You are on page 1of 5

Questionário FIBRA ÓPTICA 1)Quais as vantagens em se utilizar fibra-óptica?

R: perdas de transmissão baixa e banda passante grande  pequeno tamanho e peso  imunidade a interferências  isolação elétrica  segurança do sinal  matéria-prima abundante 2) A propagação da luz em fibra óptica ocorre de 2 maneiras, quais?  Monomodo:
• • • •

Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra. Dimensões menores que os outros tipos de fibras. Maior banda passante por ter menor dispersão. Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.

 Multimodo:
• • •

Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas). Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores. Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distância tem muita perda

3) O que é atenuação? A atenuação ocorre com qualquer sinal, tanto digital quanto analógico, transmitido através de cabos. Quanto maior for o comprimento do cabo, maior é a atenuação, até o ponto do sinal tornar-se fraco a ponto de não ser mais entendido pelo destinatário. De uma forma geral, os sinais analógicos podem ser transmitidos a distâncias mais altas que os digitais, pois utilizam uma grande gama de frequências, enquanto os sinais digitais trabalham apenas com dois sinais distintos (os bits 1 e 0, representados por diferentes tensões elétricas). Isso explica por que nas redes Ethernet, onde são usados cabos próprios para redes a distância máxima é de 100 metros (usando cabos de par trançado) ou 185 metros (usando cabos coaxiais) enquanto em tecnologias como o ADSL, onde os sinais são modulados e transmitidos na forma de um sinal analógico é possível atingir distâncias de vários quilômetros, mesmo usando fios telefônicos comuns, de qualidade muito mais baixa que os cabos de rede.

"Tubete Termo Contrátil". 8. Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol . 2 seguimentos de fibra são fundidos entre si.Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol . ou um conector em outro _________________________________________________________________ 1) Cite e Explique as camadas da Arquitetura TCP/IP. Para uma rede de dados . 2) Cite algumas diferenças entre Modelo OSI e TCP/IP. 1. fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. 5. converte um tipo de sinal . Fusão através de arco voltaíco. As etapas envolvidas são: limpeza. 6. 3. Decapagem.Protocolo de Interconexão). As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos.4) Explique os dois tipos de processo de fusão da Fibra Emenda por Fusão É o processo pelo qual. o TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas. Algumas diferenças: • • • o TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação. Clivagem. onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas. Inserção do protetor de emenda. através de uma descarga elétrica produzida pelo equipamento. O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas. 2. Colocação do protetor e aquecimento. 7. . Aproximação das fibras até cerca de 1µm. . 4. Colocação das fibras no dispositivo V Groove da máquina de fusão. confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP). 5) O que é um Tranceiver? É um dispositivo que combina um transmissor e um receptor utilizando componentes de circuito comuns para ambas as funções num só equipamento. o TCP/IP combina as camadas física e de enlace do OSI em uma camada .

Já o udp não é orientado a conexão. O "círculo" central é chamado de anel . Anel: Os computadores são ligados um após o outro numa linha que se fecha em forma de anel. utilizam este tipo de organização de seus clientes. 3) Quais são os dois protocolos que atuam na camada de transporte.. 1. da IBM. então é transmitido os dados. antes de enviar os dados é feito uma comunicação entre o rementente e o destinatário e cria-se um canal de comunicação. Esta topologia é pioneira na era das redes do tipo Ethernet e já está em desuso. Pode se entender esta rede como um barramento sem começo nem fim. Tem a aparência de um "varal" onde estão conectadas as máquinas (clientes).. As redes Token Ring. ou seja.. A linha central e na horizontal é chamada de barramento 2. portanto os dados são enviados sem ter a certeza de que o receptor recebeu os dados. Barramento: Consiste numa linha comum de onde saem ligações para as outras máquinas (clientes).. geralmente é utilizado para envio de pequenas informações.• • os protocolos do TCP/IP são os padrões em torno dos quais a Internet se desenvolveu.. portanto o modelo TCP/IP ganha credibilidade apenas por causa dos seus protocolos. embora todos usem o modelo OSI para guiar os estudos.. e qual a diferença entre eles? A principal diferença entre tcp e udp é que o tcp é orientado a conexão. nenhuma rede foi criada em torno de protocolos específicos relacionados ao OSI. Em contraste.

Malha: Neste tipo de topologia todos os nós estão interligados uns aos outros. portanto reduz drasticamente a perda de pacotes já que um mesmo pacote pode chegar ao endereço destinatário por vários caminhos. Estrela: Os computadores estão ligados por um ponto ou nó comum. 5. . chamado de concentrador. Imagine a rede como um "anel diminuto" com ligações alongadas a cada máquina: esta é a topologia mais utilizada hoje em dia.3. O ponto de cruzamento entre as linhas é chamado de concentrador 4. Como o caso abaixo: Temos a Estrela-Barramento e Estrela-Anel. Híbridas: Redes hibridas são quando uma ou mais topologias de redes estão numa mesma rede.

. O tipo mais sofisticado de rede é a chamada rede Cliente-Servidor.S. A ligação entre dois computadores é um caso particular chamado de rede mínima. que pode ter um servidor ligado à Internet através de um Firewall. O tipo de rede mais simples (até 20 computadores) é a chamada rede Ponto-a-Ponto. que possui O.Tipos de Redes: LAN = Local Area Network = rede local onde as maquinas se encontram no mesmo espaço físico (podem ser em prédios diferentes) MAN = Metropolitan Area Network = rede local mas em locais um pouco distantes um dos outros mas no mesmo espaco fisico (redes WiMax por exemplo) WAN = Wide Area Network = uma grande rede (internet) que tem suas subredes. Onde cada rede pode estar em qualquer lugar do planeta. próprio para operações em servidores.