You are on page 1of 2

PONTO DE vISTA

A Floresta Amaznica
e a presena do Homem
Ao realizar a fotossntese pela folhagem das plantas, sob a ao da energia da radiao solar, forma-se o hidrato de carbono, seja o acar e a celulose, pela combinao do gs carbnico com a gua da atmosfera. Esse processo libera o oxignio para a atmosfera. Assim, formou-se, atravs de milhes de anos o elevado teor de oxignio na composio da atmosfera da Terra, cerca de 21%. O nitrognio, um gs inerte, ocupa quase todo o volume da atmosfera, em torno de 78% e o gs carbnico, apenas 0,0 %. O oxignio presente na atmosfera terrestre foi originado pela fotossntese realizada pelos vegetais da superfcie. Os organismos, plantas e animais, presentes nas florestas da Terra no mais contribuem para alterar a composio da atmosfera. Quando vivas, as plantas realizam a fotossntese, produzindo e liberando o oxignio, ao mesmo tempo em que formam a matria orgnica e consomem o gs carbnico. Quando morrem e se decompem, fazem o contrrio, consomem o oxignio, numa combusto lenta e lanam em seu lugar gs carbnico na atmosfera. Por isso os teores de gs carbnico e de oxignio na atmosfera mantm-se constantes.

Serapilheira
Toda floresta adulta, em clmax, apresenta sobre o solo uma camada de matria orgnica oriunda da folhagem senescente que cai da copa das arvores e que apresenta na parte inferior em contato com o solo uma camada em decomposio. a serapilheira. Essa serapilheira, ao mesmo tempo que recebe material na superfcie, vai se decompondo e desaparecendo na parte inferior. Dessa forma, a serapilheira fica sempre com a mesma altura. Se no houvesse essa decomposio, a camada de serapilheira iria aumentando de espessura continuamente e chegaria a muitos metros da altura. O que nunca acontece. A floresta virgem ao mesmo tempo que produz oxignio pela fotossntese, produz tambm o gs carbnico, pela decomposio da matria orgnica quando morrem. Assim, no alteram a oxigenao da atmosfera.

A superfcie do globo terrestre apresenta trs quartas partes cobertas por oceanos e apenas uma quarta parte por terra. Dessa forma a influncia dos continentes, e assim da Floresta Amaznica, nas condies fsicas, trmicas e hdricas do clima do globo mnima em comparao com a dos oceanos.
O Agronmico, Campinas, 57(1), 2005

Superfcie aquosa
Uma vegetao natural ocorre tambm em superfcies aquosas como de lagos e oceanos. So principalmente as algas, muito abundantes, que fazem a fotossntese. Absorvem o gs carbnico (CO2) e liberam o oxignio. Mas, as algas tambm respiram e se decompem quando morrem, produzindo o gs carbnico na mesma proporo que produziu o oxignio.
4

Se a Floresta Amaznica fosse substituda por outra cobertura vegetal, como a pastagem ou uma cultura agrcola arbustiva ou arbrea, o efeito na composio da atmosfera terrestre seria desprezvel, principalmente se comparada com o efeito da abundante vegetao dos oceanos, que ocupa quase toda a superfcie do planeta. Os teores de oxignio e de gs carbnico da atmosfera sobre os oceanos e sobre os continentes so iguais e continuam sendo sempre os mesmos.

Ocupao humana da floresta A floresta natural na ausncia do homem civilizado mantm-se virgem em equilbrio, com todos os seus componentes inclusive o homem em estado selvagem. Quando o homem civilizado vem e ocupa uma regio florestada altera em algumas dezenas de anos, seu equilbrio e transforma o ambiente numa condio favorvel sua sociedade. A floresta no ser mais virgem, mas uma floresta antrpica, como aconteceu com a Mata Atlntica brasileira. So tambm florestas antrpicas as coberturas atuais da Europa, dos Estados Unidos, da China, do Japo etc. No incio do sculo vinte, quase todo o territrio do Estado de So Paulo estava coberto pela Mata Atlntica, cerca de 90%, Com o decorrer dos anos a cobertura florestal foi sendo reduzida sistematicamente. Por volta de 1950, na metade do sculo vinte, j tinha cado para menos de 15%. Com essa enorme reduo na rea florestada no se verificou alterao sensvel nas suas condies climticas. Elas continuaram favorveis vida humana e ao cultivo das mesmas culturas, como anteriormente. O papel da floresta no clima A floresta no tem papel significativo na temperatura da atmosfera terrestre. Certamente, um terreno de solo desnudo, desprotegido, pode apresentar grande variao de temperaturas no seu ambiente microclimtico. Mas um efeito local e no climtico. Os fatores que afetam decisivamente a temperatura da superfcie terrestre e da atmosfera so a radiao solar e as suas condies geogrficas como: latitude, altitude, continentalidade, as massas de ar etc. A floresta no influi na distribuio da precipitao pluvial da regio. O regime pluvial um efeito das condies geogrficas e topogrficas da regio e no da cobertura do terreno. As grandes precipitaes da regio amaznica so efeito da sua posio geogrfica. A foz do Rio Amazonas fica a oeste da regio equatorial quente do Oceano Atlntico e pela circulao geral da atmosfera essa faixa latitudinal caracterizada pelos ventos alsios, que sopram de leste. Assim, depois de passar sobre as guas quentes equatoriais do oceano Atlntico, a atmosfera aquece-se e umedece-se consideravelmente. Dessa forma, penetra pela foz e vale planos do Rio Amazonas, subindo seus afluentes, seguindo o curso do rio at as encostas da Cordilheira dos Andes. Nesse percurso as altitudes vo se elevando, as temperaturas caindo, a umidade atmosfrica se condensando e as nuvens formando-se e precipitando-se em forma de chuva, independentemente da cobertura do solo, que pode ser de floresta ou no. A floresta que cobre o solo efeito das condies favorveis do terreno e do clima. Se houver deficincia de nutrientes no solo, como carncia de potssio, de fsforo, de clcio, de zinco, etc. a vegetao natural ser o cerrado. Se houver
44

falta de chuva e carncia de gua, a vegetao natural ser a caatinga. Na grande regio central brasileira, os solos so oriundos de rocha sedimentar muito velha, sujeita h milhes de anos lavagem pluvial. Foi muito lixiviada e empobrecida. Os solos resultantes so igualmente muito pobres. No suportam uma floresta ou uma cultura agrcola. Sua vegetao natural ser raquitizada. o cerrado. Quando seu solo empobrecido for convenientemente fertilizado pela adubao pode se tornar uma terra de cultura e ser utilizada sem problema para culturas agrcolas, pastagens e mesmo para reflorescimento. No Nordeste brasileiro, onde as chuvas so escassas e irregulares, o balano hdrico climtico pode acusar severas deficincias de gua no solo e a vegetao natural no pode ser uma floresta natural, mas sim a vegetao raquitizada. a conhecida caatinga.

Reconhecimento da Amaznia A Amaznia conhecida pelas margens dos rios, por onde circulam as embarcaes. As margens, quando arenosas e muito lavadas pelas enchentes, apresentam terras excessivamente pobres em nutrientes e imprestveis para a agricultura. Isso d idia de que os solos amaznicos em geral so tambm demasiado pobres e imprprios para a agricultura. Hoje, com novas rodovias, passando pelas terras altas e bem drenadas dos interflvios, verifica-se que muitos solos so bastante frteis, cobertos de florestas vigorosas, indicativas de solo e clima excelentes para agricultura e pecuria.

CONSIDERAES FINAIS
Uma floresta adulta, vigorosa, em estado de clmax, no fonte de oxignio para a atmosfera. Todo o oxignio que produz pela fotossntese consumido pela respirao e pela vegetao senescente em decomposio. Mesmo que produzisse um saldo de oxignio, ele seria insignificante em face do produzido pela imensa vegetao da superfcie ocenica, que cobre mais de dois teros da superfcie do globo terrestre. A floresta amaznica diminuta comparada enorme cobertura ocenica do Globo, e praticamente no influi no clima geral da Terra. A cobertura vegetal natural de um solo conseqncia das condies do seu meio. Se forem todas favorveis, a cobertura natural ser a floresta. Se um fator no for favorvel, no ocorrer a floresta. Poder ser o cerrado, o campo limpo, a caatinga, o solo nu etc. Se houver influncia da ocupao humana civilizada, a cobertura do solo no ser a natural. Ser uma cobertura antrpica, que poder ter reas florestadas ou no, segundo as convenincias do homem. O destino de uma Floresta Amaznica antrpica ser o mesmo da Mata Atlntica atual. Ficar equilibrada, e em harmonia com a presena do homem. Quem viver, ver!

ngelo Paes de Camargo

Pesquisador Cientfico aposentado do Instituto Agronmico mcamargo@iac.sp.gov.br


O Agronmico, Campinas, 57(1), 2005

You might also like