You are on page 1of 4

CURSO ON-LINE – PROFESSOR: FLÁVIO SPOSTO POMPÊO

 

Comentários à prova de Administração Geral ATRFB 2009 Olá, pessoal! Hoje vou comentar rapidamente as questões de Administração Geral cobradas pela Esaf no concurso de ATRFB 2009. No geral, a prova esteve dentro do esperado, mas em várias questões a Esaf cometeu pequenas imprecisões e as pessoas que sentiram prejudicadas podem e devem elaborar recursos. Pela análise abaixo, destaco as questões 53, 56 e 60 como as que merecem maior carinho dos candidatos para a elaboração de recursos. Este comentário tem como base a prova 2, gabarito 1. Questão 51 De uma forma geral, pode-se afirmar que os projetos possuem as seguintes características, exceto: a) têm objetivos definidos. b) são não-repetitivos, ou seja: inexistem dois ou mais projetos iguais. c) eliminam a incerteza quanto aos resultados. d) ocasionam mudanças na organização. e) têm um período de tempo limitado, com início e fim bem definidos. Gabarito: C. Projetos minimizam, mas não eliminam incertezas. Não cabe recurso. Questão 52 Sobre o planejamento baseado em cenários, é correto afirmar que: a) suas linhas metodológicas deram origem às escolas de lógica intuitiva, de tendências probabilísticas e de análise prospectiva. b) considera eventos como sendo séries métricas que se modificam gradualmente ao longo do tempo, apresentando variações de longo prazo e causando mudanças contínuas no sistema. c) a escola de tendências probabilísticas despreza o uso da opinião de especialistas. d) considera tendências como sendo fenômenos categóricos que podem ocorrer ou não, em determinado momento no futuro, repentina e inesperadamente, ocasionando impacto importante no comportamento do sistema. e) contribui para diminuir a flexibilidade do planejamento, uma vez que, estabelecida a visão de futuro, não mais se deve alterar o plano estratégico.

www.pontodosconcursos.com.br 

creio que possa. no mesmo locus. d) mesmo a melhor decisão pode acarretar um resultado desastroso. Busquei no Google e aparentemente a Esaf. c) o processo racional de tomada de decisão não exclui o uso da subjetividade. b) líder delegue responsabilidade.sibi. sim. Gabarito: E.br/pdf/rege/v15n4/v15n4a01. Questão 54 O trabalho em equipe pressupõe que a (o): a) equipe trabalhe. dada como gabarito. e) diversidade seja respeitada. A questão pede que encontremos a alternativa errada. resolvido. Ela fala de um problema que tem uma solução. por si só. então não podemos considerar resolvido o problema.revistasusp. com o cuidado de não interferir em sua maturidade psicológica. As demais alternativas não expressam condições obrigatórias do trabalho em equipe. principalmente a alternativa A. Mesmo que a solução não disponha de alternativas. ser considerada ambígua. mas a solução não apresenta alternativas.br  . e) a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual. Muitos candidatos têm questionado essa questão. 2  www.pdf Questão 53 Uma adequada compreensão do tema ‘processo decisório implica ter como corretas as seguintes afirmações.CURSO ON-LINE – PROFESSOR: FLÁVIO SPOSTO POMPÊO   Gabarito: A. Quanto à alternativa A. d) crítica seja evitada. nessa questão.pontodosconcursos. b) adotar um estilo diretivo para quem apresenta maturidade média ou alta. simultaneamente. b) um único problema pode ser percebido de formas diferentes por diferentes indivíduos.usp. Questão 55 Ao optar pela liderança situacional. exceto: a) um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está. Não cabe recurso. um gestor de pessoas deve: a) conduzir a maturidade de trabalho do liderado. adotar um estilo único para todos os liderados.com. e realmente a alternativa E. com base nisso. c) identificar a maturidade média do grupo e. ela ainda precisa ser implementada. copiou a alternativa correta e parte das outras alternativas do seguinte artigo: http://www. Cabe recurso. O respeito à diversidade é um valor importante. é claramente errada. Não cabe recurso. c) líder seja sempre democrático. Gabarito: E. É o contexto da decisão e suas características que devem revelar o melhor tipo de decisão (individual ou em equipe).

c) a adoção de uma base tecnológica de primeira linha garante uma cultura do conhecimento no seio da organização. eminentemente. de acordo com a situação. p. comparar. b) o controle prescinde do estabelecimento de padrões. de forma a maximizar o desempenho de cada indivíduo da equipe. não devendo ser alvo de interesse da organização. e) o uso do melhor canal disponível elimina a ocorrência de ruídos.com. A maior parte da literatura especializada define fonte como sinônimo de emissor. Gabarito: B. Não cabe recurso. a serem aplicadas pela organização na resolução de novos problemas. 3  www. Questão 58 Para uma adequada prática da função controle. e) saber que competência é a combinação da motivação e da confiança do indivíduo em sua capacidade de atingir um objetivo ou de realizar uma tarefa. Por exemplo. mediante a liderança eficaz de um a um. Gabarito: D. a experimentação passa a ser desnecessária. c) quando operada em fluxo descendente. Cabe recurso. b) o conhecimento pode ser obtido no ambiente externo da organização. Questão 56 Sobre o tema ‘comunicação organizacional’. 11ª Edição). é correto afirmar que: a) tanto o emissor quanto o receptor são fontes de comunicação. Robbins (Comportamento Organizacional. d) a comunicação informal deve ser evitada e desprezada.br  .CURSO ON-LINE – PROFESSOR: FLÁVIO SPOSTO POMPÊO   d) levar os indivíduos ao seu mais elevado nível de desempenho. inclusive junto a organizações concorrentes. é correto pressupor que: a) o uso intensivo da tecnologia da informação visa à criação de um repositório de soluções prontas. apresenta o processo de comunicação organizacional em que “a fonte inicia a mensagem”. c) controlar é. Não cabe recurso.pontodosconcursos. e) à medida em que o repositório de conhecimentos é ampliado. a comunicação é considerada formal. A liderança situacional pressupõe que o gestor deve adotar diferentes estilos de liderança. 11. d) o conhecimento tácito diz respeito aos indivíduos. Gabarito: A. é necessário saber que: a) todos os possíveis objetos devem ser controlados de forma censitária. b) redigir com clareza é condição suficiente para que a comunicação seja bem-sucedida. Questão 57 No âmbito da gestão da informação e do conhecimento.

e) seu objetivo maior é a redução de custos operacionais.pontodosconcursos. Essa é quase um exercício de lógica. inclusive melhorar os processos de controle. Gabarito: D. Não cabe recurso. Assim. a) Tudo que é efetivo também é eficiente. cabe recurso. b) Tudo que é eficaz também é eficiente. Gabarito: C.com. 4  www.CURSO ON-LINE – PROFESSOR: FLÁVIO SPOSTO POMPÊO   d) o controle prévio não gera feedback. A incorporação de novas tecnologias pode ter inúmeras funções. b) representa uma fonte de incerteza para as organizações. Gabarito: B. d) Algo pode ser eficaz e não ser eficiente. Não cabe recurso. é correto afirmar que: a) pouco influencia a estrutura organizacional.br  . d) contribui para a ampliação dos níveis gerenciais. e) a avaliação quantitativa é preferível à avaliação qualitativa. Questão 59 Assinale a afirmativa correta. c) dificulta o controle. e) Algo não pode ser eficaz se não for eficiente. Se lembrássemos das definições simples de eficiência e eficácia. Questão 60 Sobre a incorporação de novas tecnologias de informação. perceberíamos as diferenças entre ambos os conceitos e veríamos que o gabarito é a letra D: algo pode ser eficaz (alcançar a meta almejada) e ao mesmo tempo não ser eficiente (usar mais recursos que recomendado ou mais que o inicialmente planejado). c) Algo não pode ser efetivo se não for eficiente. Pode ter como consequência a diminuição da incerteza. por tornar mais amplo o acesso ao fluxo informacional. não de administração.