You are on page 1of 2

Newsletter

de

Dermeval

Franco

Insight
Nmero 5Julho de 2011

...por excesso de trabalho e outras coisas acabei ficando com depresso. Meu CHEFE me mandou embora por esse motivo. Chamei a empresa para uma reunio, atravs da Ouvidoria, onde procurei meus direitos visando a no processar a empresa. Mas a empresa se recusa a responder aos meus pedidos, que so legtimos!
Depoimento de um linkediano

O que fazem os chefes para perder timos funcionrios - 44 motivos

o dia 21 de junho deste ano, fiz uma pesquisa no Linked-In (rede social de executivos na internet) perguntando para os linkedianos quais os motivos que fazem com que as empresas percam timos funcionrios. Aps 20 dias apresento o resultado da discusso. Para minha surpresa, e pelo tempo de resposta, a participao foi tima. 94 pessoas opinaram.

Consultoria & Treinamento 1. Projetos de Educao Corporativa 2. Desenvolvimento de Lideranas 3. Desenvolvimento de Equipes de Vendas 4. Diagnsticos organizacionais 5. Gesto interina de RH 6. Avaliao de Desempenho e por Competncias 7. Comunicao interna e endomarketing 8. Gesto Empresarial
Contatos:

A pergunta postada no Linked-in foi: Como perder rapidamente um timo funcionrio?


Veja, a seguir, as opinies muito prprias e verdadeiras. - O que um chefe faz para perder um timo funcionrio? Talvez voc identifique situaes que tenha vivenciado no passado. 1. Nunca d feedback de desempenho para o funcionrio. 2. No planeje o desenvolvimento e as suas possibilidades de carreira. 3. No d desafios na forma de trabalhos acima de suas competncias. 4. Mantenha-o desinformado sobre as estratgias e os objetivos da empresa. 5. Cultive um pssimo clima organizacional e uma baixa qualidade de vida no trabalho. 6. Desconfie do seu carter perante um acontecimento isolado.

85 8877 2280

franco.adm@uol.com.br

www.capuccinoempresarial.blogspot.com

http://br.linkedin.com/pub/dermevalfranco/0/149/4b

7. No escute as suas sugestes e ache sempre que voc sabe mais que seus subordinados. 8. D trabalhos bem inferiores sua capacidade profissional. 9. No reconhea a boa performance e no crie oportunidades de crescimento na empresa. 10. No o valorize! 11. No permita que suas idias cheguem diretoria. 12. Pague-o mal. 13. Faa-o acreditar que apenas um nmero na empresa. 14. Menospreze ou subestime a sua capacidade criativa e a sua inteligncia. 15. Pague um salrio incompatvel com as responsabilidades do cargo. 16. Esmague a sua auto-estima. 17. Ignore o seu valor, sub-aproveite e no lhe permita a participao no dia a dia. 18. No lhe d condies de trabalho. 19. No o incentive a melhorar sempre o seu trabalho. 20. Chegue empresa sem humildade e se ache "o cara". 21. Atribua a culpa dos problemas da sua rea ao funcionrio. 22. Seja um lder centralizador; desconfie de todos. 23. No respeite, engane e no seja correto. 24. Fale em inovao, mas seja conservador.

dermevalfranco

25. No permita que o funcionrio ocupe outras posies na empresa. Aprisione -o no cargo. 26. Negue-lhe informaes e no esclarea expectativas. 27. Pea, indiretamente, que o funcionrio minta para seus pares ou clientes. 28. Humilhe o funcionrio perante os colegas ou at mesmo clientes. 29. No permita que o funcionrio faa sombra. Afinal voc quem deve brilhar. 30. Repreenda-o quando este reconhecer honestamente que errou perante um colega de outro departamento. 31. Minta pra ele. 32. Diariamente chame a ateno do funcionrio de forma negativa, fazendo-o desacreditar de seu valor. 33. Seja um lder 'cancergeno' espalhando o vrus da discrdia e do conflito na equipe. 34. Despreze seus subordinados, pois assim eles trabalharo sem expectativas. 35. No d bom dia, boa tarde ou muito obrigado aos funcionrios. 36. No oua o funcionrio. Oua apenas a sua voz interior, porque voc a pessoa mais importante da empresa. 37. Prometa o que no pode cumprir. Seja papo de sereia. 38. No planeje as tarefas, pois assim as pessoas trabalharo sobrecarregadas, pressionadas e sem tempo para pensar. 39. D muito tapinha nas costas. Mas nada, alm disso. 40. Promova apenas aqueles que so mais chegados a voc. 41. Quando tiver um desafio de trabalho no passe para o funcionrio contrate uma consultoria. 42. Boicote o seu trabalho e deixe-o de molho. 43. Nunca faa recrutamento interno para no dar oportunidades de crescimento. 44. Valorize somente as pessoas que enrolam ao invs de trabalhar.

DEPOIMENTOS NO LINKED-IN Sa de uma grande empresa de varejo alimentcio por ser desmotivado diariamente pelo diretor. verdade que uma empresa que no tem um bom ambiente, nem oportunidades ou a simples falta de reconhecimento, perde com facilidade um funcionrio. Mas o que mais me chocou e que me fez tomar a deciso de sair, foi ter sido repreendida por assumir um erro perante outros departamentos. O que fazer com um Coordenador recm chegado de uma indstria grande, que j chega sem humildade entre os funcionrios? J chega querendo saber de tudo. Hoje, est infernizando a vida de um colega - que conhece muito o trabalho - para que ele pea demisso. Isto o que est acontecendo na minha empresa. Trabalhei numa grande empresa do setor de tintas onde meu chefe no sabe nada sobre a rea em que atuo. Implementei vrios projetos, mas ele me demitiu usando o argumento de que eu no estava trabalhando bem por estar com depresso. Quem tem um chefe deste, tem vida curta e demisso certa.

Dermeval Franco Administrador especializado em gesto avanada e marketing. Educador e consultor organizacional em Estratgia, Liderana e Pessoas. Autor do livro As Pessoas em Primeiro Lugar Como Promover o Alinhamento de Pessoas, Desempenho e Resultados em Tempos Turbulentos Editora Qualitymark 2003. Atua em quatro reas de resultados: Gesto, Finanas, Marketing e Recursos Humanos.

Conheo uma empresa que no final do ano - poca de confraternizao e renovao de esperanas apresentou para cada funcionrio um relatrio com todos os custos que a empresa tinha com o funcionrio, tais como: salrios, leis sociais, benefcios, energia eltrica, gua, caf, limpeza e at alguns questionveis como txi e despesas de viagens a servio. Na seqncia, pediu a cada funcionrio um projeto individual demonstrando o que cada um iria fazer, no ano seguinte, para trazer um retorno maior do que a empresa gastava com ele. Resultado: em fevereiro do ano seguinte, 60% j haviam pedido demisso e os outros 40% estavam procurando outras opes. O que voc acha disso?

www.capuccinoempresarial.blogspot.com
Patrocinadores:

You might also like