You are on page 1of 9

PARTE IV MAGIA SEXUAL

Irvine Cunha

121

apenas uma das correntes de energia 122 .C. A feitiçaria sexual é um dos aspectos mais importantes da magia moderna por revelar um método mágico que é encontrado no próprio corpo humano. A Antiga Religião da Europa baseava-se em ritos de fertilidade para assegurar a proliferação de animais. sendo que os primeiros registros datam de 3000 a. da mente e do espírito humano. conhecidos no ocidente como lunar e solar ou feminina e masculina (receptiva/negativa e ativa/positiva). É uma tradição que une tanto o ocidente quanto o oriente e usa técnicas de diferentes escolas. A magia sexual também é um recurso usado como fonte do poder que fortalece as cerimônias ritualísticas e para obter o auto-conhecimento através da exploração do próprio corpo. Para entender plenamente a feitiçaria sexual deve-se pôr de lado todos os preconceitos e adentrar o estudo com a mente aberta e uma predisposição de considerar uma nova via para entender e experienciar o Universo e a si mesmo. com a manifestação afetiva de um indivíduo ou simplesmente a ação de compartilhar prazer e desejo carnal com outra pessoa. geralmente. O conceito pagão da atividade sexual era saudável e natural. Era a mais poderosa energia que os humanos podiam experimentar através dos próprios sentidos. plantas e humanos. O ato de criar outras vidas através de relações sexuais e instituir uma força ou um vínculo energético entre as pessoas envolvidas é visto como místico e sagrado.1 INTRODUÇÃO A magia ou feitiçaria sexual é a prática ritualística desenvolvida através das energias canalizadas do corpo físico. Existem dois canais de energia no corpo humano que estão associados ao sistema nervoso central e à medula espinhal. psique e alma. Sua origem nos remete às práticas das crenças pré-cristãs. Nas pessoas.

está aberta e fluindo. responsável pela criação de todas as formas viventes. Dessa forma. Witchcraft for tomorrow). apenas a corrente lunar flui desimpedida. são usadas representações simbólicas dos antigos elementos da fertilidade. os pólos femininos da criação eram reverenciados como sagrados e a mulher era vista como o principal canal gerador de vida. Porém. O fluxo harmonioso das correntes no corpo é simbolizado pelo antigo símbolo do Caduceu. Entre as mulheres. Isto se deve a opção pessoal dos praticantes (inibição e preocupações com as doenças sexualmente transmissíveis) e a pressão social de uma cultura judaico-cristã. este fato causa um desequilíbrio e influencia negativamente várias esferas da vida humana. Em todas as situações. Apesar de (teoricamente) compor vários sistemas mágicos. utilizavam-se de mulheres e do sangue menstrual como elementos principais do Altar Cerimonial. Deste modo. essa situação está invertida. Posteriormente. a maioria das tradições não incorpora a magia sexual em suas atividades. diversas escolas iniciáticas a adotaram e adaptaram de acordo com a própria filosofia. apenas o canal solar está realmente livre. ainda é uma das práticas mais utilizadas no hinduísmo. Entre os homens. através da doutrina do Thelema. onde o sexo é visto como algo pecaminoso e polêmico. os princípios básicos permanecem inalterados. Sagrado feminino Nas antigas crenças pagãs. os ritos que envolviam magia sexual. sejam objetos que representem os genitais ou apenas uma dança ou encenação erótica. 123 . Na Índia. No caso dos homossexuais. A Deusa era a divindade principal. atualmente. nos ritos sexuais modernos. Um dos maiores divulgadores da Magia Sexual contemporânea ocidental é Aleister Crowley. São as outras religiões que devem desculpas pela miséria da repressão puritana que impingiram à humanidade" (Doreen Valiente. "A Bruxaria não deve desculpas por envolver magia sexual.

124 . ato que unia magicamente os celebrantes na atual vida e nas próximas encarnações. Ainda. a energia sexual não é liberada como no ato sexual tradicional. Fluidos mágicos Os fluidos produzidos no corpo humano de forma natural ou através da estimulação sexual também são utilizados nas cerimônias herdadas dos povos antigos que envolvem a magia sexual e são empregados para um determinado objetivo. enquanto a invocação é recitada. ao unir o sangue de duas pessoas. ligando-o ao cordão umbilical etéreo da Deusa. Os caçadores e guerreiros eram ungidos com pinturas ritualísticas que continham sangue menstrual.O altar sagrado é formado por uma mulher que se deita de costas. o vinho ritual continha três gotas do sangue menstrual da Suma Sacerdotisa do clã. O Sumo Sacerdote pinga três gotas de vinho. Nas cerimônias dos antigos. tendo o útero como centro. a qual é invocada em seu corpo. Neste caso. mas inibida por períodos prolongados e canalizada através da mente para que se manifeste numa forma de pensamento mágico. O sêmen era considerado energia canalizada que vitaliza o praticante que o recebe. com as pernas dobradas e afastadas (de forma que os calcanhares toquem as nádegas). Acreditava-se que. criava-se um vínculo entre ambas. Ungir os mortos com o sangue era uma forma de assegurar o retorno à vida. uma no clitóris e uma em cada mamilo. nua. Criança mágica A criança mágica é um termo utilizado na magia sexual ocidental para designar uma imagem no momento do orgasmo. o estímulo dos mamilos faz com que a glândula pituitária secrete um hormônio que ativa as contrações uterinas. Um cálice é colocado diretamente sobre seu umbigo. Isso ativa o fluxo de certos fluidos através do canal vaginal. Derrama-se o vinho sobre o cálice. traçando uma linha imaginária que forma um triângulo no corpo feminino. Seguese um beijo em cada ponto. formando uma imagem astral durante o orgasmo.

Recentemente. temos a encarnação da Deidade em marido e esposa. As escolas ocidentais de magia sexual Gnosticismo é uma escola religiosa de pensamento cujo desenvolvimento provavelmente ocorreu em algum momento ao redor do advento de Jesus. Por muitos anos os ensinamentos do Gnosticismo não foram conhecidos. Mesmo hoje em dia Tantra ainda está vivo na Índia moderna. enquanto suas formas externas tenderam a ser de extração hebraica.Para esta atividade. pesquisas descobriram que a essência da tradição Gnóstica era uma forma ocidental de Tantra. Na grande China. onde a feitiçaria sexual era central para a maioria das tradições iniciáticas secretas. temos a alquimia sexual e os mistérios da libido milhares de anos antes de Freud. Este "tantrismo" tinha ritos iniciáticos e 125 . Seus textos primários são conhecidos como “Tantras” e são tão velhos quanto os Vedas (pelo menos dois mil anos antes de Cristo). A influência do tantrismo pode ser vista na maior parte das culturas antigas. As escolas orientais de magia sexual Símbolos rituais tântricos têm sido encontrados datados aproximadamente de três mil anos antes de Cristo. Nos cultos gnósticos. não haja nada mais na mente que a imagem que deseja ver criada. em Creta e em Roma. de forma que no momento do orgasmo. Tantra (que significa “a via”) é a mais antiga das religiões do mundo oriental. é necessário que o praticante tenha desenvolvido a arte da concentração/visualização e um controle firme sobre a própria força de vontade pessoal. Se estiver incompleta ou difusa. se não mais velhos. Kamrup in Assam. é possível que interferências negativas se manifestem e passem a consumir a energia sexual do praticante. Estes símbolos de fertilidade parecem ser de origem indo-européia e demonstram a antigüidade dos cultos tântricos. sendo a representação da yoni ou vagina da própria deusa. Outros exemplos podem ser encontrados no Egito. Este conceito é uma das bases na crença dos íncubos e súcubos. Suas origens são encontradas no Egito e na Suméria. ocupando um dos lugares mais sagrados dos Hindus.

deixara claro que a sua premissa central de ensinamento era a feitiçaria sexual. muito embora seus métodos dessa forma de magia não pareçam ser muito potentes. num menor grau. ênfase na magia dos números). embora estas tradições não mais são ensinadas pelas derivações modernas da Golden Dawn. muitos eruditos ingleses começaram a pesquisar sobre as tradições tântricas sobreviventes em ambas suas formas oriental e ocidental e isto gerou ordens como a O.C. acredita-se que embora a ordem funcionasse com um foco Cristão-Judeu.O. a Golden Dawn e outras ordens herméticas relacionadas. sistema de magia ritual baseado na tradição medieval européia. isto é. No caso da Golden Dawn. Oriflamme. tomou lugar por volta de 200 d. Outros sistemas mágicos que utilizam a magia sexual Sistema Aurum Solis Uma variação do Sistema da Golden Dawn (fusão rígida da Cabala prática com a magia greco-egípcia.T. somado ao uso de práticas de magia sexual. o ensinamento da magia sexual e este ensinamento explica sem exceção todos os segredos da Livre Maçonaria. e seu ressurgimento ocorreu através de ordens secretas tais como a Ordem de Sião e os Cavaleiros Templários. ou ainda o seu movimento nos anais do ocultismo. A Ordo Templi Orientis também conhecida como a Ordem dos Templários do Oriente é uma ordem explicitamente tântrica com tonalidades maçônicas. Por volta de meados dos séculos XIX e XX. sob esta fachada uma forte tradição de feitiçaria sexual floresceu. Este grupo é liderado pelos ocultistas Melita Denning e Osborne Phillips. Sistema Satânico (Satanismo) 126 . e.práticas adaptadas de várias tradições ainda que operando sob uma mesma estrutura organizacional generalizada. Mas contém no seu bojo todo o material técnico da Golden. A ordem possui a chave que abre todos os segredos herméticos e maçônicos. Em 1912 a sua revista. Parece que a morte do Gnosticismo.

volta e meia. portanto. Os ensinamentos de LaVey baseiam-se nos de Aleister Crowley. talentoso artista plástico. chamada missa negra. 127 . Basicamente. O. o redescobridor do Culto de Priapo. que. além de ter sua própria versão da missa católica. não se prega o sacrifício animal. simbólica. Seu criador. Na corrente da Igreja de Satã. ao menos com a pretensa vítima presente. Estados Unidos. Historicamente. tudo como convencionou-se chamar de magia negra tem lugar entre os Satanistas.É um fenômeno cristão. será uma vítima sacrifical. O Satanismo de LaVey é um culto organizado. Baseia-se no dualismo Deus-Diabo. sendo.: D. além de fazer extenso uso das Chamadas Enoquianas.T. por Anton Szandor LaVey. A partir de então. É aceitável realizar um ritual visando a morte de outrem. o Satanismo como culto organizado nunca existiu. a crença do Satanista dividi-se em três pontos: 1) O Diabo é mais poderoso que Deus. O sacrifício humano inexiste. então. 3) Satã recompensa seus servidores com poderes pessoais e facilitalhes satisfazer e realizar seus desejos. Baseia-se na fusão da magia sexual com a sigilização mágica. A obra principal deste sistema é Practical sigil magic.:. morreu esquecido e quase na miséria. sem relação com os Satanistas que. Austin Osman Spare. 2) Aqueles que praticam o mal pelo mal. e Fraternitas Saturni. de Frater U. são manchete dos noticiários. até a criação da Igreja de Satã.O. Contudo há notícias de alguns Satanistas que ainda praticam a imolação de pessoas. seus servidores. presente em tantas culturas. buscando criar versões próprias da magia ritual e da magia sexual. É a primeira manifestação organizada de magia pragmática. BemMal. Basicamente. Sistema Zos-Kia-Cultus Criado por Austin Osman Spare. fundada em 1966. substituído pelo orgasmo sexual. o Satanismo passou a contar com rituais específicos. estão realizando o trabalho de Satã. na Califórnia.

Satana). centralizando suas práticas na magia sexual. através da dissolução do ego.) e de Austin Osman Spare (e da Zos-KiaCultus).Fraternitas Saturni) Muito parecido com o sistema de Magia da O. porém. desde que funcione.S. alcançando o mesmo estado que o da Divindade cultuada: Lúcifer. A Magia do Caos é atualmente divulgada por seu organizador Peter James Carroll e por Adrian Savage. outros administrativos.Iluminados de Thanateros) A Magia do Caos tem origem nos trabalhos de Austin Osman Spare.T.T. Sistema Luciferiano (Luciferianismo . Portanto. Entre suas práticas mais importantes vale ressaltar o uso da magia sexual. Sistema Ansariético 128 . a oitava superior de Saturno. na magia ritual e na magia eletrônica. Está se tornando o mais influente Sistema de Magia entre os intelectuais da modernidade.O. Lúcifer e Satã são entidades distintas. conta.O busca-se a fusão com a Energia Criadora. redescobridor do Culto de Priapo. 2º. Satan.Sistema de Magia do Caos (Círculo do Caos .) busca-se elevar o espírito humano a uma condição de Divindade. Seu sistema procura englobar tudo quanto seja válido e prático em magia. em ordem decrescente: 4º. (Thelêmico). descartando tudo quanto for mais complexo que o necessário. Caracteriza-se por não ter preconceitos contra nenhuma forma de magia. com uma distinção fundamental do sistema pregado por Aleister Crowley: enquanto na O. e cuja oitava inferior é Satã.O.T. há 33 graus.S. Os praticantes da Magia do Caos consideram-se herdeiros mágicos de Aleister Crowley (e da O. cuja região central é o Demiurgo. alguns mágicos. Shatan ou Satanás (e sua contra-parte feminina. 3º. Na F.. 1º e 0º. na Fraternitas Saturni (F. Seus graus mágicos são cinco.

Aleister Crowley. Os palladianos têm sua doutrina no conceito do ser humano pré-adâmico. no ser humano bissexuado. Baseando-se nessa crença. é o primeiro dos modernos métodos de magia sexual. Sistema de Eulis Criado por Pascal Beverly Randolph. e interpretar o significado oculto da literatura. além de buscar decifrar os ensinamentos ocultos de todos os mestres. e cometeu suicídio após muitos problemas na vida. que criaram o pecado relacionando-se sexualmente uns com os outros. Com o pecado. isto é. além de outros mestres do ocultismo. para o qual o relacionamento sexual era desnecessário para a procriação. os palladianos buscam trazer luz aos conceitos tão mal compreendidos da magia sexual. Era mulato. Sistema Palladium Criado por Robert North. 129 . é um método científico de magia sexual ocidental. Filhos de Deus.Criado pelos Ansariehs ou Aluítas da Síria. libertino. Pascal Beverly Randolph. provocando a queda da humanidade. um iniciado entre os Aluítas. o que causou a expulsão deles do Éden. muito poderoso e perigoso. residente nos Estados Unidos no século XIX. veio a punição: Deus dividiu o sexo dos seres humanos. Esses seres eram os Elohim. estudioso de Franz Bardon. político liberal. Seu criador era médico.