You are on page 1of 15

PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ

ELIZEU GREBER FILHO LILIAN CRISTINE VOOS MAURO CHAVES PINTO PEDRO SICURO MARINS

Quo Vadis

Curitiba 2011

Quo Vadis
1 - Objetivo do site Para atender a missão de melhorar a vida urbana, facilitando os deslocamentos e assegurando o acesso das pessoas às suas casas, ao trabalho, serviços e lazer, de maneira confortável, segura e eficiente, temos como objetivo do site Quo Vadis auxiliar na compreensão e na mobilidade urbana utilizando de uma página de simples navegação e com funcionalidades que ajudarão usuários do transporte coletivo e individual assim como turistas e usuários esporádicos do sistema.

2 - Experiência do Usuário 2.1 – Definição do Público Alvo Os públicos-alvo são os Cidadãos de Curitiba e Região Metropolitana, turistas nacionais e internacionais, enfim, aqueles que buscam meios de transporte para se locomover de forma fácil na cidade. Utilizando Personas, que é a técnica de análise de contexto de uso utilizando pessoas fictícias para representar usuários do produto, verificamos a experiência do usuário. Os usuários são pessoas que têm dificuldades e/ou querem ampliar sua experiência com o transporte coletivo e outros meios de mobilidade urbana. Esses estarão utilizando dispositivos de acesso à internet (computadores, totens, dispositivos móveis) para solucionar problemas tais como estimativa de tempo, verificação de rota e itinerário, condições de tráfego, localização de pontos e outros. As Personas dos usuários do Quo Vadis são: -­‐ TURISTA

Peter, 30 anos, apaixonado por futebol desembarca no Aeroporto Afonso Pena. Têm dificuldades com o português e pensa em alugar um automóvel durante a estadia na cidade, porém, até lá estará disposto a usar o transporte coletivo.

 

2  

- ESTUDANTE

Mariana, 22 anos, universitária, moradora do Pilarzinho, estuda na PUCPR e é interessada por esportes. Tem um novo estágio na Cidade Industrial de Curitiba e não conhece a região. Deseja integrar modais alternativos ao transporte público.

 

- TRABALHADOR

Roberto, 37 anos, morador no bairro Mercês, perfeccionista e pontual trabalha numa empresa na Cidade Industrial de Curitiba.

2.2 – Cenários 1- Turista ao chegar na cidade sente dificuldades em compreender uma maneira de chegar ao seu hotel utilizando o transporte coletivo; 2 - Turista gostaria de conhecer os pontos turísticos da cidade e desconhece uma maneira simples de acessá-los; 3 - Turista tem um evento marcado e desconhece a distância e o tempo necessário para deslocamento mesmo utilizando um carro de locação; 4 - Trabalhador em seu primeiro dia de trabalho precisa saber a melhor rota e horário para chegar ao trabalho; 5 - Trabalhador gostaria de estimar quanto tempo gastaria usando uma rota alternativa para o seu trabalho usando o seu automóvel. 6 - Trabalhador vêm enfrentando longos congestionamentos ao sair do seu
  3  

trabalho, busca modais alternativos para fugir do estresse do dia a dia.

7 - Estudante necessita consultar um horário diferente do habitual. 8 - Estudante usará espaço de tempo livre para frequentar uma academia. Esta é próxima a sua universidade e com auxílio do sistema encontra um caminho simplificado a pé.

2.3 – Resumo da Análise Competitiva Dentro do Cenário foram feitas análises competitivas com outros sites brasileiros e europeus referentes ao transporte coletivo. O SP Trans têm vantagens sobre os demais pois, apresenta um visual bem resolvido, guia de itinerários, horários do ônibus na parte superior do site, é um site de fácil navegação. E dentre as sugestões que apontamos para o Quo Vadis, o SP Trans é o mais próximo do modelo ideal. O Site de Londres se destaca pela simplicidade e funcionalidade. Tudo é muito fácil de encontrar e simples de usar.

 

4  

APENDICE A – Análise competitiva
Critérios EPTC - Porto Alegre
http://www2.porto alegre.rs.gov.br/e ptc/

SP Trans
http://www.sptran s.com.br/

BH Trans
http://www.bhtran s.pbh.gov.br/porta l/page/portal/porta lpublico

Brasília
http://www.dftrans .df.gov.br/portal/p age/portal/DFTRA NS

DESIGN Estética (1-10) Funcionalidade (1-10) Organização (1-10) CONTEÚDO Itinerários Acessibilidade Horários Ônibus/Metro Estimativa de Tempo Condições de Tráfego (ao vivo) Mapas e Itinerários Perfis Específicos Interação com Redes Sociais Contato Sugestões online Gestão do Cartão Transporte / Ticket X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 4 4 3 9 8 8 5 3 2 2 4 3

Critérios

Buse – London
http://www.tfl.gov. uk/modalpages/26 05.aspx#

Verkehrsbetrie be Zürich
http://www.stadtzuerich.ch/vbz/de/ index.html

Vá de Ônibus Rio
http://www.vadeo nibus.com.br/hom e/

Konstanz Frankfurt
http://stadtwerke.k onstanz.de/mobilit aet/bus.html

DESIGN Estética (1-10) Funcionalidade (1-10) Organização (1-10) CONTEÚDO Itinerários Acessibilidade Horários Ônibus/Metro Estimativa de Tempo Condições Tráfego (ao vivo) Mapas e Itinerários Perfis Específicos Interação com Redes Sociais Contato Sugestões online Gestão do Cartão Transporte / Ticket X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 9 9 9 6 7 6 8 6 7 7 7 6

 

5  

3 - Conteúdo do Site 3.1 - Agrupamento e Rotulação de Conteúdo

QUO VADIS!

SUPORTE ON LINE!

IDIOMAS!

COMO CHEGAR!

ITINERÁRIO E HORÁRIOS!

TURISMO!

Estimativa de tempo! Condição de Tráfego ao Vivo! Geolocalização! Mapa! GPS! Horários! Meios de Transporte! Rotas de Ônibus!

Lista de Onibus! Rotas de Ônibus! Horários!

Pontos Turísticos! Copa 2014! Rotas Turísticas!

Nesta etapa dispomos os conteúdos previstos no site para que os usuários agrupassem por semelhança. O resultado agrega um caminho a seguir na estrutura do site.

3.2 – Requisitos Funcionais
• • • • • • • • •

Sugerir Itinerários; Informar rota e horários; Imprimir horário ou baixar arquivo com o horário do ônibus; Estimar tempo; Informar sobre os meios alternativos; Oferecer acessibilidade; Localizar eventos na cidade; Informar sobre Transporte, condição de tráfego ao vivo, geolocalização de veículos de transporte coletivo e meios de transporte; Informar sobre rotas especiais para a Copa 2014, hospital, Aeroporto, rodoferroviária e pontos turísticos.

 

6  

APENDICE B – Inventário de Conteúdo

Cards Sortings aplicados

 

7  

4 - Estrutura do Site 4.1 – Listagem da Estrutura do Site

Acessibilidade o Ônibus acessíveis o PT (Português)/ EN (English) o Estrutura (terminais, pontos, etc) Como chegar o Itinerário o Horário o Geolocalização e Mapas - Monitoramento Ao vivo o Estimativa de tempo o Alternativas de transporte Itinerário e Horário o Meio o Ônibus/Metrô § Lista de Opções § Itinerário § Horário • Realçar os próximos (hora local) • A passar pelo local Turismo o Geolocalização o Mapas § Apontar o destino (listar locais mais comuns) o Sugestões de Turismo § Pontos Turísticos • Hotéis • Shoppings o Cinema • Restaurantes • Estádios de Futebol • Bares • Passeios de Trem

 

8  

 

9  

5 – Deseign Visual 5.1 – Grid de Layout

5.2 – Esboço de Design

 

10  

5.3 – Modelos de Páginas

 

11  

 

12  

 

13  

 

14  

 
  15