You are on page 1of 4

Agrupamento de Escolas Maria Pais Ribeiro Escola Bsica A RIBEIRINHA FICHA DE AVALIAO DE MATEMTICA - 7ANO Nome: __________________________________________ N.

___ Turma ____

Data ___/___/ ___ L atentamente as questes, indicando todos os clculos que tiveres de efectuar e todas as justificaes que achares necessrias. Nas questes de escolha mltipla, apenas uma das opes que est correcta. No
permitido o uso de corrector.

1. Dada a equao 3x + 4 = 5 7 x , podemos dizer que:


correcta) A) 3 x + 4 o 2 membro. B) 3 x e 7 x so termos independentes. C) 5 , 7 x so termos do 2 membro. D) 4 e 5 esto no mesmo membro da equao.

( Escolhe a opo

2. Qual das seguintes equaes equivalente equao x + 5 = 4 ?


A) x =1 C) x + 9 = 0 B) x + 6 = 5 D) 2 x + 10 = 8

3. Verifica, sem resolveres a equao, se - 1 soluo da equao: 3x 6 = x +


2. 4. Resolve as equaes e classifica-as. a) 4 x + 2 = 14 + 4 x b) 5( x 2) = 3( x 1) 7 5. O av do Nuno, a propsito dos bons resultados escolares obtidos pelo seu neto, decidiu oferecer-lhe uma quantia em dinheiro. Para testar os conhecimentos do seu neto disse-lhe: a quantia que aqui tenho a soluo desta equao: 3(x - 5) = x + 11 Qual a quantia oferecida pelo av do Nuno?

6. Considera a figura. Determina o comprimento dos


lados do trapzio sabendo que o seu permetro de 63 cm.

5 Ficha de Avaliao Professora Natlia Carneiro

7. A figura ao lado mostra um bloco de notas com a forma de um cubo. Sabe-se que
o volume desse bloco de notas 216 cm 3 . Determina a sua aresta.

8. No regresso a casa o Nuno observou um


cruzamento (ver figura). Qual a amplitude do ngulo x? Justifica a tua opo. A) 260; B) 80 C) 100 9. A que quadriltero diagonais? A) Paralelogramo C) Quadrado pertence as D) 90 seguintes

B) Rectngulo D) Losango

10.A Lusa desenhou em papel quadriculado seis quadrilteros. a. Como classificas o quadriltero III?

b. Quantos paralelogramos desenhou a


Lusa?

c. A professora da Lusa e do Nuno pediulhes para classificar o quadriltero IV. A Lusa disse:: - um losango. E o Nuno disse: - Eu acho que um rectngulo. Ser que algum errou? Justifica convenientemente a tua resposta.

11. Observa a figura. Os tringulos [ABD] e [BCE] so


congruentes? Justifica a tua resposta.

12.Considera a seguinte sequncia formada por grupos de tijolos.

5 Ficha de Avaliao Professora Natlia Carneiro

a. Quantos tijolos devem ter os dois grupos seguintes? b. Determina o termo geral da sequncia. c. Indica o nmero de tijolos do 25 grupo.

d. Qual a ordem do grupo com 125 tijolos?


13.Utiliza as regras das operaes com potncias para apresentares o resultado das seguintes expresses na forma de uma s potncia. a) 35 c) e)

( )

b) 3 45 35 d) 7 3 7 22 f) 10 4 109

( 2) 41 ( 3) 41 ( 400) 23 4 23

14.Num determinado local, a relao entre a presso, em atmosferas (atm), a que est sujeito um corpo imerso em gua e a profundidade, em metros (m), a que o corpo se encontra seguinte. A partir da anlise do grfico, responde s questes que se seguem. a. Se uma pessoa estiver superfcie da gua, qual a presso, em atmosferas, exercida sobre ela? b. Explica por que motivo a relao entre a presso e a profundidade no uma relao de proporcionalidade directa.
(Teste Intermdio de Mat. 8. Ano Abril de 2008)

dada

pelo

grfico

15.O Sr. Pedro comprou uma fotocopiadora nova e registou na tabela seguinte o nmero de fotocpias por minuto: Tempo em minutos Nmero de fotocpias
a)

2 80

3 120

5 200

6 240

Justifica que o nmero de fotocpias directamente proporcional ao tempo.


5 Ficha de Avaliao Professora Natlia Carneiro 3

b) c)

Indica a constante de proporcionalidade directa e o seu significado neste contexto. Quantos minutos so necessrios para tirar 320 fotocpias?

Bom Trabalho!

Mais uns dias e

FRIAS!!!!!!

5 Ficha de Avaliao Professora Natlia Carneiro

You might also like