Ensaio crítico sobre o texto O Que é Burocracia de Fernando C. Motta 1- Quais são as seis características da burocracia?

• • • • • • Um regulamento onde são expostos os deveres e funções atribuídos a cada um, o nível de autoridade possuído e como se nomeiam funcionários. Uma hierarquia onde os que possuem cargos superiores mandam e supervisionam os de cargos menores. Existem documentos utilizados na administração dos cargos que separam funcionários e arquivos, como também todas atividades da vida pública e do domicílio do funcionário. Um treinamento especializado para o desempenho das diversas atividades administrativas, o que constitui profissionalização. O desempenho da administração como principal atividade, sendo que os horários que os burocratas permanecem em seus escritórios são claramente delimitados. O conhecimento específico (técnico) dos burocratas sobre suas próprias regras que determinam o desempenho do cargo.

2- Quais são as funções típicas da administração burocrática?Por que podemos afirmar que a
burocracia é um instrumento de poder, controle e alienação?

3- Explique o que é a "razão instrumental" e quais são as suas vantagens. A razão instrumental é o nome dado ao processo onde a ciência é utilizada para dominar, deixando seu caráter científico e adquirindo caráter ideológico. Para que essa razão não seja notada a mesma passa a ser sustentada pela ideologia científica. Possui a vantagem de aumentar o nível de poder e domínio sobre certo grupo. 4- Quais são as unidades através das quais a burocracia exerce sua dominação sobre a
coletividade?

5- Qual é a diferença entre poder e dominação? Poder pode ser caracterizado como a capacidade de realizar ou dominar certa coisa, já a dominação se apresenta quando é utilizado de poder para dominar alguma coisa e assim exercer controle sobre a mesma. 6- Explique os três tipos de dominação, segundo Max Weber? Para Weber existiam 3 espécies de dominação, sendo elas: • Dominação Legal: fundamentada na ideia de que existe um estatuto que pode modificar e adaptar regras, com tanto que sua forma já seja existente. Neste tipo de dominação não existem relações sentimentais. Dominação Tradicional: a forma mais clássica de dominar, aonde por tradição um grupo obedece a outro por já existir a tradição hierárquica que sempre impôs essas regras. Dominação Carismática: é o tipo de dominação encontrado em situações onde o dominado se apresenta nesta condição não por regras mas por obediência e crença de que seu líder é sábio e superior.

• •

7- Por que o autor do texto defende que a relação com a burocracia implica que o indivíduos não
possam se inserir nas organizações de acordo com suas necessidades pessoais?

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful