You are on page 1of 11

PRESENAS DA TEORIA LITERRIA NO ENSINO MDIO: O PERCURSO DE UM MANUAL ESCOLAR

M. Graa R. Paulino UFMG FAE - CEALE

No prefcio a seu livro Teoria Literria: uma introduo, Jonathan Culler afirma que no v relevncia em tratar hoje a teoria "como uma srie de abordagens que competem entre si". Considera mais produtivo considerar a teoria "como um desafio amplo ao senso comum", na medida em que investiga "a respeito de como se cria sentido e de como se configuram as identidades humanas". Mais adiante, sem negar a historicidade dessa ao, tantas vezes repudiada, de "teorizar", Culler desenvolve sua caracterizao cultural:

Como crtica do senso comum e investigao de concepes alternativas, a teoria envolve um questionamento das premissas ou pressupostos mais bsicos do estudo literrio, a perturbao de qualquer coisa que poderia ter sido aceita sem discusso: o que um autor? O que ler? O que o "eu" ou sujeito que escreve, l ou age? Como os textos se relacionam com as circunstncias em que so produzidos? (CULLER, 1999, p. 14)

Assim,

um

pouco

intimidadora,

interdisciplinar,

especulativa,

crtica,

veio

se

desenvolvendo no Ocidente essa rea de conhecimento que se volta para as produes e recepes das artes, especialmente para uma delas a literatura sem deixar de levar em conta a cultura, em sua diversidade de instncias instauradoras de sentidos e relaes.

Certas perguntas se impem quando queremos tratar da presena de textos sobre literatura, isto , de certa teoria literria, nos livros didticos de Portugus destinados ao Ensino Mdio: seria possvel explicitar essa teoria para os alunos? Teriam eles repertrio de leitura e experincias de reflexo filosfica que os tornariam capazes de atuar nesse campo de produo de conhecimento? No seria mais adequado ir diretamente aos textos literrios, sem passar por esse campo minado, que poderia aumentar o desconforto dos jovens leitores que desenvolvem a arte de ler textos artsticos, j to complexos por natureza?

Conhecemos bem a tradio brasileira no caso: fugir da teoria, reduzi-la ao mnimo indispensvel, como um breve conceito de literatura, de figuras e de gneros, e logo refugiar-se na histria literria, alis, melhor dizendo, na velha e "tranquila" sucesso dos estilos de poca. Como e quando esse refgio deixou de ser tranquilo uma das questes que ainda discutiremos tambm aqui.

Pesquisamos o que ocorreu em manuais de Portugus do Ensino Mdio a partir da dcada de 70, poca em que se expandia esse nvel de ensino no Brasil, demandando novos manuais didticos, enquanto aumentava o clamor popular por mais vagas nas universidades. Duas questes podem ser levantadas, com relao a esse perodo e sua configurao sociocultural no contexto de rigidez e censura da ditadura militar. A primeira : at que ponto esses livros didticos poderiam inovar, sob o temor generalizado de iniciativas "revolucionrias", questionadoras? A segunda: que resultados alcanou essa primeira expanso do Ensino Mdio no Pas, no que diz respeito ao acesso universidade?

A segunda pergunta tem respostas que a Histria da Educao j nos oferece. A democratizao da Educao Bsica pela expanso das redes pblicas resultou no aviltamento do salrio dos professores, na queda de qualidade do ensino e no oferecimento crescente de vagas pelos cursos superiores privados. Nas universidades pblicas se localizavam focos de resistncia ditadura, que exigiam controle. Por outro lado, as escolas particulares se limitavam a oferecer, geralmente, cursos bem comportados, sem pesquisas, sem inovaes. Recebendo os alunos egressos da rede pblica, j degradada, essas escolas cumpriram parcialmente a misso de calar as reivindicaes populares por mais vagas nas universidades.

A primeira pergunta ainda est a exigir-nos pesquisas localizadas, que tentem reconstruir, com variados recortes, a histria dos manuais didticos no Brasil. Voltando-se especialmente para a histria do livro didtico no Ensino Fundamental, destaca-se, dentre outras, a pesquisa de Antnio Augusto Batista e de seus orientandos na Faculdade de Educao da UFMG. No que diz respeito aos manuais do Ensino Mdio, h poucos

3 trabalhos. Na rea especfica de Portugus, a historiografia ainda est por construir-se, para que dela se extraiam interpretaes capazes de interferir nas instncias de produo e das prticas ancoradas nesses materiais didticos. De qualquer forma, sabemos que a histria dos livros didticos no prima pela demonstrao de qualidade. Como afirma Antnio Augusto Batista, em documento sobre o PNLD,

...estudos e investigaes sobre a produo

didtica brasileira vinham,

reiteradamente, desde meados da dcada de 60, denunciando a falta de qualidade de parte significativa desses livros: seu carter ideolgico e discriminatrio, sua desatualizao, suas incorrees de contedos e metodologias. (BATISTA, 2000, p. 11)

Vejamos, por exemplo, como procede Douglas Tufano, que publica seus Estudos de Literatura Brasileira para o Ensino Mdio desde 1975, sempre com muita aceitao por parte dos professores de Portugus. Na primeira edio de seu livro, Tufano dedica as 12 pginas iniciais s "Noes preliminares de Teoria literria". Nessa primeira dzia de pginas, o livro apresenta a seus jovens leitores do Curso Mdio: "Caractersticas da Literatura", "A Expresso Literria", "Os Elementos Formais", "Os Gneros Literrios" e "Os Estilos de poca". Depois, nas 200 pginas seguintes, desdobra a histria da Literatura Brasileira pelos estilos de poca, do Barroco 2.a fase do Modernismo, terminando com um panorama do que denomina "Tendncias Atuais". Tal desproporo, em nada correspondente estrutura do Curso de Letras da USP, no qual o prprio autor se formara, explicada, logo de incio, numa breve nota:

O que se procurou fazer, neste 1.o Captulo, foi apenas uma tentativa de explicao de alguns conceitos considerados bsicos para quem se inicia em Literatura. Devido s propores deste livro e ao nvel a que se destina, muitas noes foram deixadas de lado, o que no significa que sejam irrelevantes para o estudo da Literatura.(TUFANO, 1975, p. 9)

4 Essa nota ratifica nossa observao anterior: a teoria era considerada muito complexa para marcar espao considervel num manual didtico dedicado a jovens estudantes. Mas, mesmo reduzida aos "conceitos bsicos", que teoria era essa? Se Culler est certo, deveria ser perturbadora, instigante, polmica. Observemos as opes de Douglas Tufano nessa obra publicada em 75.

No primeiro pargrafo, Tufano afirma que a Literatura " um ato de comunicao", que se deve distinguir dos atos de comunicao no-literria. Continua afirmando que "a Literatura expressa uma concepo da realidade". A diferena estaria exatamente a: enquanto a literatura expressa uma concepo individual da realidade, a no-literatura " a expresso de um conhecimento racional e no intuitivo, universal e no pessoal."1 Trata-se de uma mitificao do autor de literatura, como aquele ser capaz de expressar sua subjetividade com dons especiais. A par disso, surge uma viso positivista de cincia e texto cientfico. Separadas de modo radical, no haveria pontos de contato entre essas duas produes simblicas, literatura e cincia.

Acompanhemos um pouco mais o captulo inicial de Tufano. Aps dois exerccios que terminam a primeira parte, seu texto tenta definir o que seria "a expresso literria". A forma literria definida como fruto "da criatividade e sensibilidade do artista". Interessante que Tufano a define como uma forma nunca ideal, sempre uma procura, influenciada pelo contexto e caracterizada pela polivalncia. Parece bastante atual seu posicionamento terico. Entretanto, esse avano empobrecido por ter sido usado o termo "polivalncia" na produo de sentidos como sinnimo de conotao, oposta denotao, apresntada esta como tpica da Cincia. Torna-se redutor o quadro, ao opor de novo radicalmente as duas linguagens, separadas como se suas fronteiras fossem intransponveis.

Na terceira parte, completa-se esse quadro definidor da Literatura: na linguagem literria, o artista se utiliza de artifcios (sic), especialmente nos nveis do vocabulrio e da sintaxe. Dentre esses artifcios destacam-se as figuras. "Ao nvel (sic) do vocabulrio destacam-se figuras como a Metfora, a Metonmia, a Comparao e outras"... Ora, desde Aristteles
1

Op cit, p. 10

5 sabemos que linguagem figurada no corresponde a linguagem literria. E nessa poca, 1975, j tinha sido publicado o famoso ensaio de Luiz Costa Lima sobre a poesia de Joo Cabral de Melo Neto, intitulado Potica da denotao. Trata-se de mais um reducionismo presente nos livros didticos para tornar os contedos mais simples, esquematizados, de fcil assimilao.

Mas voltemos ao livro didtico em foco. Os gneros literrios, ltimo item de teoria a ser apresentado nessa primeira edio de Tufano, resumem-se a duas pginas. Afinal, como afirma o autor, tal questo "h muitos sculos constitui objeto de discusso dos tericos da Literatura". Ao distinguir Prosa e Poesia, a primeira se identificaria com a linguagem do cotidiano e com aquilo que est "fora do autor", enquanto a poesia se voltaria para o mundo interior. Esse mundo interior se manifestaria atravs do Lrico, do pico e do Dramtico. Expressando o mundo exterior, estaria o gnero Narrativo "que se manifesta no romance, na novela e no conto".2

Como podemos perceber, ao considerar determinantes as formas de prosa ou poesia, o livro separa a narrativa moderna da antiga, por razes bem difceis para o seu leitor modelo, aluno do curso Mdio, entender, sem maiores explicaes do professor. Seria este, alis, capaz de ultrapassar as limitaes da teoria de Tufano? Provavelmente precisaria tambm de uma atualizao, pois o percurso dos estudos literrios se tinha transformado rapidamente no contexto estruturalista. Entretanto, ao professor desejoso de pesquisar os avanos da rea, a bibliografia indicada por Tufano no serve, pois de divulgao e se dirige tambm ao aluno: Soares Amora, Massaud Moiss e Domcio Proena Filho.

Tentamos, assim, parafrasear o primeiro captulo, nico dedicado Teoria Literria, de um manual didtico que est no mercado brasileiro, com altas tiragens, h 25 anos. Na mesma poca, anos 70, surgiria no Brasil um livro em que a teoria ocuparia outro espao, outras dimenses. Trata-se da coleo para o Ensino Mdio escrita por Marisa Lajolo e Haquira Osakabe, Caminhos da Linguagem. Fracasso de vendas, adotado apenas por algumas escolas de elite do Sudeste, o trabalho teve vida curta no mercado. Parecia especialmente
2

op cit p. 16-17

6 forte naquela poca, quase tanto quanto hoje, a idia de que toda teoria cinzenta, e mais interessante seria debruar-nos sobre a verde rvore dourada da vida. Isso Goethe enquadrado nos mal-entendidos de nossa cultura!

Mas o que ocorrer com nosso objeto de anlise, a obra didtica de Douglas Tufano, nos anos 80? Afinal, em 1979, (com algum descaso de origem estruturalista, visto que os avanos desse movimento terico se fizeram acompanhar do abandono da histria e das diferenas), so pela primeira vez traduzidos para os leitores brasileiros os textos dos tericos da chamada Esttica da Recepo alem. Comea-se a trabalhar tambm com Bakhtin, que apresenta uma outra concepo de linguagem. A interlocuo, a polifonia, a alteridade, os horizontes de expectativas, os vazios do texto, enfim, uma srie de posicionamentos tericos diferentes deveriam abalar a falta de discusso terica e a prpria configurao de uma historiografia literria que tivera origem no New Criticism, e que ainda dominava os manuais da poca.

A segunda edio dos anos 80 do manual didtico de Tufano muda de ttulo, tornando-se Estudos de lngua e literatura, e passa a se constituir de 3 volumes, em vez de apenas um volume nico para todo o Curso Mdio, como acontecera na dcada anterior. Em vez de um, so agora oito captulos dedicados teoria, no apenas a da Literatura, mas tambm a da Comunicao, a da Antropologia Cultural e a da Lingstica. Lembrando-nos, mais uma vez, do carter polmico assumido por qualquer instncia terica, podemos referir-nos no teoria, mas a uma das teorias possveis na poca, em cada rea de conhecimento que o manual pretende abranger. Por isso, merecem uma observao mais detalhada as posies assumidas por Tufano na nova existncia de sua obra didtica.

O primeiro captulo se intitula "Cultura, Arte e Linguagem". O texto inicial foi retirado de um livro que havia circulado muito no Brasil dos anos 70, A Linguagem no pensamento e na ao, de Hayakawa. J uma diferena significativa para com a edio anterior. Mas a surpresa maior nos espera quando viramos a pgina: trata-se agora de um livro "consumvel", com espaos para as respostas dos alunos. Aps trs perguntas com suas presumveis, praticamente bvias respostas, visto que todas apenas so cpias do texto,

7 Tufano vai parafrasear o outro autor, Hayakawa, para acrescentar ao carter cooperativo e sociabilizador da linguagem, destacado por este no texto introdutrio, alguns termos da Teoria da Comunicao, em voga na poca: a linguagem se torna " um cdigo de sinais composto para a transmisso de mensagens".

Tal interesse fica bem claro no segundo captulo, quando se apresentam aos alunos nossos velhos conhecidos: emissor, receptor, cdigo, canal, mensagem, referente. Identificados, do lugar nossa tambm velha conhecida concepo jakobsoniana das funes da linguagem.

J bem difundida a crtica que especialmente a anlise do discurso francesa fez a esse quadro esquemtico que esteve e ainda est presente em praticamente todos os manuais didticos brasileiros da rea. A prpria teoria da enunciao de Benveniste, com sua relao eu/tu constitutiva da linguagem, demonstra em parte a limitao do modelo de Jakobson. Mas a anlise do discurso, tratando dos lugares sociais dos interlocutores e do imaginrio social, acaba de vez com qualquer credibilidade que uma viso reducionista e mecnica do processo de interao verbal pudesse sofrer.

Continuemos a analisar a obra de Tufano. Um quarto captulo aborda os textos descritivos, enquanto o seguinte trata da narrativa literria, agora no mais presa ao par antagnico prosa/poesia, mas com elementos de sua estrutura bem caracterizados. O sexto captulo relaciona teatro e literatura, abordando os recursos da lngua falada que devem estar presentes no texto teatral, e as dificuldades que isso significa para os autores. Aps uma interrupo no percurso de teoria literria, provocada por um captulo dedicado histria da lngua portuguesa e s suas variaes, o autor apresenta uma introduo aos estilos de poca, que, da por diante, vo ocupar o espao maior da coleo, acompanhados de lies de gramtica normativa.

Comparada primeira, essa segunda edio demonstra que o autor pesquisou, atualizou-se, leu Alfredo Bosi, Antonio Candido e outros bons mestres em historiografia literria, mas ainda lhe faltava a desinibio terica capaz de lev-lo a assumir tpicos polmicos, tais

8 como intertextualidade, literatura popular, e outros pouco tratados em manuais de consagrao mais garantida. Certo medo de dedicar espao demais teoria ainda predominava, provocando limitaes sua propria leitura de nossa histria literria, tais como biografismo, linearidade continusta, tratamento superficial dos textos e dos contextos.

Em 1990, o nascer da dcada receberia uma coleo que s visualmente se distinguiria da anterior. Mas, em 1998, no apenas visual a transformao. Analisemos alguns elementos de teoria presentes na 5.a edio reformulada da obra de Douglas Tufano, Estudos de Lngua e Literatura.

Permanecem no livro as velhas funes da linguagem de Jakobson, mas agora temos doze captulos dedicados teoria, antes de comear o tratamento dos estilos de poca. No encontramos ousadias ou posicionamentos que pudessem inovar "excessivamente" o livro, tornando-o estranho para o professor habituado s tradicionais prticas de ensino de Portugus. Mas a preocupao em destacar as relaes entre as diversas linguagens, artes e contextos histricos se revela com mais vigor. O livro ousa certa atualidade, talvez a nica possvel para garantir o sucesso num contexto escolar diversificado como o brasileiro, em que, por exemplo, maus advogados lecionam portugus no interior e at em certas capitais, demonstrando que h um excesso de leigos em disputa numa profisso mal paga, mas de carteira assinada e com salrio certo no fim do ms.

Na apresentao dessa novssima edio de 1998, Tufano se refere, agradecido, durabilidade de sua acolhida pelos professores brasileiros. Afinal, de fato no fcil permanecer no mercado de didticos atualmente. Magda Soares, num artigo intitulado "Um olhar sobre o livro didtico", publicado em 1996 na revista Presena Pedaggica, comea criticando o que, com certeza, est sendo feito nesta pesquisa aqui apresentada: "Avaliar qualidade e correo, orientar escolha e uso, direcionar decises, fixar normas...so olhares que prescrevem, criticam ou denunciam; por que no um olhar que investigue, descreva e compreenda?"3
3

SOARES, 1996, p. 53

Na verdade, Magda realiza um enorme exerccio de "compreenso" do livro didtico, a partir da prpria existncia escolar dele, de sua origem antiga, de sua necessidade. Reafirma a importncia de se reconstituir a histria dos manuais para se entender melhor a histria de nossa prpria cultura, sempre permeada pela escolarizao dos saberes, primeiro atravs de livros importados pela elite, depois, a partir da dcada de 30 do sculo XX, produzidos por autores brasileiros, animados pela expanso da rede de ensino. Segue constatando que a durabilidade de um livro didtico no mercado veio se reduzindo nos ltimos anos, especialmente a partir da dcada de 60.

Ao tentar uma explicao para esse fenmeno de rpido esgotamento dos manuais, que no poderia reduzir-se ao "amor" consumista por novidades, Magda Soares destacou o deslocamento do lugar simblico do autor: enquanto na primeira metade do sculo os grandes e mais titulados mestres da academia escreviam com muito orgulho obras didticas, nos anos mais recentes a tarefa passou s mos de professores "prticos", do prprio Ensino Bsico. Algum professor universitrio que se "atrevia" a produzir manuais didticos era geralmente desvalorizado pela opo feita, tratado como mercenrio e criticado pelos colegas. Assim, produzidos no espao simblico mais restrito da divulgao cientfica, sem compromisso com a pesquisa, seriam os livros didticos de hoje mais "descartveis" que os antigos. Acrescentar-se-ia a isso a rapidez na transformao do direcionamento das metodologias e a nsia dos editores por novidades que lhes trouxessem mais lucros e reconhecimento.

Douglas Tufano, nascido em 1948, licenciado em Letras e Pedagogia pela USP, sem nenhum ttulo de ps-graduao exibido em seu livro, parece contrariar a hiptese de Magda Soares, ao permanecer bem acolhido pelas escolas brasileiras por mais de 25 anos. Entretanto, percebemos que sua sobrevivncia no ocorre por sorte ou acaso. As sucessivas transformaes que so introduzidas pelo autor ao longo dos anos em sua produo didtica revelam um acompanhamento ativo, embora acanhado, da evoluo das pesquisas nos meios acadmicos de estudos literrios. No podendo exibir um posicionamento experimental, no podendo distanciar-se dos conhecimentos prvios dos professores de

10 Portugus, Tufano avana dentro de limites estabelecidos pela comunidade de leitores aos quais se dirige. Este seria o modo que o autor encontrou para sobreviver no mercado.

Talvez, no sculo 21, se tornem desnecessrios esforos e investimentos desse tipo e os professores e alunos brasileiros do Ensino Mdio possam interagir com uma diversificao autntica de textos e suportes literrios e do pensamento polmico que esta pode suscitar nos leitores, no mais cerceados por tantos limites e restries, mas munidos de toda a audcia compatvel com a enriquecedora e estranha experincia que hoje ainda denominamos esttica. Para isso, seria preciso que a formao de professores leitores literrios acontecesse no processo inicial e pudesse desenvolver-se de modo continuado, pelo acesso a acervos sempre renovados de bibliotecas escolares.
4

H alguns sinais de que

essa transformao pode vir a ocorrer. A existncia do FUNDEF, a presena de uma ampla reflexo sobre a importncia da educao esttica nas Diretrizes Nacionais para o Ensino Mdio, as propostas de renovao do PNLD, expandindo as compras do MEC para incluir livros para professores das escolas pblicas, a nfase no trabalho com textos diversos, em propostas oficiais de renovao do ensino de Portugus so alguns dos indicadores positivos. No significa isso alguma ameaa de morte para o livro didtico no Pas. Apenas se trata de redefinir seu papel escolar/cultural dentre outros impressos de circulao social mais ampla.

A respeito da precariedade de condies de leitura de professores, so preciosos os resultados de uma pesquisa A formao de professores leitores literrios: uma ligao entre infncia e idade adulta? realizada com professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte por pesquisadores do CEALE :

10

11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BATISTA, Antnio Augusto. Programa Nacional do Livro Didtico: histrico e perspectivas. Braslia: MEC, 2000; BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 1980; CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Braslia: UNB, 1994; CULLER, Jonathan. Teoria Literria: uma introduo. Trad. Sandra Vasconcelos. So Paulo: Beca Produes Culturais, 1999; FOUCAULT, Michel. L'ordre du discours. Paris: Gallimard, 1971; HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. So Paulo: EDUSP/T. A. Queiroz, 1985; LIMA, Luiz C. (Org). Teoria da Literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975; ____________.(Org). A Literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979; MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literria. So Paulo: Martins Fontes, 1995; PAIVA, Aparecida et al .A formao de professores leitores literrios: uma ligao entre infncia e idade adulta? Educao em Revista. Belo Horizonte, n. 30, dez 99, p. 51-64 PAULINO, Graa et al. Teoria da Literatura na escola. Belo Horizonte: L, 1994; _______________(Org). O jogo do livro infantil. Belo Horizonte: Dimenso, 1997; _______________Cem anos de poesia nas escolas brasileiras. IN: SERRA, E. 30 anos de poesia para crianas e jovens no Brasil. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1998; _______________Literatura: participao e prazer. So Paulo: FTD, 1986; PERRONE-MOISS, Leyla. Texto, Crtica, Escritura. So Paulo: tica, 1978; SOARES, Magda. Um olhar sobre o livro didtico. Presena Pedaggica. Belo Horizonte, v. 2, n. 12, p. 52-63, nov/dez. 1996; TUFANO, Douglas. Estudos de Literatura Brasileira. So Paulo: Moderna, 1975; ________________ Estudos de Lngua e Literatura. So Paulo: Moderna, 1982; ________________ Estudos de Lngua e Literatura. 4. ed. v. 1. So Paulo: Moderna, 1990; ________________ Estudos de Lngua e Literatura. 5. ed. v. 1. So Paulo: Moderna, 1998. ZILBERMAN, Regina. Esttica da recepo e histria da literatura. So Paulo: tica, 1989.

grande parte dos professores considera a leitura literria uma obrigao profissional ou "contedo", e no uma escolha pessoal.

11

You might also like