You are on page 1of 5

SALAZAR, O ANTIFASCISTA?

Homem do centro, antifascista, conservador: Salazar visto pelos Nacional-Sindicalistas.

Em 1933, o Movimento Nacional-Sindicalista, herdeiro ideolgico do Integralismo Lusitano e herdeiro material de organizaes de extrema-direita como a Cruzada Nun lvares e a Liga Nacional 28 de Maio, dirigido por Francisco Rolo Preto, crescera vertiginosamente, disputando o terreno oficial e a pagada Unio Nacional. Pressentindo o perigo, Salazar organiza o contra-ataque. O Revoluo, rgo dos nacional-sindicalistas, censurado e suspenso; reunies e desfiles so proibidos; sedes so encerradas; so-lhes negados espaos pblicos para reunies. Em finais de 1933, lanada a Aco Escolar Vanguarda, dirigida a partir do Secretariado da Propaganda, destinada a disputar a juventude aos seguidores de Rolo Preto. E em Novembro Rolo Preto fora forado a convocar um congresso dos nacional-sindicalistas, de que sai vencedor, mas onde surge abertamente o desafio de um grupo cisionista defensor de que o NS acerte o passo com Salazar e o seu regime.

Panfleto da Aco Escolar Vanguarda, organizada a partir do Estado para disputar a juventude aos naciona issindicalistas.

O Revoluo Nacional A partir de 1 de Maro de 1934, o grupo cisionista dispe de um rgo de imprensa, o Revoluo Nacional, dirio nacional-sindicalista da tarde, exactamente a mesma legenda que o perseguido Revoluo de Rolo Preto, que se destina a combater. O seu director Manuel Mrias, um dissidente NS. Numa nota na primeira pgina, em nome do Directrio do Movimento Nacional -Sindicalista, afirma-se: Acontecimentos recentes determinaram uma reaco na posio poltica do Movimento Nacional-Sindicalista. O Directrio, em obedincia ao mandato imperativo que o Congresso de 25 de Novembro lhe outorgou, resolveu o trplico [sic] problema da actuao poltica do N.S., da modificao da sua estrutura e da criao de um jornal que fosse o veculo do seu pensamento na imprensa diria da capital. ( ) O jornal Revoluo Nacional. No editorial deste primeiro nmero, para que no houvesse dvidas, era reiterado o apoio a Salazar: No regatearemos ao Exrcito ( ) a nossa gratido pela interveno que ps termo na bacanal poltica em que Portugal se desfazia ( ). Nem a regatearemos tambm ao Sr. Dr. Oliveira Salazar, que do alto do poder, pela primeira vez disse as palavras da nossa esperana nacionalista e num labor constante de reintegrao do Estado nos objectivos nacionais de que h mais de cem anos se arredara, por suas obras se fez o Realizador da nossa aspirao. Dois dias depois, no Revoluo Nacional de 3 de Maro de 1934, um Comunicado do Secretariado Geral, subscrito por Jos Lu s Supico, acusava, sem os nomear, Rolo Preto e Alberto Monsaraz, os principais dirigentes nacional-sindicalistas, de perturbao de esprito e de no estarem na posse plena das necessrias faculdades de anlise serena e imparcial da situao, defendendo que o grande potencial de energia que se contm na ideologia do Movimento s pode revelar-se inteiramente e agir, em plenitude de aco, no caso de uma ntima e leal ligao com o Poder, condio indispensvel, tambm, para que a interveno dessa grande fora potencial seja de utilidade para os superiores interesses da Nao.

A cooptao dos dissidentes NS Dessa ntima ligao com o Poder ocupava-se activamente Salazar. Entre os fundadores do Revoluo Nacional, escreve Antnio Costa Pinto em Os Camisas Azuis (Estampa, 1994), Amaral Pyrrait e Castro Fernandes (chefe de redaco) pertenciam aos quadros do INTP [Instituto Nacional do Trabalho e Previdncia], Oliveira e Silva tinha sido nomeado presidente da Aco Escolar Vanguarda pelo SPN. O prp rio jornal era integralmente apoiado pelo aparelho de propaganda de Salazar.

O Revoluo Nacional torna-se cada vez mais um instrumento de combate direco maioritria dos nacional-sindicalistas e de promoo de Salazar. No nmero

de 17 de Abril de 1934, sob o ttulo A Bem da Nao. Salazar Rolo Preto, faz-se o elogio do primeiro, enquanto se denigre o segundo: Afirmam os partidrios do Dr. Rolo Preto que o N.S. foi uma obra exclusivamente devida sua coragem de paladino, sua iniciativa e ardor combativo. Afirmamos ns que o N.S. foi o produto dum estado de esprito formado aps seis anos d e Ditadura e devido a Salazar. Esta vocao para incensar o ditador prossegue sem sobressaltos. No nmero de 28 de Maio, o discurso de Salazar (as Palavras do Chefe Nacional) integralmente reproduzido nas pginas do Revoluo Nacional. nesse ms de Maio de 1934 que se realiza o I Congresso da Unio Nacional que consagra o comando nico de Salazar e consuma a integrao do regime da ciso nacional-sindicalista. Entretanto, os movimentos de Rolo Preto passaram, segundo Antnio Costa Pinto (Os Camisas Azuis), a ser severamente limitados. Desde Fevereiro, a sua participao em reunies e a sua visita aos ncleos locais foi praticamente proibida. Em Maro, o Governo fechou as sedes do Porto e Lisboa. Militantes NS comeam a ser presos. Apesar disso, nesse 28 de Maio, cerca de 300 nacional-sindicalistas, devidamente fardados com as suas camisas azuis e comandados por um alferes, conseguem desfilar perante o monumento aos mortos da I Guerra Mundial e realizar um comcio.

Rolo Preto expulso do Pa s Em Junho, Rolo Preto envia ao Presidente do Conselho uma longa exposio sobre a situao do Pas, onde considera que se assiste, no seio da Ditadura, a um confronto entre duas concepes diferentes, uma conservadora e outra revolucionria. Afirma ainda que, ao contrrio do que aconteceu na Alemanha e na Itlia, aqueles que sonharam e fizeram a revoluo no ficaram na posse do poder. Acusa o Governo de perseguir o movimento nacional-sindicalista e ataca a Unio Nacional, que seria um grupo eclctico, composto das mais antagnicas correntes polticas, sem nenhuma espcie de conscincia nacionalista. Em simultneo, dirige um apelo ao Presidente da Repblica para que intervenha no sentido de permitir a liberdade de aco do Nacional-Sindicalismo. A reaco de Salazar no se faz esperar. A 4 de Julho, Rolo Preto preso. Dias depois, o mesmo acontece a Alberto de Monsaraz. A 11 de Julho, o Conselho de Ministros decide expulsar os dois do Pas. Trs dias mais tarde, so postos na fronteira espanhola. Durante algum tempo, segundo Jos Manuel Quintas, Rolo Preto reside em Valncia de Alcntara, frente a Castelo de Vide. Da foi para Madrid, onde se

hospedou em casa de Jos Antnio Primo de Rivera, com quem ter colaborado na redaco do programa da Falange. S regressar a Portugal em Fevereiro de 1935. Em 29 de Julho de 1934, uma nota oficiosa de Salazar imprensa comunica a dissoluo do movimento nacional-sindicalista. Nessa nota, publicada pelo Revoluo Nacional em 30 de Julho, pode ler-se que o nacional-sindicalismo inspirado em certos modelos estrangeiros e deles copiou a exaltao do valor da mocidade, o culto da fora na chamada aco directa, o princpio da superioridade do poder poltico na vida social, a propenso para o enquadramento das massas atrs ou adiante de um chefe. Mais adiante afirma-se que o elemento de ordem que pretendera ser se transformara em elemento perturbador e de desagregao das foras nacionalistas do Estado Novo. A nota dirige -se ento aos cisionistas que lutaram contra a adulterao do pensamento nacional-sindicalista, no para reconhecer a validade da sua existncia independente, mas para convoc -los a que abandonem os redutos particulares da sua luta e ingressem com pureza de intenes na Unio Nacional. E acrescenta que ficam tambm abertos os quadros da AEV aos acadmicos nacionais-sindicalistas que estiverem animados das mesmas rectas intenes. Quanto a todos os outros a quem os factos no tenham esclarecido ainda completamente, adverte-os de que s podem de futuro ser considerados indiferentes ou inimigos. A reaco do grupo que publica o Revoluo Nacional ao ultimato de Salazar a capitulao total. Na edio de 4 de Agosto, publicam declaraes do Chefe de Governo em que este reitera o chamado a que os nacional-sindicalistas se integrem na Unio Nacional, que tem de ser organismo coeso, homogneo, disciplinado, seleccionador de valores polticos, activo e forte. A edio de 6 de Agosto anuncia a deciso da conferncia do grupo cisionista n acional-sindicalista da vspera: Os Nacionais-Sindicalistas respondem ao apelo de Salazar exprimindo a sua firme vontade de colaborar dentro da Unio Nacional no objectivo supremo de consumar e assegurar a Revoluo Nacional. No editorial desse nmero, Manuel Mrias assina o epitfio da organizao e do prprio jornal. Convidados por Salazar a ingressar na UN com pureza de intenes e sem quaisquer sentidos reservados, os NS, pelo voto do Directrio, dos Delegados da Organizao e das personalidades representativas do Movimento obedecem vontade expressa do Chefe que sempre aclamaram ( ). O acatamento das directrizes do Chefe da Revoluo Nacional, que os delegados da Organizao, em conformidade de vistas com o Directrio NS votaram ontem por aclamao, realizando o ltimo acto poltico do Movimento a que estavam presos por laos to fortes de inteligncia e de corao, e que sacrificaram a interesses ainda mais elevados os prprios destinos da Ptria e da Ditadura Nacional. Salazar vencera a parada.

A disperso final Na ilegalidade, os nacionais-sindicalistas que no aderiram ao salazarismo organizaram, associados a um sector republicano liberal, uma tentativa de golpe militar para derrubar Salazar. A aco deveria realizar-se a 10 de Setembro de 1935, mas a polcia antecipou-se, prendendo quatro dezenas de conspiraes e liquidando o golpe. A partir da, o nacional -sindicalismo tornar-se- um movimento marginal. Desorientados e dispersos, muitos militantes nacional-sindicalistas nem tero percebido bem o que lhes acontecera. Porm, a resposta dera-a o prprio Rolo Preto anos antes, em artigo no jornal A Monarquia: em Portugal predominava em muito maior escala que na maioria dos pases europeus, a fortuna do pequeno proprietrio rural e urbano. Or a no h melhor entrave para a revoluo que uma numerosa pequena burguesia naturalmente interessada no equilbrio geral. E a classe operria que l fora, pela importncia das massas sindicalizadas, realmente formidvel e pode constituir um perigo grave ( ) no tem entre ns nem por sombras um significado to ameaador como se lhe empresta ou procura emprestar. Sem inimigos poderosos com as organizaes polticas e sindicais socialdemocratas e comunistas da Europa Centro-Ocidental, o bloco social con servador que apoiava a ditadura no via necessidade de recorrer a estes elementos perturbadores, como lhes chama Salazar, sempre febris, excitados e descontentes. Somos um pas pobre, doente?, diz Salazar numa das entrevistas a Antnio Ferro. Vamos devagarinho, passo a passo. Tivesse Rolo Preto reflectido devidamente nas suas prprias palavras e veria por que que o senhor Salazar, homem do centro ( ), antifascista, anti-revolucionrio, conservador - como os nacional-sindicalistas o caracterizavam numa carta aos fascismos italianos , os havia conseguido, com relativa facilidade, derrotar.

IMPORTANTE:
O artigo apresentado da autoria de Antnio Simes do Pao e foi publicado no livro 1934 O Fracasso da Greve Geral de 18 de Janeiro de 1934 da coleco Os Anos em que Salazar governou . Assim, no dispensvel a leitura e anlise do artigo no livro citado.

You might also like