You are on page 1of 3

Compresso Indique e explique a influncia do coeficiente de atrito e das dimenses do CP sobre a carga necessria para se deformar plasticamente cilindros

metlicos em regime de compresso uniaxial. Devido ao atrito, os materiais dispostos mais afastados da interface escoam mais facilmente. Isso faz com que o CP adquira a forma de um barril. Quanto maior for a relao entre D/h, maior a probabilidade de ocorrer instabilidade plstica denominada flambagem. Devido ao atrito, existir um volume cujo o fluxo se encontra dificultado pelos estados de tenso de atrito, denominado regies de fluxo restringido. Seja f = (volume de fluxo restringido) / (volume total de CP), quanto maior for o valor de f, maior ser a resistncia deformao e maior fora aplicada para comprimir o CP. Explique o mtodo de Cook e Lark. um procedimento experimental para a obteno de valores de p correspondentes a situao D/h 0. O ensaio consiste em ensaiar vrios CPs de mesma relao D/h em diferentes nveis de deformao. Isso repetido com outras razes de D/h. Depois disso, os pontos com D/h diferentes e mesmo nvel de deformao so ligados produzindo curvas de deformao. As curvas principais possuem relao: s * (D/h). Para encontrarmos a relao mdia: s = F/A* A* = Vo/h Extrapolando as curvas obtidas at D/h 0, obtemos a curva s * e(%)

Explique o Ensaio Ford. (Deformao plana) O Ensaio Ford um dos mtodos mais precisos na determinao da curva s * e. Foi proposto para a aplicao em laminao a friod e chapas. O mtodo consiste em: 1) Aplicao de carga aps lubrificao com incremento de deformao entre 2 e 15%. 2) Relao D/h deve ser mantida entre 2 e 4. 3) Largura (w) deve ser maior do que 6D. Explique como se pode determinar a curva plstica, para grandes quantidades de deformao, caracterstica de uma determinada liga metlica utilizando-se o ensaio de compresso uniaxial. Usando o mtodo Cook Lark podemos estimar os valores de s e e da seguinte forma: A partir de corpos de diferentes relaes D/h, deformamos a 5%, 10%, ..., 50%. Podemos calcular o valor de P (p mdio) desse material para as diferentes razes D/h. Fratura e ensaio de impacto ( e mecnica de fratura)

FRATURA: o fenmeno que causa a quebra de um componente estrutural em 2 ou mais pedaos (criao de superfcies de fratura) CAUSA DA FRATURA: - cargas aplicadas ultrapassam a resistncia ou capacidade de deformao do componente. - fragilizao, presena de defeitos, fadiga e fluncia. TIPOS DE FRATURA Quais os principais aspectos a serem observados para a classificao de uma fratura como dctil ou frgil? FRATURA: aspecto granular, superfcie de fratura plana sem estrico, rpida propagao de trinca, rompe antes de encruar, aparncia brilhante e absorve pouca energia. DUCTIL: aparncia fibrosa (fosca), superfcie com estrico, absorve muita energia, lenta propagao de trincas, formao de pescoo e microcavidades. Aps o ensaio, alm da energia absorvida, podem ser medidas a expanso. Seja um vaso de presso de parede fina cilndrico com dimetro interno D, expessura t e presso interna p. Demonstre que a tenso circunferencial sc = (PD/2t) e a relao entre as tenses circunferencial e longitudinal sc/ sL = 2 Defina os parmetros da equao de mecnica da fratura K = as (raiz) pc e exemplifique como ela pode ser utilizada em projetos de engenharia. K: fator de intensidade de tenso a: parmetro que depende da geometria da amostra e da trinca s: tenso critica para propagao de trinca no material c: metade do comprimento da trinca Se conhecida uma relao entre o fator de intensidade de tenso, as condies de carregamento e a geometria da estrutura e da trinca, possvel determinar a mxima tenso ou tamanho da trinca permitidos, que no resultar em falha da estrutura construda com um material que possua certa tenacidade fratura Kic. Ex.: Vaso de presso cilndrico submetido presso constante. Qual a influencia de espessura dos corpos de prova sobre o resultado dos ensaios de fratura? Justifique AMOSTRA FINA: Kc depende da espessura AMOSTRA ESPESSA: kC se torna independente da espessura e temos a condio de deformao plana e se pode considerar: Kc = Kic Kic = as (raiz) pc Kic: Tenacidade fratura em deformao plana. I: indica MODO I de deslocamento de trincas: abertura de trinca

Estruturas com seo mais espessa possuem menos tenacidade do que estruturas menos espessas, e desta forma, absorvem menos energia durante o impacto. Para materiais frgeis: Kic vulnervel a falhas catastrficas Para materiais dcteis: Kic grande. Desenhe uma curva de transio dctil-fragil obtida atravs do ensaio de impacto em CPs entalhados. Defina 2 critrios para temperatura de transio Indique o efeito sobre a curva de transio de orientao do CP e do tamanho do gro do material a ser ensaiado. Baixa T -> Fratura frgil Alta T -> Fratura dctil FATT (Temperatura de Transio de Aparncia Frgil): na qual observa-se 50% de clivagem (fratura frgil) e 50% de cisalhamento (fratura dctil); NOT (Temperatura de Ductilidade Nula): a temperatura na qual a fratura 100% frgil. Abaixo desta temperatura, nula a probabilidade de ocorrer fratura frgil. Com o aumento da T, o gro cresce e, por deformao, o gro diminui (recristalizao). A reduo do tamanho do gro o nico fator que aumenta a resistncia mecnica e melhora o desempenho a fratura frgil. Indique e comente 2 vantagens e desvantagens de se caraterizar o comportamento da fratura de um material atravs da determinao de Kic ao invs da curva de transio obtida com o ensaio de Charpy V. VANTAGENS: O Kic mede a resistncia de um material a fratura frgil na presena de uma trinca Os dados obtidos so mais precisos e confiveis, no baseado no erro e acerto DESVANTAGENS Depende altamente de fatores metalrgicos (tratamento trmico, T de fuso, texturas) A determino de Kic obtida atravs de varios ensaios e varia em relao a espessura do CP. Explique o ensaio Charpy, temperatura de transio e como determinar essa temperatura. O ensaio Charpy um ensaio de impacto em CPs entalhados, cujo CP possui seo reta quadrada (10x10) e um entalhe em V com 2mm de profundidade. O ensaio PE feito colocando-se o CP em posio horizontal e o CP carregado no lado oposto ao entalhe por um pndulo pesado, que atinge o CP a ~5m/s. O CP PE forado a se dobrar e fraturar a uma elevada taxa de deformao. A energia absorvida pelo CP lida diretamente no mostrador. Existe uma transio no comportamento de fratura frgil p/ dctil com o aumento da T. Quando obtem-se 50% de fratura frgil e 50% de fratura dctil, a temperatura definida como T de transio. Esta pode ser determinada por meio do ensaio de impacto, utilizando os CPs de mesmo material e T diferentes.

You might also like