You are on page 1of 7

Instrumento de Avaliao Descritiva e Compreensiva de Recursos Educativos Digitais (disponveis na Internet)

Instrumento para avaliao a anteriori do potencial educativo de recursos digitais disponveis na Internet. No inclui resultados da utilizao em contexto educativo. composto por trs partes: (a) Grelha de avaliao para anlise e apreciao do produto de forma sistemtica e detalhada. As categorias em que os recursos so avaliados podem no ser mutuamente exclusivas, havendo uma razovel sobreposio em algumas delas. (b) Avaliao global de carcter descritivo. (c) Notas explicativas.

Instrues
Assinalar com uma cruz (X) a coluna que melhor corresponde sua opinio. No final de cada domnio, deve realizar uma apreciao global sobre esse domnio. Utilize o espao de observaes para registar erros ou omisses do produto, quando aplicvel. Utilize, para avaliar cada item, a seguinte escala: 1- Mau; 2-Suficiente; 3-Bom; 4- Excelente; NA- No Aplicvel ou No Avaliado.

A. Identificao e breve descrio sobre as funcionalidades e usos do recurso


01. Ttulo 02. Tema 03. URL 04. Autoria 05. Entidade 06. Contactos

07. Data 08. Datas de visualizao 09. Idiomas 10. Nveis de ensino ou formao profissional a que se adequa 11. Imagem da 1. pgina 12. Avaliador/a (es/as) 13. Descrio

[data correspondente ultima actualizao do recurso]

B. Domnio Tcnico
NA
Por ex: y Velocidade de carregamento de pginas; y Compatibilidade com diferentes programas de navegao; y Resolues de ecr ou indicao da resoluo de optimizao; y Informao sobre a necessidade de plugins. Por ex: y y y y y Consistncia visual; Simplicidade de design, Equilbrio cromtico Legibilidade qualidade de apresentao de grficos, textos, imagens; Consistncia de estilos e formatao.

14. Facilidade de acesso

15. Design

16. Navegao e Pesquisa

Por ex:. y Orientao atravs de mecanismos que permitam a constante visibilidade da posio relativa no(s) menu(s) de contedos; y Existncia de um mapa do recurso digita; y Hiperligaes quebradas; y ndices; y Existncia de sistema de pesquisa interna. Por ex: y Cumprimento das normas SCORM (e que permitam a reutilizao do recurso em diferentes plataformas tcnicas) y Existncia de ajuda; y Mecanismos de interaco atravs de

17. Outras aspectos tcnicos

correio electrnico ou outros dispositivos de comunicao; Interactividade - potencia a relao activa entre o contedo e o utilizador ou o recurso incentiva uma postura activa por parte dos utilizadores Informao relativa ao cumprimento da legislao sobre proteco de dados pessoais.

18. Acessibilidade

Por ex: y Cumprimento dos principais standards W3C, nomeadamente: y Ajuda contextual; y Verses alternativas de visualizao; y Etc.

19. Avaliao global do domnio tcnico: sntese dos aspectos relevantes, fundamentos das observaes e descrio de erros de programao.

Excelente aspecto grfico com lacunas no que se refere acessibilidade.

C. Domnio do Contedo
NA 20. Actualizao
Por ex: y Informao acerca da ltima actualizao; y No existncia de ligaes quebradas/obsoletas Por ex: y Pertinncia dos ttulos e a adequao com as seces correspondentes; y Presena de elementos descritivos e identificativos; y Consistncia organizativa; y Informao sobre o propsito do recurso digital. Por ex: y Ausncia de erros cientficos ou omisses de informao relevante; y Informaes de fonte; y Evidncia de competncia especfica dos autores e promotores; y Actualidade da informao. Por ex: y Contedos adequados ao pblico-destinatrio. y Adequao dos contedos face natureza da temtica e aos objectivos de aprendizagem e/ou face s competncias a desenvolver

21. Organizao

22. Rigor cientfico

23. Adequao

24. Avaliao global do domnio do contedo: aspectos relevantes e fundamentos das observaes

D. Domnio Pedaggico
NA 25. Potencial de suporte aprendizagem
Por ex: y Existncia de propostas de explorao didctica; y Existncia de informao de avaliao nas actividades propostas; y Disponibilidade de informao de progresso nas actividades propostas; y Existncia de mecanismo de feedback e/ou de avaliao (por pares, reviso, heteroavaliao, etc.). Por ex: y Apresenta contedos relevantes face natureza da temtica e aos objectivos curriculares. Por ex: y Existncia de correio de sugestes e de outros mecanismos de inqurito para o aluno; y Aluso ao tempo de resposta s perguntas do/a aluno/a y sistema de ajuda ao/ aluno/a. Por ex: y Relao entre as potencialidades oferecidas pelo recurso e as necessidades curriculares explcitas do sistema educativo. y Existncia de momentos ou actividades de sntese e/ou de sistematizao, se aplicvel Por ex: y Controlo do ritmo de aprendizagem por parte de professor e/ou aluno; y Possibilidade de definir percursos formativos com durao varivel, em funo das necessidades individuais. y Existncia de sequncia pedaggica coerente, se aplicvel y Existncia de nveis de progresso, se aplicvel Por ex: y Existncia de uma proposta educativa cientificamente fundamentada e subjacente proposta didctica. y Papel dos alunos e das alunas

26. Relevncia

27. Interactividade

28. Possibilidade de articulao/integrao curricular

29. Respeito por diferentes ritmos de aprendizagem

30. Perspectiva pedaggica subjacente ao produto

31. Avaliao global do domnio pedaggico. Aspectos relevantes e fundamentos das observaes

E. Domnio Lingustico
NA 1 2 3 4

32. Adequao da linguagem

Por ex: y Ajustamento do discurso ao nvel etrio do grupo-alvo. y Ajustamento de formalismos no verbais (grficos, matemticos, etc.) ao nvel etrio do grupo-alvo

33. Correco lingustica 34. Clareza da Linguagem

Por ex: y Inexistncia de erros gramaticais ou de outro tipo Por ex: y Linguagem clara, objectiva, sem expresses inteis ou incorrectamente enunciadas. Por ex. y Pode ser conseguida de vrias formas: no s pela justaposio dos gneros gramaticais feminino e masculino, mas tambm, por exemplo, pela presena equilibrada do nmero e relevncia de personagens femininas e masculinas. Ou, ainda, pela opo por formulaes sem marcao de gnero. y Os ttulos (acadmicos ou de funo), quando utilizados, devem s-lo tanto para os homens como para as mulheres. As formas de intimidade, por exemplo utilizao do nome prprio ou de diminutivos, devem ser usadas de forma equilibrada para os dois sexos. y Visibilidade do gnero gramatical feminino equilibrada com a visibilidade do gnero gramatical masculino, na linguagem verbal. y Utilizao equilibrada de formas de tratamento para as pessoas do sexo feminino e masculino.

35. Utilizao de uma linguagem explicitamente inclusiva do feminino e do masculino

36. Avaliao global do domnio lingustico. Aspectos relevantes e fundamentos das observaes

F. Domnio dos Valores e Atitudes


NA 37. Ausncia de preconceitos ou esteretipos
Por ex: y Inexistncia de preconceitos ou esteretipos de carcter pejorativo ou discriminatrio da pessoa ou de alguma aspecto da sua personalidade, idade, sexo, nacionalidade, etnia, etc.

38. Representao equilibrada do sexo feminino e masculino

Por ex: Evidncias de y Intencionalidade na promoo da igualdade de gnero no contedo e/ou forma, com especial ateno para textos, imagens, fotografias, vdeo, sons, etc.). y Utilizao equilibrada de formas de tratamento para as pessoas do sexo feminino e masculino. y Apresentao de personagens com caractersticas / comportamentos diversificados e que ultrapassem as tradicionalmente associadas ao respectivo sexo. y Presena de personagens desempenhando actividades/ profisses ou papis/funes sociais diversificadas e que ultrapassem as tradicionalmente associadas ao respectivo sexo. Notas explicativas? O equilbrio das representaes do sexo feminino e do sexo masculino coloca-se tanto ao nvel do nmero (quantas de cada), como ao nvel do prestgio e valor social do que est a ser representado. As caractersticas pessoais, tarefas e profisses tm, na sociedade, diferentes valores associados. Por isso e por exemplo, no indiferente (no promove a igualdade), que apaream s personagens do sexo masculino para representar o futebol e s personagens do sexo feminino para representar a actividade de bordar. Ultrapassar esteretipos, nomeadamente as caractersticas, actividades, funes e profisses tradicionalmente associadas a cada sexo, significa, por exemplo, que no sejam s as mulheres a serem representadas como associadas s emoes, aos contextos privados e relacionais, passividade, s funes de menor prestgio e valor econmico. Significa, tambm, que no sejam s os homens a serem representadas como associadas racionalidade, aos contextos pblicos, ao dinamismo, s funes de maior prestgio e valor econmico. Significa equilibrar e diversificar tais representaes. Por ex: y Evidncias claras da ausncia de contedos que de alguma forma incitem violncia (texto, imagens, sons, vdeos.)

39. Ausncia de contedos que incitem violncia 40. Relevncia na promoo de atitudes positivas face Natureza e ao Ambiente

Por ex: y Intencionalidade na promoo atitudes positivas face natureza e ao ambiente (defesa e conservao do patrimnio, comportamentos ajustados ao desenvolvimento sustentado da espcie humana e da sua relao com a natureza).

41. Avaliao global do domnio dos valores e atitudes. Aspectos relevantes e fundamentos das observaes.

Avaliao descritiva/compreensiva
Instrues:
Preencha o campo de acordo com a sua percepo acerca dos aspectos globais do recurso educativo digital. Inclua apenas os aspectos que lhe parecem relevantes e que podem contribuir para uma melhor compreenso acerca das mais valias educativas que o referido produto poder ajudar a promover.

G. Descrio sumria e apreciao global do recurso educativo digital

Avaliador/a ___________________________________________________ Data ___/___/___

You might also like