PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA Portal Educação

e-Book

PLANEJANDO SUA CARREIRA COM SUCESSO

Aluno:
EaD - Educação a Distância Portal Educação

AN02FREV001/REV 4.0

1

e-Book

PLANEJANDO SUA CARREIRA COM SUCESSO

MÓDULO ÚNICO

Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada. É proibida qualquer forma de comercialização ou distribuição do mesmo sem a autorização expressa do Portal Educação. Os créditos do conteúdo aqui contido são dados aos seus respectivos autores descritos nas Referências Bibliográficas.

AN02FREV001/REV 4.0

2

2 COMO FAVORECER NOSSA AUTOESTIMA? 1.1 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS NA AUTOLIDERANÇA 6 O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR UM PROFISSIONAL COMPLETO? 6.1 OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2.1 ALGUMAS DICAS AN02FREV001/REV 4.1 ALGUNS CONCEITOS SOBRE MARKETING 3.4 DICAS DE COMO COMUNICAR-SE COM O CHEFE 8 ETIQUETA PROFISSIONAL 8.SUMÁRIO 1 A IMPORTÂNCIA DA AUTOVALORIZAÇÃO 1.1 AUTOVALORIZAÇÃO: SINÔNIMO DE AUTOESTIMA 1.2 ASSERTIVIDADE: O QUE É ISSO? 7.2 DICAS DE COMO FAZER O SEU MARKETING PESSOAL 4 COMO CONTRUIR UMA AUTOIMAGEM POSITIVA 5 COMO ESTÁ SUA AUTOLIDERANÇA? 5.2 REGRA SMART 2.0 3 .2 EXISTEM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS IMPRESCINDÍVEIS PARA UM BOM PROFISSIONAL 7 COMO DESENVOLVER UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ? 7.1 O QUE SIGNIFICA UMA COMUNICAÇÃO COOPERATIVA? 7.3 ALGUMAS PERGUNTAS E REGISTROS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVERÁ RESPONDER E REGISTRAR 3 COMO FAZER O SEU MARKETING PESSOAL 3.1 SER E TER ÉTICA ANTES DE TUDO 6.3 DICAS PARA TER EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 7.3 ALGUMAS DICAS 2 DICAS PARA UM BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL 2.

1 ALGUMAS SUGESTÕES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AN02FREV001/REV 4.1 REFLEXÃO 9.9 ASPECTOS IMPORTANTES PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA 9.2 ALGUNS ASPECTOS LIGADOS À SATISFAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL 10 O QUE É PRECISO PARA OBTER UM SERVIÇO DE ALTO NÍVEL? 10.0 4 .

0 5 . Assim. como o amor. pois nos sentimos insatisfeitos. o zelo e o respeito que temos com a nossa pessoa. Uma pessoa que está com baixa estima pode se tornar mais ríspida. apreciação. 1. saúde e realização profissional. muitas vezes. Existe a autoestima positiva. SINÔNIMO DE AUTOESTIMA Segundo o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (2002). a alegria. Para que tenhamos uma boa autoestima. amizade. é preciso que sejamos valorizados e respeitados primeiramente por nós mesmos. pois é daí que nasce nossa capacidade de Ser e Agir diante das pessoas e do mundo. ou mais conhecida como baixa estima. se isolar e até mesmo ficar doente. A insegurança aumenta e o mau humor são características marcantes. nos deparamos com a autoestima negativa. ficamos tristes e melancólicos. afeto. que são emoções e sentimentos negativos. afeição. estima significa: apreço. que nos proporciona sentimentos e emoções agradáveis. que nos prejudicam em todos os aspectos da nossa vida. desagradáveis. deixamos a preguiça dominar. Também. que nos motiva a buscar oportunidades. a força interior.1 AUTOVALORIZAÇÃO. a valorização. A confiança em nós depende da imagem que fazemos de nós mesmos.1 A IMPORTÂNCIA DA AUTOVALORIZAÇÃO 1. consideração. podemos dizer que autovalorização ou autoestima é o amor. avaliação.2 COMO FAVORECER NOSSA AUTOESTIMA? AN02FREV001/REV 4.

• Evite o estilo de vida sedentário.0 6 . • Procure enxergar o lado positivo a sua volta. AN02FREV001/REV 4. • Faça durante o dia algo que lhe dê prazer. • Procure relacionar bem consigo e com os outros.3 ALGUMAS DICAS • Tire um momento no dia ou durante a semana para uma reflexão. • Procure estabelecer prioridade em sua vida.. aceitando-se. Assumir nossos erros é o primeiro passo para o crescimento pessoal. • Descubra seus talentos e capacidade. como por exemplo: o que gosto de fazer? O que não me deixa feliz? Quais os valores e princípios que acredito? Quais situações e circunstâncias me fazem sentir realizado(a) como pessoa e profissionalmente? b) Aceitar-se: Negar ou esconder nossas imperfeições não ajuda. • Desenvolva hábitos que crie mais alegria em sua vida. Quem gosta de si descobre a riqueza da sua personalidade. Exercite a paciência. aprecia suas qualidades sem arrogância e aceita suas imperfeições sem se sentir inferior. • Procure ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. • Cuide de sua postura e seu visual. não exagere nas tarefas e compromissos. • Descubra seus limites. Não precisamos ser e nem devemos ser como as pessoas gostariam que fôssemos. 1. sempre buscando se aperfeiçoar e melhorar seus comportamentos. • Aprenda a gostar mais de si. • Procure servir e sentir-se útil.Condições básicas: a) Conhecer-se: procurar fazer uma avaliação dos aspectos positivos e negativos da personalidade.

conceitos e ferramentas que pretende dinamizar a auto-organização e a administração da vida. 2. AN02FREV001/REV 4.1 OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO  Identificar cenário e tendências.  Efetividade: Fazer efeito. Victor Franklin Segundo Christy: O planejamento estratégico pessoal é um conjunto de técnicas. por intermédio do autoconhecimento. a missão e os princípios. fazer bem feito. Randy di Stefano “Quem tem um porquê enfrenta qualquer como”.2 DICAS PARA UM BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL “Planejar é decidir de antemão qual é e como será a sua vitória”.  Definir o negócio.  Avaliar ambientes externos e internos. desenvolvimento pessoal e planejamento. visando à realização de objetivos pessoais e profissionais. otimizando os recursos disponíveis.0 7 .  Definir objetivos estratégicos.  Eficácia: Atender às expectativas e atingir os objetivos.  Criar visão de futuro. Um bom Planejamento Estratégico requer:  Eficiência: Saber o que deve ser feito para atingir os objetivos traçados.

0 8 . Dicas para um bom PLANO DE AÇÃO: 1 – Estabeleça as metas e registre-as 2 . Temporal (concreta e real).Qual o investimento financeiro? 10 . prazos e estimativas de resultados. ou seja. um Plano de Ação. Formular estratégias. Alcançável (atingível. Relevante (de grande valor para você).Utilize a regra do SMART 4 .2 REGRA SMART Sua meta precisa ser: eSpecífica (clara e objetiva).Quais as informações necessárias? 9 . realizável). Depois de traçadas as estratégias são feitos um estudo e uma pesquisa para a obtenção de recursos.O que pode impedi-lo(a) de alcançar as metas propostas? 7 .Que procedimentos utilizará? 8 .É preciso ter foco 5 .Determine sua ação 6 . Mensurável (com prazo e tempo para que se concretizar).Que contatos precisa realizar? AN02FREV001/REV 4. 2.Elimine os pensamentos negativos 3 .

manter e surpreender o cliente sempre.2.3 ALGUMAS PERGUNTAS E REGISTROS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVERÁ RESPONDER E REGISTRAR  Análise dos pontos fracos e dos pontos fortes.O que faço bem naturalmente? E.” Peter Drucker “É o processo ordenado e criativo de planejar as áreas dos mercados.Como estou? . .0 9 .1 ALGUNS CONCEITOS SOBRE MARKETING “Marketing é conquistar. tendo como objetivo promover nossas qualidades.O que preciso melhorar? . depois de tudo isso: Ação! Ação! Ação! 3 COMO FAZER O SEU MARKETING PESSOAL 3. competências e habilidades” Luciana Rondon AN02FREV001/REV 4.” Kotler “Marketing pessoal é a projeção da nossa autoimagem de forma positiva para o mercado e o mundo.

Postura e apresentação pessoal .é preciso saber o que estamos oferecendo.Ser educado e gentil com o outro. 8. objetiva e coesa. ter talento e habilidade. 7.Ser uma pessoa proativa . somente assim construiremos uma imagem com credibilidade.Não basta fazer o marketing para termos sucesso. 5. transmitindo segurança. Lievore AN02FREV001/REV 4.Saber ouvir . “Mais da metade do meu sucesso depende de mim mesmo.0 10 . é preciso agregar valor ao negócio. Existe um conceito muito interessante que resume o que foi falado acima para praticarmos nosso marketing e termos sucesso: CHA.Ter paciência.é o seu cartão de visita. ser competente no que fazemos.é importante se comunicar de forma clara.2 DICAS DE COMO FAZER O SEU MARKETING PESSOAL 1.Acreditar em você e no seu produto. com conhecimento. C .Buscar ser uma pessoa simpática e bem humorada. 4. é preciso fazer bem feito. A. da sociedade e do mundo. A – Atitude (querer fazer).Conhecimento e competência . habilidade e atitudes satisfatórias. 2.prestar atenção no outro.Ética e sigilo profissional . 3.é preciso ser coerente como o nosso pensar e nossas atitudes e ter valores e princípios focados para o bem do próximo. 3. 6.Habilidade (saber como fazer). 9.Comunicação .Conhecimento (saber fazer e porque fazer). H . 10.” J.que tem iniciativa e esteja disposto a ajudar.

0 11 . entendendo que cada um tem o seu.  Procure ser uma pessoa atualizada. na sua intuição.  Valorize suas qualidades. assim você terá uma ideia de como está transmitindo sua autoimagem.  Procure ouvir antes de criticar ou expor sua opinião.  Seja uma pessoa gentil e atenciosa. buscando o equilíbrio emocional.  Seja flexível. fortalecendo os pontos positivos e melhorando os pontos a desejar.  Demonstre sua alegria de viver.4 COMO CONTRUIR UMA AUTOIMAGEM POSITIVA  Acredite em você.  Seja uma pessoa responsável e comprometida com sua vida pessoal e profissional. tenha segurança. estabelecendo metas e prioridades.  Respeite o seu tempo e ritmo.  Procure saber um pouco mais sobre o que as pessoas (público) pensam a seu respeito.  Sorria.  Coloque o otimismo no seu dia a dia. descubra-as e aceite-as.  Trabalhe suas emoções.  Procure estar perto de pessoas agradáveis.  Determine seus objetivos. AN02FREV001/REV 4.

1 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS NA AUTOLIDERANÇA . .Comprometimento.Capacidade de se relacionar bem com as pessoas. “líder significa condutor e liderar é conduzir. . “A medida final de um homem não é onde ele fica nos momentos de conforto e conveniência. de forma consistente e eficaz.Proativo(a). dirigir. Liderar não é uma tarefa simples. Martin Luther King Jr. com o outro.Automotivação. comandar.0 12 . AN02FREV001/REV 4. “Autoliderança é a arte e a prática de conduzir a si próprio. com a organização e com a sociedade como um todo”. . para a realização dos seus objetivos e sonhos”.Segurança. é o processo pessoal de dirigir a própria vida.Carisma. respeito e compromisso para consigo. pois exige paciência. . mas onde fica em fases de desafio e controvérsias”. .5 COMO ESTÁ SUA AUTOLIDERANÇA? Segundo Silveira Bueno. ou seja. .Pensamento positivo. Luciana Rondon 5. com a equipe.Empatia. disciplina. humildade. .

flexível. AN02FREV001/REV 4. que não faz o que gosta e infeliz.6 O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR UM PROFISSIONAL COMPLETO? Primeiramente. o trabalho precisa criar felicidade. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. proativa.Automotivação. que tem conhecimento e habilidades para executar suas tarefas. O profissional completo precisa ter garra. obter resultados. 6.Ética. que possa ensinar e cooperar com os colegas. O profissional completo é uma pessoa comprometida.0 13 . mais ainda. vontade de trabalhar e. . Um profissional insatisfeito.2 EXISTEM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS IMPRESCINDÍVEIS PARA UM BOM PROFISSIONAL . não será completo. 6. Ele tem foco na missão e nos objetivos da empresa e/ou na carreira.1 SER E TER ÉTICA ANTES DE TUDO Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Melhoramentos: Ética é o conjunto de valores morais da conduta humana. É uma pessoa de boa vontade. fazendo o melhor que pode para que a empresa. sua carreira e ou negócio tenham sucesso.

A. AN02FREV001/REV 4.0 14 .Flexibilidade. Comunicar não é falar demais e tampouco apenas ouvir.Respeito.Humildade. . . . Bom trabalho! 7 COMO DESENVOLVER UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ? “A comunicação se confunde com o falar demais. .Disciplina Vamos procurar exercitar cada vez mais essas características.Persistência. . .. Limão Ervilha 7. .Habilidade. Comunicar-se é conseguir o entendimento entre as pessoas e por isso é um ato tão simples e ao mesmo tempo tão complexo”. O profissional completo está sempre buscando melhorar.Conhecimento. J.1 O QUE SIGNIFICA UMA COMUNICAÇÃO COOPERATIVA? Comunicar-se cooperativamente significa falar sem querer mudar o ouvinte e ouvir para compreender e conhecer melhor quem está falando.Planejamento.

> Tenha boa vontade em ouvir. declarar com firmeza. > Saiba ouvir. transmitindo uma impressão de autorrespeito e respeito pelo outro.2 ASSERTIVIDADE: O QUE É ISSO? O termo assertividade se origina de asserção.Colocar-se no lugar do outro e sentir o que o outro está sentindo.Saber o que quer e ter foco e clareza aonde quer chegar. se preocupar com o bem-estar do outro. > Fale o necessário e tenha segurança. motivado a seguir em frente e não desistir perante as dificuldades que surgirem. Determinação . > Mantenha o bom relacionamento.Imagem que você tem de si mesmo. Sociabilidade . Todos nós podemos desenvolver a assertividade.Adequar seu comportamento e estilo de comunicação em sintonia com o interlocutor. Empatia . 7. compreendendo-o.0 15 .É preciso saber gerenciar suas emoções. tornar firme. que quer dizer afirmar. do latim afirmare. não perdendo o controle das situações.7.É gostar de estar com as pessoas. Adaptabilidade . O comportamento assertivo é direto e objetivo e tem conteúdo honesto e preciso. > Busque o entendimento. AN02FREV001/REV 4. Autocontrole . é preciso fortalecer algumas atitudes que chamamos de base do comportamento assertivo: Autoestima .3 DICAS PARA TER EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO > Seja claro e objetivo.

sem rodeios e muitos detalhes. objetiva.Quando for argumentar. 7. > Seja paciente e vá devagar com as críticas e argumentos.Se quiser pedir um aumento. CUIDADO: use o bom-senso e a sensibilidade. . 8 ETIQUETA PROFISSIONAL Etiqueta é um conjunto de normas de procedimentos da boa educação no relacionamento entre as pessoas. saber se portar. no bom gosto e no bom-senso. procure estudar e antecipar as questões.> Demonstre segurança. gráficos. preocupado. > Seja coerente. Jamais peça aumento quando o chefe estiver ocupado. esteja preparado (a) com dados de pesquisa e referências. como se vestir.0 16 . .Pense antes de falar. Ter etiqueta é ter estilo.4 DICAS DE COMO COMUNICAR-SE COM O CHEFE . cuidado com os sentimentos e ações que vai expressar e expor para o chefe.Em uma reunião. . > Não seja precipitado e cuidado para não interromper ou “atropelar” quem está falando.Procure responder as perguntas de forma concisa. passando por situações de estresse e mudanças de impacto. . procure estar preparado (a) para as perguntas que possam lhe fazer. O timing é tudo. > Procure ouvir sem pré-julgamentos. baseada nas boas maneiras. certificando-se que esteja argumentando com base sólida. números. como se AN02FREV001/REV 4. certificando-se que está em condições para respondê-las.

. .A pontualidade deve ser um hábito. . . AN02FREV001/REV 4. . .Jamais chame o cliente de “querido”.0 17 .Cuidado com perfumes fortes. obrigado.Ter bons modos no telefone pode fazer a diferença na sua carreira profissional. no mundo dos negócios. . jamais deixe as unhas com o esmalte descascado. . ser gentil. jamais com a mão mole e pegando somente nos dedos.1 ALGUMAS DICAS .Não faça fofocas.Cuidado com os acessórios. .Mensagens e recados devem ser curtos. o cumprimento e as apresentações devem ser feitas por meio do aperto de mãos firme.Não tussa e espirre em cima do telefone enquanto estiver falando.Evite decotes. .Para as mulheres. . . . .Procure responder os e-mails em até no máximo 48 horas. “meu bem”. . por favor. se for preciso afaste o telefone ou peça licença. nada de exageros. sincero e atencioso e essas regras são fundamentais para transmitir confiança e ser respeitado. . 8. simpático. .A maquiagem deve ser neutra.Procure se vestir de acordo com o ambiente e seja o mais discreto e formal possível.posicionar.Procure sempre cumprimentar quando chegar.Nunca seja o último da festa e cuidado com os excessos de bebida e comida.Seja gentil e faça da sua rotina o hábito de falar com licença.Os cartões de visita precisam estar atualizados.Seja simpático e sorria.A gravata deve chegar até na altura do cinto.Geralmente. . .

.Em almoço e jantar de negócio quem convida paga. .Não olhar nos olhos do interlocutor é falta de respeito. mas o resultado é eficaz. encontros com clientes e almoço ou jantar de negócios. procure se esforçar para lembrá-lo ou ache alguma maneira de não precisar falar que se esqueceu.Jamais fale mal da empresa para um cliente ou fornecedor.Não critique alguém na frente de outro. AN02FREV001/REV 4. mas caso tenha esquecido. 9 ASPECTOS IMPORTANTES PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA “É importante perceber que o despertar depende de você”.Quando se trata de viajar para outro país é importante procurar saber sobre alguns hábitos do lugar. . exceção quando estiver aguardando uma notícia e/ou ligação importante e deve ser avisado antes. .Retribua um sorriso. . O sucesso na vida depende de persistência e de ação e planejá-las consome algum tempo.Antes de pedir a conta diga que vai ao toalete e pague a conta sem ser na mesa. .Evite palitar os dentes.O homem deve abrir a porta ou deixar a mulher ou idoso entrar ou passar primeiro. . .0 18 ..Não fale ao celular em reuniões.Chame a pessoa pelo nome. Roberto Shinyashiki Qualidade de vida é uma forma mais saudável e feliz de viver. Você é a sua maior marca e o seu sucesso depende muito de você.Não lixe e corte as unhas na frente de outras pessoas. . . .

Como tem se relacionado com as pessoas? . AN02FREV001/REV 4. “obrigado(a)”. “desculpe”.Como está o seu lazer? . Está na hora de pensar em você e procurar se reinventar. No trabalho.Como anda sua paciência? Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas e avaliadas frequentemente e com muita atenção durante nossa vida.Tem tirado um tempo para você fazer o que gosta? . que te proporciona viver uma vida melhor e com mais oportunidades para você e sua família. “tenha uma boa-noite”.9. É de extrema importância que você não tenha o seu trabalho como um fardo e uma obrigação.Tem cuidado da sua imagem? .Tem se sentido muito cansado(a) e/ou desmotivado(a)? Caso tenha respondido que sim. Caso tenha respondido à maioria das perguntas de forma negativa. Que tal começar cuidando do seu visual? Procure sorrir.1 REFLEXÃO . “por favor”.Tem o hábito de se exercitar? . tente responder por quê? . “com licença”. é preciso tomar uma atitude e urgente.Sua alimentação é equilibrada e saudável? .Como anda seu humor? . mas sim um aliado.Você gosta do seu trabalho? .Tem dormido bem? . “até amanhã”. “por gentileza”. tirar um momento do seu dia para fazer algo que te proporcione bem-estar e alegria.0 19 . comece a inserir no seu vocabulário “bom dia”.

0 20 . > Comemorar suas conquistas.2 ALGUNS ASPECTOS LIGADOS À SATISFAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL > Renda capaz de satisfazer as expectativas pessoais e sociais. Alterar hábitos que a princípio nos trazem prazer. persistência e determinação. Edina Bom Sucesso Mudar não é fácil. “Há uma força especial dentro de nós”. > Compreender as diferenças individuais. > Orgulho pelo trabalho realizado. mas com boa vontade todos guardamos uma força imensa capaz de transformar nossos sonhos em realidade. > Autoestima. requer disciplina. Lair Ribeiro AN02FREV001/REV 4. > Ter saúde. > Sentir-se útil. > Harmonia consigo e com o outro. > Ter segurança afetiva. > Ter tempo para a família. > Horários e condições de trabalho sensatos. > Ambiente de trabalho saudável. > Ter objetivos pessoais. mas que são prejudiciais à qualidade de vida.9. > Respeitar o outro e se fazer ser respeitado. “Viver com qualidade é ter consciência do próprio comportamento e autocrítica que permitem avaliar as consequências do estilo de vida na relação consigo e com o outro”.

10. . O segundo é a paixão.” Dov Éden É preciso gostar do que se faz e ter motivação para ir ao encontro dos objetivos e resultados almejados. .Crie ótimas lembranças para seus clientes. “Sucesso é o resultado da prática constante de fundamentos e ações vencedoras. AN02FREV001/REV 4. no seu livro “Transformando suor em ouro”. Se você gosta e ama o que faz.Personalize suas relações. Não há nada de milagroso no processo. . relata que a motivação é uma porta que abre de dentro para fora e baseia-se em dois pilares: a primeira é a necessidade. Amadores aspiram. mais podem influenciar no seu acontecimento. Bernardinho. É preciso encarar que cada dia deve ser uma oportunidade de fazer o melhor que pudermos. nem sorte envolvida. pois se você precisa vai “correr atrás” dos seus objetivos e vai se dedicar ao máximo. . treinador de vôlei. vai querer estar sempre melhorando e surpreendendo. profissionais trabalham.” Bill Russel Quando fracassamos ou nos vemos limitados é preciso superar com a disciplina.10 O QUE É PRECISO PARA OBTER UM SERVIÇO DE ALTO NÍVEL? “Quanto mais as pessoas acreditam em uma coisa.Não deixe o atendimento virar uma simples rotina. quanto mais se dedicam a ela.Mostre que você se importa.1 ALGUMAS SUGESTÕES .0 21 .Seja ético e sincero.

Divirta-se e comemore com os seus clientes. . ..Faça os clientes se sentirem especiais.Não prometa o que não pode ou não pretende cumprir.0 22 . Se você procurar realizar essas dicas já terá um bom resultado no trato no seu desempenho profissional. “Sucesso é o estado de espírito resultante da consciência que você tem de haver se empenhado para ser o melhor que é capaz de ser”. Bernardinho AN02FREV001/REV 4.Não perca o foco na execução de uma tarefa. .

2009. 2002. BOOG. Gustavo G. Célia. Liderança para fazer acontecer. São Paulo: J&PM. São Paulo: Makron Books. Rio de Janeiro: Qualitymark. NAVARRO. 2005. SALGADO. REZENDE. Leila. 2008.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOM SUCESSO. 1. Rio de Janeiro: Objetiva. José Luiz. ed. São Paulo: Gente. AN02FREV001/REV 4. Talento para ser feliz: encare os desafios e obstáculos do mundo globalizado e conquiste o sucesso.0 23 . Marketing Pessoal: O sucesso é você. 1995. Rio de Janeiro: Qualitymark. ed. Edina. BOOG.. GOLEMAN. 1993. Motivando sempre. 2006. MODERNO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2005. TEJON. ed. 2006. Transformando suor em ouro. Con-Viver em Equipe: Construindo Relacionamentos Sustentáveis. Boas maneiras e sucesso nos negócios: um guia prático para executivos. RONDON. 2007.. Léo. RIBEIRO. Daniel. Campo Grande: Comunique Assessoria e Marketing. São Paulo: Melhoramentos. LEVIORE. Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. José Alfredo. 4. Mas com muita emoção! 8. Inteligência Emocional.. 2002. Magdalena. Londrina: Grafmark. Luciana Mariz Pinto Nunes. Bernardo Rocha de. Rio de Janeiro: Sextante. São Paulo: Gente. Motivação no trabalho.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Special offer for students: Only $4.99/month.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Cancel anytime.