You are on page 1of 3

Mdulo 3 IMPLANTANDO O D-OLHO NA QUALIDADE MDULO 3: IMPLANTANDO O D-OLHO NA QUALIDADE.

Unidade 1: SUCESSOS E INSUCESSOS NA IMPLANTAO DO PROGRAMA D-OLHO NA QUALIDADE Ol, caro(a) aluno(a). Este material destina-se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no curso D-Olho na Qualidade - 5s para os Pequenos Negcios, pela Internet, promovido pelo Sebrae. Conforme voc j leu no Guia do curso, este um recurso adicional do qual voc dispe para apoi-lo(a) e est disponibilizado para download. Para facilitar o manuseio do material, seguir-se- a seqncia estabelecida para o curso em mdulos e unidades. O material est disponibilizado por tema, na 1 unidade de cada assunto, indicando-se as unidades a que se refere. Nas atividades educacionais propostas e realizadas com recursos tecnolgicos especiais, voc deve navegar no curso pela internet. Neste material, ao encontrar a palavra Ateno! v ao ambiente do curso e localize a unidade e passo indicados. Voc deve percorrer todos os passos e clicar em Concluir no final de cada unidade. Quando todas as unidades de um mesmo assunto estiverem concludas no ambiente do curso na internet, voc ter acesso aos textos do prximo assunto para download.

APRESENTAO Ol! Estamos no mdulo 3. Est chegando a hora de iniciar a prtica dos 5 sensos*! Sei que voc est preparado, pois, at aqui, tem se empenhado bastante. Mas, alm do que aprendeu sobre todas as etapas que antecedem a implantao*, importante conhecer as causas de sucessos e insucessos na implantao* do Programa D-Olho na Qualidade. Dessa forma, ter condies de comear uma prtica vitoriosa desde o incio.

SUCESSOS E INSUCESSOS NA IMPLANTAO* DO PROGRAMA D-OLHO NA QUALIDADE O sucesso na implantao* do Programa D-Olho na Qualidade est relacionado s aes e atitudes das pessoas que fazem parte da organizao. O que implica em mudana de hbitos. Se o processo de implantao* do Programa D-Olho na Qualidade montado para ter sucesso, ele ter, com certeza. Como implica em mudana de hbitos e atitudes de todos os envolvidos, ser que possvel alcanar esse sucesso a partir de atitudes e posturas isoladas? Qual a importncia do trabalho em equipe? Antes de prosseguir, voc ir participar de uma atividade que retrata o aproveitamento de 8 empresas que implantaram do programa D-Olho na Qualidade. Ateno! Voc tem uma atividade a realizar no ambiente do curso, no passo 02 da Unidade 1 Sucessos e Insucessos na implantao do Programa D-OLHO na Qualidade, do Mdulo 3 - Implantando o D-OLHO na qualidade.

Unidade 1: Sucessos e Insucessos na Implantao do Programa D-OLHO na Qualidade.

Mdulo 3 IMPLANTANDO O D-OLHO NA QUALIDADE "O insucesso apenas uma oportunidade para recomear de novo com mais inteligncia." Henry Ford Na atividade anterior, voc percebeu que todas as empresas chegaram reta final, conseguindo importantes resultados; contudo, no alcanaram o mesmo sucesso. Houve, portanto, aproveitamento diferenciado. Que fatores teriam contribudo para um aproveitamento diferenciado? As implantaes que no foram bem sucedidas esto relacionadas, principalmente, ao fato das organizaes no terem assumido o Programa D-Olho na Qualidade como uma nova filosofia* ambiental. Veja, a seguir, as causas que podem ocasionar insucessos na implantao* do Programa D-Olho na Qualidade: Falta de uma filosofia* A organizao no adota a nova filosofia* e pensa no ser necessria a liderana do dono para conduzir esse processo educativo, para mudar a cultura interna. As atividades so realizadas, com a prtica do descarte*, organizao e limpeza, mas no educam, no promovem o crescimento das pessoas. Isso se deve, principalmente, falta de constncia*, de coerncia* entre o que se fala e o que se faz no dia-a-dia da organizao. Falta de entendimento do conceito O Programa D-Olho na Qualidade visto como um programa de ordem e limpeza e no como um processo educacional. Falta de promoo contnua do programa A consolidao* do Programa D-Olho na Qualidade se d com atividades continuadas que vo ao encontro da filosofia* do programa. Estar sempre com atividades programadas contribui muito para o sucesso do programa. O plano limita-se apenas ao dia do lanamento A maioria das organizaes consegue chegar com sucesso at o dia do lanamento. Passado esse dia, o programa "esfria", at ser esquecido. A organizao no tem planos para a manuteno do programa. Pensar que o Programa D-Olho na Qualidade somente para o trabalho O programa busca educar as pessoas de forma a mudar seu comportamento. Isso significa que o objetivo ajudar a mudana de comportamento em todos os papis, ou seja, no papel de pai (me), no papel de marido (esposa), no papel de membro da comunidade, no papel de cidado (), e no s no comportamento profissional. Falta de sintonia com a estratgia O programa no vinculado a nenhuma ao estratgica ou no existe coerncia* entre os objetivos do Programa D-Olho na Qualidade e a viso de futuro da organizao. Fazer o Programa D-Olho na Qualidade para os outros uma prtica freqente nas organizaes fazer esse movimento apenas porque outras organizaes fazem e precisam v-la fazendo tambm, ou para um amigo empresrio, ou para o cliente externo. Isso o mesmo que "jogar o lixo embaixo do tapete". 2

Unidade 1: Sucessos e Insucessos na Implantao do Programa D-OLHO na Qualidade.

Mdulo 3 IMPLANTANDO O D-OLHO NA QUALIDADE Ter pressa na execuo Querer mudar drasticamente* a cultura da organizao e das pessoas uma tentativa que no obtm efeitos duradouros. Acreditar que em trs ou quatro meses o Programa D-Olho na Qualidade estar implantado no reconhecer as particularidades e limitaes das pessoas. Hbitos resultantes de vrios anos de vida no so rapidamente modificados. Ref.: texto de Haroldo Ribeiro.

EXERCCIO 1 E 2 Ateno! Voc tem 2 EXERCCIOS no ambiente do curso, nos passos 06 e 07 (respectivamente) da Unidade 1 Sucessos e Insucessos na implantao do Programa DOLHO na Qualidade, do Mdulo 3 - Implantando o D-OLHO na qualidade.

CONSIDERAES FINAIS

Chegamos ao final do nosso terceiro mdulo! Voc teve a oportunidade de refletir sobre as causas de sucessos e insucessos na implantao* do Programa D-Olho na Qualidade. Est, portanto, em condies de dar incio ao desenvolvimento de uma nova filosofia* ambiental em sua organizao. Para ajud-lo nessa tarefa, disponibilizamos, na midiateca, uma sugesto de roteiro de implantao*, que lhe ser muito til no planejamento das atividades, em todas as fases do Programa D-Olho na Qualidade. Voc est caminhando para o sucesso... Continue... Nosso prximo passo estudar o Descarte*, como primeira atividade de implantao* deste Programa de Qualidade. Sucesso, sempre!

Um lembrete para voc! No ambiente do curso pela internet, voc deve clicar em todos os passos da unidade que est estudando e, no ltimo passo (final da unidade), clicar no boto Concluir. um procedimento que lhe permitir ter acesso a uma nova unidade, deste mesmo assunto e possibilidade de fazer o download deste novo contedo.

Unidade 1: Sucessos e Insucessos na Implantao do Programa D-OLHO na Qualidade.

You might also like