De: Daniel Teixeira 8º 6º nº 3 Docente: Luísa Jesus

sentiam que a metrópole se tornara numa colónia do Brasil. Os portugueses sentiam que D. Em 1817. . incluindo Gomes Freire de Andrade. antes os exaltou. e as vitórias sobre as forças napoleónicas. situação agravada ainda pela constante decrescente de recursos para a colónia e o permanente desequilíbrio orçamental. sob influência dos ingleses.A 24 de Agosto de 1820 em Portugal deu-se a revolução liberal portuguesa este sem duvida foi um dia marcante para todos os portugueses que estavam todos enervados com o que se passava em Portugal. Porque é que a revolução liberal aconteceu? Na sequência das invasões francesas e da partida da fam ília real para o Brasil. Esta atitude. longe de acalmar os ânimos. Portugal tornou-se um país abandonado pelo seu rei nas mãos dos ingleses. João VI retirava a dignidade a Portugal. A sentença foi dura: a execução de doze portugueses. várias pessoas foram presas por acusação de falar a vida de Beresford e contra a regência.

o Sinédrio -. formando-se uma Junta Provisional do Governo Supremo do Reino. Assim. o exército. sob a liderança dos coronéis Sepúlveda e Cabreira. sob a presidência do brigadeiro-general António da Silveira. De imediato se efectuou uma reunião na Câmara Municipal. mas soçobrou perante um novo levantamento. Em Lisboa a regência tentou resistir. João VI mais amplos poderes. revoltou -se no Campo de Santo Ovídio. A Junta tinha como objectivos imediatos a tomada da regência do reino nas suas mãos e a convocação de Cortes que redigiriam a C onstituição. que formou um Governo Interino. O liberalismo triunfou em Espanha. no Porto.Como aconteceu? Em 22 de Janeiro de 1818. O Sinédrio aproveita a sua ausência para aumentar significativamente o seu já grande número de membros e preparar irreversível e definitivamente a revolução. No ano de 1820 vários factores iriam contribuir para o agravamento da situação. às primeiras horas da manhã de 24 de Agosto de 1820. . se fosse caso disso. a 15 de Setembro. aprofundando-se os já existentes contactos com liberais portugueses. Beresford partiu em fins de Março para o Brasil. cuja actividade consistia em acompanhar a actividade política e intervir. Manuel Fernandes Tomás fundou no Porto uma associação secreta . a fim de obter junto de D.

Grandes Homens Manuel Fernandes Tomás .

António da Silveira Sem estes homens nunca teria havido a revolução liberal portuguesa sem duvida estes foram os homens da nossa história. Mas o deles mais importante foi Manuel Fernandes Tomás o criador do Sinédrio . A importância da revolução A importância da revolução é que antes estávamos a ser governados pelas tropas britânicas devido aos reis portugueses terem deixado Portugal ao comando dos britânicos. Mas depois da revolução Portugal tornou-se um pais melhor e com melhores condições de vida devido ao grande homen Manuel Fernandes Tomás .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful