You are on page 1of 3

A racionalizao do mundo: se no tem remdio, remediado est?

Paulo Hayashi Jr.*

Resumo O presente ensaio uma reflexo sobre a questo da modernidade e seus impactos sobre a vida cotidiana das pessoas, bem como uma possvel abertura para que os dilogos entre cincia e religio se tornem possveis. Ademais, sob a condio de prisioneiros dentro da gaiola de ferro devido crescente racionalizao e individualizao do mundo, o papel da religio se torna fundamental para abertura do trinco devido ao combate ao ego, orgulho e vaidade. Por fim, o texto apoia-se no clssico Tao Te Ching, escritos 600 a.C. como uma forma de equilibrar e reconciliar as duas potncias: razo e f. Palavras-chave: gaiola de ferro, modernidade, cincia, religio.

Abstract The piece of research is a reflection about modernity and its impacts on the dayby-day activities of Human being. The reflection tries to open space for dialogues and inquiries between science and religion. Religion tries to combat ego, pride and vanity and these can be a source to understand the iron cage of modernity. The Tao Te Ching scripts are used to reconcile these two potencies: reason and faith. Key words: iron cage, modernity, science, religion.

PAULO HAYASHI JR. Doutorando em Administrao - Universidade Federal do Rio Grande

do Sul.

18

Se na modernidade a razo prevalece e idias iluministas afugentam as trevas e o obscurantismo medieval, tambm neste perodo que o mundo comea a perder seus encantamentos e a exceder nos limites da prpria razo. Assim, certo est o grupo de escritores alemes (a gerao de 1750) conhecido como Tempestade e mpeto (Sturm und Drang) liderados por Goethe (KORFF, 1958), em fazer oposio racionalidade Iluminista. O excesso de sentido e de razo no torna o mundo melhor, assim como no o pela sua falta. Todavia, ser por meio dos trabalhos de outro alemo que a racionalizao do mundo ser melhor compreendida. Por isso, este ensaio tem como objetivo descrever alguns aspectos dos trabalhos de Max Weber (1999, 2008), bem como imbricar com alguns questionamentos e reflexes acerca de onde vamos parar. Diferentemente das outras pocas da humanidade pode-se dizer que a modernidade se caracteriza por ser a sociedade das organizaes, bem como uma crescente organizao da sociedade em si. A sociedade moderna calcada fortemente nas cincias e no capitalismo, permitindo o desenvolvimento de organizaes com sofisticados aparatos administrativos e de controle permeados pela razo, sendo esta primazmente de cunho utilitarista, ou como se costuma dizer de clculo utilitrio de conseqncia meio-fim. Na suas anlises, Weber utilizou-se de uma metodologia especfica chamada de tipo ideal o que permite olhar por toda a floresta, ao invs de focar numa ou outra rvore em especfico. preciso voar alto para ver longe. Deste modo, o tipo ideal permite sair do mundo concreto, especfico e olhar distncia no horizonte da sociedade, possibilitando assim a construo de uma grande teoria que permite a anlise e a compreenso do seu tempo, a

modernidade. Por isso, a teoria de Weber serve como um grande guardachuva terico onde outras teorias menores podem encontrar abrigo. Como a teoria contigencial (DONALDSON, 1985) por exemplo. Por meio do tipo ideal, Weber tambm percebe que h no apenas uma crescente racionalizao das organizaes e do mundo, mas tambm a sua individualizao e o aprisionamento da humanidade pela racionalidade instrumental. O que se costuma chamar de gaiola de ferro. As relaes humanas permeadas por clculos meiofim esto no eixo oposto daquele defendido pelos intelectuais liderados por Goethe. As anlises de Weber (1999, 2008) convergem para uma forma espiral sem fim de racionalizao onde esferas da vida no destinadas ao trabalho comeam a ser invadidas pela lgica instrumental. Por exemplo, atualmente um gerente precisa trabalhar mais de 70 horas semanais para receber uma remunerao condizente com seu padro e expectativa de profisso. E a sua avaliao ser positiva, ou negativa, dependendo dos lucros obtidos no perodo. Assim, alguns itens tidos como modismos gerenciais como escritrio virtual, SOHO Small Office, Home Office - ganham maior durabilidade e corroboram, juntamente com o desenvolvimento de tecnologias como o telefone celular, e-mail, chats, voip para dificultar a separao da vida pessoal da vida profissional. fcil encontrar exemplos de pessoas que no conseguem se desligar da empresa, mesmo quando esto em envolvidas em atividades familiares. Ademais, sistemas mais avanados e sutis de controle como a identificao biomtrica aumentam a necessidade de eficincia produtiva. E o individualismo crescente da sociedade completa a idia de que no a 19

humanidade coletivamente que est presa numa grande gaiola de ferro, mas sim os indivduos em pequenas gaiolas separadas. O egosmo e a crescente individualidade do ser humano, chegando at mesmo no oportunismo de Williamson (1996) tornam a gaiola cada vez mais aparente e mais necessria de ser alvo de resistncia e combate. Todavia, como fazer isso? Como fazer o Homem passarinho escapar da gaiola? Vejamos alguns exemplos do cinema. A instrumentalidade invadindo todas as esferas sociais e o empobrecimento das relaes interpessoais foram muito bem descritas no cinema por meio de filmes como ''Tempos Modernos'' (1936) de Charles Chaplin e ''Teorema'' (1968) do cineasta italiano Paolo Pasolini. Em Tempos modernos, Chaplin procura criticar a sociedade industrial pela maneira como o trabalhador tratado, bem como pelo apelo ao consumo e consumismo. Uma das cenas que marca o filme quando Chaplin engolido pela mquina. Uma possvel leitura que se pode fazer a metamorfose do homem em um ser sem sentimentos (mquina). J o filme de Pasolini procura descrever a desestruturao de uma tpica famlia burguesa dentro do contexto moderno. Ambos os filmes so maneiras de tratar da racionalizao do mundo e em nenhum deles tenta se trazer as solues. Ser que se no tem remdio, remediado est? Se no limiar da razo e nas fronteiras mais tnues de moralidade e bem-estar humano a cincia incapaz de trazer meios mais profcuos de resistncia gaiola de ferro e a crescente individualidade do ser humano, no residiria aqui a complementaridade da religio para com a cincia? Como se sabe, a religio fonte de combate do ego, do orgulho e da vaidade humana,

bem como de equilbrio entre a razo e os sentimentos mais diretamente vinculados ao corao do que ao crebro. Todavia, no se espera que haja a reintegrao sem conflitos entre elas, pois cada campo tem sua histria, poderes e obstculos epistemolgicos. certo que o caminho da solitria razo difcil, penosa e talvez no suficiente para adentrarmos numa nova condio humana, mas quem sabe por meio da porta estreita, do equilbrio entre razo e emoo, materialidade e espiritualidade, trabalho e famlia, estudo e descanso isso seja possvel. preciso aceitar os desafios do paradoxo, do ultramental, de uma verdade que extrapola a estreita e limitada racionalidade humana para que possamos assim ultrapassar a gaiola de ferro. Como j professorava Lao-Ts h mais 600 anos a.C.:
O excesso de luz cega a vista. O excesso de som ensurdece o ouvido. Condimentos em demasia estragam o gosto. O mpeto das paixes perturba o corao. A cobia do impossvel destri a tica. Por isto, o sbio em sua alma Determina a medida de cada coisa. Todas as coisas visveis lhe so apenas Setas que apontam para o invisvel.
Referncias DONALDSON, LEX. In defense of organizational theory: a reply to the critics. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. KORFF, H. A Geist der Goethezeit. Band I. Leipzig: Koehler&Amelang, 1958 LAO-TS. Tao Te Ching. So Paulo: Martin Claret, p. 49, 2009. WEBER, Max. Economia e Sociedade. Braslia: UNB, 1999. ______. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Thompson, 2008. WILLIAMSON, O. E. The Mechanisms of Governance. New York: Oxford University Press, 1996.

20

You might also like