Dinâmicas de grupo - Oratória

O pleno entrosamento entre alunos é fundamental para o bom aproveitamento de qualquer curso. As dinâmicas de grupo facilitam as atividades propostas pelo professor, na medida em que o aluno se integra e participa com todos os elementos do grupo. São utilizadas dinâmicas de grupo nos cursos de Leitura Dinâmica, Memorização e Oratória. Essas técnicas levam os alunos à espontaneidade, relaxamento e descontração.

DESTRAVA LÍNGUA ± Curso de Oratória

Objetivo: fazer o aluno usar a palavra com espontaneidade Material: vários objetos como óculos, caneta, livro, relógio, etc. Procedimento: Cada aluno escolhe um dos objetos apresentados pelo professor. O aluno deve falar livre e espontaneamente tudo que sabe e o que quer sobre o obj eto escolhido.

MENSAGEM NO ESCURO ± Curso de Oratória

Objetivo: Desenvolver estratégias de comunicação direta. Material: vários sacos ou caixas fechadas, contendo objetos como algodão, feijão, pedras, folhas, botões, etc. Procedimento: Os alunos ganham um saco, contendo um dos objetos acima mencionados. Após tentarem descobrir o que tem em seu saco, tentam passar para os colegas o que encontraram, sem, porém, falar o nome do objeto. Nesse caso, falar apenas como é o formato, se é de utilidade, ou se é par a comer, etc. O grupo deverá descobrir o que tem dentro do saco.

Procedimento: Dividir o grupo de alunos de acordo com a quantidade de parágrafos do texto . CORRENTE HUMANA ± Curso de Memorização Objetivo: entrosamento do grupo Material: perguntas previamente escolhidas pelo professor que levem a resposta ³sim´. o grupo todo andará para frente. A cada resposta positiva o aluno leva o pé direito para frente. um cronômetro. colocando as duas mãos nos ombros de seu colega da frente. ou ³não´.LEITURA PINGUE-PONGUE . levando todo o grupo ao desequilíbrio. O grupo inicial lê o primeiro parágrafo dinamicamente e logo a segui r conta o que leu para todo o grupo. O segundo grupo dá continuidade à leitura e explica o que leu. Dessa maneira. Procedimento: Os alunos posicionam-se em fila. e assim sucessivamente. e a cada resposta negativa o pé esquerdo.Curso de Leitura Dinâmica Objetivo: treinar leitura dinâmica e entendimento simultâneo. Objetivo: estimular-se respostas rápidas . O professor também pode formular perguntas que não levem a mesma resposta. RELÂMPAGO MENTAL ± Curso de Memorização. O professor estipula previamente a velocidade de leitura dinâmica que deverá ser utilizada. Material: um texto com diversos parágrafos numerados previamente. no segundo parágrafo.

Qual a capital da Argentina? . Que dia da semana é hoje? ± Qual o nome da rua onde mora?).Qual o nome do nosso governador?).Material: Uma lista de perguntas escolhidas previamente pelo professor Procedimento: O professor faz perguntas rápidas aos alunos. . Qual o nome de sua primeira professora? ± Qual o nome de sua avó materna?). As perguntas posteriores devem ser referentes ao passado do aluno (ex. As perguntas iniciais devem ser simples (ex. Depois formular perguntas mais complexas. que devem responder imediatamente. porém com respostas fáceis (ex.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful