You are on page 1of 4

Gesto do Conhecimento na era tecnolgica Sarah Costa Oliveira

RESUMO O presente artigo baseado em uma pesquisa bibliogrfica que traz o conceito de Gesto do Conhecimento nas organizaes como uma nova ferramenta gerencial. Aborda a relao das tecnologias de informao e comunicao na sociedade e a capacidade humana de articular a informao e o conhecimento a fim de atingir os objetivos das organizaes. Palavras-chave: Gesto do Conhecimento; tecnologia; informao.

JUSTIFICATIVA A sociedade atual vive na era mais profunda da informao disponibilizada a todo o momento nos diversos canais de comunicao e nas diversas e avanadas formas de possuir e utilizar o conhecimento por intermdio da tecnologia, no h como escapar dos avanos tecnolgicos que modificam a sociedade de forma geral, nas empresas, nas escolas, enfim todos sentem o impacto da tecnologia avanada que a cada dia se modifica trazendo instrumentos inovadores e opes de oferecer algo a mais que o comum. A informao e o conhecimento passaram a ocupar lugar de destaque no atual contexto da sociedade, onde ferramentas diferentes e evoludas no param de aparecer e com isso aumentar a busca do saber essencial para enfrentar os desafios e as diferentes possibilidades que as mesmas trazem. O uso das tecnologias aliada ao conhecimento humano agregam nas empresas o fator diferencial para o sucesso, o conhecimento a moeda de maior valor dentro de qualquer organizao e pode definir o sucesso ou o fracasso. A capacidade de usar essas ferramentas juntas exige das pessoas saber articular, trocar e aplicar o que j alcanvel e circula facilmente dentro de qualquer lugar, a informao. Sendo assim a Gesto do Conhecimento se destaca como um importante e at mesmo principal ferramenta gerencial, para o poder e constante inovao.

DESENVOLVIMENTO A Gesto do Conhecimento caracteriza-se como um processo de utilizao do conhecimento para atingir os objetivos das organizaes, reportando-se ao uso da informao na era tecnolgica ou aos conhecimentos do trabalhador usados e trocados a favor da produtividade e do diferencial na competitividade. Segundo Rossatto (2002) a Gesto do Conhecimento um processo estratgico, contnuo e dinmico que visa gerar o capital intangvel da empresa e todos os pontos estratgicos a ele relacionados e estimular a converso do conhecimento. A informao e o conhecimento so molas propulsoras na sociedade cada vez mais desenvolvida pelo amplo crescimento da tecnologia, agente de transformaes sociais, sendo assim esses dois termos informao e conhecimento se cruzam num impasse conceitual e de utilizao/gesto. Um conhecimento mais do que uma informao, por ser capaz de extrapolar um dado conhecimento anterior e dele inferir novas informaes e novos conhecimentos, o conhecimento pode ser codificado, o que quer dizer reduzido informao e convertido em mensagem para ser transmitida de um sujeito a outro. (Foray,200,p.10). A codificao do conhecimento e informao relevante no contexto social e torna-se um bem pblico manusevel, que pode ser adquirido e aproveitado de forma a contextualizar as necessidades da sociedade ou mesmo descartar as informaes inteis, pode-se destacar assim um bom exemplo de Gesto do Conhecimento. As inovaes esto em excesso e causam custos e trabalho para a sociedade, de um lado a superao tecnolgica a cada dia e de outro a corrida para memorizar e aperfeioar em novos protocolos que sucedem em disparada dos anteriores, no h como escapar da inovao, comum adquirir uma nova tecnologia e no ter tempo para usar e entend-la sem que outra verso ocupe seu lugar. As novas tecnologias da informao e comunicao abrem este novo modelo gerencial, j parcialmente adotado em organizaes brasileiras, destacando a adoo dos bancos de dados e talentos, contendo o currculum vitae, visando uma tima distribuio entre os postos de trabalho, porm as tecnologias no so as nicas responsveis pelo fator de desenvolvimento organizacional, elas so ferramentas que precisam ser utilizadas de modo adequado e relevante para cada organizao, incluindo a capacidade humana para direcionar e disseminar os conhecimentos produtivos, em teias de relacionamentos capazes de alcanarem a soluo de problemas usando do

conhecimento individual do trabalhador para o coletivo atravs das trocas de informao que geram novos conhecimentos ou conceitos mais aprimorados, um ingrediente fundamental para um bom andamento. Destacado por Daniel Villavicenzo(2000), a construo da competncia produtiva da empresa resulta de um aprendizado coletivo, onde o conjunto de atores identifica e aproveita o potencial de mudana que oferece a relao de sociabilidade que vivem da empresa e desta com o entorno. O compartilhamento do conhecimento uma moeda de troca importante, pois os desafios atuais requerem pessoas capazes de articular vrias redes de relacionamento, entender de diferentes instrumentos, reas de atuao e estratgias levando ao aumento do seu aprendizado e consequentemente do seu capital organizacional. Vale destacar que a explorao do conhecimento do trabalhador no uma prtica recente. De acordo com Rosa Q. Nehmy (2001) a Gesto do Conhecimento uma ferramenta gerencial que renova a concepo do taylorismo, traduzido como captura do conhecimento do trabalhador reorganizados de uma forma ideal e impo sio dos novos procedimentos a ele. Na dcada de 80 o processo de incorporao do saber do trabalhador crescente atravs de computadores, o fordismo veio aps acrescentar um passo a mais no progresso tcnico no modo capitalista de produo com a criao da mquina especializada grande novidade diferente da mquina universal tpica do modelo taylorista . Portanto a Gesto do Conhecimento se constitui em tecnologia de gesto do trabalho, integrante na linha de sucesso do taylorismo/fordismo, onde os maquinismos se renovam e com eles a codificao dos saberes e a sua utilizao. Para sobreviver e se manter ativo nesse cenrio de mudanas preciso descobrir as necessidades em torno das TI e a forma de codificar e us-las como ferramenta essencial de trabalho, o que implica sair da zona de conforto e desbravar o universo tecnolgico que existe a favor de quem tem o esprito empreendedor.

REFERNCIAS

CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi. Gesto do Conhecimento: novas ferramentas para velhas concepes.
Escola de Cincia da Informao

Departamento de Teoria e Gesto da Informao (UFMG).

ROSSATTO, M. A. Gesto do conhecimento. Rio de Janeiro: Intercincia, 2002.

You might also like