You are on page 1of 8

A alienao parental - Revista Jus Navigandi

http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223/a-alienacao-parental/print

Jus Navigandi http://jus.uol.com.br

A alienao parental
http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223
Publicado em 06/2011

Csar Leandro de Almeida Rabelo | Cludia Mara de Almeida Rabelo Viegas RESUMO: Este artigo tem a finalidade de discutir o instituto da alienao parental. Sabe-se que uma novidade em nosso ordenamento jurdico, mas reflete a uma realidade a muito vivida por filhos vtimas de desentendimentos de seus pais. O que se pretende aqui analisar a nova lei que regulamentou o comportamento desviado dos genitores em relao aos seus filhos, no caso de dissoluo da sociedade conjugal. SUMRIO:1 - Consideraes Iniciais. 2 A definio de Alienao Parental. 3 A Evoluo do instituto da famlia e a alienao parental. 4 Observaes acerca da Lei 12.138/10. 5 - Consideraes Finais. Referncias Bibliogrficas

1 Consideraes Iniciais Em 27 de agosto de 2010, fora publicada a Lei de Alienao Parental, com o objetivo principal de conferir maiores poderes aos juzes, a fim de proteger os direitos individuais da criana e do adolescente, vtimas de abuso exercido pelos seus genitores. certo que o direito positivou a conduta de desrespeito aos filhos, aps atrocidades presenciadas no judicirio e da ausncia de lei regulamentadora que permitisse uma maior atuao do Estado-juiz para solucion-la. A sociedade moderna tinha a idia de que em caso de dissoluo da sociedade conjugal, a guarda dos filhos era preferencialmente da me. Isso porque havia a noo de que a me teria um instinto materno, que garantiria criana um desenvolvimento saudvel, da criou-se o mito de que a mulher seria a mais apta a ficar com a guarda dos filhos. Assim, consoante Pereira, "as concepes jurdicas e culturais se misturavam". (PEREIRA, 2004, p.134) Todavia, com as alteraes de paradigmas da sociedade contempornea e dada a concepo igualitarista dos direitos e deveres de homens e mulheres e o respeito s diferenas garantidos pela CF/88 e pelos Tratados e Convenes Internacionais, se incorporou ao ordenamento jurdico brasileiro o novo conceito de famlia, que introduziu no cotidiano dos casais o partilhamento de direitos e obrigaes. Neste contexto, desmistificado o entendimento de que as mulheres seriam as mais aptas a cuidarem dos rebentos, muitos homens optaram por no abdicarem da guarda e da convivncia com seus filhos. Em razo disso, tem-se, no raras vezes, um litgio acerca da concesso da guarda dos menores. Esse o germe da Alienao Parental, a criana em meio ao conflito dos pais.

1 de 8

29/06/2011 01:55

A alienao parental - Revista Jus Navigandi

http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223/a-alienacao-parental/print

2 A definio de Alienao Parental A Sndrome de Alienao Parental (SAP) termo proposto por Richard Gardner, em 1985, para a situao em que a me ou o pai de uma criana a treina para romper os laos afetivos com o outro cnjuge, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relao ao outro genitor. Em princpio, Richard Gardner definiu em 1985 a Sndrome de Alienao Parental (SAP) nos Estados Unidos como sendo:

um distrbio da infncia que aparece quase exclusivamente no contexto de disputas de custdia de crianas. Sua manifestao preliminar a campanha denegritria contra um dos genitores, uma campanha feita pela prpria criana e que no tenha nenhuma justificao. Resulta da combinao das instrues de um genitor (o que faz a "lavagem cerebral, programao, doutrinao") e contribuies da prpria criana para caluniar o genitor-alvo. Quando o abuso e/ou a negligncia parentais verdadeiros esto presentes, a animosidade da criana pode ser justificada, e assim a explicao de Sndrome de Alienao Parental para a hostilidade da criana no aplicvel. (GARDNER, 1985, p.2)

Dessa forma, a SAP consistiria num processo de "programar a criana para que odeie um dos genitores, sem justificativa, de modo que a prpria criana ingressa na trajetria de desmoralizao desse mesmo genitor" (TRINDADE, 2008, p.102). As estratgias utilizadas pelo alienador so muitas e variadas, mas a SAP possui um denominador comum que se organiza em torno de avaliaes prejudiciais, negativas, desqualificadas e injuriosas em relao ao outro genitor. Torna-se comum s crianas envolvidas na SAP temerem somente o genitor alvo

(alienado), ficando receosas de deixar o genitor programador (alienante) para ir a outros locais, como a casa de amigos ou de parentes. Para Gardner, "o medo da criana com SAP centrado sobre o genitor alienado; j a criana com distrbio de ansiedade de separao tem medos focados na escola, mas que se espalham a muitas outras situaes e destinos" (GARDNER, 2009).

So quanto aos critrios informadores do processo alienatrio admitidos por Richard A. Gardner e citado por Franois Podevyn:

1. A obstruo do contato: o alienador busca a todo custo obstaculizar o contato do no-guardio com o filho e para tanto se utiliza os mais variados meios tais como interceptaes de ligaes e de cartas, crticas demasiadas, tambm tomam decises importantes da vida do filho sem consultar o outro genitor; 2. As denncias falsas de abuso: a mais grave das acusaes que o guardio pode fazer seria incutir na criana a idia de que o outro genitor estaria abusando sexualmente ou emocionalmente fazendo com que a criana tenha medo de encontrar com o no-guardio; 3. A deteriorao da relao aps o divrcio: o rompimento da relao conjugal faz com que o alienador projete nos filhos toda a frustrao advinda da separao, persuadindo a criana a se afastar do no

2 de 8

29/06/2011 01:55

A alienao parental - Revista Jus Navigandi

http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223/a-alienacao-parental/print

guardio, com a alegao de que ele abandonou a famlia; 4. A reao de medo: a criana passa a ser protagonista do conflito dos pais e por medo do guardio voltar-se contrai si a criana se apega a esse e afasta do outro.

A Lei da Alienao Parental, aps longo trmite, j que o projeto de lei 4053 era datado de 2008, foi sancionada no dia 26 de agosto de 2010, sob o nmero 12.318 e prev medidas que vai desde o acompanhamento psicolgico, at a aplicao de multa, ou mesmo a perda da guarda da criana a pais que estiverem alienando os filhos. Esta lei altera o artigo 236 da lei 8.069/90 e estabelece a seguinte definio para a alienao parental:

Art. 2 Considera-se ato de alienao parental a interferncia na formao psicolgica da criana ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avs ou pelos que tenham a criana ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilncia para que repudie genitor ou que cause prejuzo ao estabelecimento ou manuteno de vnculos com este.

Importa destacar que a lei nos informa, exemplificativamente, algumas condutas que foram criminalizadas no pargrafo nico do art. 2:

Pargrafo nico. So formas exemplificativas de alienao parental, alm dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por percia, praticados diretamente ou com auxlio de terceiros: I - realizar campanha de desqualificao da conduta do genitor no exerccio da paternidade ou maternidade; II - dificultar o exerccio da autoridade parental; III - dificultar contato de criana ou adolescente com genitor; IV - dificultar o exerccio do direito regulamentado de convivncia familiar; V - omitir deliberadamente a genitor informaes pessoais relevantes sobre a criana ou adolescente, inclusive escolares, mdicas e alteraes de endereo; VI - apresentar falsa denncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avs, para obstar ou dificultar a convivncia deles com a criana ou adolescente; VII - mudar o domiclio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivncia da criana ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avs.

Destarte, pode-se concluir que a sndrome da Alienao Parental pode ser definida como a formao psicolgica negativa da criana ou do adolescente, praticada de forma agressiva pelos seus genitores, membros da famlia, ou por qualquer pessoa que obtenha sua guarda, ou vigilncia, que cria obstculos significativos manuteno dos vnculos afetivos em relao aos seus genitores.

3 A Evoluo do instituto da famlia e a alienao parental

3 de 8

29/06/2011 01:55

A alienao parental - Revista Jus Navigandi

http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223/a-alienacao-parental/print

A idia de famlia veio se modificando ao longo do tempo. No h como negar que a nova tendncia da famlia moderna a sua composio baseada na afetividade, que surge pela convivncia entre pessoas e pela reciprocidade de sentimentos. Segundo Jos Sebastio de Oliveira: "a afetividade, traduzida no respeito de cada um por si e por todos os membros a fim de que a famlia seja respeitada em sua dignidade e honorabilidade perante o corpo social , sem dvida nenhuma, uma das maiores caractersticas da famlia atual" OLIVEIRA (2002, p. 233). Dissolvida a sociedade conjugal, o afeto dos pais em relao aos filhos deveria reger o rompimento. Contudo, no o que acontece na prtica, as mgoas tomam conta do ex-casal e os filhos so sempre os mais prejudicados. Vale dizer que aps o rompimento conjugal, a parentalidade entre os entes permanece, j que os pais devem compartilhar a tarefa de continuar educando seus filhos, haja vista que os deveres decorrentes do ptrio poder so irrenunciveis e envolvem sujeitos ainda em formao, que gozam, inclusive, de tutela legal especial. Outro aspecto relevante no conflito da SAP so as diferenas culturais, as de valores, assim como as divergncias quanto percepo do que seja a melhor educao e o melhor trato com os filhos, o que de forma fundamental, acirram os conflitos do ex-casal e desencadeiam srios problemas sade mental do menor. Observa-se na SAP a arbitrariedade no exerccio da autoridade parental pelo guardio, que, aproveitando a proximidade com o menor, procura, a todo custo, afastar o outro genitor das decises concernentes vida do filho, exercendo, assim, uma paternidade ou maternidade irresponsvel, podendo, inclusive resultar na destruio do vnculo afetivo do menor com o genitor vtima da alienao. A SAP pode ser graduada em estgios, a saber, leve, moderado e grave. No estgio leve, a criana se sente constrangida somente no momento em que os pais se encontram, afastado do guardio, a criana mantm um relacionamento normal com o outro genitor. J no estgio moderado, a criana apresenta-se indecisa e conflituosa nas suas atitudes, sendo que em certos momentos j mostra sensivelmente o desapego ao no-guardio. No estgio grave, a criana apresenta-se doente, perturbada ao ponto de compartilhar todos os sentimentos do guardio, no s escutando as agressividades dirigidas ao no guardio como passa a contribuir com a desmoralizao do mesmo, as visitas nesse estgio so impossveis. O afastamento fruto de uma programao lenta e diria do guardio para que o filho, injustificadamente, rejeite o seu outro genitor. Neste contexto, ocorre por parte do pai e da me imbudo pelo sentimento de vingana e que tenta desacreditar, desfazer a boa imagem do ex-parceiro conjugal em relao ao filho, um abuso no exerccio de seu direito de educar e criar seus rebentos, lesionando o direito ao exerccio da autoridade parental do ex e privando o menor da convivncia com o ele, impedindo-os de estreitarem o lao afetivo que os une, ou mesmo, em fase mais agravada, destruindo-o. o que acontece na SAP. Dessa forma, o genitor alienador, por no perceber que, embora a conjugalidade tenha se rompido, a parentalidade e o exerccio da autoridade parental por parte do outro genitor que, a bem dos filhos, deveria ser

4 de 8

29/06/2011 01:55

A alienao parental - Revista Jus Navigandi

http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223/a-alienacao-parental/print

eterna, violando o direito do menor convivncia familiar saudvel. Afinal, a convivncia saudvel com o pai e a me direito do menor, pois s assim, ir conhecer a cultura, os valores de ambos os genitores. O genitor alienador, muitas vezes, no leva em conta que a todo momento, est descumprindo com o dever constitucional e fundamental de assegurar o bem estar e desenvolvimento psicolgico, espiritual, fsico e mental do menor. Ressalta-se que a alienao no acomete somente o genitor alienado, mas tambm os familiares de ambos os lados. Os parentes do alienador chegam a contribuir na tarefa de afastamento, uma vez que acolhem os sentimentos do guardio e acreditam que essa a atitude mais certa e justa. Em contrapartida, os familiares do genitor alienado tambm so afastados da criana, em especial, os avs que so, normalmente, os entes mais prximos dos pais, incorrendo tambm o alienador em desrespeito ao direito dos idosos convivncia familiar, consoante o que determina o art. 3 da Lei 10.741/2003, o Estatuto do Idoso. Por fim, termina-se o relacionamento entre casais, mas no se pode esquecer o afeto em relao aos filhos e isso deveria imperar nas atitudes dos pais ao separarem bem esta situao de rompimento.

4 - Observaes acerca da Lei 12.138/10: A prtica de ato de alienao parental fere direito fundamental da criana ou do adolescente de convivncia familiar saudvel e a lei veio com o objetivo de punir ou inibir aquele genitor que descumpre os deveres inerentes autoridade parental ou decorrente da tutela ou da guarda do menor. Foram includos como legitimados passivos desta lei os avs, bem como qualquer pessoa que tenha o menor sob sua guarda e/ou vigilncia, tais como tutores, guardies, educadores, babs, etc, determinando que no s os genitores sero sujeitos s medidas protetivas. Havendo indcio da prtica da alienao parental, o juiz poder determinar percia psicolgica ou biopasicossial, mas o laudo no vincular a deciso do magistrado. As conseqncias da SAP na vida da criana so graves e provocam uma total anormalidade no desenvolvimento psquico, tais como: ansiedade, depresso crnica, nervosismo, agresso, transtorno de identidade e incapacidade de adaptao ambiente normal. Na fase adulta, a criana que foi vtima dessa violncia emocional apresentar um sentimento incontrolvel de culpa por constatar que foi cmplice de uma grande injustia com o no guardio. A SAP no uma situao irreversvel, desde que tratada de forma eficaz e com a interveno de profissionais especializados no assunto, por meio da adoo conjunta de medidas legais e teraputicas. Nos casos em que o estgio alienatrio seja leve, o mais recomendvel a mediao, meio extrajudicial de resoluo de conflitos em que as partes buscam o dilogo com instrumento eficaz para se chegar a um senso comum, no caso em tela, como se chegar ao melhor interesse da criana. Entretanto, flagrada a presena da SAP e o menor apresentando-se num quadro clnico mais grave, indispensvel interveno judicial para que, alm de tentar reestruturar a relao do filho com o no-guardio,

5 de 8

29/06/2011 01:55

A alienao parental - Revista Jus Navigandi

http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223/a-alienacao-parental/print

imponha ao genitor guardio a responsabilizao pelas atitudes de violncia emocional contra o filho e contra o outro genitor. O artigo 6 da Lei 12.318/10, institui as providncias que o juiz poder tomar aps detectar a alienao parental:

Art. 6

Caracterizados atos tpicos de alienao parental ou qualquer conduta que dificulte a

convivncia de criana ou adolescente com genitor, em ao autnoma ou incidental, o juiz poder, cumulativamente ou no, sem prejuzo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilizao de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso: I - declarar a ocorrncia de alienao parental e advertir o alienador; II - ampliar o regime de convivncia familiar em favor do genitor alienado; III - estipular multa ao alienador; IV - determinar acompanhamento psicolgico e/ou biopsicossocial; V - determinar a alterao da guarda para guarda compartilhada ou sua inverso; VI - determinar a fixao cautelar do domiclio da criana ou adolescente; VII - declarar a suspenso da autoridade parental. Pargrafo nico. Caracterizado mudana abusiva de endereo, inviabilizao ou obstruo

convivncia familiar, o juiz tambm poder inverter a obrigao de levar para ou retirar a criana ou adolescente da residncia do genitor, por ocasio das alternncias dos perodos de convivncia familiar

O pagamento de multa ao alienador nos d impresso de compensao pelos danos causados ao filho. O problema que a lei no se refere a valor, nem hiptese de sua incidncia, nem mesmo a quem esta ser revertida. Por fim, a lei nos indica que a atribuio ou alterao da guarda dar-se- por preferncia ao genitor que viabiliza a efetiva convivncia da criana ou adolescente com o outro genitor nas hipteses em que seja invivel a guarda compartilhada.

5 - Consideraes Finais Aps esta breve exposio, chegamos a alguns questionamentos: Ser que o simples exame dos autos e rpidas audincias sero suficientes para detectar que um menor est sendo programado para, injustificadamente, rejeitar seu genitor? Ser que uma prestao jurisdicional clere, mas em que no se observam o melhor interesse do menor, protegendo sua formao e personalidade e os direitos do genitor alienado e os dos idosos privados da convivncia com o menor uma medida eficaz e justa? Pensar o afeto vivenci-lo. Pensar o desenvolvimento afetivo dos seres em estgio formativo ser para com eles afetuoso.

6 de 8

29/06/2011 01:55

A alienao parental - Revista Jus Navigandi

http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223/a-alienacao-parental/print

No entanto, no suficiente nem saudvel apenas pensar em fazer o bem, deve-se praticar o bem, preservando o ser objeto do afeto, seja na conotao positiva ou negativa. Assim, conclui-se que para atender o melhor interesse da criana e do adolescente imprescindvel uma postura clara, comprometida e de maturidade dos genitores para lidar com as questes afetivas. o que se espera!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALVES, Jones Figueiredo. Psicologia aplicada ao Direito de Famlia. In: Jus Navigandi, Teresina, ano VI, n. 55, mar. 2002. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2740. Acesso em 06 de maro de 2011. APASE - Associao de Pais e Mes Separados (org.). Sndrome da Alienao Parental e a Tirania do Guardio - Aspectos Psicolgicos, Sociais e Jurdicos. Porto Alegre: Equilbrio, 2007. DIAS, Maria Berenice. Sndrome da alienao parental, o que isso? . Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1119, 25 jul. 2006. Disponvel em: Acesso em: 13 abril 2011. FONSECA, Priscila M. P. Corra da. Sndrome da Alienao Parental. In: Revista Brasileira de Direito de Famlia. v. 8, n. 40, fev/mar, 2007, p. 5-16. GARDNER, Richard. O DSM-IV tem equivalente para o diagnstico de Sndrome de Alienao Parental (SAP)?Traduo de Rita Rafaeli. Disponvel em:<http://www.alienacaoparental.com.br/textos-sobresap-1/o-dsm-iv-tem-equivalente>. Acesso em: 8 set. 2009. GONALVES, Carlos Roberto. Curso de Direito Civil Brasileiro Direito de Famlia. 2. ed. v. 6. So Paulo: Saraiva, 2006. KODJOE, rsula. A alienao parental. (Traduo da Conferncia da psicloga do idioma francs para o portugus: Philippe Maillard). Disponvel em: www.apase.org.br. Acesso dia 21.05.2008, s 7h30. MATOS, Ana Carla Harmatiuk. Unio entre pessoas do mesmo sexo: aspectos jurdicos e sociais. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Estatuto das Famlias. Disponvel em: http://www.ibdfam.org.br /?boletim&artigo=195. Acesso em 25 de fevereiro de 2008, s 18h. PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Princpios fundamentais e norteadores para a organizao jurdica da famlia. (Tese de Doutorado em Direito) Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paran. Curitiba-PR, 2004. PODEVYN, Franois. Sndrome da Alienao Parental. Traduzido para o espanhol: Paul Wilekens (09/06/2001). Traduo para o portugus: Apase Brasil Associao de Pais Separados do Brasil (08/08 /2001). Disponvel em: www.apase.org.br. Acesso dia 21.05.2008, s 18h09.

7 de 8

29/06/2011 01:55

A alienao parental - Revista Jus Navigandi

http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223/a-alienacao-parental/print

SOUZA, Raquel Pacheco Ribeiro de. A tirania do guardio. In: Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1191, 5 out. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8999>. Acesso em: 05 fev. 2008, s 17h30. TEPEDINO, Gustavo. Temas de direito civil. Rio de janeiro: Renovar, 1999. TRINDADE, Jorge. Sndrome de Alienao Parental (SAP). In: DIAS, Maria Berenice. Incesto e Alienao Parental. So Paulo: RT, 2008, p. 102.

Autores
Csar Leandro de Almeida Rabelo Bacharel em Administrao de Empresas e em Direito pela Universidade FUMEC. Especialista em Docncia no Ensino Superior pela Pontifcia Universidade Catlica do Estado de Minas Gerais. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pelo CEAJUFE - Centro de estudos da rea jurdica federal. Mestrando em Direito Pblico pela Universidade FUMEC. Advogado do Ncleo de Prtica Jurdica da Universidade FUMEC Cludia Mara de Almeida Rabelo Viegas Bacharel em Administrao de Empresas e Direito pela Universidade FUMEC. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho. Mestranda em Direito Privado pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Tutora de Direito do Consumidor da PUC Minas. Advogada.
Como citar este texto: NBR 6023:2002 ABNT RABELO, Csar Leandro de Almeida; VIEGAS, Cludia Mara de Almeida Rabelo. A alienao parental. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2892, 2 jun. 2011. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/19223>. Acesso em: 29 jun. 2011.

8 de 8

29/06/2011 01:55

You might also like