You are on page 1of 17

FORMAO SOCIOCULTURAL E TICA

Organizadores Prof. Fbio Incio Pereira Profa. Dbora Azevedo Malentachi

TICA E ECONOMIA

Introduo
Esta parte da Coletnea rene um conjunto de textos que possibilitam a aproximao com algumas das mais importantes temticas econmicas do nosso tempo. Com isso, pretendese aproxim-lo e lev-lo a refletir sobre assuntos cotidianos de interesse social e tambm cultural.

Textos
No artigo a seguir, Martin Wolf explica que a economia mundial tomou nova forma, enfatiza que a diviso entre os pases continua e aponta algumas diferenas entre pases ricos e emergentes ps-crise. O autor esclarece que uma das causas da diviso a de que os pases em desenvolvimento tm demonstrado condies de gerar crescimento sustentvel. Por fim, Wolf sugere que pode haver, no futuro, implicaes benficas dessas diferenas.

PS A CRISE GLOBAL, O MUNDO CONTINUA DIVIDIDO, MAS COM UM NOVO FORMATO Por Martin Wolf

A consequncia imediata da crise financeira foi um colapso econmico, que veio acompanhado por aes heroicas e foi seguido por uma recuperao bem recebida. Agora, estamos comeando a ver a nova forma que a economia mundial tomou. Trata-se de um mundo dividido. A diviso se deve em parte ao fato de que a doena bolhas nos preos dos ativos, endividamento excessivo e irresponsabilidade do setor financeiro - afetou diretamente alguns pases de alta renda, entre os quais o maior, os Estados Unidos. Outra causa de diviso est no fato de que alguns dos remdios que os pases de alta renda esto usando causam efeitos adversos no restante do mundo. A causa fundamental de diviso, porm, que os pases emergentes esto se provando capazes de gerar crescimento sustentvel. Diferenas A divergncia entre o desempenho dos pases de alta renda e o da maioria dos emergentes notvel.

Nos primeiros, o desemprego elevado, a produo est bem abaixo da tendncia, a poltica monetria continua agressiva e os deficit fiscais so altos. Mas em muitos pases emergentes a capacidade ociosa j foi reaproveitada e a inflao se tornou preocupao maior que a recesso. Entre os motivos para o dinamismo dos pases emergentes est o efeito secundrio de polticas adotadas pelos de alta renda em crise, especialmente Estados Unidos. Com apetite renovado por risco da parte dos investidores, os fluxos de capital na direo dos pases emergentes se recuperaram de maneira vigorosa, ainda que se mantenham bem abaixo dos nveis de 2007. Os influxos crescentes de capital nos pases emergentes fazem completo sentido. No ano passado, argumenta o Banco Mundial, as economias dos pases emergentes cresceram 7%, ante apenas 2% em 2009. Mesmo excludas China e ndia, cujas economias cresceram respectivamente 10% e 9,5%, as economias dos pases emergentes e em desenvolvimento se expandiram em 5,2% em 2010. A exceo significativa a essa histria feliz foi a Europa Central e Oriental, com 4,7% de crescimento em 2010, aps uma contrao de 6,6% em 2009. Enquanto isso, as economias dos pases de alta renda continuam fracas. O Banco Mundial estima que seu crescimento mdio foi de 2,8% em 2010, depois de uma contrao de 3,4% no ano anterior. A economia dos Estados Unidos cresceu 2,8%, depois de encolher 2,6% em 2009, e a da zona do euro cresceu 2,7%, depois da queda de 3,5% no ano anterior. Na economia mundial como um todo, vemos preos fortes para as commodities (mercadorias) e presses inflacionrias. Nos pases de alta renda, alguns observadores contrastam a fraqueza econmica nacional aos preos mais altos para os importados, e temem o retorno da estagflao dos anos 70. Outros se preocupam com a possibilidade de que o fluxo de capital para os emergentes venha a resultar em nova e inevitvel sucesso de crises financeiras no futuro. O que certo que o desempenho econmico parece destinado a se manter dspar por longo tempo. E, apesar de todos os desafios que a divergncia atual cria, ela tem implicaes benficas. A atual disparidade indica ao menos a possibilidade de uma convergncia mais profunda de rendas. O mundo dividido que temos hoje pode no futuro significar um mundo menos desunido.

Fonte: WOLF, Martin. Aps a crise global, o mundo continua dividido, mas com um novo formato. Folha de S. Paulo, So Paulo, 27 jan. 2011. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2701201117.htm> Acesso em: 27 jan. 2011.

O artigo a seguir traz informaes sobre os assuntos debatidos em Davos, no Frum Econmico Mundial: o aumento da desigualdade social aps a crise e a "demonizao" de corporaes. Entre os participantes desse debate, houve consenso sobre o superaquecimento de mercados emergentes e incerteza de recuperao no mundo desenvolvido. Os dados apresentados mostram a reconcentrao da riqueza nos EUA. As perdas salariais refletem como um espelho essa reconcentrao. Um assessor sindical da OCDE mostrou como nos ltimos dez anos os salrios perderam dez pontos percentuais de sua participao na renda nacional.

AVOS COLOCA O CAPITALISMO NO DIV Por Clvis Rossi

De repente, no meio de um morno debate sobre "a nova realidade econmica", o moderador, Michael Elliott, editor da revista "Time", puxou para a mesa um artigo de Robert Samuelson, com o provocativo ttulo de "O capitalismo sob stio". Uma bela provocao, se se levar em conta que Elliott no estava no Senegal, no Frum Econmico Social, mas em Davos, o corao anual do capitalismo, que todo janeiro pe os lderes das grandes corporaes a debater os horizontes globais. A provocao colou. James Turley, executivo-chefe da Ernst & Young, dos EUA, queixou-se de que as corporaes haviam sido excessivamente "demonizadas" no ano anterior. Devolveu a provocao: "Quanto mais se demoniza, menos empregos se criam". "Sir" Martin Sorrell, executivo-chefe da britnica WPP, o maior grupo do mundo em servios de comunicao, com receitas de US$ 15 bilhes, ecoou: "No temos organizao internacional de negcios como o G20", em aluso ao grupo. A Zhu Min, que foi vice-presidente do BC chins at 2010, quando passou a ser conselheiro especial do FMI, coube a tarefa de introduzir o tema que mais incomoda o capitalismo: "A desigualdade o mais srio tema individual a enfrentar", disse. Ps nmeros na sua tese: at a crise de 1929, 1% dos norte-americanos ficavam com 48% da riqueza, porcentagem que caiu para 28% em 1968, mas voltou aos 48% na crise do perodo 2008/09. Coube a um sindicalista apresentar um nmero ainda mais impressionante: "Nos ltimos dez anos, os salrios perderam para os lucros dez pontos percentuais de sua participao na renda nacional", disparou John Evans, secretrio-geral do Comit Assessor para os Sindicatos da OCDE, o clubo dos pases mais ricos do mundo.

Para fechar o crculo do suposto cerco ao capitalismo, Davos incluiu uma sesso sobre "a nova realidade do capitalismo de Estado", expresso que antigamente se aplicava URSS e agora se usa basicamente para a China. O "Consenso de Pequim", como tambm chamado, prev uma ditadura de partido nico, forte interveno na economia, mas com mecanismos de mercado. Ao colocar o capitalismo no div, no quer dizer que Davos est minimizando a recuperao da crise. muito mais um reflexo da profundidade do abalo havido a partir de 2008/09. Zhu Min ps nmero na profundidade do buraco: a recuperao da economia mundial devolveu a produo global ao nvel de 2008, o que significa que foram dois anos de crescimento zero. Duas velocidades Reflete tambm o fato de que a recuperao se d em duas velocidades, constatao feita ontem. O melhor resumo de Il Sakong, representante do presidente da Coreia para a cpula do G20, realizada em novembro na capital coreana: "Os mercados emergentes esto superaquecidos, e, no mundo desenvolvido, a recuperao incerta". Incerta, mas recuperao de todo modo, o que levou Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York, a dizer que via o copo meio cheio, meio vazio. Seria um lugar-comum se Roubini no fosse conhecido como "Senhor Apocalipse", sempre disposto a previses catastrofistas. A parte cheia do copo conhecida, mas vale a pena resumir a parte que Roubini v vazia: o crescimento na Europa e nos EUA anmico, at porque ainda falta corrigir o excesso de endividamento. Por mais que haja tais sombras, o capitalismo acabou saindo airoso do dia em Davos. O chins Zhu Min diz que seus compatriotas, se consultados sobre o modelo que gostariam de ter, responderiam que querem uma casa grande, um carro grande e uma boa aposentadoria. "O modelo americano", resumiu Zhu Min, para um suspiro de alvio da plateia. Fonte: ROSSI, Clvis. Davos coloca o capitalismo no div. Folha de S. Paulo, So Paulo, 27 jan. 2011. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2701201115.htm> Acesso em: 27 jan. 2011.

No artigo a seguir, Pedro Soares analisa os altos e baixos da indstria brasileira no ano de 2010 e apresenta previses para 2011. Ele explica que, apesar de enfraquecidas pela crise, base de 2009 contribuiu para o bom resultado das indstrias e que bens de capital tiveram forte expanso em 2010. Entretanto, o autor ressalta que, em razo do impacto negativo do cmbio, o crescimento recorde de 10,5% no se repetir.

NDSTRIA TEM CRESCIMENTO RECORDE, MAS J SE DESACELERA Por Pedro Soares

Apesar da perda de competitividade provocada pelo cmbio, a indstria brasileira deixou a crise para trs e fechou 2010 com crescimento de 10,5%, o mais elevado desde 1986. A indstria, porm, j viveu dias melhores. Seu pico de produo ocorreu em maro de 2010, quando o setor ainda sentia os reflexos positivos das desoneraes fiscais do governo, lanadas na crise para estimular ramos como o automotivo, a construo e o de eletrodomsticos da linha branca. Enfraquecida pela crise, a prpria base de comparao de 2009 tambm impulsionou o resultado do setor. J o real valorizado conteve a atividade fabril de importantes ramos, que convivem com exportaes em queda e invaso de importados. Tal efeito se mostrou mais intenso ao final de 2010. Em dezembro, a produo da indstria surpreendeu e caiu 0,7% ante novembro, taxa acima do esperado. Desde agosto, a indstria vinha num processo de estagnao, mas perdeu ainda mais fora em dezembro. Nem mesmo as encomendas de final de ano ajudaram. "Certamente, o cmbio contribuiu para uma desacelerao maior da indstria, o que deve se manter em 2011", prev Srgio Vale, economista da MB Associados. Vale diz que, diante disso, a hiptese de que um acmulo excessivo de estoques segurava o desempenho da indstria caiu por terra. J para Andr Macedo, do IBGE, esse impacto responde em parte a perda de ritmo da indstria, embora considere tambm "importante" o efeito do cmbio. "H uma flagrante perda de competitividade de se produzir no pas [em decorrncia da valorizao do real]", acrescenta o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). Para a LCA, a indstria perdeu ritmo e ser tambm afetada em 2011 pela menor confiana de empresrios e pela poltica monetria mais restritiva, com novas rodadas de alta de juros. O cmbio, avalia, tambm vai segurar a expanso do setor. Diante desse cenrio, a consultoria revisou para baixo sua projeo de crescimento da indstria em 2011 - de 4% para 3,5%. Vale diz que o PIB, porm, tende a crescer ainda na

faixa de 4,5% graas ao bom desempenho do setor de servios, inume (enterrado, sepultado) ao impacto cambial. A indstria s no ir pior em 2011, diz Vale, porque o governo d sinais de que manter polticas fiscal e monetria "frouxas" neste ano, sem conseguir debelar a inflao - que deve fechar o ano em 6%, acima de 2010. Boa notcia O perfil do crescimento da indstria sinalizou, por outro lado, a retomada dos investimentos no ano passado: a categoria de bens de capital liderou a expanso, com alta recorde de 20,8% em 2010, tambm a maior desde 1986. O resultado mais do que devolve a retrao de 17,4% de 2009, quando a crise derrubou os investimentos do setor produtivo.

Fonte: SOARES, Pedro. Indstria tem crescimento recorde, mas j se desacelera. Folha de S. Paulo, So Paulo, 03 fev. 2011. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0302201107.htm> Acesso em: 04 fev. 2011.

O PIB reflete o crescimento da economia do pas. Uma queda no PIB, por exemplo, pode apontar contrao de setores, como a indstria e os servios pblicos, alm de altas taxas de desemprego e aumento da inflao. Alm de medir a riqueza e mostrar a evoluo dos agregados econmicos, o PIB tambm um indicador de grande importncia para a elaborao de polticas pblicas e como fonte de informaes para pesquisadores e acadmicos. Abaixo, confira os nmeros que mostram a concentrao da economia em algumas regies do pas.

EIS CAPITAIS CONCENTRAM 25% DO PIB DO PAS, DIZ IBGE Por Pedro Soares

Os seis municpios com as maiores participaes no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, todos capitais, representam cerca de 25% da produo de bens e servios do pas, segundo dados do PIB dos Municpios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), com dados de 2008, divulgados nesta sexta-feira. Na lista, esto: So Paulo (SP), 11,8%; Rio de Janeiro (RJ), 5,1%; Braslia (DF), 3,9%; Curitiba (PR), 1,4%; Belo Horizonte (MG),1,4% e Manaus (AM), 1,3%. Esse grupo abrigava uma fatia menor da populao (13,5%), o que revela a concentrao do PIB do pas. Em 2004, as cinco cidades com mais altos PIBs abocanham 25% da produo de bens e servios. Apenas a capital do Amazonas, cuja economia cresce na esteira da indstria da zona franca, passou a integrar a lista dos maiores PIBs. Na outra ponta, os 1.313 municpios com os menores PIBs (3,4% da populao) respondiam por apenas 1% do PIB nacional. Entre as capitais, Palmas (TO) tinha o menor PIB de 2008. Florianpolis (SC), por sua vez, era a nica que no ocupava a primeira posio em seu Estado - ficou atrs de Joinville e de Itaja. Juntas, as 27 capitais geraram mais de um tero (33,9%) do PIB brasileiro. Outro dado revela a concentrao da economia brasileira: as capitais do Norte foram responsveis por 2,4% do PIB de 2008; enquanto as do Sudeste corresponderam por 19% da gerao de riqueza do pas. PIB per capita Sede da segunda maior refinaria da Petrobras, a pequena So Francisco do Conde (BA) tinha o maior PIB per capita do pas: R$ 288.371. A mdia nacional era de R$ 15.989. Outras duas cidades ligadas indstria do petrleo - Triunfo (RS) e Quissam (RJ) integravam a lista das cinco maiores rendas per capitas brasileiras. Entre as capitais, Vitria (ES) possua o mais alto PIB per capita: R$ 71.407. Em seguida, vinham Braslia (R$ 45.978), So Paulo (R$ 32.494), Porto Alegre (R$ 25.712) e Rio de Janeiro (R$ 25.122).

Apesar de perder participao em anos anteriores, So Paulo se mantinha, em 2008, como principal polo industrial do pas - com peso de 8,7%, abaixo dos 9,9% de 2004. Campos dos Goytacazes (norte fluminense), graas explorao de petrleo na bacia de Campos, ficou com o segundo lugar no ranking do PIB industrial (3,4% de participao), posio alcanada desde 2005. J na agropecuria, Sorriso (MT), produtor de soja, tem o maior PIB da atividade, valor adicionado bruto da agropecuria. J nos servios, apenas duas capitais (So Paulo e Rio de Janeiro) correspondiam a 25% da produo do setor. Fonte: SOARES, Pedro. Seis capitais concentram 25% do PIB do pas, diz IBGE. Folha.com. 10 dez. 2010. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/843555-seis-capitaisconcentram-25-do-pib-do-pais-diz-ibge.shtml> Acesso em: 24 jan. 2011.

Segundo o artigo a seguir, mesmo com a utilizao de artifcios contbeis por parte do governo para engordar as receitas, o setor pblico no conseguiu cumprir a meta de reduo de gastos e, conforme o artigo a seguir, o principal responsvel por isso foi o alto investimento nas eleies 2010. Para amenizar o problema, o governo utilizou como ltimo recurso a reduo dessa meta.

ETOR PBLICO NO CUMPRE META FISCAL E MERCADO PREV JURO MAIOR Por Eduardo Cucolo

Pelo segundo ano seguido, Unio, Estados e municpios no cumpriram a meta de reduo do gasto pblico. Para economistas, a falta de compromisso desses governos na rea fiscal exigir do Banco Central um aumento maior dos juros e mais aperto no crdito para segurar a inflao em 2011. Dessa vez, em vez da crise econmica, que reduziu a arrecadao de tributos em 2009, o principal responsvel pelo resultado abaixo da meta foi o aumento de gastos nas eleies de 2010. O governo federal, por exemplo, recorreu a uma srie de manobras contbeis para engordar as receitas. Estados, municpios e suas estatais economizaram apenas dois teros do esperado. A economia total do setor pblico para pagar os juros da dvida (superavit primrio) ficou em R$ 101,7 bilhes no ano passado (2,78% do PIB). A meta era de 3,1% do PIB, ou R$ 113,4 bilhes. Como no chegou ao resultado esperado, o governo utilizou um ltimo recurso, como em 2009, que permite reduzir a meta e considerar que, do ponto de vista formal, ela foi alcanada.

Para fazer isso, o governo considera que a economia que no foi feita foi direcionada para investimentos do PAC (Programa de Acelerao do Crescimento), que cresceram no ano eleitoral. Ao todo, mais de 40% do superavit foi obtido por meio de operaes contbeis que no representaram efetivamente aumento de receita ou corte de gastos e que, por isso, no ajudam a reduzir a inflao e a dvida. Ajuda da Petrobras Em outubro, o governo fez uma operao com a Petrobras que permitiu engordar o superavit em R$ 32 bilhes. Em novembro, retirou a Eletrobras das contas pblicas. No ms seguinte, incorporou mais R$ 4 bilhes s suas contas com base em depsitos judiciais na Caixa Econmica Federal e, com isso, realizou naquele ms o maior superavit para meses de dezembro em nove anos (R$ 10,8 bilhes). Apesar de ter economizado menos, a dvida do setor pblico caiu na comparao com o PIB de 42,8% para 40,4%. A economia brasileira cresceu mais que a dvida, que aumentou cerca de 8%. Previdncia O deficit do INSS caiu 4,5% no ano passado, segundo o Ministrio da Previdncia, devido arrecadao recorde. Ficou em R$ 44,35 bilhes. Para este ano, o governo prev novo aumento na arrecadao e um deficit de R$ 41,6 bilhes. O valor pago em benefcios cresceu 7,8% no ano passado, maior crescimento registrado desde 2006. Fonte: CUCOLO, Eduardo. Setor pblico no cumpre meta fiscal e mercado prev juro maior. Folha de S. Paulo, So Paulo, 01 fev. 2011. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0102201108.htm> Acesso em: 02 fev. 2011.

Sabe-se que a exportao assume grande relevncia para as empresas, pois o caminho mais eficaz para garantir o seu prprio futuro em um ambiente globalizado cada vez mais competitivo. Para o Brasil, a atividade exportadora tem tambm importncia estratgica, pois contribui para a gerao de renda e emprego, para a entrada das divisas necessrias ao equilbrio das contas externas e para a promoo do desenvolvimento econmico. O artigo a seguir mostra que, durante o ano passado, as empresas de Maring comercializaram US$ 1,9 bilho com o exterior, ficando atrs apenas de Paranagu.

XPORTAES CRESCEM 117% E MARING FECHA ANO COMO SEGUNDA MAIOR EXPORTADORA DO PR Por Marcus Ayres

As exportaes feitas por Maring ao longo de 2010 superaram a marca de US$ 1,9 bilho colocando a cidade entre os vinte maiores exportadores do pas. Foi o que revelou balano das transaes internacionais divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Com o crescimento de 117% nas vendas externas no ano passado, o municpio saltou 21 posies no ranking brasileiro das exportaes e trs no estadual, ficando atrs apenas de Paranagu, que comercializou US$ 3,7 bilhes no ano passado. At ento, o melhor desempenho anual havia sido obtido em 2009, quando as vendas externas renderam US$ 891,6 milhes. Importaes aumentaram 45% no Paran As importaes tiveram um expressivo aumento ao longo de 2010 no Paran. Durante todo o ano passado, foram comercializados US$ 13,9 bilhes, valor prximo do arrecadado com exportaes. A quantidade 45% maior do que no ano anterior. Para o consultor

especialista em comrcio exterior, Gustavo Machado, os setores industrial e da construo civil esto entre os responsveis por esse crescimento. Tivemos um aquecimento no mercado interno que motivou a modernizao das empresas. As indstrias aproveitaram o momento de janela baixa do dlar para comprar novos equipamentos. Isso significa mais competitividade para as nossas empresas, explicou o scio da GT Internacional. O pesquisador Wagner Godinho tambm v com bons olhos a importao. Em um espao de carncia de seis meses, isso refletir em novas exportaes, avaliou o professor da Saint Paul Escola de Negcios. Ranking estadual de exportaes* 1) Paranagu - US$ 4,1 bilhes (8 no nacional) 2) Maring - US$ 1,9 bilho (18 no nacional) 3) So Jos dos Pinhais - US$ 1,9 bilho (19 no nacional) 4) Curitiba US$ 1,4 bilho (29 no nacional) 5) Ponta Grossa US$ 911 milhes (47 no nacional) Fonte: Secretaria de Comrcio Exterior (Secex), do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior * De janeiro a novembro de 2010 Como funciona o ranking - Os dados de exportao dos municpios so registrados pelos locais por onde a produo escoada, como portos e aeroportos. A produo de cada cidade identificada pelo CNPJ das empresas. Os dados so repassados para o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, que centraliza as informaes e gera o ranking. De acordo com o pesquisador de Comrcio Exterior da Saint Paul escola de negcios, de So Paulo, Wagner Botelho Godinho, parte do crescimento deve ser creditado ao setor de commodities e produtos naturais, como a soja, cujos gros e produtos derivados respondem por aproximadamente 50% dos itens maringaenses embarcados para o exterior em 2010. Os gros da oleaginosa tambm foram responsveis por 17% na participao total dos produtos exportados pelo Paran, colaborando para que as vendas externas ultrapassassem a barreira de US$ 14,1 bilhes, fechando o ano com uma alta de 26,3% em comparao com 2009. Houve um estouro nas exportaes de commodities. Isso no ocorreu tanto em funo do cmbio, que no est estimulante, mas sim devido subida de preo desses produtos, explicou Godinho. Produtos mais exportados por Maring Somente o gro da soja rendeu US$ 797,1 milhes, o que corresponde a 41% de participao entre os produtos vendidos ao mercado externo. J as vendas de acar bruto chegaram a US$ 565,5 milhes (29,1% de participao). Entre os produtos mais vendidos tambm esto: milho em gro (US$ 195,9 milhes), bagaos e outros resduos slidos do leo de soja (US$ 115,9 milhes); e lcool etlico (US$ 108,3 milhes).

Os maiores compradores dos produtos maringaenses so os pases asiticos, que juntos desembolsaram US$ 1 bilho (55,5% das comercializaes). Com os chineses, as vendas alcanaram US$ 635,8 milhes, seguido da Coreia do Sul (com US$ 152,6 milhes) e ndia (US$ 66,8 milhes). Fora da sia, a Rssia (US$ 223,5 milhes) e a Crocia (US$ 69,1 milhes) so as principais parceiras. Entre os blocos econmicos, boa parte dos negcios tambm foi feita com a Europa Oriental (US$ 230,9 milhes), Unio Europeia (US$ 199,2 milhes), a frica ( US$ 137,7 milhes), o Oriente Mdio (US$ 99,5 milhes). Fonte: AYRES, Marcus. Exportaes crescem 117% e Maring fecha ano como segunda maior exportadora do PR. Gazeta Maring, Maring, 12 jan. 2011. Disponvel em: <http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?id=1085969> Acesso em: 24 jan. 2011.

Seja na vida profissional ou pessoal, vivenciamos no sculo XXI o rpido avano tecnolgico. A informtica e as telecomunicaes esto inseridas cada vez com maior frequncia nas tarefas do dia-a-dia, atingindo grande importncia. Automaticamente nos servimos de suportes tecnolgicos, por vezes at sem perceber. O texto abaixo apresenta mais novidades tecnolgicas e sugere reflexes sobre o poder de influncia da mquina sobre o homem.

OMPUTADORES APRENDEM O QUE NOS FAZ SORRIR - E GASTAR Por Steve Lohr

Computadores com viso esto se tornando comuns. Cmeras baratas e de alta resoluo se proliferam em produtos como smartphones e laptops. E novos algoritmos de computao para localizar, comparar e avaliar a enxurrada de dados visuais tm progredido rapidamente. A tecnologia pode ser usada em hospitais, shopping centers, escolas, plataformas de metr, escritrios e estdios. As mquinas nunca piscam. Tudo isso pode ser muito til - ou alarmante. "As mquinas definitivamente sero capazes de nos observar e nos entender melhor", disse Hartmut Neven, cientista da computao do Google e especialista em viso. "Aonde isso leva incerto", completou. O Google est na linha de frente do desenvolvimento tecnolgico, e tambm motivo de apreenso por causa disso. Seu servio Street View, em que usurios da internet podem olhar um determinado local, recebeu queixas por violao de privacidade. O Google ir borrar as fotos das casas de quem assim solicitar.

Com o aplicativo Goggles, do Google, as pessoas podem tirar uma foto com um smartphone e vasculhar a internet em busca de imagens semelhantes. Executivos da empresa excluram uma ferramenta de reconhecimento facial, temendo que isso servisse na busca por informaes pessoais. Cientistas preveem que as pessoas ficaro cada vez mais cercadas por mquinas que podem no s ver, mas tambm raciocinar a respeito daquilo que esto vendo. Segundo Frances Scott, que especialista em tecnologias de vigilncia, isso poder permitir que autoridades localizem um terrorista ou uma criana perdida. Milhes de pessoas tm usado produtos que mostram o progresso alcanado pela viso informatizada. Os principais servios on-line de compartilhamento de fotos j contam com reconhecimento facial. O Kinect, que pode ser agregado ao console Xbox 360, da Microsoft, usa uma cmera digital e sensores para reconhecer as pessoas e seus gestos; ele tambm entende comandos de voz. Com o Kinect, "a tecnologia entende voc de forma mais fundamental, de modo que voc no precisa entend-la", disse Alex Kipman, engenheiro envolvido no desenvolvimento da ferramenta. 'Lave as mos, por favor' H trs meses, o Centro Mdico Bassett, de Cooperstown, em Nova York, iniciou experincias com a viso informatizada. Pequenas cmeras no teto monitoram os movimentos dos pacientes e das pessoas que entram e saem da sala. As primeiras aplicaes do sistema, criado pela General Electric, so lembretes e alertas. Mdicos e enfermeiros precisam lavar as mos antes e depois de tocar em pacientes, para evitar infeces hospitalares. Quando algum se esquece, uma voz declara: "Perdoe a interrupo; por favor, lave as mos". O sistema capaz de reconhecer movimentos que indicam quando um paciente corre o risco de cair do leito, e alerta uma enfermeira. Outras ferramentas podem ser acrescentadas, como um software que analisa expresses faciais em busca de sinais de dor ou outro desconforto grave, segundo Kunter Akbay, cientista da GE. Espelho, espelho meu O ps-graduando Daniel McDuff parou diante de um espelho translcido no Laboratrio de Mdia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Aps 20 segundos, um nmero 65, seu batimento cardaco por minuto, apareceu no espelho. Por trs dele, uma webcam enviava imagens de McDuff a um computador cujo software monitorava o fluxo sanguneo em seu rosto. O programa separa as imagens de vdeo em trs canais - para as cores bsicas vermelho, verde e azul. Mudanas nas cores e movimentos feitos por minsculas contraes e expanses dos vasos sanguneos no rosto no so perceptveis ao olho humano.

"O sinal do seu ritmo cardaco est na sua cara", disse Ming-zher Poh, tambm psgraduando do MIT. Outros sinais vitais, como ritmo da respirao e presso arterial, devem deixar pistas semelhantes. Esse projeto, descrito numa publicao feita em maio por Poh, McDuff e Rosalind Picard, professora do laboratrio, est s comeando, segundo Poh. Mensuraes dirias feitas com esse mtodo podero revelar, por exemplo, que uma pessoa est ficando sob maior risco de um ataque cardaco. "No futuro, isso estar nos espelhos", disse. Os rostos podem fornecer todo tipo de informao aos computadores. No MIT, Picard e a pesquisadora Rana el Kaliouby aplicam um software de anlise da expresso facial para ajudar autistas a reconhecerem melhor os sinais emocionais. As duas cientistas fundaram a Affectiva, empresa com sede em Waltham, Massachusetts, que est produzindo softwares de anlise facial para fabricantes de produtos comerciais, varejistas, profissionais de marketing e estdios cinematogrficos. John Ross, executivo-chefe da Shopper Sciences, uma empresa de pesquisa de mercado, disse que a tecnologia da Affectiva promete dar aos profissionais de marketing uma leitura imparcial sobre a sequncia de emoes que levam a uma compra. "Pode-se ver e analisar como as pessoas esto reagindo em tempo real, no o que elas esto dizendo mais tarde [num grupo de pesquisas], quando com frequncia esto tentando ser educadas." O software, segundo Ross, poderia ser usado em quiosques comerciais ou com webcams. A Shopper Sciences, acrescentou ele, est testando o programa da Affectiva com um grande varejista e com um site de relacionamentos amorosos. Observando o observador Maria Sonin, 33, funcionria de um escritrio em Waltham, Massachusetts, assistiu o trailer de um filme enquanto o software da Affectiva acompanhava os movimentos de 12 pontos do seu rosto. Aos olhos de um humano, ela estava se divertindo. O software concordou, disse Kaliouby, mas usou uma anlise mais detalhada, como ao registrar que seus sorrisos eram simtricos (o que sinaliza diverso, e no constrangimento). Christopher Hamilton, um diretor-tcnico de efeitos visuais, disse que a tecnologia de anlise das expresses faciais "possibilita medir a reao da audincia com um detalhamento cena a cena, o que a atual abordagem de pesquisa e questionrio no permite". Um diretor pode descobrir, por exemplo, que a plateia, mesmo gostando de um filme como um todo, desaprova duas ou trs cenas. Ou que determinado personagem no inspira a reao emocional pretendida. Mas a viso computadorizada tambm traz desafios. No trabalho ou na escola, a tecnologia abre as portas para um supervisor informatizado que est sempre observando. Um efeito sutil decorreria de a pessoa saber que est sendo observada, o que poderia ser benfico: um criminoso iria pensar duas vezes antes de agir, por exemplo. Mas isso no levaria tambm a uma sociedade menos espontnea, menos criativa e menos inovadora?

Como disse Hany Farid, cientista da computao no Dartmouth College, de New Hampshire: "Em toda tecnologia h um lado negro". Fonte: LOHR, Steve. Computadores aprendem o que nos faz sorrir e gastar. Folha de S. Paulo, So Paulo, 17 jan. 2011. Disponvel em: Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/ny1701201103.htm> Acesso em: 24 jan. 2011. Sobre tecnologia e sociedade

Fonte: http://sociobox.wordpress.com/

Fonte: http://divulgarciencia.com/categoria/mudanca-social/page/2/

You might also like