You are on page 1of 3

Regulamento do I Campeonato Nacional Escolar de Xadrez por Correspondncia

Prembulo O I Campeonato Nacional Escolar de Xadrez por Correspondncia uma organizao conjunta da FPX Federao Portuguesa de Xadrez e da APXC Associao Portuguesa de Xadrez por Correspondncia com o apoio do IDP I.P., do Desporto Escolar e ser disputado atravs do servidor da Federao Internacional de Xadrez por Correspondncia (ICCF). O I Campeonato Nacional Escolar de Xadrez por Correspondncia est aberto a todas as Escolas do Pas que nele desejem participar. O I Campeonato Nacional Escolar de Xadrez por Correspondncia ter o seu incio a 15/10/2011 e ser disputado no sistema adequado ao nmero de inscritos.

1. Inscries 1.1. As inscries terminam, impreterivelmente, no dia 30/09/2011. 1.2. Para participar nesta prova, cada Escola deve filiar um clube na FPX. Essa inscrio totalmente gratuita. 1.3. As inscries devero ser dirigidas para o seguinte endereo de e-mail: fpx@fpx.pt. 1.4. Para mais informaes, podero ligar directamente para FPX (nmero 213 579 144) ou ento consultar os sites da FPX (em http://fpx.weebly.com/) ou da APXC (em http://apxc.pt/).

Regulamento I CNEXC

Pgina 1

2. Constituio das Equipas 2.1. O I Campeonato Nacional Escolar de Xadrez por Correspondncia disputa-se a um nico tabuleiro. 2.2. Cada Clube/Escola deve ter um Capito/responsvel pela administrao e normal desenrolar das partidas. 2.3. Ao inscrever-se, cada Clube/Escola deve mencionar o nome da Escola, assim como um endereo electrnico atravs do qual possa ser regularmente contactado. 2.4. Por norma, compete ao Capito/responsvel do clube/Escola tratar com o Director do Torneio de todos os assuntos relativos ao seu clube/Escola, incluindo partidas para adjudicao, pedidos de frias e reclamaes por excedncia de tempo, etc..

3. Jogo e controlo 3.1. As partidas jogar-se-o de acordo com os regulamentos da ICCF (ver em http://apxc.pt/). 3.2. Ser nomeado um Director do Torneio, o qual se responsabilizar pela direco da prova e o normal evoluir das partidas. 3.3. O ritmo de jogo ser de 50 dias para 10 lances. 3.4. Se um clube/Escola permanecer mais de 40 dias sem realizar qualquer lance e no avisar o Director do Torneio e os seus adversrios, ser considerado abandono silencioso e a partida ser dada como perdida. 3.5. O aviso referido no nmero anterior encontra-se na pgina de jogo, na guia: game use 40+ reflection.

4. Transmisses 4.1. Na transmisso dos lances, ser utilizado o ICCF Webserver. O Capito/responsvel ir receber, por correio electrnico, confirmao de cada lance efectuado, assim como os lances dos clubes/Escolas adversrias. 4.2. Se por qualquer motivo, um clube/Escola no receber do servidor algum lance enviado ou recebido, isto no quer dizer que deixe de estar obrigado a responder ao seu adversrio. Assim, dever consultar a pgina do torneio no servidor, para ter conhecimento de que o seu adversrio executou (ou no) o lance.

5. Desistncia 5.1. Caso surja uma situao de fora maior que obrigue um clube/Escola a ter que abandonar a competio, este deve comunicar tal facto, em tempo oportuno, ao Director do Torneio, atravs do seu Capito/responsvel.

Regulamento I CNEXC

Pgina 2

6. Adjudicao 6.1. Se alguma partida no estiver concluda na data fixada para o trminos da prova, os clubes/Escolas devem enviar ao Director do Torneio, atravs dos respectivos Capites/responsveis, no prazo de 14 dias, o registo dos lances efectuados e a indicao do resultado que consideram justo, de preferncia baseado em anlises. 6.2. Os clubes/Escolas que no enviem anlises perdem o direito a recorrer. 6.3. O Director do Torneio comunicar a deciso do adjudicador ao Capito/responsvel de cada clube/escola.

7. Recurso sobre a adjudicao 7.1. possvel apresentar recursos, apelando contra a deciso do adjudicador. 7.2. Qualquer recurso deve ser enviado ao Director do Torneio, o mais tardar, 14 dias aps ter sido conhecida a deciso do adjudicador. 7.3. Depois de receber um recurso, o Director do Torneio obter um veredicto de outro adjudicador e comunicar o resultado aos Capites/responsveis dos clubes/Escolas envolvidos. Esta deciso definitiva, no se aceitando novo apelo. 7.4. Com o recurso podem ser apresentadas anlises adicionais.

8. Prmios 8.1. Cada um dos clubes/Escolas que termine este Torneio, receber como prmio de participao 1 tabuleiro de xadrez e respectivo conjunto de pecas, para alm de um diploma de participao. 8.2. Para os 3 primeiros classificados, os prmios sero os seguintes: 1 lugar 7 tabuleiros e peas de xadrez + trofu 2 lugar 5 tabuleiros e peas de xadrez + trofu 3 lugar 3 tabuleiros e peas de xadrez + trofu

Lisboa, 1 de Julho de 2011 FIM

Apoio:

Regulamento I CNEXC

Pgina 3

You might also like