You are on page 1of 18

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL – DESIGN DIGITAL ALUNOS: FÁBIO

RODRIGO, FELIPE BORGES, FELIPE DONATELLI, HERON LEMES, MARA CHRISTINNE

Arquitetura da Informação “Found It!”

Trabalho referente a um Aplicativo,cujo professor é Gonçalo Ferraz da matéria de Usabilidade I

CURITIBA 2011

Introdução
Projeto metodológico para elaboração de idéias e soluções sobre transporte público, aplicáveis num site ou aplicativo, para ser utilizado a partir da Copa do Mundo de 2014.

1 - Objetivo
Criar um aplicativo ao qual todos tenham acesso, sendo objetivo e funcional. Para isso ele não precisa utilizar GPS ou internet para fazê-lo funcionar, essas funções facilitam a busca e podem habilitar algumas funções como a geolocalização. Assim, não exclui nenhuma pessoa de poder utilizar o aplicativo, independente de suas condições financeiras. Outra possibilidade é o usuário conseguir instalar esse APP no computador e utilizá-lo tanto online (função de GPS, quanto off-line). Justificado pela Copa do Mundo ser em vários estados, esse sistema poderá ser aplicado em todo o país, facilitando a locomoção principalmente dos turistas. Após este evento o aplicativo estará disponível para melhorar o sistema de transporte urbano no país.Portanto o objetivo consiste em melhorar o serviço de informação no transporte público, proporcionando eficiência , conforto, qualidade. Aplicativo = Found It! O nome foi escolhido com base na língua inglesa, que apesar do mandarim ser a língua mais falada no mundo o inglês é a mais difundida no mundo.A palavra found it! = achei! no português faz referencia a principal função do aplicativo.

2 - Público Alvo
1. Turistas a. Brasileiros b. Estrangeiros 2. Trabalhadores a. Procurando emprego b. Iniciante c. Profissional d. Seniores e. Aposentados 3. Estudantes a. Ensino Médio b. Ensino Superior 4. Idosos (50+ anos)

2.1 Objetivos e Necessidades
Turista Brasileiro Cenário/Situação Conhece a cidade Necessidades Saber horário do ônibus Objetivos Buscar Itinerário com horários. Tempo estimado pro ônibus chegar. Encontrar linha. Encontrar rota. Localizar ponto mais próximo da linha. Colocar Endereço e encontrar linhas até o destino. Colocando endereço (onde estou?). Geolocalização. Como se locomover. Procurar Hotel. Linhas próximos. Endereço do lugar. Linhas que o levem ao destino. Procurar Ponto Turístico. Selecionar local préestipulado (ex: Parque Barigui, Estádio x) Verificar como se locomover até o destino. Procurar diversão. Escolher o que deseja através de categorias (ex: restaurante, Shopping,). Decidir lugar através de subcategorias (ex: comida chinesa, mexicana, brasileira, pizzaria, italiana, etc).

Não conhece a cidade

Se localizar.

Trabalhadores Perfil Todos Saber horários. Necessidade Buscar rota. Objetivos Colocar endereço e encontrar linhas que o levem ao destino. Saber em quanto tempo o próximo ônibus chegará (geolocalização). Previsão de tempo para chegar ao destino. Salvar dados que mais utiliza, para facilitar em outros momentos. Favoritos – endereços e linhas. Verificar como se locomover até destino. Procurar “Diversão”. Escolher o que deseja através de categorias (ex: restaurante e Shopping.) Decidir lugar através de subcategorias (ex: comida chinesa, mexicana, brasileira, pizzaria, italiana e etc.)

Estudantes Perfil Colegial e Universitário. Necessidade Encontrar rota. Saber horários. Objetivos Colocar endereço e encontrar linhas que o levem ao destino. Saber em quanto tempo o Próximo ônibus chegará (geolocalização). Olhar tempo estimado para chegar no destino.

Como se locomover. Procurar “Destino”.

linhas próximos. Escolher o que deseja através de categorias (ex: restaurante e Shopping.)

Aposentados ou idosos Perfil 50 anos pra mais Necessidades Encontrar o que precisa facilmente. Objetivos Visualizar imagens simples que o façam navegar sem problemas (ícones). Colocar endereço e encontrar linhas que o levem ao destino.

Encontrar rota.

2.2 – Cenários e Personas

Turista Brasileiro na Copa do Mundo Diego tem 29 anos, mora em Minas Gerais e quer assistir o jogo do Brasil contra Argentina, em Curitiba. Casado e responsável,planeja a viagem com antecedência, já reservando um lugar para dormir. Chegando na cidade com um dia de antes, pega um táxi e vai para o hotel. Após desfazer as malas, o casal pretende passear na cidade. Diego pega seu celular e utiliza o aplicativo que o ajudará a conhecer e chegar via transporte público em um ponto turístico, a escolher um lugar para almoçar, e no dia do jogo saber que ônibus pegar para o estádio.

Estrangeiro Mary 25 anos é Americana e costuma viajar sozinha para vários países. Porém só fala inglês e ao chegar no Aeroporto precisa se localizar para poder chegar ao hotel e depois passear pela cidade de Curitiba. No balcão de informações lhe dizem sobre um aplicativo que a ajudará em sua estadia. Mary acessa um site com seu celular e baixa o programa. Ao rodá-lo, define o idioma e localiza-se. Mary não quer ir de taxi e, ao digitar o endereço de seu hotel, aparece a rota com as linhas de ônibus que precisará pegar. Clicando na primeira linha, verifica quanto tempo tem disponível para comer alguma coisa antes do ônibus chegar. Tranquilamente Mary consegue chegar ao hotel e depois conhecer a cidade sem se perder e de uma maneira independente (sem ajuda).

Trabalhador desempregado Edson de 30 anos, recebe uma ligação de uma empresa para uma entrevista de emprego. Um dia antes da entrevista, entra no aplicativo pelo computador e verifica qual ônibus deve pegar para chegar no local sem atraso. E no dia, antes de sair de casa, acessa rapidamente o aplicativo no computador para saber em quanto tempo seu ônibus chega e principalmente a estimativa do tempo de percurso.

Trabalhador empregado

Fabiana 35 anos, faz diariamente o mesmo trajeto de ônibus para seu local de trabalho. Utiliza sempre o aplicativo para verificar horários de sua linha e estimativa de tempo, evitando esperar muito no ponto e principalmente chegar atrasada no trabalho.

Estudante Juliana 17 anos irá se reunir com seus colegas de grupo na casa de um deles, para fazer um trabalho de faculdade. Seus pais não irão levá-la então precisa saber como chegar de ônibus no lugar. Quando sai de casa, acessa o aplicativo pelo celular para verificar o horário do primeiro ônibus e das próximas linhas que irá pegar. Já com a estimativa de tempo, liga para seu colega avisando que está a caminho porém chegará um pouco atrasada.

Idoso José tem 65 anos, e diante das tecnologias precisa utilizá-las para facilitar sua locomoção e interação social sem se perder. Pretendendo comprar os remédios do mês, precisa ir a uma determinada farmácia onde recebe descontos maiores. José acessa a internet e verifica qual ônibus pegar facilmente, por causa de um layout simplificado.

2.3 Análise Competitiva
Na análise competitiva verificamos diferentes tipos de aplicativos e sites, cada um com uma função específica e muitos compartilhando as mesmas funções.Todos tem o mesmo objetivo de facilitar o transporte, transmitindo informações para um aparelho móvel e/ou computador. APLICATIVO MovelBus Ceturb Mobile Toronto transit Commision Wake me up anywhere (APPLE)

Compatibilidade Java Android IOS Symbian Recursos Atualizações Conexão internet Mapas Itinerários Rotas Geolocalização X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Análise de similares
SITES Cidade Informações Itinerário X X X X X URBES Sorocaba SESUMA Ipatinga URBS Curitiba BHTrans Belo Horizonte Transubs Bauru

Horários Número da Rua Mapa Tempo de Percurso Site (0-10) Layout Navegabilidade Pesquisa SITES

X

X

X

X X

X

X X

5 6 7 CETURB

4 7 5 TRANSTUSA

3 3 5 STS

6 6 8 SETERB

7 8 9 TC Grande Londrina Londrina

Cidade Informações Itinerário Horários Número da Rua Mapa Tempo de Percurso Site (0-10) Layout Navegabilidade Pesquisa

Vitória

Joinville

Porto Alegre

Blumenau

X X X

X X X

X

5 5 6

5 4 3

6 7 6

4 6 7

4 4 2

Lição 3 3.1 Conteúdo do Site
1 – Geolocalização; 1.1 - Mapa; 1.1.1 – ícone de ônibus 1.1.1.1 – Descrição do ônibus (horários, rota) 1.2 – Opção de Buscar; – Buscar; 2.1 – Destino: 2.1.1 – Inserir Destino 2.2 – Locais úteis: 2.2.1 – Estádios 2.2.2 – Pontos Turísticos 2.2.2.1 - Parques 2.2.2.2 – Shopping 2.2.2.3 – Praças 2.2.3 – Hospitais 2.2.4 – Delegacias 2.3 – Linhas de ônibus : 2.3.1 – Nome da linha 2.3.1.1 – Trajeto em mapa 2.3.1.2 - Horários – Favoritos; 3.1 – Adicionar 3.2 – Excluir – Configurações; 4.1 – Alterar Idioma 4.2 – Voz 4.2.1 – Ativar / Desativar

2

3

4

3.2 Requisitos Funcionais
Idioma (Tela inicial no primeiro uso) - Principais idiomas falados no mundo. - (Inglês, Espanhol e Português.) Mapa - Pesquisa de destino - Pontos Turísticos - Estádios - Endereços comerciais e governamentais -Favoritar rota -Geolocalização do ônibus - Tempo de percurso estimado Itinerários dos ônibus - Horários - Rotas (Caminho e paradas) Opções de meio de transporte

Lição 4 Explorando a Metáforas:
Tentamos utilizar metáforas para o sistema de transporte de acordo com uma linguagem que não se limite a um determinado país, devido ao sistema ser algo que será utilizado por pessoas de varias culturas. O fato do sistema ter um público alvo com bastante variação cultural entre si não encontramos uma forma de usar metáforas organizacionais que seriam reconhecidas por todos, como consequência percebemos que usar apenas as palavras escritas de forma clara seria o ideal, pois, assim todos entenderiam o objetivo de determinado “ícone”. Pensando nas metáforas funcionais percebemos que não teríamos muitas opções, pois, esbarramos novamente nas diferenças culturais, nós sabemos o que os brasileiros ou mais especificamente os curitibanos reconheceriam facilmente, mas não temos como afirmar que a mesma metáfora seria aceita da mesma forma por um japonês, outro problema seria o fato de algumas ações não serem facilmente traduzidas em uma metáfora um exemplo seria como criar um ícone que poderia ser entendido por todos como geolocalização do ônibus. Ficou definido então o uso de algumas metáforas visuais que são mais difundidas pelo mundo como o símbolo de busca que é bastante conhecido por todos graças a internet, usando apenas este “tipo” de metáfora conseguiremos atingir ao nosso publico da melhor maneira possível , desta forma tornaremos a uso do aplicativo o mais intuitivo possível sem causar confusões e problemas ao usuário.

Fluxograma de Navegação
O fluxograma de navegação é essencial para entender o funcionamento do aplicativo, ele é um diagrama que pode ser entendido como uma representação gráfica do processo.

Card Sorting

Protótipos de baixa fidelidade

Protótipos