You are on page 1of 11

Nome cientifico: Etlingera elatior

Nome popular: basto-do-imperador, gengibre-tocha, flor-da-redeno Origem: Indonsia Porte: de 2 a 4m Flores: inflorescncia grandes, sustentadas por hastes grossas, com escamas verdes e brcteas vermelho-rosadas com flores tambm vermelhas com lbio amarelo Cultivo: isoladamente em grupos ou renques Solo: frtil Clima: quente mido Luminosidade: pleno sol Irrigao: peridica Dificuldade de cultivo: no exige muitos cuidados Adubao: NPK rico em P Curiosidade: suas flores tm grande efeito ornamental.

Nome popular: palmeira rpis, palmeira rfis, paleira rfia ou rpis Origem: China Porte: mdio, chega a 4m de altura Flores: inflorescncia ramificada com flores amarelas sem valor ornamental Cultivo: em vasos dentro de casa, jardins internos ou em jardins, formando grupos Solo: frtil e bem permevel Clima: ameno Luminosidade: meia sombra mas necessita de muita luz

Irrigao: freqente Dificuldade de cultivo: fcil, cresce lentamente Adubao: use NPK rico em N Curiosidade: quando plantada a pleno sol perde sua graciosidade, pois suas folhas amarelam.

Bougainville
De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) conhecida tambm como buganvlia, bougainville, trs-marias ou flor-de-papel, uma espcie rstica e adaptvel a diversos tipos de clima. Seu nome foi dado em homenagem ao francs Louis Antoine Bougainville que, em 1790, descobriu a planta em nosso pas e a levou para a Europa, a partir de onde ela foi difundida para o resto do mundo. As esplndidas e coloridas flores da primavera no so exatamente as flores da planta: so brcteas (folhas modificadas) que abarcam as verdadeiras, e quase imperceptveis, flores amareladas. Esta juno tem um efeito extico, encontrado nas cores branco, rosa, vermelho intenso, roxo purpreo ou laranja. Quando adulto esse arbusto espinhento pode atingir de 5 a 10 metros de comp rimento. Est bastante florida nesta poca do ano e sua exuberncia pode ser vista em diversas estradas do Vale do Paraopeba. Esmeralda: y y y y y y y Uma das espcies mais resistentes ao pisoteio; No exige manuteno constante; Suporta perodos de seca e regies com alta salinidade; Pode ser usada para conter eroses,pois suas razes atingem at 35 cm de comprimento; No inverno a grama deve ser regada apenas pela manh para evitar a propagao de pragas; Cultivada a pleno sol
Pingo- de- ouro um tipo de planta que tem serventia para design de interiores, isso mesmo, ela embeleza o local onde for colocada. No s nos interiores, como locais externos tambm, a planta ornamental procedente do Mxico e deixa qualquer paisagem mais bela. Alm de pingo - de- ouro, a planta tambm conhecida popularmente como violeteira, tem o formato de um arbusto com ramos densos na cor amarelo puxando para a cor verde, no sol sua cor fica mais bonita e radiante. Essa planta produz pequenos frutos na cor amarela, quando chega a estao outono, esses frutos atraem a ateno dos pssaros.

y y y y
Viveiro de Mudas

O Pingo- de- Ouro e a Biologia


O nome cientfico desta planta Duranta repens aurea, conhecido popularmente como pingo - de- ouro, duranta, violeteira- dourada ou simplismente violeteira. da Famlia verbenaceae, Diviso angiospermae, sua origem totalmente brasileira e o ciclo de vida perene.

y y y y
Pingo de Ouro

Curiosidades Desta Planta To Extica


Ao contrrio dos demais arbustos tradicionais, o pingo - de- ouro cresce de uma forma muito acelerada, e aliada a sua colorao vivaz (folhas douradas), que surgiu a partir de uma mutao da violeteira. A planta tambm tem serventia para ser usado como bordadura, cerca viva, renque e at mesmo para formar o bonsai. O pingo- de- ouro precisa de muita poda, j que cresce muito rpido, a partir disto no nada indicado para jardins onde a manuteno pouco freqente. Quando a planta no recebe poda, podem -se notar as pequenas flores em tons de roxo, rosa ou branco que ela produz, e, no apenas flores, mas tambm frutos. Mesmo oferecendo flores e frutos, recomendado que ela sempre seja podada, pois caso contrrio perde sua tonalidade dourada, o que muda totalmente seu visual.

y y y
Plantas

Cuidados Para Manter a Pingo- de- Ouro Sempre Bela


O cultivo desta planta deve ser ao sol, em solo sempre cuidado para que oferea fertilidade, enriquecido com matrias orgnicas, regado com freqncia, pois no consegue sobreviver em ambientes secos, consegue suportar bem o frio e inclusi ve geadas. A maneira de plantio geralmente feita atravs de mudas, o tratamento desta planta requer muito empenho para que ela no morra, precisa de manuteno com freqncia, luvas para cuidar a planta (j que possui muitos espinhos), deve ser mantida f ora do vente forte, pois ela no se adapta. Portanto se voc mora na praia, esquea a vontade de ter pingo - de- ouro, infelizmente a planta no gosta da maresia. Antes de resolver plantar o seu pingo - de- ouro, procure um especialista, consulte um tcnico ou viverista, certamente ele ir lhe auxiliar se o local possui todas as condies que a planta necessita para viver, isso ir garantir a qualidade do plantio

Arlia
A Arlia um arbusto ereto, lenhoso, grande, de 3 -5 m de altura de folhagem ornamental.
Nome popular: Arlia Nome cientfico: Dizygotheca elegantissima Diviso: Angiospermae Famlia: araliaceae Como cuidar da sua Arlia/ Dizygotheca elegantissima? Folhas muito divididas e coriceas, inflorescncias denas, ramificadas. cultivada em vasos e em jardins como planta isolada ou em grupos formando conjuntos e renques em beira de muros e paredes. Regas espaadas observando o solo ficar levemente seco. Aprecia ilumina o forte mas no devem estar expostas ao sol direto.

y y y y y y

Arlia

ref.: PP.010. Plantas: Para vasos, jardins.

Agave azul
A Agave Azul uma planta escultural de grande valor ornamental, folhas nascem em forma de roseta, so azul acinzentadas com as bordas providas de espinhos curtos, atigem 1,5 a 3 metros de dimetro.
Nome Popular: Agave azul Nome Cientfico: Agave weberi Diviso: Angiospermae Famlia: Agavaceae Origem: Estados Unidos,Texas Como Cuidar da sua Agave Azul/weberi? cultivado isolada ou em grupos, em jardins amplos, a pleno sol. O solo pode ser arenoso, acrescido de matria orgnica e regado a intervalos. ou na forma de renque, a pleno sol. Cacto perene, caracterstico de clima subtropical tolerante ao clima tropical. O solo pode ser arenoso e regado uma vez por semana.

FOLHAS As folhas no crescem diretamente de uma gema dos galhos. Elas so, na verdade, lminas de folhas caulinares que crescem em galhos. Estas lminas tornam-se bem mais elongadas que nas folhas caulinares dos colmos, tomando a forma e a funo, fotossinttica, de uma folha. Nos galhos estas folhas-lmina esto conectadas bainha por uma projeo de sua veia principal, em forma de uma curta haste. Quando a folha seca, comeando pela ponta, esta haste quebra, e a bainha permanece conectada por mais tempo ao galho. Uma folha de bambu sobrevive at cerca de dois anos. Por terem um padro de veias que se espalham em ngulos retos e paralelos (em ingls "tesselation"), as folhas ganham resistncia ao frio. FLORAO O bambu no possue um ciclo anual de florao. Na verdade, a florao do bambu ainda um mistrio para os botnicos. Podem ocorrer em longos perodos de 10, 50 ou at 100 anos. A identificao das espcies feita atravs da coleta de flores, o plantio de sementes e a observao dos resultados. por essa razo que a identificao exata das espcies de bambu to complicada. Uma gerao inteira pode passar sem que um determinado bambu tenha florescido. A florao de um bambu um evento no apenas misterioso, mas muitas vezes fatal para o prprio bambu. Este fato decorre do desvio de toda a ateno e esforo da planta para o florescimento, retirando as reservas contidas nos rizomas. A planta pra de produzir folhas, e pode vir a desgastar-se at a morte. Existem casos de um grupo inteiro perecer ao mesmo tempo. Sementes podem ser recolhidas, mas atualmente ainda no h um procedimento seguro para plantio de sementes de bambu. A diferenciao entre as espcies, as variedades cultivadas, no so garantidas atravs das sementes. A semente de uma espcie variegada (com estrias) no garante a continuao da variegao nos seus brotos. O bamb u pode chegar a ter uma reproduo anemfila (causada pelo vento), e naturalmente reaparecer no mesmo local de sua morte. Porm nem todo bambu que floresce morre. Ximena Londoo afirma que o gnero Guadua costuma ter sempre um indivduo florescendo em um dado grupo. Existem relatos de florao contnua durante meses ou anos. Atitudes podem ser tomadas para interromper a florao de um grupo ou indivduo, porm os relatos e os resultados ainda so inconclusivos. Alguns cortam os culmos florescentes, outros retiram o rizoma inteiro. A ocorrncia simultnea de floraes de uma mesma espcie em diferentes locais do mundo um evento ainda estudado. A teoria mais aceita que as plantas de um mesmo clone (reproduzidas atravs de pedaos de uma mesma planta) podem florescer simultaneamente em locais diferentes. Especialistas discutem hoje em dia o equilbrio entre as influncias gentica e climtica na causa do florescimento. Afirmam que um stress ambiental ou induzido artificialmente podem causar uma florao em bambu. y

florescncia de Bambusa tuldoides Rio nov. 2000

semente de bambu - Pseudosasa japonica Chester Hill

y ESTAES O comportamento do bambu obedece as estaes, como todas as plantas. Seu ciclo lgico, e deve ser utilizado para o planejamento de plantaes e colheitas, de acordo com a finalidade que se quer atingir. No vero e no outono os colmos adultos esto recolhendo energia do sol e armazenando nos rizomas. Quando chega o inverno a planta chega a um estado de baixo metabolismo, como uma "hibernao". Chegando a primavera o alimento armazenado utilizado na produo dos novos brotos e rizomas. E no fim do vero pode-se recolher os novos brotos para alimentao. De uma forma geral podemos dizer que a energia (seiva) est armazenada nas razes no inverno. E no vero est espalhada pelos colmos. O vero a pior poca para colher colmos, eles sero certamente menos resistentes ao ataque de fungos e bactrias. No inverno os colmos esto mais secos, portanto menos aptos a serem atacados por pestes. No fim do vero os bambus procuram estender seus rizomas e comear a guardar seus nutrientes. FERTILIZANTES O bambu uma planta faminta e sedenta. Ele costuma exaurir os solos de seus nutrientes preferidos. Consome basicamente muito nitrognio na primavera e no vero, enquanto no outono consome mais Fsforo e Potssio. Podem-se utilizar fertilizantes que se adequem a esta dieta, tanto qumicos quanto orgnicos. A grama uma tima fonte de nitrognio e silcio. Lascas de rvores tambm. O esterco, apesar de ser um timo nutriente, pode trazer ervas competitivas. Em uma plantao nova deve-se tomar cuidado com as ervas competitivas que roubaro os nutrientes do bambu. A poca depois do aparecimento de brotos uma boa poca para se fertilizar, assim como no final do vero. Porm melhores resultados so obtidos fertilizando em pequenas quantidades continuamente durante o ano, excetuando o inverno. No i nverno pode-se cobrir a terra em volta dos bambus com uma camada de composto orgnico para isolar os rizomas de um frio excessivo. As prprias folhas cadas do bambu servem como estabilizador da humidade e da temperatura no solo, assim como ajuda a reciclar o silcio. Uma plantao nova de bambu deve receber bastante gua, pois corre o risco de secar rapidamente e morrer. Porm deve ter-se tambm o cuidado de no regar demais, o que pode ser to danoso quanto a seca. Plantar os bambus perto de uma fonte de gua

corrente uma boa estratgia, j que o solo estar continuamente mido. SOLO O bambu pode crescer em solos de diferentes graus de arenosidade, acidez, humidade e temperatura. Porm ele se d melhor em solos levemente cidos e argilosos, com
tes ou por estaquia .

TINHOROCaladium bicolor Vent.


Descrio : Planta da famlia das Arceas, tambm conhecido como taj, tai, caldio, papagaio. Erva com folhas em forma de corao, grandes, rajadas ou pintalgadas, com duas ou mais cores e tonalidades de branco, verde, rosa ou vermelho, cultivadas em vasos como planta ornamental, so plantas bulbosas muito apreciadas. Elas apresentam folhas . As inflorescncias tm importncia ornamental secundria e so muito parecidas com as do lrio-da-paz , sendo brancas ou

esverdeadas e podem ser pintalgadas como as folhas. A florao ocorre no vero.

Plantio : H mais de 1000 variedades de caldio atualmente, algumas so mais indicadas para o jardim e outras devem ser cultivadas em ambientes internos. Prestam-se para a formao de macios e bordaduras, alm de vasos e jardineiras. Durante o inverno o caldio entra em repouso e aparenta estar morto, mas emite novas brotaes na primavera. Neste perodo as adubaes devem ser suspensas e podemos remover os bulbos e guard-los em local seco, sombreado e fresco. Devem ser cultivados sob luminosidade difusa, pleno sol ou meia-sombra, de acordo com a variedade. Em solo frtil, leve e enriquecido com matria orgnica, com regas regulares. O caldio aprecia a umidade, mas no tolera o encharcamento. Multiplicase por separao dos bulbos quando a planta entra em repouso.

Origem: Brasil e outros pases da Amrica Tropical

Propriedades : oxalato de clcio

Indicaes : Planta Venenosa . Pode ser usada como purgante e para combater a febre.

Tratamento: Evitar lavagem gstrica ou mese. Tratamento sintomtico: Demulcentes (leite, clara de ovo, azeite de oliva, bochechos com hidrxido de alumnio), Analgsicos e antiespasmdicos.Antihistamnicos. Corticides em casos graves. Contato ocular: Lavagem demorada com gua corrente, colrios antisspticos. Oftalmologista.

Toxicologia : a ingesto e o contato podem causar sensao de queimao, edema (inchao) de lbios, boca e lngua, nuseas, vmitos, diarria, salivao abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritao e

leso da crnea.

O caldio tambm considerado uma planta muito txica, devido a presena de cristais de oxalato de clcio e saponinas em suas folhas. O contato com destas substncias com os olhos, mucosas e pele pode provocar intensa ardncia, inflamao e vermelhido. A ingesto pode provocar edema de glote e consequente asfixia e morte. Mantenha o caldio longe do alcance de crianas e animais domsticos. Referncia :

Foto: Ludovina Maria Braga

y y y y y y y

Nome Cientfico: Schefflera arboricola Sinonmia: Heptapleurum arboricola, Heptapleurum arboricolum Nome Popular: Cheflera, cheflera-pequena Famlia: Araliaceae Diviso: Angiospermae Origem: Taiwan Ciclo de Vida: Perene

Arbusto vigoroso que facilmente chega ao porte de rvore, de folhas separadas em 8 fololos, verdes e brilhantes. A variedade variegada apresenta tonalidade verde e amarela. Planta muito rstica e pouco exigente que pode ser utilizada isolada em vasos ou em grupos como macios ou cerca viva, com topiaria ou no, separando reas no jardim. Fica muito bem em jardins tropicais ou modernos. Pode ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra. Na primavera produz inflorescncias compostas de muitas florezinhas amareladas que formam frutos muito ornamentais. Para se desenvolver plenamente deve ser plantada em solo frtil com adubao orgnica e regada regularmente. Multiplica -se por semen

You might also like