You are on page 1of 30

DIA 1 Joo 1:1-2:11 - Provrbios 1 - " Jesus se tornou carne" "No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com

om Deus, e o Verbo era Deus." (Joo 1:1) "No princpio ..." Ser que estas palavras soam em todos conhecemos? Pode ser porque elas tambm so as trs primeiras palavras da Bblia em Gnesis, que diz: "No princpio, Deus criou os cus e a terra." Melhor amigo de Jesus, Joo, com cuidado e deliberadamente escolheu estas trs palavras para comear a sua histria do Evangelho da vida de Jesus. Eles so uma referncia direta a Gnesis 1:1. Joo quer nos fazer entender que o mesmo Jesus que era seu amigo e professor o criador e doador da vida logo no incio. Ele est nos informar que o incio da Bblia o comeo da histria de nosso Salvador. E que o nosso salvador Jesus Cristo , de fato, Deus. Neste versculo Joo nos d uma base para a verdade que ele vai dizernos ao longo do seu Evangelho. Antes de ouvir sobre o que Jesus fez, precisamos saber quem Jesus. Quem Jesus? Joo chama Jesus de "a Palavra" atravs de quem Deus usou para falar com ns (veja tambm Hb 1:1-2). No versculo 14, Joo usa uma poderosa imagem a respeito de Jesus como o "Mundo" para nos dizer mais sobre quem Ele e o que Ele fez por ns. "O Verbo se fez carne e habitou entre ns. Ns vimos a sua glria, a glria do nico, que veio do Pai, cheio de graa e de verdade. "(Joo 1:14). "O Verbo se fez carne," Deus se fez homem para mostrar a graa incrvel para ns. Jesus no veio existncia, Ele no foi criado quando Ele nasceu em Belm, lembre-se, Ele estava no princpio com Deus. Ainda assim, ele optou por se humilhar e veio terra como homem para nos salvar dos nossos pecados (Filipenses 2). Esta verdade "o Verbo se fez carne" ressoam dentro de voc hoje. Se voc nunca pergunta o seu valor, lembre-se que "o Verbo se fez carne" para morrer por voc. Se voc sempre pergunta se Deus existe ou ama voc, lembre-se "A Palavra se fez carne" para salv-lo de seu pecado. Se voc j se perguntou se Deus se preocupa com o que est pesando, lembre-se "A Palavra se fez carne" para te dar vida eterna, vida abundante hoje.

DIA 2 Joo 2:12-4:26 - Provrbios 2 -

Os que Deus procura A maioria de ns quer ser agradvel, idias claras e perfeitas. Listas de afazeres. Ter varias escolha. Religio. No Seu tempo na terra, o Filho de Deus foi particularmente bom em perturbar o status dos religioso. Virando mesas no templo, depois de longas conversas durante o jantar com todas as pessoas erradas, chamando-os hipcritas de religiosos profissionais, este era o comportamento normal para Jesus. Ele fez isso para chamar a ateno para a nossa satisfao espiritual, desafiam as nossas concepes erradas de Deus e nos ensina sobre a adorao. Em Joo 4, Ele fez um discpulo no lugar mais improvvel, com o aluno mais improvveis. A mulher do poo no tinha nada a falar com um judeu. Samaritanos e judeus no se misturam. Os samaritanos eram marginalizados, os mais pecadores, espiritualmente impuros. Alm disso, ela era uma mulher. Ah, e ela dormia com outros homens ao redor tambm. Mas, seu adultrio no a verdadeira questo. Desviando a sua pergunta sobre onde as pessoas devem adorar tambm no a questo. Jesus est preocupado com seu corao e sua mente. Ele est preocupado com o que ela adora e como ela adora. "[V] verdadeiros adoradores adoraro o Pai em Esprito e verdade, pois eles so o tipo de adoradores que o Pai procura." Jesus chega atravs de sculos de preconceitos culturais, tnicos e religiosos para dar a pessoa mais improvvel uma chance de redeno do pecado. E quando Ele oferece a sua "fonte de gua que jorra para a vida eterna", ela pensa, "isso seria timo, ento eu no tenho de voltar a tirar gua do cotidiano ento tudo bem." Ela sente falta em um primeiro momento de escolha. Ela quer uma opo. Mas at que ela sabe quem Jesus, ela no pode adorar corretamente. Jesus quer nos ensinar a cada um de ns para ser o tipo de adoradores que o Pai procura. Mas para fazer isso, Ele tem quer desafiar as nossas aes externas e pontos de vista inadequado sobre Deus. Jesus quer agitar-lo para fora da religio vazia e paixes erradas. Ele quer que voc conhea, o nico Caminho para a vida eterna, por isso, ento voc pode adorar a Deus em esprito e verdade.

DIA 3 Joo 4:27-5:47 - Provrbios 3 - JESUS A PALAVRA FINAL DE DEUS Alguma vez algum te desafiou com a palavra, "Prove!", Se voc no estivesse convencido de que a pessoa estava falando a verdade? Jesus conhece os nossos coraes cnicos quando Ele diz que os Galileus somos ns, "Se no virdes os sinais e prodgios voc no vai acreditar." (Joo 4:48) Mas nos dois milagres nesta seo da Escritura, Jesus no o mais interessado em demonstrar o Seu poder sobre o mundo natural, Ele prefere demonstrar o seu poder em suas palavras. Quando o filho do soldado curado, o milagre acontece "na hora", diz Jesus as palavras: "Vai, teu filho viver." (Joo 4:49) Para o aleijado, em um momento racional, Jesus diz: "Toma o teu leito e anda. "(Joo 5:11). Os milagres provam Ele Deus Todo-Poderoso, mas eles tambm nos ajudam a ver que as prprias palavras de Jesus so a fonte da vida e da cura, talvez o que Jesus queria que os discpulos a compreender anteriormente como o espiritual "alimento que voc no conhece." (Joo 4:32). Por que a nfase acrescentado em palavras? Porque Jesus quer que os judeus que Ele est agora, que Ele a ltima palavra sobre como o direito de estar com Deus, e no a lei de Moiss ou o Antigo Testamento. A lei tinha sido to mal interpretada e retorcida e at mesmo o trabalho de Deus estava agora Sabbath-quebra e profano. (Joo 5:18) Jesus foi enviado por Deus para dar a todos uma segunda chance, a nica chance para viver justamente por conhec-Lo. "Eu sou Deus", diz Jesus. "Minhas palavras do vida a forma como as palavras de Deus criou os cus e a terra." Jesus hoje considerado a nica esperana para a vida eterna a um cumpridor da lei do povo judeu que se tornaram os "mortos vivos". "Voc busca as escrituras, porque voc acha que neles voc tem a vida eterna, e so elas que do testemunho a meu respeito." (Joo 5:39)

DIA 4 Joo 6:1-6:70 - Provrbios 4 - O Po da Vida Gastamos muito tempo querendo comprar, planejando, comendo e pensando sobre o alimento. Imagine quanto tempo iramos gastar em plantar, cultivar, colher, e preparar a comida, se no houvesse energia eltrica, supermercados,ou fast food. neste mundo inconveniente confuso e de muitos alimentos, novamente em uma ao racional e lenta Jesus multiplica milagrosamente almoo de um menino para alimentar bem mais de cinco mil pessoas. Jesus multiplica o alimento, sem quebra-costas, sem esforo, sem fadiga ou trabalho ardo. A multido ficou bem-alimentada os espectadores imediatamente gritaram por Jesus para ser coroado imediatamente a rei. Jesus era o seu bilhete premiado para uma vida fcil. Em vez disso, Jesus disse-lhes: "Vocs esto me procurando, no porque viram os sinais miraculosos, mas porque comestes dos pes e teve o seu preenchimento. No trabalhando para o alimento que estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, que o Filho do homem vos dar. "Mais tarde, Ele diz:" Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ltimo dia. Porque a minha carne verdadeira comida e o meu sangue a verdadeira bebida. "Estas palavra tem imagem incrvel! Jesus o nosso alimento necessrio. Crena Nele, e ter a satisfao espiritual. por causa destes versos, que foi difcil para os seguidores de Jesus compreender , e muitos discpulos se desviaram da f. Minha f esta em Cristo, porm, no vacilo por causa da profundeza do estudo, e da difcil compreenso teolgica. Minha f vacila quando eu sou preguioso e sem vontade de trabalhar para os resultados espirituais ( "Minha F algo que dura para a vida eterna"). Jesus nunca me prometeu uma vida fcil. Ele, no entanto, promete-me uma vida plena de significados.O mesmo Jesus que alimentou cinco mil pessoas se oferece para me salvar da auto-condenao e fome espiritual. Temos que parar de se preocupar tanto com coisas que no duram, para no perder as oportunidades espiritual ao nosso redor que tm conseqncias eternas. Eu tenho que ser sobre o trabalho Dele. Seu trabalho foi dar o po da vida.

DIA 5 Joo 7:1-8:11 - Provrbios 5 - Jesus o juiz no eu Em um dia de sol andando com o seu veiculo, voc toma um atalho para sua casa. Depois de umas par de voltas, nada parece familiar. Voc est perdido. Quando se aproximar de um sinal voc para, voc v vrios tipos de seres de p em um crculo, ao lado de uma praa. Parece um negcio obscuro estranho duvidos. Voc aproxima devagar e tenta no olhar para os homens. Eles parecem se concentrar em um objeto no meio do crculo. Fluxos de medo por todos os poros de seu corpo e sua alma sente calafrios. O que voc faz? Em Joo 8:1-11, uma multido enfurecida empurra uma mulher nua para o cho na frente de Jesus. A mulher, apanhada em flagrante por delito de adultrio, e os homens, com pedras na mo pronto, espera um veredicto de Jesus. Jesus responde: "Se algum de vs estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar uma pedra contra ela." Uma a uma as pedras vo ao cho e os homens sai em silencio. S a mulher e Jesus permanecem. Somos rpidos para julgar e lentos para mostrar misericrdia? No podemos julgar as pessoas com base no local onde vivem, a freqncia igreja, o que veste, quem so seus amigos, onde passam o seu tempo ou dinheiro? Tudo nem sempre como parece. Ser que os homens reunidos em torno do sinal na praa estavam discutindo filosofia ou, talvez, uma dificuldade em compreender a passagem da Bblia? "Amai uns aos outros" uma base fundamental do seguimento de Cristo. Amai-vos uns aos outros como voc ama a si mesmo, colocando a posio de cada pessoa acima da sua prpria. Em vez de olhar para baixo sobre as pessoas,voc deve humilhar-se e estender misericrdia. Esforce-se para agradar a Deus e por permitir que o juzo vem dele e permite que descanso vem em Suas mos.

DIA 6 Joo 8:12-9:41 - Provrbios 6 - Da dor para o Objetivo Seus discpulos perguntaram-Lhe: "Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse assim cego?" Ser que Deus j respondeu a sua orao dizendo: "Nem?" definitivamente uma resposta mais frustrante do que "sim" ou "no". Ns estamos enraizados em querer respostas imediatas s nossas perguntas difceis, especialmente se estamos com dor. Quando os discpulos perguntaram sobre o homem cego, eles foram surpreendidos com esta resposta: "Nem este homem nem seus pais pecaram", disse Jesus, "mas isso aconteceu para que a obra de Deus fosse glorificada." Precisamos estar abertos para a perspectiva de que ns no podemos ver os efeitos de uma situao difcil at que Deus, em Sua graa, escolhe para revelar o Seu plano. Devemos estar abertos para o fato de que em muitas situaes nossas mentes racionais no vai ser capaz de identificar seu propsito. Estamos mais sbio de questionar nossos prprios coraes e os motivos, em vez de questionar o tempo de Deus e do plano. Neste caso, Deus tinha algo glorioso para dizer atravs de um homem cego de nascena, mas no este homem, seus pais, ou os fariseus em torno dele poderia chegar perto de prever o propsito de Deus. Deus escolheu para curar os olhos de um homem, tanto para mostrar a Sua misericrdia e de condenar a auto-justia de aes da elite religiosa. Deus continuamente prova que Ele tem muito a nos dizer atravs da nossa dor. Assim muitas vezes, temos de bater no fundo do poo antes que possamos perceber que a nica maneira de descobrir o nosso propsito prosseguir pela f genuna em um Deus amoroso. Ele promete que "em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que amam, dos que foram chamados segundo o seu propsito." (Romanos 8:28) Ele faz isso para nos mostrar que Ele est no controle, mesmo quando a vida parece fora de controle. Levou uma vida inteira esperando para este homem cego ver o propsito que Deus tinha para ele e, em seguida, em um instante, ele foi curado! Voc est em uma temporada que te deixa perplexo ao descobrir o plano de Deus para sua vida? Coloque-se no caminho de Jesus e aguardar no tempo dele. Deus pode nos levar ao fim da dor em questo de momentos!

DIA 7 Joo 10:1-10:42 - Provrbios 7 - Voc ouve sua voz?

A voz humana uma coisa muito especial. Podemos reconhecer imediatamente a voz de um ente querido em uma multido ou atravs do telefone. Uma me pode reconhecer o choro do seu filho de "Mame!" Em um hipermercado lotado. Uma voz familiar pode acalmar seus nervos, dar-lhe direo, inspirar confiana. Por outro lado, uma voz desconhecida pode suscitar desconfiana, medo ou confuso. Jesus disse aos discpulos: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheo, e elas me seguem" Joo(10:27). Uma das marcas que pertencia a Jesus a capacidade de ouvir a sua voz. Qual foi a ltima coisa que voc ouviu Deus dizer a voc? J faz quanto tempo desde que voc ouviu falar dele? Quando Jesus foi tentado, Ele expulsou Satans usando outra escritura: "O homem no vive s de po, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." Ouvir a voz de Deus no um luxo para super-cristos... o vital, vivificante alimento dirio para cada pessoa. Voc ouve a Sua voz? Ele fala de muitas maneiras ... atravs da Bblia, pela voz de sua conscincia, atravs de outros crentes. A Bblia a fonte mais confivel e a palavra viva de Deus para ns e est sempre a dispocio. Deus nunca contradiz a Sua palavra. Se voc ainda no ouviu Deus falar com voc, possvel que voc no pertence a Ele, ou que o pecado habitual lhe faz duro de ouvido. No tenha medo! Basta pedir-lhe para falar com Ele, e ter tempo para escutar. Entreguese a Ele e acredita.Pea perdo pelos seus pecados, diga JESUS eu te aceito como meu salvador, pea a Ele para abrir as orelhas do seu espiritual assim como Ele abriu os ouvidos dos surdos h tanto tempo. Abra a Bblia e pea a Deus que fala atravs das Escrituras para o seu corao hoje. Deus esta te esperando para conversa com voc, quando eu falo com meu av me da fora porque eu sei que ele esta sentado no sof esperando algum ligar com palavras pronta fotificar seus filhos e netos. Deus esta sempre pronto para conversar com voc. Hoje Deus quer falar com voc.

DIA 8 Joo 11:1-11:57 - Provrbios 8 - Compaixo

Para alguns, fcil compreender o senhorio de Deus. Podemos aproximar-se dEle com reverncia e temor, imerso em Sua majestade, cheio de gratido. Podemos at comear a imaginar o peso da Sua graa que Ele tem concedido a ns. Sabemos que somos miserveis e sem esperana no nosso pecado. Sabemos que Ele morreu por ns. Mas para muitos de ns, deixamos de receber o fato de que Ele nos ama. O fato de que Deus se preocupa com os acontecimentos triviais e banais no nosso dia-a-dia inconcebvel, por vezes. Mas, na verdade, Deus nos deu um modelo perfeito para o amor incondicional e compaixo atravs de Cristo.Ns encontramos este modelado em Joo 11. Nesta passagem, Lzaro morreu, e suas irms, Maria e Marta, j estava conformadas com o luto. Antes de Lzaro morre, Jesus declara que a doena no vai acabar em morte. Jesus sabe o resultado dos acontecimentos desde o incio. Quando Jesus se aproxima das irms, Ele movido por seu choro. Ento, talvez um dos mais esquecidos e versos surpreendente ocorre na Bblia. Joo 11:35: "Jesus chorou". Jesus no est chorando porque est triste com Lzaro. Ele sabe que est prestes a ressuscitar Lzaro. Os judeus que o seguiu ve que Ele tambm esta de luto, ao encontra Jesus a Maria ela no quer compreender a morte, tambm. Jesus o sentimento que Maria est sentindo. Ele est sob a compaixo de Maria para a dor da sua perda. Ele cheio de amor por ela ao ponto que a realidade do que est prestes a acontecer sobre Lzaro no o impede de luto ao lado de Maria. (Veja Romanos 12:15) Neste verso simples, somos capazes de ver em uma maneira dramtica de que Deus se sente ao nosso lado na mesma profundidade que fazemos. Vemos que mesmo em Sua soberania, Ele no lanam um olhar cnico sobre nossos assuntos humanos. Ele se mostra muito mais capaz do amor e da compaixo para ns que somos para ns mesmos. Ele compreende sua dor ou alegria, percebe que Ele quer fazer parte da sua vida todos os dias no s aos domingos Ele quer ter convivncia com voc ele sente empatia por voc. Ele nos ama tanto um amor diferente, tudo nesta vida passa mais o amor Dele Eterno quantos amores foi passageiro mais ele nunca mudou, tem compaixo por voc.

DIA 9 Joo 12:1-13:38 - Provrbios 9 - Os Seus Amigos Tomaram ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, gritando: "Hosana!" "Bendito o que vem em nome do Senhor!" "Bendito o Rei de Israel!" (Joo 12:13)

Agora, a multido que estava com ele quando Ele chamou Lzaro da tumba e o ressuscitou dentre os mortos continuavam a espalhar a palavra. Muitas pessoas, porque tinha ouvido dizer que ele tinha dado este sinal milagroso, saiu ao seu encontro. Ento os fariseus disseram uns aos outros: "Veja, isto no vai pra frente. Olha como o mundo inteiro vai aps ele "(Joo 12:17-19) As pessoas esto simplesmente com toda ateno para o Senhor. Em Joo 12:13-17, vemos uma multido animada a acolher Jesus em Jerusalm. Eles, literalmente, correu em direo a ele gritando: "Salve Salve!" Eles estavam chorando para a salvao, enquanto ao mesmo tempo gritando uma declarao de louvor. Por qu? A palavra se espalhou. Pouco tempo antes, Jesus tinha realizado um trabalho milagroso. Ele tinha levantado seu amigo Lzaro dentre os mortos. A multido que realmente testemunhou este milagre no podia ficar quieta. Eles tinham que dizer a seus amigos, que disse a seus amigos, e assim por diante e assim por diante. A cidade de Jerusalm estava repleta de pessoas que ouviram a boa notcia e recebeu-o bem.Eles queriam estar onde Jesus estava, veja o que ele poderia fazer. Voc pode se lembrar de quem estava na extremidade de recepo? Voc se lembra o que ele sentia ao ser convidado por um amigo Igreja para a primeira vez? Voc se lembra da electricidade pura que atravessou seu corpo quando voc aceitou a Cristo? Voc se lembra como se sentiu quando ouviu pela primeira vez a voz do Senhor, ou, o que dizer quando Ele derramou passado uma quantidade incompreensvel de bnos sobre sua vida? Voc no poderia deixar de dizer a algum? Deixe-se ser desafiado na prxima semana para reacender o sentimento de emoo se voc tiver perdido. Se voc um seguidor de Cristo, ento voc tem uma milagrosa histria para contar, uma histria sobre o amor e admirao de Nosso Senhor que os outros esto morrendo de vontade de ouvir. Conte para um amigo o que Jesus tem feito para voc, amigo de verdade ajuda outro amigp a se levantar, tem vrios amigos seu precisando de um abrao hoje de uma palavra proftica para tirar ele do sepucolo, de sua mo e tira ele desta dor mostre para seus amigos quem te da fora.

DIA 10 Joo 14:1-15:17 - Provrbios 10 - Colhendo os Frutos para gerar mais frutos!!

Acho interessante que muitos de ns tem seus frutos so regularmente podados para que d mais fruto. A poda parte do processo de sade saudvel - o dicionrio diz que a poda til para remover o crescimento desnecessrio. A idia que o crescimento extra seja removido, a fim de dar espao para o crescimento saudvel. Esta metfora realmente funciona para ns espiritualmente. Ter algumas fruta no suficiente - estamos constantemente a ser podadas para mais fruto. O fruto se fala aqui o fruto do Esprito (Glatas 5:22 - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido e auto-controle), ento isso significa simplesmente que nossas vidas esto tendo Cristo -como qualidades. Mais como ns nos tornamos como Cristo, mais com Deus Permite que ameixas estragadas tornem como o Cristo. um estilo de vida - um ciclo de tornar-se mais como Cristo. Existe uma maneira de iniciar este ou aceler-lo? Parece que este fruto um resultado natural do crescimento. Quanto mais nos concentramos em permanecer ligado a Jesus e crescer espiritualmente, mais podemos ver o fruto em nossas vidas. E, tendo este fruto, de acordo com esta passagem, leva a poda o que leva a mais frutas. Ento vamos nos concentrar mais em Cristo e tornando-se semelhantes a Ele, vamos estar apaixonada por servir os outros, dando generosamente, a leitura da Sua Palavra, e aprender mais sobre Deus. Toda plantao tem que ter cuidados dirios.

DIA 11 Joo 15:18-17:19 - Provrbios 11 - Que presente!

A um tempo atrs eu queria um tnis Nike, fui at na loja com minha me s que na hora de efetuar o pagamento percebemos que o valor era alto para todos nos e acabei ganhando um outro presente eu gostaria de ter um mais ganhei o outro que durou por muito tempo. De maneira semelhante, vemos Jesus prometendo um presente para os discpulos que eles no iriam entender e apreciar at mais tarde. Os discpulos no entender como tudo pode ser melhor do que Jesus, fisicamente com eles todos os dias. Assim, em uma das ltimas conversas de Jesus com seus discpulos antes de Sua morte, Ele os advertiu sobre as coisas que estavam por vir. Ele lhes disse que estava pronto para acontecer a Ele, e Ele prometeu-lhes que, mesmo quando ele subisse que ele no iria deix-los sozinhos. Jesus sabia que os discpulos estavam preocupados porque falou sobre sua morte. Em resposta a isso Ele lhes explicou por que era necessrio para ele morrer e um excelente presente envi-los, o Esprito Santo, que iria ajud-los. Jesus teve que terminar o que veio fazer. Sem a Sua morte, Ele no conseguia tirar os nossos pecados e nos redimir. A menos que Ele ressuscitou, a morte no seria derrotado por ns. A menos que Ele voltou para o Pai, o Esprito Santo no viria para nos guiar em toda a verdade. O dom do Esprito Santo para ns. Temos o Esprito Santo para nos confortar, para nos ensinar a verdade, e para nos dirigir a Jesus em cada momento. Deus lhe deu um dom incrvel como um cristo. Voc tem o Esprito Santo que vive dentro de voc. Este um dom maravilhoso que nos prova a constante preocupao de Deus, proteo e direo para cada uma das nossas vidas. Vamos passar alguns momentos de hoje e agradece a Deus por este dom incrvel, incrvel.

DIA 12 Joo 17:20-19:16 - Provrbios 12 - Posso Suportar Tudo ?

"Jesus, sabendo tudo o que ia acontecer com ele, foi ..." O que se segue que a sentena em prximos captulos de Joo brutalidade absolutamente insuportvel. Trado por seus amigos mais prximos, rejeitado por Seu prprio povo, alm do reconhecimento torturado e assassinado, Jesus, o Filho perfeito de Deus, literalmente tornou-se pecado por ns para que pudssemos ser eleitos para a direita com o Pai. E sabendo que as coisas iam ser feito para ele, sabendo que tiveram a oportunidade de correr ou lutar ou mentira, ele continua em frente. Quando Pedro tentou impedir a captura de Jesus Cristo disse: "No hei de beber o clice que o Pai me deu?" Naquele momento, como no resto da sua vida na terra, Jesus escolheu a obedincia mais conforto. Sabendo que Ele enfrentou a traio, rejeio, tortura e morte, Jesus escolheu para avanar em obedincia, diretamente no plano de Deus para ele, diretamente em sofrimento. s vezes ns pensamos que a ausncia de sofrimento a vontade de Deus. Ns pensamos que a dor no poderia ser uma parte da vida crist. Mas Jesus prometeu sofrimento para quem quisesse segui-Lo. Seu exemplo nos mostra como o sofrimento e obedincia so inseparveis para o cristo. Nos dias que antecederam a morte de Jesus, o sofrimento Ele suportou era inimaginvel, mas o resultado de que a obedincia mudou o curso da histria. Porque Ele resistiu, indo de bom grado cruz para morrer pelos nossos pecados, ns podemos ter esperana e vida n'Ele.Sabendo de tudo, Cristo ainda obedeceu. Mas o que aconteceu conosco? Ns realmente no sabemos nada, no ? Ns no podemos ver para alm deste momento. Como podemos suportar o sofrimento da vida? Traio?Rejeio? Dor? S porque sabemos quem Ele, Sua fidelidade que nos permite dizer, "Ele sabe de tudo, Cristo foi obediente. E Cristo sabendo do meu sofrimento, eu posso suportar todo o sofrimento por ele.

DIA 13 Joo 19:17-20:31 - Provrbios 13 - O poder de um Salvador vivo A crucificao de Jesus a dobradia da histria, o ponto de vida em que o mundo inteiro ser reconciliado com Deus ou o rejeitar. Jesus pagou nossa dvida do pecado, e em suas prprias palavras, "est consumado". Mas esse no o fim da histria. Isso s o comeo. Isso o que os discpulos de imediato, entendero quando Jesus aparece a eles, como eles esto amontoados em quartos escuros, atrs de portas fechadas, na clandestinidade, e em luto. Por duas vezes, Jesus diz: "A paz esteja com voc." (Joo 20:19, Joo 20:21) No apenas uma saudao, destinada a assustar-los fora de sua melancolia. a promessa gloriosa que a paz de Deus, o bem-estar maravilhoso que Deus falou quando Ele declarou sua criao "bom", tem sido dada a eles e para ns. Tendo ressuscitado Jesus dos mortos, o poder de ressurreio do Esprito Santo, passa para os discpulos e para ns, pela palavra de alento do prprio Jesus. Jesus no subiu imediatamente para o seu trono celeste depois de ter feito seu trabalho "de qualquer jeito", deixando-nos a cuidar de ns mesmos, como portador de uma promessa de voz e os mensageiros de um perdo puramente jurdica. No. A graa peculiar de Deus em Jesus, o Emanuel, "Deus conosco", muito mais do que isso. Ele era totalmente Deus e totalmente homem, capaz de carne humana a simpatizar em nosso sofrimento e tentao. A gloriosa graa de Deus que Seu poder est no nosso esprito, onde Ele est sempre conosco. por isso que, nele, temos a "paz", porque temos o Seu poder para realizar tudo o que Ele nos pede para fazer em seu nome. "Como o Pai me enviou," Jesus nos diz: "Mesmo assim eu vos envio a vs." (Joo 20:21)

DIA 14 Joo 21:1-21:25 - Provrbios 14 -

Restaurando Mesmo Com Cicatriz Apesar de toda as conversas e ensinamento sobre sua volta e o que iria acontecer aps o episodio da cruz , Pedro foi um grande covarde podemos dizer um franguinho. No rescaldo emocional da sua negao que teve por Cristo, Pedro vai ao encontro de seus amigos, familiares, esposa e filhos e diz: Vou pescar. Ele volta para o comrcio da familha volta a origem ao passado tenta mudar o sentido da vida tenta esquecer o que ouviu e o que foi ensinado. O que acontece a seguir no texto pode ser descrito como ordenado por Deus, costumo dizer sempre h um propsito para tudo que faamos. Enquanto ele trabalhava para o seu negocio tentava esquivar do propsito. Jesus chama ele e pergunta se ele pegou alguma coisa? Pedro, no percebendo que o Jesus ressuscitado falava com ele, responde: "Nada. Jesus lhe diz: "Lanai a rede do lado direito do barco e voc vai encontrar o que procura." Mesmo procurando meus prprios objetivos eu dependo da palavra de Jesus. Depois de jogar do outro lado a rede Pedro encontra o que procurava Quando o barco est afundando, praticamente a partir do peso dos peixes, Pedro e impactado por uma idia espiritual e faz lembrar de como Jesus o chamou para o ministrio (Lucas 5) Percebendo que somente Cristo poderia cham-lo de tal forma, ele coloca suas roupas e pula na gua! Pedro restaurado ao ministrio e chamado novamente para fazer o trabalho de Cristo As palavras de Jesus a Pedro em Joo captulo 21 que me incentivou ao contrrio de qualquer outra. Atravs desta histria de restaurao, Jesus mostrou-me que no estou to danificado. Que eu, apesar dos meus fracassos devastadores e cicatrizes permanentes, ainda posso ser usado para os Seus propsitos. Nesses tempos de cura e de restaurao que eu tenho feito mais conscientes do amor de Cristo para mim. Compreendendo Seu grande amor por mim me faz querer dar saltos ridculo para ele e para ele, assim como Pedro fez.

DIA 15 Atos 1:1-2:47 - Provrbios 15 - Sereis minhas testemunhas Temos sido dado o poder do Esprito Santo a ser testemunhas de Jesus em todo o mundo (Atos 1:8). Somos chamados a ser testemunhas de Jesus, e no advogados. Tantas vezes me vejo fazendo argumentos para a existncia de Deus ou a veracidade das Escrituras como se Jesus precisa de argumentos inteligentes para fazer seu ponto. Em vez disso, tomamos o banco das testemunhas e simplesmente contar nossa histria. H poder em nossa histria, quando dizemos a ele. Esta a razo pela qual os nossos argumentos e os debates so s vezes infrutfera, enquanto a nossa histria de vida simples mudana to eficaz. Em Joo 9, o cego de nascena d este testemunho: "Uma coisa eu sei. Eu estava cego mas agora vejo! "Seu testemunho irrefutvel, e assim deve ser o seu testemunho,eu no posso voltar como eu era. Ningum pode argumentar que sua vida mudou dramaticamente com altos e baixos isso no mudana, no gosto da frase cai da f quando volta para seus antigos erros e pq voc nunca deixou os seu erros do passado. A prova est a para todos verem, sejamos testemunhas. Receberemos poder para fazer obras maiores o que o Mestre fez, busque com zelo o poder de Jesus. O Rei est voltando

DIA 16 Atos 3:1-4:37 - Provrbios 16 - Comece Pequeno "Todos os crentes eram um s corao e mente, e sentiram que o que eles possuam no era o seu; eles compartilhavam tudo o que tinham." Atos 4:32 Podia isto realmente acontecer no sculo 21? a cultura hoje to ultrapassado pelo materialismo e altos padres de vida que o pensamento de viver neste tipo de harmonia e altrusmo impossvel? No pensamos pequeno!!! A igreja primitiva comeou com 120 cristo, explodiu a 3000, e depois prosseguiu com o crescimento exponencial durante os dias de Atos. No entanto, estes grupos de novos crentes mantinham o foco nos ensinos fundamental que tinham aprendido de Jesus: construo de uma comunidade de crentes que redefiniu o "normal" como doarem seus bens, a partilha com os necessitados, e no desprezando ningum. Eles comearam pequenos, mas no diluiu a mensagem que Jesus deu e o poder para proclamar o evangelho. Portanto, um pequeno grupo de crentes esgotados mudou a eternidade e, eventualmente, de milhares de milhes de cristo. Ento ... o que to diferente sobre a sua comunidade, que probe esse nvel de esgotamento ministrial? O egosmo, a ganncia, a apatia, o materialismo: sim, todos esses traos de matar o verdadeiro potencial do ministrio, mas existe algo mais profundo? Eu penso que h. Penso que estamos com medo de comear pequeno, com medo de vender nossas ideias para fora para ter uma outra vida, com medo de ser rejeitados, assim, sufocar a nossa capacidade de ganhar algum impulso. Em Mateus 9:36, Jesus diz que "a colheita to grande, mas os trabalhadores so to poucos." Jesus fez coisas incrveis com apenas alguns "poucos"! Voc est disposto a ser uma parte de seus "poucos"? Voc est disposto a fazer o que no fez at hoje, uma conversa pode mudar uma historia, apresentar-se ao seu vizinho, ou fornecer uma refeio para uma pessoa doente? Voc estaria disposto a iniciar pequenos grupos de apoio? Permita-se ser transformado pela generosidade de um Deus amoroso. Deixe quebrar o corao para as necessidades de sua comunidade. E ento ... comear pequeno! Deus quer fazer voc grande.

DIA 17 Atos 5:1-6:15 - Provrbios 17 - A Igreja Primitiva Um equvoco comum que Deus deixa de ser um doador da lei dura do Antigo Testamento para um descontrado, de tal maneira uma espcie de pal. no Novo Testamento. Claramente, a leitura de Atos 5-6, este no o caso. A igreja primitiva foi um movimento de imenso poder. O Esprito de Deus, que haviam chegado, em Atos no captulo 2, foi agora a exercer autoridade, disciplina, cura, conforto e ousadia entre os crentes. Deus, que se manifestou mais cedo na forma de Seu Filho, agora se manifestando por seu Esprito, atravs da igreja, de forma chocante. Por muitos anos, poucas igrejas falavam sobre o Esprito Santo ... e sempre falam sobre Jesus e que se pode tratar a Deus como Pai. Mas essas escrituras de compreenso trouxe uma novidade para todos ns quando comeamos a conhecer o Deus que vive dentro do homem. O Esprito Santo o guardio, o protetor de cimes, a fonte de ousadia, ea palavra dentro de cada crente. Ele a conexo de identidade de cada membro da igreja em todo o mundo. Ele est por trs de cada uma das histrias que lemos ... Ananias e Safira morreram porque test-lo. Ele era o poder de cura dentro da sombra de Pedro. Ele a fonte dos Apstolos sua caracterstica ousadia.Ele a voz mais exigente, que escolheu e poderes dos sete diconos. E Ele a graa e o poder que encheu Aimme Semplemcfherson. A igreja primitiva vemos nestes captulos estava cheia de gente diferente de ns. Eram pessoas comuns, alterado por um Deus misericordioso e Santo. O mesmo Esprito que deu-lhes poder para curar, pregar, para sofrer com alegria, o mesmo Esprito que habita em ns! fcil viver a vida como um ateu, se voc no acredita que o mesmo Deus que Jesus ressuscitou dentre os mortos mora em vs. Hoje, como voc vai com sua rotina, lembre-se ... o Esprito Santo vive dentro de voc. Permita-Lhe que afetam cada parte de voc hoje. Viver com confiana, humildade, ousadia e temor de Deus.

DIA 18 Atos 7:1-7:60 - Provrbios 18 - Eu sou um fariseu?

realmente fcil de ler as escrituras e os dedos apontam para o fariseus. Aqueles homens que mentiu, planejou e traiu. Os professores que sabia tudo, mas no final no sabia de nada. Os lderes que, com coraes gananciosos e egostas, os que condenaram Jesus morte na cruz. Nesta histria, Stephen acusado de blasfemar contra escritura. Sua resposta simplesmente contar a histria da nao de Israel desde o seu incio at os dias atuais. No final de sua narrativa, ele expe o verdadeiro corao dos fariseus, e eles respondem por apedrejamento ele. Stephen descreve os fariseus como uma rgida "povo de intelecto" e "que sempre recusaram o Esprito Santo". A pergunta que devemos fazer quando confrontados com este texto : "Eu sou um fariseu?" Estamos prontos para seguir o Esprito Santo e da verdade que Ele traz custa do nosso prestgio, status social, e at mesmo as crenas do passado? Para alguns, isso pode significar um fim a uma vida de legalismo e julgamento. Para outros, essa pode marcar um incio para uma disciplina e estudo. Seja o que pode parecer, temos de tudo um poo dos fariseus, mas pelas orao e splicas, devemos pedir ao Senhor para abrir os olhos e manter os nossos espritos flexveis. Temos de absorver tudo o que Ele tem para nos revelar, para que no se tornem uma reiterao do grupo religioso que adoram odiar.

DIA 19 Atos 8:1-9:31 - Provrbios 19 - Fazer o que Tem que Ser Feito Consegue imaginar um assassino? Um homem que era conhecido, para matar sem pensar, ele matava homens ou mulheres que professa o nome de Jesus. Ananias, foi ordenado a ir procur-lo.Ironicamente, este assassino chamado Saulo estaria esperando por ele. O montante inicial de medo sobre o corpo Ananias deve ter sido esmagadora. Ele at chegou ao ponto de lembrar ao Senhor que ele tinha "ouvido muitos relatos sobre este homem e todo o mal que ele fez aos seus santos", como um fundamento para no ir. No final, Deus disse a Ananias para ir, e Ananias foi. Aps a sua chegada na casa de Saulo, Ananias encontrou um homem fraco cego, certamente no o que ele estava esperando. Ananias fez exatamente como o Senhor lhe ordenara fazer, colocando as mos sobre Saulo, e curandoo como um resultado. No somente as escamas foram removidos dos olhos de Saulo, mas ele foi salvo! Um fogo santo foi aceso dentro de sua alma, e esta vida fez uma surpreendente volta de 180 graus, ningum imaginava uma mudana to radical. Ser que Deus nunca lhe pediu para fazer algo que voc pensou que era absolutamente insano? Talvez tenha sido algo que fez voc se sentir como se estivesse um olhar estpido no processo ou algo que levou voc sair da sua zona de conforto. A questo, voc fez isso? O Senhor nos fala com finalidade. Finalmente, ele no precisa de nossa ajuda, mas o que um privilgio fazer parte do Seu plano perfeito. Ananias no teve nenhum indcio que ele iria desempenhar um papel chave em um assassino de sangue frio que d sua vida a Jesus, que tambm resultou em inmeras outras vidas sendo salvas. Que bno. O que Deus est pedindo para voc fazer agora? Sua aceitao no pedido de Deus pode mudar uma nao.

DIA 20 Atos 9:32-11:18 - Provrbios 20 - Pregar a toda Criatura Quando Jesus deixou a terra, Ele ordenou aos discpulos para levar as Boas Novas a Jerusalm, Judia e Samaria, e at os confins da terra (Atos 1:8). Inicialmente, o ministrio dos discpulos estava voltado para os judeus (Atos 19), mas em Atos 10, o ministrio comeou para os gentios. Quando Pedro tem uma viso de animais que descia do cu, ele est perplexo quanto ao significado. Mas quando ele encontra com os homens de Cornlio, a mensagem fica clara: Pedro no deve ligar para qualquer pessoa comum e imunda. Quando era desconfortvel para Pedro para dizer aos gentios sobre Jesus, ele percebe quando chega o mesmo dom e o Esprito que Deus estava dando aos gentios, como Ele tinha dado aos judeus. Eu amo o reconhecimento de Pedro: "Quem era eu que eu poderia estar no caminho de Deus?" Felizmente, Pedro - e o resto da igreja primitiva reconheceu que estava acontecendo. Eles perceberam que o dom de Deus de Seu Filho, Jesus, era universal. Eles reconheceram que Deus havia concedido o arrependimento gentios que conduz vida. E por causa desse dom aos gentios o que temos ouvido sobre Jesus. Mas no pra por a. Nosso trabalho dar continuidade a esta misso de ser testemunhas de Jesus. Ns, como Pedro, no devemos ver como qualquer pessoa comum ou inacessvel. Por isso, vamos levar esta mensagem em todos os lugares a povos no alcanados.

DIA 21 Atos 11:19-13:52 - Provrbios 21 - Impossvel?

Uma situao impossvel de Pedro em Atos 12! Por que Deus permitiu que esta circunstncia? Eu no sei se vamos entender a razo completa deste lado do cu. Mas o que eu sei que Deus respondeu orao. O versculo 5 nos diz que a igreja orou por ele. E mais tarde, nesta passagem, vemos Deus milagrosamente responder a essa orao. Era impossvel para Pedro ser livre. Os romanos frequentemente vinculados um prisioneiro para um soldado como uma garantia de que era impossvel para que eles fugissem. Para maior segurana do preso, por vezes acorrentados a dois soldados, um de cada lado. Este foi o caso com Pedro. As circunstncias no poderia ter sido pior. Tiago tinha acabado de ser morto, e Pedro havia sido preso, e ele aparentemente seria morto em breve. Era impossvel, mas a igreja orava. Ento, Deus fez o que s ele poderia fazer. Tirou as correntes de Pedro, abriu a cela de priso, e destrancou a porta da cidade. Pedro estava livre de sua circunstncia impossvel. Essa passagem como um incentivo para mim quando eu sinto que as circunstncias da minha vida esto me consumindo. Essas circunstncias so, na realidade, uma grande oportunidade para que Deus me mostre Seu cuidado, graa e disposio para minha vida. O que em sua vida parece impossvel agora? Quando somos confrontados com situaes dolorosas e difceis, a orao deve ser a nossa primeira ao. Deus respondeu a orao e mudou uma situao impossvel. Ele colocou Pedro na situao de livre. Ele quer libert-lo tambm. Fale para Deus com seus sentimentos e as coisas que esto deixando voc para baixo. Ele quer saber os seus sentimentos e conversar com voc sobre suas lutas. Ele deseja sua liberdade ele quer te libertar de qualquer cativeiro Como Deus respondeu s suas oraes esta semana? Este ms? Anote os seus pedidos de orao, e ento volte a olhar nas prximas semanas, em como Deus respondeu. Agradec por essas respostas. Voc vai surpreender com as respostas que vai receber,Deus responde quem clama, converse com Deus,tenha este novo hbito conversar com Deus.

DIA 22 Atos 14:1-15:41 - Provrbios 22 -

S Jesus. E No Jesus + Religio. Como a Igreja Primitiva em Atos foi crescendo, um grupo comeou a ensinar que se voc no seguir certos antigos costumes religiosos, no poderiam ser salvos. Essencialmente, eles estavam dizendo, "Ok, ok, talvez ns vamos darlhe essa coisa de Jesus, mas para ser salvo voc tem que fazer essa outra coisa". Ento, os discpulos encontraram pela primeira vez e orou, buscando o conselho de um ao outro, e do Esprito Santo, e determinou que esses homens muitos religiosos estavam errados. No devemos colocar uma carga maior "da tradio religiosa ou costumes culturais sobre os novos cristo. Os discpulos incentivaram os novos crentes e pregavam sobre absterem-se de idolatria da imoralidade sexual e enviado piedosos lderes nas comunidades para ensinar e corrigir. Mais importante ainda disseram: "Ns acreditamos que seremos salvos pela graa do Senhor Jesus." No por um Jesuscheio de formalidades.ou com uma soma (Jesus + Religio = SALVAO) . isso no S Jesus. A obra de Cristo na cruz completa e suficiente para a nossa salvao. Ele o suficiente, e Ele o nico caminho para sermos reconciliados com Deus. Nenhum costume religioso, a ao humana, individual ou esforo de nossa parte pode superar o pecado que nos separa de Deus. S Jesus pode nos salvar. Este um conceito alguns dos lderes da Igreja em 1500 denominado Sola Gratia, ou simplesmente "pela graa sozinho." Salvao do pecado um dom de Deus. um esforo completamente sobrenatural. Jesus + qualquer outra coisa que pressupe que o nosso trabalho natural valioso, e Sua obra sobrenatural no suficiente. Como voc continuar a ler atravs de Atos, voc ver a Igreja primitiva disposta a dar seu tempo, suas posses, seu conforto, e as suas vidas para o avano do Evangelho em todo o mundo. Eles fizeram isso porque acreditavam que o Evangelho foi verdadeiramente as Boaaa Nova de que Deus enviou Seu Filho para morrer em nosso lugar e assumir o fardo de nossos pecados.E eles acreditavam, como deveramos ser, que Jesus o suficiente.

DIA 23 Atos 16:1-17:15 - Provrbios 23 - A F Suprema A F Suprema to reconfortante a segurana da vida eterna em Jesus , mas ela no vem sem desconforto, e at mesmo com perigo, no presente. Nessas passagens, Paulo e seu companheiro, Silas, mal escaparo da multides enfurecidas em Filipos, Tessalnica e Beria. Vemos exemplos dramticos do que acontece quando o evangelho vira tudo de cabea para baixo em que as pessoas colocam a sua esperana e confiana. Jesus ameaa o comrcio vivo dos adivinhos que oferecem o falso conforto para aqueles preocupados com seu futuro. E, Jesus ameaa o poder das elites judaicas, cuja autoridade dependia em continuar negando a Ele como o Cristo, o filho de Deus. Uma das chaves para a compreenso de como devemos viver hoje na esperana de que proclamamos em Cristo encontrado quando Paulo e Silas so presos em Filipos. Como eles descobriram, muitas vezes apenas em momentos de grande dificuldade que optamos por permanecer na adorao de Deus sempre alegre e completamente com confiana na capacidade de Jesus de resgatar, assim vamos ver "todas as portas se abriram e a insegurana se partir." (Atos16:26) Paulo e Silas permitiu ser conduzido pelo Esprito Santo para a Macednia, dentro e fora de perigo, sabendo que era tudo parte do propsito de Deus para trazer as pessoas para Cristo. Na verdade, a confiana de quem "permanece na f, em visita Paulo e Silas praticavam fervorosas oraes e hinos, bem como a sua recusa a fugir da priso destruda pelo terremoto, que convence o corao do carcereiro. "O que devo fazer para ser salvo?", Ele implora. (At. 16:30) Abri as portas para o evangelho muitas vezes vm por meio do perigo que acompanha uma f ativa. E a liberdade para ns mesmos e aqueles que no conhecem a Jesus, vem apenas por meio de confiar no poder sobrenatural do Esprito Santo.

DIA 24 Atos 17:16-19:22 - Provrbios 24 - dolos de Adorao? Religio e dolos? Antes de Paulo era capaz de ficar contra a idolatria e a religio dos atenienses, ele tinha que ficar contra a adorao de dolos e de religio em sua prpria vida (Filipenses 3:4-11). Temos de nos certificar que, ao defender a nossa f, que nossos coraes so continuamente analisados. Aqui esto algumas questes a considerar como voc analisar sua vida. - Como eu posso examinar cuidadosamente o meu corao, eu posso encontrar a Cristo como o objeto de minha adorao, ou eu posso encontrar um altar lotado? - Eu devo olhar com cuidado no meu corao, eu vejo mais tempo de sacrifcios (passando por movimentos religiosos) do que em obedincia de amor? - Devo me preocupar mais em analisar minha mudana interior? - Preciso passar mais tempo lendo a Bblia e para de encontrar defeitos nos outros, em vez disso devo me corrigir? - Eu devo gostar de ouvir a Palavra muito mais do que fazer as coisas do mundo? - Onde que eu realmente estou gastando o meu tempo, dinheiro e energia? Quando eu examinar cuidadosamente a minha vida, eu vejo que a religio por vezes arrasta-nos para tentar apagar o meu relacionamento dinmico com Jesus. Devo continuar a examinar minha vida, porque "tudo exposto luz fica visvel, pois a luz que torna tudo visvel" (Efsios 5:13-14). Sei que como eu compartilhar minha f com os outros eu sou mais eficaz quando eu compartilho do estouro do meu relacionamento com Jesus. Eu sei que a partilha de que tipo de transbordamento impossvel quando sou obrigado pela religio ou adorao de dolos. Meu corao deve ser inteiramente dedicado a ele o tempo todo para que o mundo possa ver claramente aquele em quem eu espero que essa incrvel! Devoo ao verdadeiro Deus.

DIA 25 Atos 19:23-21:16 - Provrbios 25 - Ele

Considere a definio de idolatria. Idolatria: adorar a qualquer coisa criada no lugar do Criador. Em Atos 19 teria sido considerado um idlatra, mesmo se ele no gastar horas por semana fazendo santurios de rtemis. Ele era um idlatra, pois ele valorizava o dinheiro, uma coisa criada, mais no de Deus, o Criador. Enquanto a maioria das pessoas no faz estatuetas de madeira ou de prata para o culto, adorao de dolos galopante em nossa sociedade. Em que que vamos investir mais tempo, energia e emoo? O que a atividade ou a pessoa est envolvida em torno de nossa identidade? O que nos cativa mais do que Jesus? O que ? Trata-se de nossos filhos, nosso cnjuge, a nossa namorada? a TV, ou dinheiro, ou um emprego? Qualquer que seja, nosso amor torna-se evidente quando algum mexe com ele. Lideramos um motim interno em nossa mente e corao, quando um amigo nos chama para fora ou o pastor nos instrui a dzimo ou ser sexualmente puro, porque o nosso deus pattico est sendo desafiado. Ser que o Esprito Santo est nos falando sobre uma mudana no arranjo do nosso corao?Jesus, o Criador e Mantenedor de tudo, o nico qualificado para sentar no trono do nosso corao. Ele tem que estar no centro da nossa vida, vamos lutar para encontrar um propsito em seu significado. Que tolice ns estamos a pensar que ns poderamos olhar para outras coisas criadas para o nosso propsito e significado. Quando o Criador est no trono de nossos coraes os nossos objetivos para a vida feita de um modo simples: todas as nossas necessidades e desejos so colocados na perspectiva certa quando Ele est em nossa vida.

DIA 26 Atos 21:17-22:30 - Provrbios 26 - Sua Histria Tem Valor Como um seguidor de Cristo, eu espero que voc se sente obrigado a compartilhar a sua histria de salvao, ou testemunho, com sua famlia, amigos e colegas de trabalho e outros mais. Deus vai usar voc para compartilhar com os outros o poder transformador do Evangelho para todos os que crem. Em Atos 22 Paulo relata rapidamente alguns detalhes sobre sua vida antes de Cristo, ele fala sobre o momento em que Jesus revelou ao apostolo, e ele resume como Deus mudou sua vida. Que, aos realmente tudo um testemunho. , aos que voc compartilhar o que Deus fez em sua vida. Talvez voc esteja desanimado enquanto voc l Paulo, testemunhado; em comparao, o seu testemunho pode parecer chato, porque o dele incluem assassinato, intriga, luz ofuscante, ou a voz audvel de Jesus. Don, esta pode ser sua preocupao. Sua histria no chata. Sua vida foi to interessante para Deus que Ele enviou Seu nico filho ao mundo para salvar voc. Mesmo se voc aceitou Jesus como um menino e nunca teve um perodo de vida louca, a Bblia diz em Colossenses 1, que voc estava, Preso do domnio das trevas e trazidos para o reino do Filho amado, em quem temos a redeno , a remisso dos pecados., Ento, agradea a Deus todos os dias pala sua salvao incrvel, e em seguida, aproveitar todas as oportunidades para compartilhar com o mundo que Ele fez por voc! Se voc tiver problemas para falar com outros sobre Jesus, ore sobre isso! Pea a Deus para colocar algum no seu caminho de vida que precisa mudar. Pea a Deus para dar-lhe a coragem de contar a sua histria. Pea a Ele muita ousadia. At mesmo Paulo, um dos maiores missionrios e testemunhas de todos os tempos, orou pela coragem de compartilhar sua f. Lembre-se, voc no, tem que ser eloqente ou mesmo saber palavras de impacto ou educadas. Voc s tem que amar as pessoas e saber o que Jesus fez por voc!

DIA 27 Atos 23:1-24:27 - Provrbios 27 - A Palavra de Jesus Paulo era um homem em uma misso. fcil de ler as histrias de suas viagens e as perseguies e v-lo como um super-heri de algum tipo. Eu li essas histrias e penso, uau ele era o cara... tudo o que eu fao hoje pregar em muitas cidadese administrar uma secretaria missionria que tem um oramento de R$1.000,00 . Mas quando eu leio resto das histrias das viagens de Paulo, vejo que ele respondeu s lutas de uma forma completamente humana. Ele estava desanimado, estava irritado, ele teve dificuldade, por vezes, teve que controlar o seu temperamento. Cada um de ns passou por fases da vida em que foram pressionados a ponto de quebrar. Se voc no atingiu ainda isso e s esperar acontece com todos! Em Atos 23 e 24, vemos Paulo no meio da violncia, o medo, e controvrsia. Certamente neste perodo de tempo que sentia imenso stress e presso. Mas Jesus estava com ele. Atos 23:11 - A noite seguinte, o Senhor estava junto dele e disse: "Coragem, durante o tempo que voc tem testemunhado os fatos sobre mim em Jerusalm, para que o dever de testemunhar tambm em Roma." Em uma noite preenchida com a presso de ameaas de morte e priso, Jesus veio e ps-se por Paulo. Suas palavras foram o combustvel para Paulo, necessria para continuar em frente diante das adversidades. As palavras de Deus no so como palavras humanas. Ele tm o poder de criar a luz e as trevas, para curar e destruir. As palavras de Jesus Cristo nunca falham. Voc nunca pode enfrentar uma situao na qual as pessoas esto conspirando para matar voc, mas voc ter de enfrentar dificuldades na vida. E a nica coisa que voc pode contar com certeza uma palavra de Jesus. Quando voc entra em um momento de estresse e julgamento, busque em Deus. Ele j deu sua palavra a ns atravs da Bblia. Ele promete que Ele nunca nos deixar ou nos abandonar. Em sua pior hora, Ele vai falar diretamente em sua vida. "Coragem ..." foi a prpria coisa que Paulo precisava ouvir. Deus pode e vai falar com voc, no importa como est sua vida.

DIA 28 Atos 25:1-26:32 - Provrbios 28 - O Remido Transformado pelo Sangue Somos um povo abenoado. Quando lemos uma histria como esta sobre Paulo, que continua a ser julgado por acusaes infundadas na frente dos lderes oposicionista, ele lana as nossas lutas em ntido contraste. Afora os comentrios do crtico mpar ou um olhar de desdm de um exparoquiano amargo, nunca chegou perto de lidar com este tipo de perseguio no Brasil. No entanto, aqui vemos Paulo, com os judeus sedentos de sangue em seus calcanhares, em p a proclamar a verdade. Paulo est diante de Festo, o rei Agripa, e do Sindrio. Em um nico discurso, ele mostra que ele inocente e irrepreensvel. O apstolo prova que ele no fez nada contra a "igreja" ou "estado".No entanto, no o teor de sua defesa, que to impressionante a sua entrega. Paulo poderia facilmente ter respondido de frustrao para Festus que queria fazer o movimento politicamente correto para "fazer um favor aos judeus". Paulo tambm poderia ter sido irritado com os judeus por ser cego para o cumprimento de sua esperana em um messias. Mas ao invs disso ele fica educadamente e simplesmente conta sua histria. Ele ainda diz que com ousadia suficiente para desafiar as crenas do rei. Embora Paulo se considerava o "pior dos pecadores" (1 Timteo 1:15-16), ele capaz de manter-se confiante na frente dessas pessoas poderosas. Esta a forma como deve ser todos os crentes. Seja nosso passado cheio do pecado mais deplorvel e paganismo, ou at mesmo lutas com o nosso dia-dia, estamos agora redimidos.Temos dado o nosso velho homem a Cristo, e Ele converteu-nos em uma nova criatura nEle. Somos capazes de estar no centro das atenes no controle sabendo que somos filhos de Deus e sob Sua proteo. Mais assim, podemos ficar cheio de admirao e confiana diante do Pai, no final de todas as coisas, sabendo que Ele nos fez justos pelo sangue de Cristo. Se Deus por ns, quem ser contra ns? (Romanos 8:28-31)

DIA 29 Atos 27:1-27:44 - Provrbios 29 - Seguro em Jesus Seguro em Jesus Tempestades arrasta parecem fora de lugar sem rumo algum. Voc sente que a ligeira mudana no vento, a temperatura cai um pouco, e antes que voc perceba, o cu se abre e uma chuva torrencial acontece. Semelhante com a nossa vida no ? Em um momento do dia, tudo est indo bem. Voc est navegando tranqilo est tudo normal quando derrepente tudo muda. Talvez voc encontrar em uma situao desconfortvel sua esposa no mais a mesma, voc recebe uma chamada do seu filho que sofreu um terrvel acidente de carro, ou algum prximo a voc que faleceu. como se sua casa fosse destruda por um desastre, e voc est fazendo de tudo para agarrar e no deixar que simplesmente desmorone toda sua vida. As emoes parecem como um mar durante uma tempestade de raiva. Um momento, voc est plenamente confiante ao Senhor para fazer algo milagroso, enquanto que no prximo, parece que toda a esperana est perdida. Voc grita de dor e pede a Jesus por um milagre. Ento, em algum lugar durante toda a dor, Ele sussurra Suas promessas para voc. Voc meu filho a quem eu amo muito paguei um preo muito caro por voc. Em Atos 27:24 Jesus disse: "No tenha medo, Paulo. Voc deve ir a julgamento perante Csar, e Deus tem dado graciosamente lhe a vida de todos que navegam contigo. "Voc v, com o senhor lembra de ns para Paulo tudo estaria bem, mas Ele tambm lembrou de sua vocao. s vezes preciso uma tragdia para nos lembrar de quem somos em Cristo. Jesus sempre quer o melhor para ns. s vezes, porm, temos que chegar concluso de que sim, ele suficiente, mesmo nas mais difceis circunstncias.

DIA 30 Atos 28:1-28:31 - Provrbios 30-31 - Esta na Hora dizer a Todos que voc e um vencedor O livro de Atos termina com Paulo finalmente chegando em Roma. Ele tinha a sina para ir l por algum tempo (Romanos 15:24). Quando ele chegou, ele seguiu o protocolo normal para conversar com os primeiros judeus (Atos 17:12), desde que ele foi preso, ele no podia entrar na sinagoga, mas chamou os lderes judeus para ele. Ele disse aos lderes judeus por que ele estava l, e eles manifestaram interesse em ouvir o seu lado da histria, uma vez que tinha ouvido falar coisas negativas sobre o cristianismo. Mas quando Paulo disse-lhes sobre Jesus, alguns estavam convencidos e outros negaram. Os lderes judeus argumentaram vigorosamente uns com os outros. Parece que Paulo estava dizendo a muitos deles algo que eles no queriam ouvir. Um judeu naquela poca ainda estava esperando a vinda do Messias. Para ser informado de que o Messias j tinha vindo e que eles, os judeus, tinha posto morte no foi uma notcia bem-vinda. Mas isso no alterou a verdade. No nosso tempo, h muitos que no querem ouvir falar de Jesus. inconveniente para lidar com a verdade sobre ele e ns. Assim como os lderes judeus que preferiam continuar a viver como tinham sido, h pessoas que nos cercam que preferem a vida atual, ou ter uam vida com Jesus.Mas isso no muda a verdade. Que possamos continuar a contar aos outros sobre Jesus, mesmo quando no o que eles querem ouvir.

You might also like