You are on page 1of 13

DIREITO ADMINISTRATIVO

11

O Controle da Administrao

Introduo
Noes Gerais
Noes Iniciais:
O controle da Administrao todo aquele que o prprio Poder Executivo e os Poderes Legislativo e Judicirio exercem sobre suas prprias atividades, visando a mant-las dentro da lei, segundo as necessidades do servio e as exigncias tcnicas e econmicas de sua realizao, sendo um controle de legalidade e de mrito. Esse controle abrange a Administrao em sentido amplo, ou seja, no somente dos atos dos rgos do Poder Executivo, mas tambm dos demais Poderes, quando exercem funo tipicamente administrativa.

Controle Interno ou Externo:


O controle da administrao pode ser interno e externo. O controle interno aquele que cada um dos Poderes exerce sobre seus prprios atos e agentes (arts. 70 e 74 da Constituio Federal). O controle externo aquele exercido pelo Poder Legislativo, com o auxlio dos Tribunais de Contas (art. 71 da Constituio Federal), bem como pelo Poder Judicirio (quando provocado).

Tribunal de Contas " rgo especializado que fiscaliza a realizao do oramento e a aplicao do dinheiro pblico pelas autoridades que o dependem e tem funo geral de auxiliar o Congresso Nacional no controle externo que lhe cabe exercer sobre atividade financeira e oramentria da Unio.

Controle de Legalidade ou de Mrito:


Conforme o aspecto da atividade administrativa a ser controlado o controle pode ser de legalidade do ato, exercido pelos trs Poderes ou de mrito do ato, exercido pela prpria Administrao e, com limitaes, ao Poder Legislativo.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 1

O Controle Administrativo
Noes Gerais
Noes Iniciais:
o controle interno realizado pela prpria Administrao e decorrente do poder de fiscalizao e correo que a Administrao Pblica exerce sobre sua prpria atuao sob os aspectos de legalidade e mrito, por iniciativa prpria ou mediante provocao. Este controle interno dos atos administrativos pode ser atravs de: a) homologao: confere-se o ato administrativo no aspecto da legalidade; b) aprovao: alm da legalidade, observa-se tambm o mrito do ato, ou seja, a sua convenincia e oportunidade; c) anulao: suprime-se o ato administrativo por motivo de convenincia e oportunidade e tambm em razo de fatos relevantes supervenientes, a anulao d-se no caso de defeito do ato jurdico ou vcio de legalidade.

Autotutela:
O controle interno decorrente do poder de autotutela que permite Administrao Pblica rever os prprios atos quando ilegais, oportunos ou inconvenientes. O poder de autotutela encontra fundamento nos princpios a que se submete a Administrao Pblica, em especial o da legalidade e o da supremacia do interesse pblico, dos quais decorrem todos os demais.

Este controle interno amplamente reconhecido pelo Poder Judicirio. Smula 346 do STF: a Administrao Pblica pode declarar a nulidade de seus prprios atos. Smula 473 do STF: a Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.

Processo Administrativo
Noes Iniciais:
O controle interno exige um processo administrativo que culmina com a anulao ou no do ato. Existem as seguintes modalidades de processo administrativo:

1) Quanto sua esfera:


a) internos: envolvem assuntos da prpria administrao; b) externos: envolvem assuntos dos administrados.

2) Quanto ao interesse:
a) de interesse pblico: so os que interessam coletividade; b) de interesse particular: so os que interessam a uma pessoa determinada.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 2

3) Quanto sua espcie:


a) de mero expediente; b) de outorga: o poder pblico autoriza o exerccio de direito individual, como o licenciamento de edificao; c) de controle: so os que abrangem atividade sujeita a fiscalizao; d) disciplinares: os que envolvem atuao de servidores; e) licitatrios: os que tratam de licitao; e etc.

Princpios do Processo Administrativo


1) Legalidade Objetiva:
O princpio da legalidade objetiva exige que o processo administrativo seja instaurado com base e para preservao da lei.

2) Oficialidade:
Tambm chamado de andamento de ofcio, diz que o processo deve ser impulsionado pela administrao, no devendo ficar parado.

3) Informalismo:
Tambm chamado de formalismo moderado, diz que deve-se seguir o procedimento, mas no devem ser consideradas faltas formais que no tragam prejuzo ao andamento ou s partes.

4) Verdade Material ou Real:


A verdade real, onde quer que se encontre, e at onde for possvel, deve ser trazida para dentro do processo.

Busca-se em sentido amplo, no processo administrativo a verdade material, com liberdade de valer-se de qualquer prova, desde que transladada para o processo, pois esse princpio o que autoriza a reformatio in pejus nos recursos administrativos.

5) Garantia de Defesa:
Se houver acusao, o processo deve observar o contraditrio, facultando sempre a defesa do interessado, por si ou por seu advogado.

6) Publicidade:
Os atos do processo devem ser divulgados pelos meios oficiais. Devem ser fornecidas as certides pedidas pelos interessados.

Fases do Processo Administrativo


Em regra, o processo administrativo tem as seguintes fases:

1) Instaurao:
O processo se instaura por ato da prpria administrao ou por requerimento de interessado. Nesta ltima hiptese, a instaurao decorrente do direito de petio que pode assumir diversas modalidades conforme a legislao esparsa, entre elas a representao e a reclamao administrativa.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 3

! !

Direito de petio " originrio da Inglaterra, durante a Idade Mdia, o direito de petio serve de fundamento para as pretenses dirigidas a qualquer dos Poderes do Estado, por pessoa fsica ou jurdica, brasileira ou estrangeira, na defesa dos direitos individuais ou interesses coletivos.. Representao " a denncia de irregularidade feita perante a prpria Administrao. Reclamao administrativa " o ato pelo qual o administrado, seja particular ou servidor pblico, deduz uma pretenso perante a Administrao Pblica, visando obter o reconhecimento de um direito ou a correo de um ato que lhe cause leso ou ameaa de leso..

2) Instruo:
Abrange a fase de colheita de dados, depoimentos, documentos e outras provas.

3) Defesa:
Nos processos em que se formula acusao, dever inserir-se um momento especfico para a defesa, alm da garantia genrica do contraditrio no decorrer de todo o processo.

4) Relatrio:
A pessoa ou comisso que conduz o processo deve oferecer um relatrio, propondo uma soluo.

5) Deciso:
Deve ser proferida pelo rgo competente. s vezes h uma fase adicional, de homologao da deciso.

Os Recursos
Noes Iniciais:
Os recursos administrativos so todos os meios que podem utilizar os administrados para provocar o reexame do ato pela Administrao Pblica. Os recursos podem ter efeito suspensivo ou devolutivo: Suspensivo
Suspende os efeitos do ato at a deciso do recurso. Depende de previso expressa na lei.

Devolutivo
Devolve o exame da matria autoridade competente para decidir. No depende de previso legal, o efeito normal de todos os recursos administrativos.

"

O recurso administrativo com efeito suspensivo produz duas conseqncias fundamentais: 1 Impede a fluncia do prazo prescricional. 2 Nas hipteses em que no exige cauo, impossibilita a utilizao das vias judicirias para ataque do ato pendente de deciso administrativa.

Pedido de Reconsiderao:
O interessado, tendo novos argumentos, pode pedir que se reconsidere a deciso. No pedido de reconsiderao, o interessado deve requerer o exame do ato prpria autoridade que o emitiu.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 4

Recurso Hierrquico:
o pedido de reexame do ato autoridade superior da que proferiu o ato. O recurso hierrquico pode ser: a) prprio: dirigido autoridade imediatamente superior, dentro do mesmo rgo em que o ato foi praticado; b) imprprio: dirigido a autoridade de outro rgo no integrado na mesma hierarquia daquele que proferiu o ato.

!
Reviso:

Todos os recursos tm efeito devolutivo. O termo devolutivo no empregado, aqui, no sentido comum de restituio, mas de transferncia, remessa ou entrega, do assunto, autoridade superior. Alguns recursos, conforme o caso, podem ter tambm efeito suspensivo, no sentido de no se praticar mais nenhum ato, ou de se suspender tudo, at que se pronuncie a autoridade superior.

o recurso de que se utiliza o servidor pblico, punido pela Administrao, para reexame da deciso, em caso de surgirem fatos novos suscetveis de demonstrar a sua inocncia.

Coisa Julgada Administrativa:


A coisa julgada administrativa faz referncia hiptese em que se exauriu a via administrativa, no cabendo mais qualquer recurso. Significa apenas que a deciso se tornou irretratvel pela prpria Administrao.

O Controle Legislativo
Noes Gerais
Noes Iniciais:
O controle exercido pelo Poder Legislativo sobre a Administrao Pblica deve se limitar s hipteses previstas na Constituio Federal, uma vez que implica interferncia de um Poder nas atribuies dos outros dois. No podem as legislaes complementar ou ordinria e as Constituies estaduais prever outras modalidades de controle que no as constantes da Constituio Federal, sob pena de ofensa ao princpio da separao de Poderes.

Controle Poltico e Financeiro:


O controle exercido pelo Poder Legislativo pode ser poltico ou financeiro. O controle poltico analisa o ato administrativo nos aspectos de legalidade e de mrito, apreciando-o inclusive no aspecto da discricionariedade, ou seja, da oportunidade e convenincia diante do interesse pblico. O controle financeiro exercido com o auxlio dos Tribunais de Contas.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 5

Previso Constitucional do Controle Efetuado pelo Poder Legislativo


Art. 49, incisos I, II, III, IV, V, XII, XIV, XVI, XVII. Art. 50. Controle Poltico Art. 50, 2. Art. 52, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e XI. Art. 52, pargrafo nico. Art. 58, 3.

Controle Financeiro

Arts. 70 a 75.

O Controle Judicirio
Noes Gerais
Noes Iniciais:
Controle Judicirio o exercido privativamente pelos rgos do Poder Judicirio sobre os atos administrativos do Executivo, do Legislativo e do prprio Judicirio quando realiza atividade administrativa. O prejudicado pode ingressar diretamente em juzo, sem necessidade de esgotamento prvio de qualquer instncia administrativa. No h, no nosso sistema, o chamado contencioso administrativo. A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Mas o judicirio no pode adentrar no mrito do ato administrativo, ou seja, a sua oportunidade ou convenincia, aspectos, esses, de competncia exclusiva do administrador. No pode tambm o Judicirio rever os atos interna corporis dos rgos administrativos colegiados, que dizem respeito sua organizao interna, salvo no que se refere ao exame da legalidade. A competncia do Judicirio para a reviso de atos administrativos restringe-se ao controle da legalidade e da legitimidade do ato impugnado.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 6

Meios de Controle Judicirio


Os meios de controle judicirio ou judicial dos atos administrativos de qualquer dos Poderes so as vias processuais de procedimento ordinrio, sumarssimo ou especial de que dispe o titular do direito lesado ou ameaado de leso para obter a anulao do ato ilegal em ao contra a Administrao Pblica.

Exceo esta regra a Ao Popular e a Ao Civil Pblica, em que o autor no defende direito prprio mas, sim, interesse da coletividade ou interesses difusos.

Remdios Constitucionais
I - Mandado de Segurana:
o meio constitucional para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus, em decorrncia de ato de autoridade praticado com ilegalidade ou abuso de poder. Pode ser individual ou coletivo. Est hoje previsto no artigo 5, LXIX, da Constituio Federal e disciplinado pela Lei n 1.533, de 31.12.51.

Restries:
Existem algumas hipteses em que no cabe mandado de segurana: a) para assegurar a liberdade de locomoo; b) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante ou a retificao de dados; c) para corrigir leso decorrente de lei em tese (Smula n 266 do STF no cabe mandado de segurana contra lei em tese): o mandado de segurana s meio idneo para impugnar atos da Administrao que causem efeitos concretos.

! !

A jurisprudncia passou recentemente a admitir o mandado de segurana contra a lei em duas hipteses: na lei de efeito concreto e na lei auto-executria. Lei de efeito concreto " aquela que embora seja lei em sentido formal apresenta quanto ao contedo um ato administrativo (ex.: lei que desapropria um determinado imvel). Lei auto-executria " aquela que independe de ato administrativo posterior para ser aplicada.

d) contra ato de que caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independente de cauo (art. 5, I, da Lei n 1.533/51); e) contra despacho ou deciso judicial; f) contra ato disciplinar, salvo quando praticado por autoridade incompetente ou com inobservncia de formalidade essencial.

II - Ao Popular:
um instrumento de defesa dos interesses da coletividade, utilizvel por qualquer um de seus membros, no gozo de seus direitos cvicos e polticos. Por ela no se amparam direitos prprios mas, sim, interesses da comunidade. Para fins de ao popular, so nulos os atos lesivos nos casos de: a) incompetncia;

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 7

b) c) d) e)

vcio de forma; ilegalidade do objeto; inexistncia dos motivos; desvio de finalidade.

III - Mandado de Injuno:


o meio constitucional posto disposio de quem se considerar prejudicado pela falta de norma regulamentadora que torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes a direitos e liberdades constitucionais e nacionalidade, soberania e cidadania.

IV - Habeas Data:
o meio constitucional posto disposio de pessoa fsica ou jurdica para lhe assegurar o conhecimento de registros concernentes ao postulante e constantes de reparties pblicas ou particulares acessveis ao pblico, ou para retificao de seus dados pessoais.

A Ao Civil Pblica
Noes Iniciais:
A ao civil pblica foi criada para tutela dos interesses difusos e coletivos que, pela impossibilidade de delimitao dos titulares, ficavam sem defesa. o meio especfico para a defesa do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

Legislao:
Lei 7.347/85.

Interesses Difusos e Coletivos:


Interesse difuso aquele largo, indivisvel, que atende a toda a comunidade ou a toda humanidade, onde o universo de interessados indeterminado (ex.: interessados na preservao das reservas de guas potveis). Interesse coletivo uma coleo determinvel de pessoas, embora seja impraticvel a sua reunio (ex. deficientes fsicos).

Sujeito Ativo:
Tanto a ao principal como a cautelar podem ser propostas pelo Ministrio Pblico, pelas trs esferas estatais, por autarquias, empresas pblicas, fundaes, sociedades de economia mista e por associaes que estejam legalmente constitudas h pelo menos um ano e incluam entre as suas finalidades a defesa do interesse protegido.

Ministrio Pblico:
Participa sempre da ao. Se no for autor, atuar obrigatoriamente como fiscal da lei. Se houver desistncia ou abandono injustificado, o Ministrio Pblico ou outro legitimado assumir a titularidade da ao.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 8

A Ao Civil de Reparao de Dano


Noes Iniciais:
Alm da ao popular e da ao civil pblica, o legislador criou um meio judicial especfico para coibir atos de improbidade administrativa. Trata-se da ao civil de reparao de dano.

Legislao:
Lei 8.429/92, Lei da Improbidade Administrativa.

Sujeito Ativo:
Poder ser proposta tanto pela pessoa jurdica interessada como pelo Ministrio Pblico.

Sujeito Passivo:
o agente pblico ou o terceiro que induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. Agente pblico aquele que de qualquer forma exerce mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades protegidas, mesmo que transitoriamente ou sem remunerao.

Ministrio Pblico:
Se no for autor, funcionar obrigatoriamente como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

Prescrio
Noes Iniciais:
Prescrio e a perda do direito de ao, pelo decurso do tempo. A prescrio das aes pessoais contra a Fazenda Pblica, autarquias, fundaes pblicas e entidades paraestatais de cinco anos.

Suspenso e Interrupo:
A prescrio pode ser suspensa pelos meios previstos no Cdigo de Processo Civil, pelos recursos administrativos com efeito suspensivo e outras medidas na esfera administrativa. A prescrio pode ser interrompida pelos meios previstos no Cdigo Processo Civil. A interrupo da prescrio acarreta o cancelamento do tempo decorrido e o reincio da contagem do prazo, por inteiro. H uma exceo, porm. Na prescrio das dvidas passivas da Fazenda Pblica, o prazo interrompido no volta a correr por inteiro, mas apenas pela metade. Se a interrupo, porm, ocorrer na primeira metade do prazo, a prescrio s ocorrer aps os cinco anos (smula 383 do STF).

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 9

Questes de Concursos
01 - (Magistratura/SP 172) Interposto recurso administrativo contra ato que se considera ilegal, o
( ( ( ( ) ) ) ) interessado, enquanto no decido o recurso, fica impedido de pleitear anulao judicial do mesmo ato no caso de recurso a) com efeito suspensivo, independente de cauo. b) com efeito suspensivo, mediante cauo. c) hierrquico prprio, sem efeito suspensivo. d) hierrquico imprprio, sem efeito suspensivo.

02 - (Magistratura/SP 173) Os direitos e aes pessoais contra as Fazendas Pblicas, contado o


( ( ( ( ) ) ) ) prazo da data do fato ou ato do qual se originaram, prescrevem em a) 5 (cinco) anos, podendo ser interrompido uma vez. b) 5 (cinco) anos, no podendo ser interrompido. c) 10 (dez) anos entre presentes e 15 (quinze) anos entre ausentes. d) 20 (vinte) anos.

03 - (Magistratura/SP 174) No tocante ao popular, e segundo a Lei n 4.717, de 1965, sero


( ( ( ( ) ) ) )

considerados nulos os atos administrativos a) lesivos, quando praticados por autoridade incompetente. b) no lesivos, quando viciados pela ilegalidade do objeto. c) no lesivos, quando baseados em pressuposto de fato materialmente inexistente. d) no lesivos, quando praticados visando a finalidade diversa daquela prevista na regra de competncia.
174) Segundo a Lei n 1.533, de 1951, no se admitir o mandado de segurana quando se tratar de ato a) do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo ou devolutivo. b) do qual caiba, mediante cauo fidejussria, recurso administrativo com efeito suspensivo. c) do qual caiba, mediante garantia real, recurso administrativo com efeito suspensivo. d) disciplinar, praticado por autoridade competente e com observncia das formalidades essenciais.

04 - (Magistratura/SP
( ( ( ( ) ) ) )

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 10

05 - (Magistratura/RS 2003) Os atos administrativos so passveis de controle interno e externo.


( ( ( ( ( ) ) ) ) )

Diante disso, a) em respeito presuno de legitimidade, pode a Administrao Pblica sustentar o descumprimento em liminar em mandado de segurana. b) a declarao de nulidade de um ato administrativo pode ser feita tanto pela Administrao Pblica como pelo Poder Judicirio. c) o controle jurisdicional revoga o ato administrativo. d) a existncia de processo administrativo interposto pelo interessado causa suspensiva do controle jurisdicional. e) o Tribunal de Contas rgo de controle interno da Administrao Pblica.

06 - (Ministrio Pblico/SP - 83) O mandado de segurana:

( ( ( ( (

) ) ) ) )

I. pode ser impetrado visando correo de ato contra o qual caiba recurso administrativo sem efeito suspensivo; II. cabvel para corrigir ato omissivo praticado por pessoa incapaz, desde que esta comparea aos autos devidamente representada; III. no pode ser impetrado visando correo de ato praticado por representante ou administrador de entidade autrquica no exerccio de funo delegada do Poder Pblico; IV. pode ser impetrado por pessoa jurdica de direito privado visando a impedir a prtica de um ato que atente contra direito de que ela titular. So corretas, apenas as afirmativas a) III e IV. b) II e IV. c) II e III. d) I e IV. e) I e III.

07 - (Ministrio Pblico/RS - 41) O ato administrativo poder:


( ( ( ( ( ) ) ) ) ) a) b) c) d) e) ser revisto pelo Poder Judicirio quanto a seu mrito, convenincia e oportunidade. ser revisto pelo Poder Judicirio somente quanto legalidade e convenincia. ser revisto pelo Poder Judicirio somente quanto convenincia e forma. ser revisto pelo Poder Judicirio somente quanto sua forma e legalidade. ser revisto pela prpria administrao somente antes de produzir seus efeitos.

08 - (Delegado
( ( ( ( ) ) ) )

de Polcia/SP - 2001) permitido ao policial civil requerer ou representar, pedir reconsiderao e recorrer de decises. O pedido de reconsiderao dever ser dirigido a) ao superior hierrquico da autoridade que editou o ato. b) ao Delegado Geral de Polcia em qualquer caso. c) mesma autoridade que editou o ato. d) ao Secretrio da Segurana nos casos da aplicao de penas expulsrias.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 11

09 - O poder de autotutela encontra fundamento nos princpios a que se submete a


( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Administrao Pblica, especialmente os da a) impessoalidade e especialidade. b) eficincia e publicidade. c) legalidade e supremacia do interesse pblico. d) continuidade do servio pblico e hierarquia. e) moralidade e razoabilidade.

10 - No processo administrativo a instruo regida pelo princpio da


( ( ( ( ( ) ) ) ) ) a) b) c) d) e) oficialidade. formalidade. pluralidade de instncias. atipicidade. participao popular.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 12

Gabarito
01.A 02.A 03.A 04.D 05.B 06.D 07.D 08.C 09.C 10.A

Bibliografia
Direito Administrativo Brasileiro Hely Lopes Meirelles So Paulo: Malheiros, 18a ed., 1990 Direito Administrativo Maria Sylvia Zanella Di Pietro So Paulo: Editora Atlas, 13a ed., 2001

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 13

You might also like