Eletricidade Estática: Causa, Efeito e Solução

A eletricidade estática é um fenômeno físico que você não vê, mas sente, porque ela causa perda de produção, de tempo, de matéria - prima, podendo ainda criar incêndios, choque em operadores, contaminações com fuligem ou pó e causar graves danos aos componentes eletrônicos sensíveis, requerendo altos custos de manutenção e/ou reparos em serviços de campo.

Para se compreender por completo o grande efeito da eletricidade estática sobre a produção, em primeiro lugar é importante saber porque as cargas estáticas ocorrem. O aumento de carga estática é causado por um dos seguintes processos: por fricção entre duas superfícies (chamado de triboeletrificação), ou por proximidade a um campo eletrostático (denominada carga de indução). Quando as substâncias se tornam carregadas por triboeletrificação, os elétrons migram da superfície de um material para superfície de outro. Ao separar-se as duas superfícies, perdem elétrons e torna-se positivamente carregada. A outra ganha elétrons e torna-se carregada negativamente. Á medida em que a pressão ou velocidade do contato e separação (fricção) sobem a quantidade de carga estática (nível de voltagem) aumenta. Materiais em movimentos rápidos tais como partículas de plásticos em uma esteira pneumática ou uma película de filme – podem rapidamente produzir cargas de mais de 20.000 volts (Veja figura 01 e 02). Exemplo de carga triboelétrica (uma transferência de elétrons) ocorre quando dois materiais estão em contato e em seguida são separados. Um material adquire um excesso de íons negativos e outro excesso de íons positivos (Veja figura 03).

Fricção, Pressão e Separação

O exemplo de fricção, pressão e separação são as maiores causas de eletricidade estática industrial. Um objeto altamente carregado é cercado por um campo elétrico. Se um objeto condutor ou isolante entrar neste campo, também ficará carregado. Isso possibilita a descarga eletrostática (também conhecido pela sigla "ESD" do inglês Discharger electrostatic). Para algum outro objeto condutor, pode-se resultar em um arco de energia suficiente para ignizar combustíveis, destruir

Tipos de Materiais O quadro de Séries Triboelétricas mostra a carga relativa positiva ou negativa de vários materiais (Veja figura 09). Conectar o isolante ao solo. Isolantes X Condutores Os materiais são divididos em dois grupos básicos: condutores e isolantes. quando um condutor que não está em contato com o solo fica carregado. uma divisão elétrica. por esta razão. um isolante pode reter várias cargas estáticas de diferentes polaridades e potenciais em várias áreas sobre sua superfície (Veja figura 05 e 06). por causa disso. Um isolante reage de modo muito diferenciado á eletricidade estática. por isso. dependendo do que for . Um ionizador emite quantidades de íons negativos e positivos na área do material carregado de estática. e outras podem ser repelidas. localizada de moléculas de ar em íons negativos e positivos. Isso explica porque certas áreas de um material podem ser aderidas. e não pode ser neutralizado por técnicas simples de conexão ao solo. Um condutor pode ser descarregado. outros meios devem ser empregados para neutralizar estática em isolantes (Veja figura 07 e 08). o qual.componentes eletrônicos sensíveis ou causar choques em funcionários (Veja figura 04). A neutralização de carga estática em isolantes é mais eficazmente conseguida através de ionização. sendo conectado ao solo. Dentro de um condutor os elétrons se movem livremente por toda a substância. então passa a atrair um número suficiente de íons positivos ou negativos. todo o volume do corpo condutor recebe uma carga da mesma voltagem e polaridade. não fará com que haja neutralização como acontecem com substâncias condutoras. Dentro de um isolante o fluxo de elétrons é muito limitado.

Instituto Nacional Metrologia.Electrostatics Society of America www.Journal ESD www. atrai íons até que a carga no material se torne neutra.org .Associação Brasileira de Normas Técnicas www.br .uk .Deutsches Institut für Normung e.de . As cargas são reduzidas a níveis seguros.com .org .br .ce-mag.British Electrostatic Control Association www. ou seja.American National Standards Institute www. V. www. Normalização e Qualidade Industrial www.co.20-1999 Electrostatic Discharge Terminology .Compliance Engineering Downloads Standard ANSI/ESD S20. Links www.brasil.beca.din.gov.org .br . mesmo em movimentos rápidos (Veja figura 10).Glossary Norma Regulamentadora (NR-10) .com .esdjournal.abnt.ansi.electrostatics.inmetro.esda.Electrostatic Discharge Association www.gov. quando um material carregado passa por este campo.Portal do governo brasileiro www.necessário para a neutralização.org.