You are on page 1of 2

BANCA DAS VELHARIAS

TESOUROS VERDADEIROS
Banca das Velharias

Banca Velharias uma linha de produtos da

das

marca

nacional Tesouros Verdadeiros. Esta marca foi adquirida por TESOUROS VERDADEIROS Associao para o Desenvolvimento e o Patrimnio, no acto da sua constituio, nas Caldas da Rainha, em 18 de Dezembro de 2009. O logtipo a identificao visual da Marca. Utilizado e da em demais produtos, materiais (internos em de e
TESOUROS VERDADEIROS Associao para o Desenvolvimento e o Patrimnio

documentos divulgao

Associao

externos), faixas promocionais, no site na Internet, publicaes, etc. um logtipo misto, constitudo por texto e imagem.

Caldas da Rainha Em cada segundo Domingo de cada ms, a Banca das Velharias TESOUROS
Telemvel: 927896422 Email: tesouros.verdadeiros@gmail.com

VERDADEIROS estar presente na Feira das Velharias das Caldas da Rainha.

Feira das Velharias Parque D. Carlos I Junho/ 2011

Banca das Velharias - TESOUROS VERDADEIROS

TESOUROS VERDADEIROS Associao para o Desenvolvimento e o Patrimnio uma pessoa colectiva sem fins lucrativos. Tem como fim o desenvolvimento e o patrimnio, ou seja a salvaguarda e a valorizao das memrias centradas na transmisso dos saberes fazer, nomeadamente as relativas produo cermica, com particular interesse na loua verncula. Designa-se, aqui, como loua verncula, a faiana policromada, com motivos fito, zoo e antropomrficos, caracterstica das Caldas da Rainha, desde o sculo XIX.

As FEIRAS so prticas comunitrias ancestrais. Distinguem-se dos mercados locais porque tm realizaes peridicas. Na Idade Mdia adquirem grande relevo, chegando algumas delas a ter uma durao de oito dias seguidos. Em Portugal, a primeira feira a ser mencionada num foral a de Castelo Mendo, em 1229. A partir do sculo XVI, o aparecimento do comrcio fixo contribui para a decadncia das feiras. Nas Caldas da Rainha, no sculo XIX, Maria dos Cacos vendia, como feirante, a sua produo cermica nas feiras de todo o Pas. Desta ceramista e feirante, que est na origem da produo cermica industrial caldense, existem diversas peas nos Museus locais.

O Decreto-Lei n 42/2008 de 10 de Maro de 2008, DR 49 - Srie I, Artigo 3., emitido pelo Ministrio da Economia e da Inovao apresenta as seguintes definies:
a) Feira o evento autorizado pela respectiva autarquia, que congrega periodicamente no mesmo espao vrios agentes de comrcio a retalho que exercem a actividade de feirante; b) Feirante a pessoa singular ou colectiva, portadora do carto de feirante, que exerce de forma habitual a actividade de comrcio a retalho no sedentria em espaos, datas e frequncia determinados pelas respectivas autarquias; c) Recinto o espao pblico ou privado, ao ar livre ou no interior, destinado realizao de feiras, que preenche os requisitos estipulados no artigo 20.

Ainda de acordo com a actual legislao,


As velharias, antiguidades, artesanato e coleccionismo constituem exemplos vivos de um passado mais ou menos recente, que importa preservar.

Este patrimnio deve ser salvaguardado e valorizado porque o resultado de saberes tradicionais, que, num dado momento, se materializaram em formas significativas do pensar e do viver locais. esta diversidade de expresses culturais que torna atractivo o patrimnio vernculo e faz dele uma fonte aprecivel de receitas. Embora no apaream nomeadas, todas as artes e ofcios, incluindo a gastronomia e as prticas comunitrias recreativas e de convvio, esto includas no fim da Associao, enunciado nos seus Estatutos. A Feira das Velharias, nas Caldas da Rainha, realizase ao segundo Domingo de cada ms. O recinto, ao ar livre, situa-se no Parque D. Carlos I , propriedade do Centro Hospitalar Oeste Norte - CHON. Com diversos feirantes e suas bancas, poder ser visitada das 8:30 s 20 horas.

Garrafa - mulher, sc.XIX Maria dos Cacos

You might also like