You are on page 1of 7

O que so Os insetos so animais invertebrados e fazem parte da classe insecta. Sugiram h milhes de anos.

Cientistas afirmam que os primeiros surgiram h cerca de 500 milhes de anos. Atualmente, existem milhares de espcies e, entre elas, podemos destacar: borboletas, moscas, traas, abelhas, vespas, besouros, formigas e muitas outras. Informaes Independente de sua classificao, o corpo de todos eles divide-se em trs partes: cabea, trax e abdome. Os insetos possuem tambm seis pernas anexas ao trax e, nesta regio, pode haver tambm duas asas ou, em alguns casos, quatro delas. Grande parte dos insetos possui dois olhos, formado por vrios outros menores, ou olhos simples, ou seja, tem a formao de vrios olhos em um s. A respirao ocorre atravs de pequenos orifcios (buraquinhos) em sua pele. A grande parte dos insetos apresentam antenas que lhes proporcionam um olfato muito apurado, o que lhes permite capturar de forma mais precisa s suas presas. No tocante ao seu desenvolvimento, a maioria dos insetos passa por vrios estgios at chegar a fase do amadurecimento. As borboletas, por exemplo, passam por quatro fases: ovos, larvas, crislidas e, por ltimo, tornam-se adultas da forma como as conhecemos, com suas lindas asas coloridas e grandes. Existem tambm, os insetos que vivem em comunidade, as formigas e as abelhas fazem parte desta categoria. Estas duas espcies so extremamente organizadas e dividas hierarquicamente (por funes). Nas colmias de abelhas, por exemplo, h a abelha rainha (responsvel pela reproduo) e as operrias (que trabalham todo o tempo). Outros tipos bem conhecidos so os insetos-folhas, que fazem parte da famlia das baratas e so encontrados facilmente nas reas tropicais de nosso planeta. Este tipo de inseto costuma ficar imvel durante o dia (usando a capacidade de mimetismo), saindo somente no perodo da noite para procurar alimentos. Entre eles, somente os machos que possuem a capacidade de voar. Da mesma famlia, fazem parte os insetos-gravetos, que se parecem com pequenos galhos de rvore e como camuflagem, possuem em seus corpos reas esverdeadas que lembram musgos. Este atributo os torna capaz de se misturarem com a paisagem (rvores, plantas e folhas) da regio em que habitam, e, desta maneira, eles podem enganar suas presas e predadores.

Muitos destes insetos tem se tornado uma praga para a populao dos grandes centros urbanos. o caso dos conhecidos cupins e das formigas que avanam dentro das casas deixando um rastro de destruio. Com as construes de cimento e concreto, cada vez mais comuns, estes insetos tiveram suas fontes de alimentao esgotadas, e a nica maneira de sobreviverem foi a disputa de espaos com os seres humanos. Curiosidade: - Existe uma cincia que estuda os insetos e o nome dela entomologia. ______________________________________________________________________ Os insetos (portugus brasileiro) ou insectos (portugus europeu) (AO 1990: insetos ou insectos) so animais invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em trs partes (cabea, trax e abdmen ), trs pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Pertencem classe Insecta, o maior e mais largamente distribudo grupo de animais do filo Arthropoda. Os insectos so o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espcies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais juntos. Os insectos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas s um pequeno nmero de espcies se adaptaram vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espcies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos e grilos), 170 mil de Lepidoptera (borboletas), 120 mil de Diptera (moscas), 82 mil de Hemiptera (percevejos e afdeos), 350 mil de Coleoptera (besouros) e 110 mil de Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas). A cincia que estuda os insectos a Entomologia. Alguns grupos menores, com uma anatomia semelhante, como os colmbolos, eram agrupados com os insectos no grupo Hexapoda, mas atualmente seguem um grupo parafiltico Ellipura, tendo discusses filogenticas relevantes no campo da biologia comparativa. Os verdadeiros insectos distinguem-se dos outros artrpodes por serem ectognatas, ou seja, com as peas bucais externas e por terem onze segmentos abdominais. Muitos artrpodes terrestres, como as centopeias, mil-ps, escorpies, aranhas, como tambm microartrpodes colmbolos so muitas vezes considerados erroneamente insectos.

Morfologia

Anatomia externa
Os insectos so geralmente pequenos e tm o corpo segmentado e protegido por um exosqueleto de quitina. O corpo dividido em trs tagmas: cabea, trax e abdmen. Na cabea encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou trs olhos simples ou ocelos e as peas bucais: um par de mandbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos so o lbio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clpeo. Essas peas so modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hbitos alimentares, formando diversos tipos de aparelhos bucais (sugador, mastigador, triturador e lambedor). Podem ser caracterizados como animais de simetria bilateral e segmentados como os demais artrpodes e tambm com os aneldeos. So, porm, os nicos artrpodes que possuem asas, que so finas expanses do exoesqueleto, possibilitando a disperso por distncias maiores. O trax dividido em trs segmentos: protrax, mesotrax e metatrax cada um com um par de pernas e, nos alados (Pterygota), um ou dois pares de asas, um no mesotrax e outro no metatrax. O abdmen em geral apresenta doze segmentos, mas em muitos esse nmero reduzido. Podem ser encontrados apndicites no 112 segmento, estes so chamados circos. Alm disso, no abdmen que se encontram as estruturas reprodutivas. Nos machos o segmento genital o 9, onde h a abertura genital.As fmeas de muitos insectos possuem ovipositores, aprendizes dos segmentos geniais adaptados a postura da coluna vertebral. So compostos de trs partes de valvulas, um no 8 segmento e dois no 9 segmento.

Anatomia Interna

Anatomia de um insecto A- Cabea B- Trax C- Abdmen 1. antena 2. ocelo (inferior) 3. ocelo (superior) 4. olho composto

5. crebro (gnglios cerebrais) 6. protrax 7. artria dorsal 8. tubos traqueais e espirculos 9. meso-trax 10. meta-trax 11. asa (1) 12. asa (2) 13. intestino mdio (mesntero) 14. corao 15. ovrio 16. intestino posterior (proctodeo) 17. nus 18. vagina 19. gnglios abdominais 20. tbulos de Malpighi 21. tarsmero 22. garras tarsais 23. tarso 24. tbia 25. fmur 26. trocanter 27. intestino anterior (estomodeo) 28. gnglios torcicos 29. coxa 30. glndula salivar 31. gnglio sub-esofgico 32. peas bucais Os insectos so protostmios, triblsticos e celomados. Tm um sistema digestivo completo, consistindo num tubo que vai da boca ao nus. O sistema excretor consiste em tbulos de Malpighi para a remoo dos dejetos nitrogenados e no intestino posterior para a osmorregulao: atravs do intestino posterior, os insectos so capazes de reabsorver gua com os ons K+ e Na+ e, por isso, eles normalmente no excretam gua com as fezes, permitindo-lhes conserv-la e, assim, sobreviver em ambientes ridos.

As traquias tm aberturas na cutcula chamadas espirculos, por onde so feitas as trocas gasosas. O sistema circulatrio dos insectos, como nos restantes artrpodes, aberto: o corao bombeia a hemolinfa atravs de artrias para espaos que rodeiam os rgos; quando o corao se descontrai, a hemolinfa volta para dentro deste rgo. O complexo sistema nervoso constitudo por vrios pares de gnglios ligados, fundidos, que se unem na regio da cabea e que formam uma massa cerebral. Esta massa se une a uma longa rede nervosa de gnglios ventrais que vai at a extremidade do abdome.

Biologia

Muitos insectos possuem um ou dois pares de asas localizadas no segundo e terceiro segmentos torcicos e so o nico grupo de invertebrados que desenvolveu a capacidade de voar, o que teve um importante papel no seu sucesso reprodutivo. Os insectos alados e as espcies relacionadas que perderam secundariamente as asas esto agrupadas nos Pterygota. Em alguns insectos, o vo depende muito da turbulncia atmosfrica, mas nos mais primitivos est baseado em msculos que fazem bater as asas. Noutras espcies mais avanadas, do grupo Neoptera, as asas podem ser dobradas sobre o dorso, e quando em uso so acionadas por uma ao indirecta de msculos que atuam sobre a parede do trax. Estes msculos contraem-se quando se encontram distendidos, sem necessitarem de impulsos nervosos, permitindo ao animal bater as asas muito mais rapidamente. Os insectos jovens, depois de sairem dos ovos, sofrem uma srie de mudas ou ecdises a fim de poderem crescer uma vez que o exosqueleto no lhes permite crescer sem o mudarem. Nas espcies que apresentam metamorfose incompleta, os juvenis, chamados ninfas, no possuem asas, e so basicamente iguais aos adultos na forma do corpo; na metamorfose completa, caracterstica dos Endopterygota, a ecloso do ovo produz uma larva, geralmente em forma de verme (a lagarta) que, depois de crescer, se transforma numa pupa que, muitas vezes, se encerra num casulo, ou numa crislida, que muda consideravelmente de forma, antes de emergir como adulto. Algumas espcies de insectos, como as formigas e as abelhas, vivem em sociedades to bem organizadas que so por vezes consideradas superorganismos. Muitos insectos possuem rgos dos sentidos muito refinados; por exemplo, as abelhas podem ver a luz ultravioleta e os machos das falenas tm um forte olfacto que lhes permite detectar as feromonas de fmeas a quilmetros de distncia.

O papel dos insectos no meio ambiente e na sociedade humana


Muitos insectos so considerados daninhos porque transmitem doenas (mosquitos, moscas), danificam construes (trmitas) ou destrem colheitas (gafanhotos, gorgulhos) e muitos entomologistas econmistas ou agrnomos se preocupam com vrias formas de lutar contra eles, por vezes usando insecticidas mas, cada vez mais, investigando mtodos de biocontrole.

Borboleta visitando uma flor.

Apesar destes insectos prejudiciais terem mais ateno, a maioria das espcies benfica para o homem ou para o meio ambiente. Muitos ajudam na polinizao das plantas (como as vespas, abelhas e borboletas) e evoluram em conjunto com elas a polinizao uma espcie de simbiose que d s plantas a capacidade de se reproduzirem com mais eficincia, enquanto que os polinizadores ficam com o nctar e plen. De fato, o declnio das populaes de insetos polinizadores constitui um srio problema ambiental e h muitas espcies de insectos que so criados para esse fim perto de campos agrcolas. Alguns insectos tambm produzem substncias teis para o homem, como o mel, a cera, a laca e a seda. As abelhas e os bichos-da-seda tm sido criados pelo homem h milhares de anos e pode dizer-se que a seda afectou a histria da humanidade, atravs do estabelecimento de relaes entre a China e o resto do mundo. Em alguns lugares do mundo, os insectos so usados na alimentao humana, enquanto que noutros so considerados tabu. As larvas da mosca domstica eram usadas para tratar feridas gangrenadas, uma vez que elas apenas consomem carne morta e este tipo de tratamento est a ganhar terreno actualmente em muitos hospitais. Alm disso, muitos insectos, especialmente os escaravelhos, so detritvoros, alimentando-se de animais e plantas mortas, contribuindo assim para a remineralizao dos produtos orgnicos. Embora a maior parte das pessoas no saiba, provavelmente a maior utilidade dos insectos que muitos deles so insectvoros, ou seja, alimentam-se de outros insectos, ajudando a manter o seu equilbrio na natureza. Para qualquer espcie de insecto daninha existe uma espcie de vespa que , ou parasitide ou predadora dela. Por essa razo, o uso de inseticidas pode ter o efeito contrrio ao desejado, uma vez que matam, no s os insetos que se pretendem eliminar, mas tambm os seus inimigos.

You might also like