecendo a participao da famlia em colaborar nesse processo e subsequentemente a desenvolver um programa com a criana. Essa avaliao pode ser realizada em um modelo que denominamos de arena. Isso quer dizer a avaliao de arena envolve todo um grupo, promovendo a oportunidade de observao da criana. Cada membro da equipe inclusive os pais estar presente durante a avaliao e somente uma pessoa referncia facilitar o desenvolvimento da avaliao da criana. Os outros membros da equipe estaro fora da arena, para coletar e anotar as informaes e as observaes para completar a avaliao. Nesse modelo as prioridades a serem focalizadas so: comunicao, interao e o desenvolvimento de orientao e mobilidade. Um primeiro passo solicitar s famlias uma historia mdica significativa como: relato sobre a prematuridade quando for o caso, diagnstico oftalmolgico e de otorrinos e de outros especialistas, como de neurologista, de geneticista e etc. 2.3.6 Avaliao Funcional Ecolgica Visa observar a criana, jovem ou adulto na sua prtica cotidiana em como utiliza seus sentidos para obter informaes e acessar o mundo. Estabelecer critrios individuais Saber das necessidades individuais e os contextos em que se manifestam Priorizar as atividades normais do dia a dia.

14

3 Como organizar a Avaliao Educacional baseada na Avaliao Funcional


a) Selecionar ambientes e habilidades necessrias para a observao b) Rever as informaes existentes sobre a criana c) Levantar e registrar inventrios ecolgicos Caractersticas da criana, jovem ou adulto Idade Caracterstica do ambientes identificados como necessrios para a incluso e atividades que sero realizadas. Habilidades necessrias para realizao das atividades em cada ambiente. O que promove motivao para a criana, jovem ou adulto Quais os ambientes que frequenta Ambientes que podero estar no futuro d) Definir quais so as prioridades Necessidade da famlia 3.1 Observaes a) Na avaliao funcional o processo contnuo e visa favorecer: Planejamento da interveno Reformular a interveno Redefinir as habilidades a serem promovidas Redefinir parceiros de comunicao Redefinir estratgias b) Alguns aspectos importantes para refletirmos em nossa prtica O que vou fazer com essa criana, jovem ou adulto? Ser que o meu planejamento til para a criana, jovem ou adulto? Ser que as habilidades definidas so as mais importantes? H necessidade de desenvolver outras habilidades? 15

O planejamento est respondendo s necessidades da criana, jovem ou adulto? 3.2 Avaliar resultados

3.2.1 Definir critrios quanto a: a) Frequncia: Ser que criana, jovem ou adulto usa a habilidade aprendida: Sempre? (generaliza em outras situaes) Freqentemente? (Como aumentar a frequncia de uso) Raramente (ser que importante? Necessita de mais ajuda?)

b) Apoio Necessrio: Uso da tcnica mo sobre mo. Convite e motivao para poder participar na atividade. Participao parcial na atividade Retomada de todas as estratgias j realizadas (listar os meios, tcnicas e equipamentos e etc.), para checar se necessrio apresentar mais que uma referncia na hora da atividade. Listar as estratgias que j foram realizadas com sucesso e verificar se alguns apoios utilizados no so mais necessrios, favorecendo assim mais autonomia e independncia 3.2.2 Solicitar a opinio de outras pessoas Famlia Colegas Supervisores 3.2.3 Realizar observao e avaliao da criana em diferentes ambientes. 16

Este tpico muito importante para avaliarmos se a criana generaliza a aprendizagem e sabe utiliz-la em diferentes ambientes. 3.3 Quais instrumentos utilizar em uma avaliao Segundo Amaral (2000) em uma avaliao possvel utilizar diferentes instrumentos, como: 3.3.1 Testes Determinam a distncia que a pessoa est relativamente normalidade, por exemplo teste de Q.I. Os resultados no final inferem sobre a real possibilidade da pessoa. Limitaes: Com crianas, jovens ou adultos com dificuldades acentuadas de aprendizagem e outros comprometimentos associados no respondem s reais necessidades deles. O uso de testes de idade pode colocar as crianas, jovens e adultos aqum de suas possibilidades. O uso dos resultados desses testes para decises sobre o futuro da pessoa tambm questionvel. 3.3.2 Inventrios Ecolgicos Visa relacionar o programa educacional com as expectativas na incluso social e na autonomia da pessoa com deficincia. Determinam capacidades consideradas necessrias para criana ou jovem em diferentes ambientes. So avaliaes por critrios de referncia em oposio aos anteriores que se referem a uma norma. Os critrios de avaliao so determinados em funo do nvel de desempenho que se espera da criana, jovem ou adulto.

17

Limitaes: O conceito de comportamento esperado nos diferentes contextos no est ainda bem definido e nem mensurvel. No possvel avaliar o comportamento do aluno em virtude das trocas de ambientes (alterao de rotinas). Como organizar um Inventrio Ecolgico Selecione ambientes relevantes Solicite ajude dos pais, parentes e outras pessoas envolvidas no dia a dia com a criana para: - Identificar os ambientes relevantes na comunidade. - Familiarizar-se com o aluno e as suas preferncias. - Identificar prioridades. - Preparar o inventrio ecolgico em casa. 3.3.3 Anlise de Tarefas Descrio detalhada de todos os comportamentos necessrios para a realizao de uma determinada tarefa a partir das capacidades demonstradas pela criana, jovem ou adulto em questo. Como organizar uma Anlise de Tarefa a) Planejar a anlise de tarefa Considerar as capacidades evidenciadas pelo aluno Consultar vrias fontes para definir a melhor forma de realizar a tarefa. Identificar as respostas motoras mais simples para realizao da tarefa. Adaptar a tarefa de forma a torn-la mais simples. Definir claramente o estmulo que define a realizao de novo passo na tarefa (ex: fechar a torneira e o estimule para ir buscar a toalha). 18

b) Escrever a anlise de tarefa Escrever a sequncia das aes usando verbos Deixar claro os passos necessrios. Experimentar realizar a tarefa fazendo os passos descritos Escrever os passos e ter as anotaes prximas para checar.

c) Planejar a Avaliao Decidir o que fazer para manter a ateno e aumentar a motivao Identificar o estmulo discriminativo para iniciar a tarefa Decidir os tempos de resposta e respeitar esses tempos. Planejar o que fazer com os erros. Planejar onde acaba a avaliao Registrar todo processo em um formulrio prprio. c) Como realizar a avaliao Seguir um plano de avaliao Marcar observaes de controle sempre que possvel Pedir opinies de outras pessoas. Limitaes: Arbitrariedade e inconsistncia no h processos para determinar onde comea e acaba uma tarefa. No analisa todas as habilidades envolvidas, ex: como resolver problemas que possam surgir no decorrer da tarefa. No medem habilidades equiparveis na cadeia de comportamentos, podem ter alguns mais difceis do que outros.

19

3.3.4 Avaliao por portflio O portflio uma abordagem inovadora e promissora para avaliao de alunos com surdocegueira e deficincia mltipla sensorial. (SHORES e GRACE, 2001) Ele pode dar possibilidades de respostas em questes como: Documentar a aprendizagem do aluno. Documentar o processo de ensino-aprendizagem Documentar e no perder estratgias de ensino eficientes e mais criativas Verificar e avaliar a implementao das intervenes e o impacto no aluno O Portflio surge como uma metodologia para responder a essas questes levantadas, como uma forma alternativa de documentar o processo de ensino-aprendizagem. Ele contempla as pessoas chaves nesse processo: professores e alunos. A nfase na avaliao centrada na atividade e no desempenho do aluno em diferentes contextos. Podemos conceituar o portflio como uma abordagem sistemtica de registro de informaes concisas, claras e acessveis aos professores no processo educacional: o que o aluno aprendeu, como aprendeu, o que pensa, o que analisa, o que cria, como que interage nos aspectos: intelectual, emocional, comunicativo e social. uma coleo de documentos cumulativos para evidenciar a aprendizagem (ex: trabalhos, fotografias, gravaes em udio-vdeo, planejamentos, avaliaes). Esses documentos sempre que possvel devero ser selecionados pelos professores, alunos e a famlia. Para construir um processo de avaliao ao longo do desenvolvimento de competncias e da realizao de uma atividade. Os documentos que sero selecionados para evidenciar a aprendizagem no portflio sero escolhidos em funo dos objetivos de aprendizagem traados para o aluno. Exemplos: 20

Fonte: CAP/Setor Surdocegueira Londrina/PR 2008 21

Meu aprendizado na AHIMSA


Socializao com os meus amigos Eu e meus amigos brincando com a bola. Preciso ser posicionada com apoio da cala da vov para poder enxergar melhor a bola e tentar agarr-la.

Eu gosto quando meus amigos ficam perto de mim para toc-los e explorarmos o ambiente juntos.

Eu me divirto com meus amigos de sala de aula, brincando com a bola. Eu consigo mover melhor o brao esquerdo na hora da brincadeira.

22

Minhas atividades de Matemtica / Cincias

Eu preciso de material concreto para aprender a contar.

Eu gosto de confirmar quantas laranjas foi preciso para fazer o suco.

Eu gosto de espremer a laranja para fazer o suco. Eu sinto a vibrao do espremedor.

23

Minhas atividades de Cincia

A hora do lanche Eu como o lanche me apoiando na bandeja feita de papelo

Como o meu lanche bem devagar, minha mo direita no colabora muito, mas com a mo esquerda consigo me alimentar sozinha.

Minha Fisioterapia

Com a C. realizo muitos exerccios. Tento ficar em p e ter mais firmeza com apoio da barra.

24

Referncias
AMARAL, Isabel. Avaliao e Multideficincia. Apostila cedida no curso de Formao de Educadores para Deficientes Sensoriais e Mltiplos e anotaes das aulas. Universidade Presbiteriana Mackenzie. So Paulo. 2000. BAIRRO, J. A perspectiva ecolgica na avaliao das crianas com necessidades educativas especiais e suas famlias: o caso da interveno precoce. Inovao. N 7. Lisboa/Portugal.1994. p. 23-25. BLANCO, R. & VALMASEDA, M., Recursos para La Educacin Especial. Ministrio da Educao Centro Nacional de Recursos para La Educacin Especial. Espanha. 1989. BLOOM, B. et al. Manual de avaliao formativa e somativa do aprendizado escolar. So Paulo, Pioneira. 1983. BRASIL. Ministrio da Educao. Saberes e Prticas da incluso: dificuldades acentuadas de aprendizagem: deficincia mltipla. Elaborado por Profa. Ms. Marilda Moraes Garcia Bruno. [4 Ed.] rev. Braslia: MEC, SEESP. 2006. 58 p. ______. Sugestes e Adaptaes de Estratgias e Moblia em Papelo, MECSEESP. 2008 (prelo). GRUPO BRASIL de Apoio ao Surdocego e ao Deficiente Mltiplo Sensorial. Folheto Informativo sobre Surdocegueira. So Paulo. 2003. LAGATI, Salvatore. Surdo-cegueira ou Surdocegueira. p. 306. Journal of Visual Impairment & Deafblindness May-June 1995. Trad. Laura L.M. Anccilotto. Projeto Ahimsa/Hilton Perkins . 2002.

25

LINDER, Tony. Transdiciplinary Play Based Assessment : A Functional Approach to working withyoung children. Paul Brookees. USA. 1996. MAIA, Shirley Rodrigues. Educao do Surdocego, Diretrizes Bsicas para pessoas no especializadas. Dissertao de mestrado apresentada a Universidade Presbiteriana Mackenzie. So Paulo. 2004. MAIA, Shirley Rodrigues et al. Sugestes de estratgias de ensino para favorecer a aprendizagem de pessoas com surdocegueira e deficincia mltipla sensorial: um guia para instrutores mediadores. So Paulo: Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Mltiplo Deficiente Sensorial / CIDA, 2008. 102 p. MARQUES, Juracy C. A aula como processo: Um programa de autoensino. Porto Alegre: Globo, 1976. p. 220. PORTUGAL, MINISTRIO DA EDUCAO. Normas Orientadoras: Unidades Especializadas em Multideficncia, 2005. SHORES, Elizabeth F. e GRACE, Cathry, Manual de Portflio: um guia passo a passo para professores. Traduo: Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed Editora. 2001.

26

Anexos
Formulrios Ahimsa para avaliao de alunos Ficha de Identificao

27

Ficha de Anamnese

28

29

30

31

32

33

34

Ficha de observao de triagem

35

36

37

O que o Centro de Recursos nas reas de Surdocegueira e Deficincia Mltipla Sensorial um programa da Ahimsa Associao Educacional pra Mltipla Deficincia que oferece os servios de: Formao Continuada Atendimento Educacional Especializado Reabilitao Educacional Assessoria Tcnica Disseminao de Informao Avaliao funcional de pessoas com Deficincia. Atendimento Domiciliar Pesquisas nas reas de Surdocegueira e Deficincia Mltipla Estgios Supervisionados Treinamento de Voluntrios Divulgar os resultados obtidos dos programas existentes para pessoas com surdocegueira e deficincia mltipla sensorial Realizar traduo e Distribu-las em todo territrio nacional Biblioteca e Videoteca para estudos e pesquisas

38

You might also like