You are on page 1of 7

OSTEOLOGIA

O termo Osteologia significa, o estudo dos ossos. Apesar de sua aparncia simples, o osso um tecido vivo, complexo e dinmico. Sendo formado por um conjunto de tecidos distintos e especializados que contribuem para o seu arranjo final. Cada osso individual pode ser considerado um rgo. Os tecidos que compe o osso so: Tecido sseo Tecido cartilaginoso Tecido epitelial Tecidos formadores de clulas sanguneas Tecido nervoso Tecido adiposo O estudo microscpico do tecido sseo distingue a substncia ssea compacta e a substncia ssea esponjosa. Embora os elementos constituintes sejam os mesmos nos dois tipos de substncia ssea, eles dispem-se diferentemente conforme o tipo considerado e o seu aspecto macroscpico tambm difere. Na substncia ssea compacta, as lamnulas de tecido sseo encontram-se fortemente unidas umas s outras pelas suas faces, sem que haja espao livre interposto. Por esta razo, este tipo mais denso e duro. Na substncia ssea esponjosa, as lamnulas sseas, mais irregulares em forma e tamanho, se arranjam de forma a deixar entre si, espaos ou lacunas que se comunicam umas com as outras e que, a semelhana do canal medular, contm medula. As lacunas entre as lamnulas sseas so chamadas de trabculas sseas. Nos ossos longos a difise composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epfises so compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto. Nos ossos planos, a substncia esponjosa situa-se entre duas camadas de substncia compacta. Nos ossos da CALVRIA, a substncia esponjosa chamada de DPLOE. Os ossos curtos so formados por osso esponjoso revestido por osso compacto, como nas epfises dos ossos longos. PERISTEO No vivente e no cadver o osso se encontra sempre revestido por delicada membrana conjuntiva, com exceo das superfcies articulares. Esta membrana denominada PERISTEO e apresenta dois folhetos,um superficial, e outro profundo. O folheto profundo est em contato direto com a superfcie ssea. A camada profunda chamada OSTEOGNICA pelo fato de suas clulas se transformarem em clulas sseas, que so incorporadas superfcie do osso, promovendo assim o seu espessamento.

Os ossos so altamente vascularizados. As artrias do peristeo penetram no osso, irrigando-o e distribuindo-se na medula ssea. Por esta razo, desprovido do seu peristeo o osso deixa de ser nutrido e morre. Os vasos sanguneos passam para o interior dos ossos, atravs dos forames nutrcios, enquanto os nervos apenas os circundam.

FUNES DO ESQUELETO: SUSTENTAO E CONFORMIDADE. Os ossos funcionam como base estrutural para o corpo, sustentando os tecidos moles e fornecendo pontos de fixao para os tendes da maioria dos msculos esquelticos. A forma do corpo est diretamente relacionada com o esqueleto, sem os ossos o corpo humano seria como o corpo de uma larva. A posio ereta seria impossvel. PROTEO. O sistema sseo tambm protege os rgos internos dos traumatismos do exterior. O encfalo protegido pelo crnio. A medula espinal, pela coluna vertebral. O corao e os pulmes pelo gradil costal, composto por costelas e o osso esterno. Os rgos plvicos so protegidos pelos ossos do quadril, que formam a cavidade plvica. PARTICIPAO NO MOVIMENTO OU ALAVANCAGEM. O movimento produzido quando uma trao exercida pelos msculos esquelticos incide sobre os ossos, no momento de sua contrao. Pelo fato de muitos ossos se articularem e esta unio ssea permitir movimentos, o esqueleto desempenha um papel importante na determinao do tipo e da amplitude do movimento que o segmento ser capaz de fazer, bem como, a prpria anatomia do osso acaba por limitar movimentos indesejveis. HOMEOSTASIA MINERAL. O tecido sseo armazena vrios minerais, especialmente clcio e fsforo, que contribuem para fortalecer o osso. O osso tambm pode liberar minerais na corrente sangunea. Para manter os balanos minerais crticos e para distribuir minerais para outros rgos. HEMATOPOISE. Produo de clulas sanguneas. No interior de certas partes dos ossos, a medula ssea vermelha produz eritrcitos, leuccitos e plaquetas. ARMAZENAMENTO DE TRIGLICERDEOS. No recm-nascido, toda a medula ssea vermelha e est envolvida na hematopoise. Entretanto, com o avanar da idade, a produo de clulas sanguneas diminui, e a maior parte da medula passa a ser formada por adipcitos. Sendo chamada ento, de medula ssea amarela. CLASSIFICAO Os ossos classificam-se quanto forma em: Osso Longo.

Exemplo. O fmur. A tbia. O mero. O rdio. A ulna. As falanges. Osso Curto. Exemplo. Ossos carpais. Alguns ossos tarsais. A patela. Osso Plano. (laminar) Exemplo. Alguns ossos do crnio.

Osso Irregular. Exemplo. as vrtebras. Alguns ossos da face e do crnio. Adjetivando, essas quatro classificaes principais, existem outras duas: Osso pneumtico. So ossos que contm cavidades cheias de ar. So encontrados apenas no Crnio e na face. Exemplo. Frontal. Osso plano e pneumtico. Maxila. Etmide. E temporal. Ossos irregulares e pneumticos. Osso sesamide. So ossos que se formam entre articulaes, como os ossos suturais do crnio e entre tendes e ligamentos como a patela, cuja principal funo proteger a articulao do joelho. A patela o maior osso sesamide do corpo humano. considerado um osso curto sesamide. Algumas excees, como as costelas, se classificam apenas, como ossos alongados. Em todo osso longo, o corpo, geralmente cilndrico, recebe o nome de difise, e as extremidades, recebem o nome de epfises. A difise ca. E seu interior, chamado de canal medular, ocupado pela medula ssea. A medula ssea Vermelha nas crianas e jovens. E com o passar dos anos, vai sendo substituda por tecido adiposo, sendo chamada ento de Medula ssea Amarela. Tambm na epfise, h um grande nmero de cavidades, formadas pelo entrecruzamento das trabculas sseas. Essas cavidades tambm contm a medula vermelha. Formadora de clulas sanguneas.

O ESQUELETO HUMANO Oficialmente, o esqueleto humano formado por 206 ossos, que podem ser classificados quanto localizao em: Esqueleto Axial e Esqueleto Apendicular. O ESQUELETO AXIAL, formado por: Ossos do Crnio e da face, Ossos da coluna vertebral, composta pelas vrtebras, sacro e cccix. Costelas e osso Esterno.

O Crnio ou neurocrnio, formado por quatro ossos medianos. E dois ossos bilaterais. So ossos medianos: Osso frontal. Osso Etmide. Osso Esfenide. Osso Occipital. So ossos bilaterais: Ossos Parietais. Ossos Temporais. Totalizando, assim, oito grandes ossos. Alm desses oito ossos, h trs ossculos auditrios, bilaterais, alojados na orelha mdia: Martelo Bigorna e Estribo. E tambm alguns ossos extranumerrios. Que no caso do crnio, so chamados deossos suturais. Pois, formam-se entre as suturas, que so articulaes fibrosas entre os ossos do crnio. A face ou viscerocrnio formada por seis ossos bilaterais e dois ossos medianos. So bilaterais, os ossos: Maxila. Zigomtico. Nasal. Lacrimal. Concha nasal inferior. Palatino. So medianos, os ossos: Vmer e a Mandbula, nico osso mvel da cabea. Anexo entre as vrtebras cervicais e a mandbula est o osso hiide, o osso da deglutio. nico osso que no se articula com o esqueleto. Est fixado apenas por msculos e ligamentos. Em continuao ao crnio est a coluna vertebral que formada pelas vrtebras cervicais, torcicas, lombares e pelos ossos Sacro e cccix. As vrtebras so uma srie de anis sobrepostos, sobretudo de maneira que o orifcio central de cada uma corresponda com o do superior e o do inferior. De tal maneira que no centro da coluna vertebral existe um canal. no qual est a medula espinal, rgo nervoso de fundamental importncia. A articulao que se interpe entre uma vrtebra e a vrtebra seguinte permite a mobilidade de toda a coluna vertebral, garantindo a esta, a mxima resistncia aos traumas. Entre uma vrtebra e outra existem os discos intervertebrais. Articulaes que servem para aumentar a elasticidade do conjunto e atenuar os efeitos de eventuais presses. As vrtebras so em nmero de 24* e no so todas iguais. 7 so cervicais. A primeira se chama Atlas. A segunda se chama xis. E a stima denominada vrtebra proeminente. Sendo estas 3, as nicas vrtebras com nomes prprios. Em continuao das cervicais esto 12 vrtebras torcicas. Que se continuam atravs das

costelas e se unem ao osso esterno. Fechando a caixa torcica mediante as cartilagens costais, e protegendo os rgos contidos no trax. A coluna vertebral continua com as 5 vrtebras lombares que tm maior tamanho porque devem ser mais resistentes para realizar a sustentao do tronco. *A estas, seguem-se outras 5 vrtebras soldadas entre si, que formam o osso sacro e, por ltimo, as 3 ou 4 vrtebras rudimentares, quase sempre soldadas entre si, que compe o osso cccix. Alguns autores contabilizam tambm as vrtebras do sacro e do cccix, situao em que teremos, ento, 33 vrtebras na coluna vertebral. As vrtebras so geralmente referidas como: Cervicais. Da C1 at a C7. Sendo a C1 chamada de atlas. A C2 chamada de xis. e a C7 chamada de vrtebra proeminente. Torcicas. Da T1 at a T 12. Lombares. Da L1 at a L5. Sacrais. Da S1 at a S5. Coccgeas. Da Co1 at a Co4. As costelas, classificadas como ossos alongados, so ossos bilaterais, geralmente, em nmero de doze pares: Sete pares so denominadas costelas verdadeiras. e Cinco pares so costelas falsas. So chamadas de costelas falsas pelo fato de no se articularem,diretamente, com o osso esterno. Trs pares destas costelas (falsas) so unidas ao esterno atravs da cartilagem costal.e os Dois ltimos pares so chamados de costelas flutuantes, pelo fato de terem uma extremidade livre (anterior ou ventral), sem ligao com o osso esterno ou com a cartilagem costal. ESQUELETO APENDICULAR Os ossos dos membros superiores comeam com o ombro, formado pelo Cngulo do membro superior, que composto pela Escpula, osso de forma triangular, classificado como osso plano e pela Clavcula, osso alongado e curvado, situado anteriormente escpula (osso plano). A articulao do ombro bastante mvel, o que permite mover o brao em quase todas as direes. Esta articulao junto com a do quadril uma das mais mveis e importantes do corpo humano. O osso do brao o mero, osso longo e robusto; O antebrao formado pelos ossos longos. Rdio e Ulna. O Rdio tem a cabea de forma circular, lembrando um boto redondo, como os dos aparelhos radiofnicos antigos. A Ulna tem o formato de uma chave de boca ou, ainda, a forma da letra U em sua epfise proximal. A cabea do rdio proximal enquanto a da ulna distal. Com os dois ossos do antebrao (rdio e ulna), se articula na sua parte inferior a mo, que formada proximalmente por Oito Ossos carpais. So os que formam o Carpo(punho):

Fileira proximal: Escafide - Semilunar - Piramidal - Pisiforme. Fileira distal: Trapzio - Trapezide - Capitato - Hamato. Cinco ossos metacarpais. Regio conhecida como Metacarpo e que corresponde superfcie dorso-palmar da mo. E so denominados: I - (primeiro) metacarpal. II - (segundo) metacarpal. III - (terceiro) metacarpal. IV - (quarto) metacarpal. V - (quinto) metacarpal. E, finalmente, Catorze ossos formam os dedos da mo. So conhecidos comofalanges: Proximais. mdias e distais. O polegar tem apenas duas falanges, a proximal e a distal. Totalizando, assim, 27 ossos componentes da mo humana completa.Excluindo-se os ossos extranumerrios, denominados Intratendneos. Os membros inferiores esto unidos ao tronco por meio do Cngulo do membro inferior. Formado pelos ossos do quadril, fixados pelo osso sacro. Antes dos quinze anos de idade, o osso do quadril formado por de trs ossos: lio. squio Pbis. Aps essa idade, os trs ossos mencionados fundem-se formando o Osso do Quadril propriamente dito. O osso do quadril articula-se com o fmur, osso da coxa, o mais longo e forte de todo o corpo. Na sua parte inferior o fmur se une tbia (longo) e esta, fbula (longo), que so os dois ossos da perna. Esta unio tem lugar na articulao do joelho, do qual toma parte, tambm, o osso patela (curto sesamide). Por ltimo, os ossos da perna se articulam com os do p. O p formado pelos Ossos tarsais: Tlus. Calcneo. Navicular. Cubide. Cuneiformes: lateral, intermdio e medial. Alm dos ossos metatarsais(ossos longos): I - (primeiro) metatarsal. II - (segundo) metatarsal. III - (terceiro) metatarsal. IV - (quarto) metatarsal. V - (quinto) metatarsal. E das Falanges (ossos longos): Proximal, mdia e distal. Que formam os dedos do p.

Exceto no hlux, (o dedo do p), onde h somente as falanges proximal e distal. Totalizando assim, 26 ossos que compoem o p humano completo. Excluindo-se os ossos extranumerrios, denominados Intratendneos. Todos os direitos reservados so excees ao domnio comum. Qualquer parte deste texto pode e deve ser reproduzida ou transmitida de toda forma ou por quaisquer meios, eletrnicos ou mecnicos, incluindo fotocpia especialmente nas universidades, sendo permitida tambm a gravao por qualquer sistema de recuperao de informaes, sem a permisso expressa dos autores, contanto que estes sejam referidos como autores da mesma e que qualquer obra derivada seja disponibilizada sob as mesmas condies desta licena.

You might also like