You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS JURDICAS CURSO DE PS-GRADUAO EM DIREITO

direito, poltica, atualidade

Captura Crptica:

______________________________
Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina

Captura Crptica: direito, poltica, atualidade. Revista Discente do CPGD/UFSC Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Centro de Cincias Jurdicas (CCJ) Curso de Ps-Graduao em Direito (CPGD) Campus Universitrio Trindade CEP: 88040-900. Caixa Postal n. 476. Florianpolis, Santa Catarina Brasil.

Expediente
Prof. Dr. Jess Antonio de la Torre Rangel (Universidad de Aguascalientes - Mxico) Prof. Dr. Edgar Ardila Amaya (Universidad Nacional de Colombia) Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer (UFSC) Prof Dr Jeanine Nicolazzi Phillippi (UFSC) Prof. Dr. Jos Antnio Peres Gediel (UFPR) Prof. Dr. Jos Roberto Vieira (UFPR) Prof Dr Deisy de Freitas Lima Ventura (IRI-USP) Prof. Dr. Jos Carlos Moreira da Silva Filho (UNISINOS)

Conselho Cientfico

Conselho Editorial
Ademar Pozzatti Jnior (CPGD-UFSC) Carla Andrade Maricato (CPGD-UFSC) Danilo dos Santos Almeida (CPGD-UFSC) Felipe Heringer Roxo da Motta (CPGD-UFSC) Francisco Pizzette Nunes (CPGD-UFSC) Leilane Serratine Grubba (CPGD-UFSC) Liliam Litsuko Huzioka (CPGD/UFSC) Luana Renostro Heinen (CPGD-UFSC) Lucas Machado Fagundes (CPGD-UFSC) Marcia Cristina Puydinger De Fzio (CPGD-UFSC) Matheus Almeida Caetano (CPGD-UFSC) Moiss Alves Soares (CPGD-UFSC) Renata Rodrigues Ramos (CPGD-UFSC) Ricardo Miranda da Rosa (CPGD-UFSC) Ricardo Prestes Pazello (CPGD-UFSC) Vincius Fialho Reis (CPGD-UFSC) Vivian Caroline Koerbel Dombrowski (CPGD-UFSC)

Captura Crptica: direito poltica, atualidade. Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito. n.2., v.2. (jan/jun. 2010) Florianpolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2010 Periodicidade Semestral ISSN (Digital) ISSN (Impresso) 1984-6096 2177-3432

1. Cincias Humanas Peridicos. 2. Direito Peridicos. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Cincias Jurdicas. Curso de Ps-Graduao em Direito.

As discusses propostas pelo professor Richard Rorty continuam causando perplexidade trinta anos depois da publicao de A Filosofia e o Espelho da Natureza. A obra Para que Serve a Verdade? 1 relata um desses debates. Em 2002, Rorty visitou a Sorbonne para o que veio a ser um curioso encontro entre dois dissidentes em seus contextos originais: seu interlocutor era o professor francs Pascal Engel, que estudou com Foucalt e Deleuze e acabou se interessando pela filosofia analtica anglfona. Rorty, como sabido, especializou-se neste campo, consagrou-se na crtica ps-analtica, para terminar escrevendo sobre Heidegger e louvando os mritos de Derrida (p. 51). Alm desse detalhe interessante, de certa forma ilustrativo da proximidade relativa entre filosofia continental e analtica que se observa atualmente, este livro no acrescenta tecnicamente muito ao conjunto da bibliografia de Rorty; pode-se dizer que ele cumpre a funo daquilo que se costuma denominar divulgao cientfica. Significa que, apesar da aridez do tema, as coisas so colocadas de forma que os no iniciados no debate sejam capazes de compreender em que consiste a posio de cada um, ainda que lhes falte elementos para poder endossar uma ou outra. O objeto da discusso a concepo de verdade de Rorty. Mais especificamente, quais usos este autor pretende para a verdade nas prticas discursivas em geral. Ela deve ser entendida aqui como predicado de asseres e crenas, algo que as qualifique e as torne aceitveis ou no. Isso precisa bastar como descrio do objeto, pois talvez este seja o mximo de acordo a que os autores estariam dispostos a chegar. Nesta resenha no caberia um relato
Graduado pelo Departamento de Direito da UFSC, mestrando pelo Curso de Ps-Graduao em Direito da UFSC. Bolsista Capes-Brasil. E-mail: danilodsa@gmail.com. 1 As referncias a esta obra ao longo do texto estaro entre parnteses, apenas com o nmero da pgina. Referncias a material bibliogrfico diverso aparecero no sistema autor/data.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

ENGEL, Pascal; RORTY, Richard. Para que serve a verdade? Traduo de Antonio Carlos Olivieri. So Paulo: Editora UNESP, 2008, 84 p.
Danilo dos Santos Almeida

385

minucioso das idias subjacentes ao livro. Os esclarecimentos estaro limitados s exposies dos prprios autores, a no ser quando a omisso parecer prejudicial compreenso. O livro comea com uma exposio de Engel de sua interpretao da posio de Rorty a respeito da verdade, seguida de sua prpria e de uma srie de cinco questes a serem respondidas pelo norteamericano. A estratgia de Engel no diferente da adotada pelos seus crticos em geral. Ele comea atacando seu adversrio ao colocar em dvida a consistncia de suas posies, ou seja, tenta demonstrar que Rorty assume, ainda que implicitamente, premissas contraditrias. No o faz diretamente, mas isso perceptvel na esquematizao de sua leitura das teses do pragmatismo rortyano sobre a verdade (p. 17 a 20), na qual o argumento grosseiramente descaracterizado, induzindo o leitor a se perguntar sobre como Rorty poderia defender determinados pontos sem cair em autocontradio. Por exemplo, Rorty, como se sabe, dedicou grande parte de sua carreira a dissuadir as pessoas em geral da relevncia de muitos dilemas filosficos tradicionais como o entre realismo e idealismo (ou melhor, norealismo) quanto verdade , isso pela infertilidade das discusses que se seguem da. O papel da prtica da filosofia no pano de fundo da vida cultural que ele sempre apregoou2 nunca poderia ser compreendido como uma tomada de posio antirrealista e, portanto, uma espcie de coerentismo quanto verdade. As insinuaes de Engel neste sentido3 esto em franca contradio com o que Rorty se dispe a defender no artigo Pragmatism, Davidson and Truth, a partir do qual o francs afirma ter formulado seu esquema (p. 18, nota n 8)4.
2

Rorty dedica o livro Philosophy as Cultural Politics a defesa da filosofia como mais uma manifestao, um pouco decadente, por sinal, da busca por progresso cultural. 3 Engel descreve as idias de Rorty nos seguintes termos: A noo de verdade no tem um uso explicativo, no recobre nenhuma essncia (...), particularmente, so vazios de sentido a noo realista tradicional de verdade como correspondncia de nossos enunciados, juzos ou proposies com a realidade ou os fatos(...), por conseguinte, so vazios os debates em torno do realismo contra o antirrealismo (...) (p. 18). 4 Esse artigo comea com uma crtica tentativa de William James de oferecer uma proposta alternativa ao realismo que falhou em demonstrar como proposies verdadeiras correspondem realidade , segundo Rorty, reformulando da concepo de verdade como coerncia ideal. The error is to assume that true needs a definition, and then to infer from the fact that it cannot be defined in terms of a relation between beliefs and non-beliefs to the view that it must be defined in terms of a relation among beliefs (RORTY, 1991, p. 127).

386

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010

Outro exemplo de defeito na descrio do pragmatismo segundo Rorty est nos usos do predicado verdade. Rorty no est disposto a falar de um uso epistmico da verdade, que deixa como sempre deixou em aberto o problema de como se d a relao de representao, ou seja, de como construes lingusticas enunciaes, juzos podem ser confrontados com elementos no-lingusticos. A verdade entendida como privilgio epistmico demanda parmetros fixos perante os quais as asseres podem ser testadas, mas como as asseres so sempre to boas quanto a linguagem da qual fazem parte, no possvel saber quando a verdade encontrada. Nenhuma das propostas alternativas ao realismo coerentismo, fisicalismo, pragmatismo peirceano deram conta de responder pergunta sobre como saber distinguir na prtica o que convencionalmente correto e o que verdade perante a realidade tal como ela objetivamente (RORTY, 1991, p. 129 a 131). O problema do estado ideal que Charles Peirce denominou fim da investigao, no qual todas as buscas particulares pela verdade convergiriam para as mesmas concluses, que ele no aparentaria ser essencialmente diferente dos acordos atuais, que estabelecem as verdades parciais, ou as proposies dotadas de assertibilidade garantida. A busca pela verdade no sentido forte uma meta para fora da histria, que s pode ser vislumbrada na sombra que projeta sobre as prticas discursivas. A proposta de Rorty que se substitua verdade por justificao como predicado praticamente relevante; que ao invs de se falar em crenas verdadeiras, que se fale em crenas justificadas perante um ou outro auditrio. Conforme o professor francs explica (p. 21 e 22), abandonado seu sentido epistmico, sobram trs usos relevantes ao predicado verdade: o uso aprobatrio (endorsing), que no passa de um reforo retrico ao sentido de um enunciado (cr-se que p, que de fato verdadeiro); o uso circunspecto (cautionary), que exprime o receio de que determinada crena possa ser, atual ou eventualmente, considerada falsa (p justificado, mas pode no ser verdadeiro); e o uso descitacional (disquotational), que serve para afirmar que a validade de enunciados metalingusticos so rigorosamente os mesmos do enunciado de primeira ordem (p verdadeiro se e somente se p for o caso). (RORTY, 1991, p. 128). Engel entende disso que o conceito de verdade to tnue e to pouco substancial que no se pode conhec-la; por conseguinte, Rorty sustenta que essa palavra no tem um sentido descritivo, mas s um sentido expressivo:
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

387

ela exprime um estado do locutor e de sua aprovao diante de seu pblico (p. 22 e 23). Isso supe uma srie de coisas que Rorty no pretende assimilar em sua redescrio pragmatista. A esse respeito, ele responde que no v necessidade de falar em termos de propriedades substanciais, assim como no h diferenas interessantes entre os possveis sentidos descritivo ou expressivo. (p. 51 e 52). O que interessa a designao da propriedade, da adjetivao que se pretende dar s coisas sobre as quais vale a pena falar; pouco importa se essa propriedade deriva do objeto ou do sujeito. Ademais, o abandono de uma noo mais pretensiosa de verdade nada tem a ver com qualquer constatao a respeito da natureza das coisas. A questo abandonar a busca por padres imutveis de objetividade dos quais a verdade como correspondncia realidade exemplo , prtica renitente da tradio filosfica ocidental, tendo em vista aquilo que realmente interessa s pessoas em geral. O desafio de Rorty fazer da filosofia um gnero literrio, voltada para a sensibilizao. Na sequncia, Engel coloca suas prprias dvidas e convices a respeito do realismo epistmico e, a partir delas, coloca em questo os posicionamentos de Rorty. Ele mesmo se define como um crtico de concepes realistas mais radicais, concordando com a importncia de se abandonar alguns dos dilemas decorrentes da relao sujeito/objeto. Mas s alguns deles. Enquanto concorda que o significado das proposies no deve ser resgatado no mundo dos fatos, da maneira que um nome designa um objeto, por exemplo, Engel no est disposto a abrir mo de contribuir para a filosofia analtica e formular uma concepo suficientemente slida do predicado verdade (p. 25 a 27). De forma muito sucinta e como um mero comentrio, este autor coloca como o predicado verdade assume uma funo normativa/corretiva no que chama de tringulo crena-assero-verdade. A relao se desdobra da seguinte forma: uma assero, se sincera, exprime uma crena; a sua correo, ou o critrio de admissibilidade objetiva, corresponde ao seu valor de verdade. O mesmo vale para a prpria crena. Subjetivamente a crena se basta, visto que creio que p significa estar certo de sua correo. no confronto com um dado externo que a crena pode ser abalada e, perante a constatao da falsidade de uma crena, a sada racional o seu abandono (p. 28 e 29). A verdade a relao semntica que o enunciado ou a crena tem com o mundo (p. 31). Uma vez explicitadas as relaes entre verdade e crena, objetividade e certeza, pode-se passar s cinco questes que Engel formula a Rorty. Diferentemente da disposio do livro, nesta resenha as respostas aparecero 388
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

junto com as respectivas perguntas. A primeira delas diz respeito a necessidade de uma concepo de verdade como fonte de objetividade: acaso seria possvel, dadas a prtica corrente da assero e o conceito ordinrio de crena, conceber uma linguagem isenta de referncias objetivantes, sem nenhum lastro semntico (p. 32)? A substituio de um paradigma sempre carrega o nus de afrontar algumas intuies. claro que Rorty no est to preocupado com o que so, no mais com o que poderiam ser as noes de linguagem, de crena e de significado. Seu compromisso justamente com uma redescrio holstica das prticas lingusticas, de forma que os diferentes discursos no sejam classificados por seu grau de objetividade ou pela proximidade com a essncia das coisas. A idia tentar redescrever a linguagem sem almejar uma perspectiva externa, e a poderosa metfora de Wittgenstein dos jogos de linguagem d conta disso (p. 56 a 58)5. certo que Rorty tambm no est comprometido com o conceito ordinrio de crena. Este est redescrito, agora numa metfora de Peirce, como hbito de ao, e a assero s mais uma das aes impelidas pela crena, cuja funo de repercutir nos hbitos de ao de outras pessoas6. Supondo que realmente seja interessante falar, como Engel prope, em um carter normativo do predicado verdade, este certamente no deve ser um objetivo a ser atingido privadamente, mas uma pretenso publicamente realizada. Por isso, pode-se pensar que a verdade pode ser equiparada aos consensos empricos, no que tange s suas consequncias prticas. Da a segunda pergunta, que sobre a identidade de verdade e justificao. Para Engel, Rorty confunde os dois conceitos e comete um erro na descrio dos seus usos comuns. Em certo sentido, a idia de verdade serve justamente para ser contraposta de justificao; verdadeiro aquilo que se deveria acreditar, ainda que ningum de fato acredite, porque, em ltima anlise, as prticas lingusticas representam a realidade. Mais uma vez, Rorty rejeita que possa haver algo de interessante na distino entre a crena objetivamente lastreada e aquela
5

Somente se o fizermos [adotarmos a metfora de Wittgenstein] poderemos aceitar em sua plenitude a tese que apresentei antes a tese de que, j que a verdade uma propriedade das frases, j que a existncia das frases depende de vocabulrios e j que os vocabulrios so feitos por seres humanos, o mesmo se d com as verdades (RORTY, 2007, p. 53). 6 I follow Bain and Peirce in treating beliefs as habits of action. That is, I regard beliefs as states attributes to organisms of a certain complexity attributions which enable the attributor to predict or retrodict (mostly retrodict) the behavior of that organism (RORTY, 1991, p. 93).
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

389

meramente compartilhada com os membros de uma comunidade. Para se levar a srio o falibilismo de qualquer empreitada humana, o intelectual deve abandonar a pretenso de alcanar algo de no-humano por meio de suas verdades. Por isso, uma forma verdadeiramente secular7 de se entender mesmo as maiores certezas que se tem a necessidade do modus tollens, por exemplo pelo seu grau de arraigamento, de um lado, e pela dificuldade de se imaginar consensos futuros que abandonem essa crena, de outro. Se possvel almejar um tipo de acordo diferente, no se precisa depender da objetividade8. As duas questes seguintes dizem respeito ao carter normativo do predicado e s virtudes a ele relacionadas. Engel concebe a verdade como um parmetro de correo de crenas e juzos. neste sentido que ela possui um carter normativo, apenas como controle de racionalidade das operaes mentais. No h a, portanto, nenhuma colocao de ordem moral. Em nenhum sentido Engel quis dar busca pela verdade o privilgio teleolgico que Rorty denuncia (p. 37). O francs defende que sua caracterizao da funo epistmico-normativa do predicado verdade tem um valor meramente instrumental, qual seja, manter a sanidade da investigao e da comunicao. Segundo ele, existe um processo de oposio semntica entre crena e o mundo dos fatos e normal que aquela seja revisada ao fim (p. 38). A pergunta se este sentido normativo fraco admitido por Rorty, ou at mesmo pressuposto
Rorty entende o secularismo como uma forma de autocriao que prescinde de certezas e finalidades que no sejam aquelas compartilhadas pelos membros da comunidade. Os idealistas alemes, os revolucionrios franceses e os poetas romnticos tiveram em comum a plida intuio de que os seres humanos cuja linguagem se modificava de tal modo que eles j no falavam de si como tendo de responder a potncias no humanas podiam, atravs disso, tornar-se uma nova espcie de seres humanos (RORTY, 2007, p. 32). 8 Minha tentativa significa pensar o contraste entre o meramente justificado e o verdadeiro no como o contraste entre o real e o ideal, mas simplesmente como o contraste entre justificao para ns, como somos aqui e agora, e justificao para uma verso superior de ns mesmo, a verso da qual esperamos que nossos descendentes sejam exemplos (RORTY, 2005a, p. 95). Na obra resenhada, um de seus ltimos trabalhos, Rorty afirma que verdade e justificao no so intercambiveis quando se fala de verdade para descrever a propriedade de dedues vlidas (p. 64), parecendo insinuar haver algum sentido mais profundo em que vale a pena manter essa distino. difcil imaginar Rorty defendendo um nvel superior de objetividade, mesmo para dedues vlidas. Talvez no seja necessrio imunizar esse tipo de certeza se a questo deixar de ser isso fiel realidade? e passar a ser possvel imaginar uma descrio diferente? Neste sentido, muito mais interessante sua colocao nos Philosophical Papers III: H uma abundncia de crenas (por exemplo: dois mais dois so quatro; o Holocausto aconteceu) a respeito das quais ningum com que vale a pena discutir tem dvida. Mas no existem crenas que possam estar acima de qualquer possibilidade de dvida (RORTY, 2005b, p. IX).
7

390

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010

em sua argumentao 9 . Supondo ter superado o problema relativo ao valor moral do predicado verdade, Engel coloca sua preocupao com os reflexos no campo da razo prtica no exerccio da verdade segundo critrios objetivantes. As virtudes da verdade sinceridade, exatido, o dever de coibir a mentira, etc so elementos indispensveis a uma tica discursiva. No seria a verdade, alm de elemento conceitual do exerccio regular da razo, tambm um valor decorrente de qualquer processo normal de aquisio de crena (p. 45)? O argumento que, como mentir errado, deve haver algum dever no s de dizer a verdade, mas tambm de buscar a verdade. Engel no consegue pensar fora do esquema da verdade como normalizao das crenas e asseres porque est comprometido com uma concepo representacionista de atividade mental. Crenas que se excluem ou se contemplam mutuamente no precisam de respaldo externo; da mesma forma que as asseres s tem valor de verdade ou qualquer outro valor que se queira no uso e na compreenso compartilhada pelos participantes do discurso. Abandonar o desejo de prestar homenagens a algo de no-humano implica adotar tout court critrios de aquisio de crena e de correo que sejam funcionais. Rorty assevera que uma distino substancial entre verdade e justificao careceria de consequncias prticas, simplesmente porque o prprio exerccio de dar razes o meio disposio para a consolidao da certeza (p. 67). Como foi dito acima, a verdade afigurar-se-ia como mais um consenso emprico. Manter vivas as discusses entre matemticos tericos10 ou justificar a manuteno de departamentos de filosofia 11 no parecem ser motivos
Engel faz uma estranha leitura de Rorty, defendendo que seu argumento opera em modus tollens A) Se h uma verdade como norma ou fim da investigao, ento deve haver uma propriedade real tal como a verdade de nossas asseres. B) No h propriedade real desse gnero. C) Logo, no h verdade como norma ou fim da pesquisa (p. 38. Grifou-se). Nada nos trabalhos mais recentes de Rorty pode levar a este tipo de leitura. Como se sabe, nas ltimas dcadas ele estava completamente dedicado redescrio e h muito tinha abandonado o mtodo analtico em favor do que chamava filosofia conversacional. 10 A oposio entre realismo e anti-realismo tem um papel, em certos campos, no interior mesmo do desenvolvimento do saber. Em matemtica, por exemplo, a oposio entre o intuicionismo e o platonismo uma discusso extremamente viva. Voc pensa que essa seja uma discusso puramente vazia? (p. 74). 11 Existe, por exemplo, no campo da tica, grande quantidade de discusses sobre questes de biotica, tica aplicada, etc. (...). Ento, necessrio suprimir os departamentos de Lgica e Metafsica, como foi feito na Esccia, e substitu-los por departamentos de tica Aplicada? Se essa a sua prescrio, eu a considero perigosa (p. 75).
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010
9

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

391

convincentes para a defesa de uma concepo menos austera do predicado verdade. Os matemticos e os filsofos cumprem um papel culturalmente mais importante para precisarem dessa justificao circular para sua atividade. Quanto relao entre verdade e valor, Engel supe que Rorty poderia admitir uma distino ontolgica entre valor e fato, classificando a verdade como uma norma conceitual, destituda de contedo moral, e outras normas do discurso, tais como a sinceridade e a veracidade, como moralmente prenhes12. A distino entre norma conceitual e norma moral no parece ser o problema. Antes, a polmica de Rorty com a hierarquizao dos valores, com adjetivaes tais como valor intrnseco e prioridade, que esto na base das propostas de objetivao do discurso moral. Levada a srio a sugesto pragmatista segundo a qual crenas e fatos interagem em relaes causais , a prpria distino ente valor e fato parece irrelevante em termos de correo da crena; as proposies querer crer ou dever crer equivalem a crenas elas mesmas13. No mbito da intersubjetividade, a verdade compartilha com outros valores a funo de pretenso de validade resgatvel discursivamente; ou seja, o critrio de aceitao de uma assero depende na mesma medida da verdade e de outros valores instrumentais ao exerccio do dilogo 14 . Engel apresenta interessantes relaes entre noes conceituais de assero e crena e aspectos morais da participao no discurso. A verdade no norma moral, mas tem implicaes ticas inafastveis; e plenamente defensvel se bem que improvvel que a prpria subsistncia de uma eticidade mnima que sirva de amlgama para a comunidade dos falantes dependa de algo como a busca constante por uma verdade superior. Aparentemente o problema que o autor
Do fato de a verdade normatizar ou regrar a assero no decorre absolutamente que haja valores como a confiana, a veracidade, a sinceridade ou o senso de exatido, que se supe caracterizar aqueles que se referem verdade. Em suma, no h ligao necessria entre o conceito de verdade e a noo de veracidade ou de siceridade (p. 41). 13 By a familiar trick, you can treat desires as if they were beliefs. You do this by treating the imperative attitude toward the sentence S Would that it were the case that S! as the indicative attitude It would be better that S that that not-S should be (RORTY, 1991, p. 93). 14 Jurgen Habermas um autor soube muito bem respeitar a complexidade do discurso e formulou uma teoria dos atos de fala que conjuga a fora assertrica das relaes semnticas com a fora pragmtica dos atos ilocucionrio. Afirmaes, descries ou narrativas podem fracassar independentemente de seu valor de verdade, do mesmo modo que outros atos ilocucionrios: ns podemos mutilar de tal modo uma histria que ela deixa de ser uma narrativa, ou abordar uma situao delicada de modo to desastrado, a ponto de os presentes rejeitarem qualquer palavra a mais (HABERMAS, 1990, p. 120).
12

392

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010

relega as regras prticas da comunicao intersubjetiva a implicaes meramente ticas de uma noo de validade bipolarizada subjetiva crenas e asseres e objetivamente verdade. A quinta e ltima questo levanta os riscos do projeto de Rorty de uma filosofia sem a busca pela verdade como objetivo primrio. Engel suspeita que, se Rorty tivesse sucesso em fazer com que sua cultura abandonasse todo trao de verdade de alguma forma mais significativa, ele seria responsvel por minar as bases da mesma solidariedade a que almeja. Engel no parece ver possibilidade em uma interao solidria sem engajamentos individuais e coletivos como a confiana ou a sinceridade que parecem evidentemente pressupor a noo de verdade (p. 49). difcil prever o que pode dar certo e o que pode engendrar problemas ainda maiores em termos sociolgicos. Evidentemente, a caracterizao do Holocausto como detalhe feita por Le Pen (p. 73) no uma redescrio da histria europia que Rorty aprovaria. Mas enquanto ela no for incorporada ao vocabulrio de um nmero significativo de pessoas, essa leitura histrica no ter muito peso na identidade dos europeus. O que Rorty insiste em defender que o sucesso dos partidrios de Le Pen nada tem a ver com o estatuto da verdade histrica; uma teoria da verdade na historiografia no teria grande utilidade na conformao da identidade de um povo15. Esse talvez seja um ponto crtico no debate. Enquanto um autor acredita poder confrontar em termos filosficos grandes ameaas como discursos ultranacionalistas, o outro ctico quanto a isso e entende que aproveitar melhor suas energias exercendo uma atividade pedaggica. Essas duas posturas louvveis colocam um ponto final neste debate e apontam para um interessante leque de novas discusses neste campo.

Haver um modo de resolver esse impasse entre a viso tradicional de que sempre pertinente perguntar como voc sabe? e a viso de que, s vezes, tudo que podemos indagar por que voc fala desse jeito?? A filosofia, como disciplina, torna-se ridcula quando se apresenta nesses momentos crticos e diz que encontrar um terreno neutro em que resolver a questo. No como se os filsofos j houvessem conseguido encontrar um terreno neutro em que se posicionar (RORTY, 2007, p. 100 e 101).
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010

15

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

393

Referncias Bibliogrficas

HABERMAS, Jurgen. Pensamento Ps-Metafsico: estudos filosficos. Traduo de Flvio Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. RORTY, Richard. Objectivity, Relativism, and Truth: philosophical papers, volume I. Cambridge, EUA: Cambridge University Press, 1991. _____. Para Emancipar Nossa Cultura (por um secularismo romntico). Traduo de Jos C. De Souza. In. SOUZA, Jos C (org). Filosofia, Racionalidade, Democracia. So Paulo: Editora UNESP, 2005a. _____. Verdade e Progresso. Traduo de Denise Sales. Barueri: Manole, 2005b. _____. Contingncia, Ironia e Solidariedade. Traduo de Vera Ribeiro. So Paulo: Martins, 2007.

394

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.2., v.2., jan./jun. 2010

You might also like