You are on page 1of 9

Tema: A civilizao industrial no sc.

XIX Subtema H2: Os pases de difcil industrializao - o caso portugus

Trabalho de:
Lus Miguel

Turma: 8D Numero: 16

ndice:
Capa---------------------------------------------------------------- 1 ndice-------------------------------------------------------------- 2 A civilizao industrial do sc. XIX. Os pases de difcil industrializao o caso portugus. ----------------------------- 3 Concluso---------------------------------------------------------- 4 Bibliografia-------------------------------------------------------- 5

A supremacia inglesa e as novas potncias industriais da Europa:


A Inglaterra era, no sculo XIX, a primeira potncia industrial. Este pais tinha sido precursor na revoluo industrial e, graas dinmica empresarial dos homens de negcio, soubera expandir o sector e aplicar os lucros obtidos. O desenvolvimento dos txteis, com a aplicao da mquina a vapor, e o crescimento da metalurgia, associadas a construo de todo o tipo de mquinas, possibilitaram a Gr-Bretanha manter esta hegemonia industrial. Uma vaga de invenes: Na segunda metade do sculo XIX, a curiosidade cientfica e a necessidade de encontrar solues para alguns problemas. Nas comunicaes destacaram-se os inventos de Morse, Bell e Marconi, que revolucionaram os meios de comunicao sem fios, com o telgrafo elctrico, o telefone e a telefonia. Bell- telefone Morse - telgrafo Marconi telefonia Novos recursos energticos:

Em 1879, o americano Thomas Edison inventou a lmpada e com ela a possibilidade de canalizar a energia elctrica para uma fonte produtora de luz. A partir desse, momento, as cidades passaram a estar mais iluminadas. Automvel a petrleo: A descoberta do primeiro poo de petrleo em 1859 nos Estados Unidos, levou a um novo impulso dos transportes devido construo do primeiro automvel a petrleo, alguns anos depois. Alteraes no quotidiano: A inovao tcnica decorrente das descobertas cientficas como, a mquina de lavar, o frigorfico, o aspirador, o fogo a gs, o elevador, a bicicleta e o carro elctrico, levou a que as viagens fossem mais facilitadas, pois eram mais rpidas e menos dispendiosas. Na cidade o ritmo de vida alterou-se e o desejo de usufruir dos novos bens de consumo e lazer faz surgir espaos de diverso como o cinematgrafo, locais para a prtica de desporto, teatros e cafs.

Exploso demogrfica: O crescimento da populao mundial foi notrio ao longo dos sculos XVII e XVIII, com um pico acentuado depois da revoluo agrcola e o inicio da revoluo industrial. O aumento populacional criou a necessidade de planeamento das cidades e conduziu muitos emigrao. Entre o inicio e o fim do sculo XIX, a populao europeia quase duplicou. Expanso dos centros urbanos e emigrao: A mobilidade social facilitada pela evoluo dos meios de transporte, que levou ao xodo rural. O crescimento desordenado dos centros urbanos, devido a presso demogrfica, colocou problemas que foram sendo solucionados com dificuldade. Nas cidades nem sempre havia emprego para todos e o trabalho nas fbricas era extremamente duro. Para muitos, o sonho de uma vida melhor tinha que ser procurado mais longe.

Os novos hbitos citadinos: A organizao das cidades no sculo XIX mostrava o contraste entre a sociedade burguesa e o operariado. Nas periferias das cidades, concentravam-se os bairros operrios, desordenados e pobres, geralmente prximos de zonas industriais poludas. Os mais ricos, depois de tratarem dos seus negcios ou de fazerem as suas compras nas lojas da moda durante o dia circulavam pelos clubes e cafs e iam pera ou ao teatro. Os filhos frequentavam a escola prxima das suas residncias. A sociedade burguesa e os seus valores: Esta classe defendia valores ligados defesa do trabalho, como forma de progresso material; a famlia, que era vista como o ncleo fundamental da sociedade; a poupana; a conquista do bem-estar, da estabilidade e segurana e submisso da mulher. A alta burguesia, constituda por banqueiros e grandes industriais, tinha conseguido reunir considerveis fortunas, provenientes dos negcios que a nova dinmica econmica e empresarial tinham proporcionado. As classes mdias e a pequena burguesia dedicavam-se profisses liberais, ao funcionalismo pblico e a outras profisses relacionadas com o sector dos servios. A misria da classe da classe proletria: A revoluo industrial, com a introduo das mquinas e a decadncia das pequenas oficinas artesanais, fez emergir uma classe de trabalhadores sem qualquer qualificao profissional especifica-o o proletariado. O aumento da populao e o xodo rural abasteciam o mercado de trabalho com mo-deobra barata, fazendo com que os operrios vivessem numa constante insegurana e temessem o desemprego, apesar dos salrios baixos que recebiam pelo trabalho duro que praticavam. As condies de vida do proletariado eram miserveis, habitavam em casa superlotadas e sem condies de higiene, ficando exposto s doenas.

Concluso:
Com este trabalho conclui que a Inglaterra foi a primeira potncia industrial da Europa, no sculo XIX, sendo que este pas foi o precursor da revoluo industrial. A revoluo industrial levou evoluo de diferentes reas. Houve evoluo nas comunicaes, como a inveno do telefone e do telgrafo; houve evoluo nos recursos energticos, por exemplo, a inveno da lmpada elctrica; houve ainda evoluo nos transportes, devido descoberta do petrleo. Tudo isto e muito mais, conduziu alterao no quotidiano da vida das pessoas, sendo que estes passaram a ter uma vida muito mais facilitada. Entre o inicio e o fim do sculo XIX a populao europeia quase duplicou, que teve por consequncia o desemprego, que levou muita gente a emigrar para procurar uma vida melhor. Por fim conclui que no sculo XIX havia um contraste muito grande entre a sociedade burguesa e o operariado. Os operariados viviam nas periferias das cidades, geralmente perto de zonas industriais poludas e levavam uma vida de misria. Enquanto que a sociedade burguesa tinha uma vida muito melhor, como por exemplo aps sarem do trabalho, podiam-se dar ao luxo de ir a clubes, cafs e iam pera ou ao teatro.

Bibliografia:
Cirne, Joana e outros, cadernos de histria 8, areal editores, maia, 2007. http://twilighthatersbrasil.files.wordpress.com/2009/03/revoluofr ancesasimbolo.jpg http://lh3.ggpht.com/_5ZVfrqNx7ZM/S1ScDxOH0II/AAAAAAAAPyg/R0 oMgdyYlDk/mapa%20%20Rotas%20dos%20imigrantes%20do%20sc %20XIX%20e%20XX%5B12%5D.jpg

You might also like