You are on page 1of 7

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

EDITAL Nº 01/2011 O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao processo seletivo do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, na modalidade de Educação a Distância (EAD), em 2011, visando ao preenchimento das vagas com início no segundo semestre letivo nos polos de Campos, Pinheiral, Paulo de Frontin, Resende e São José do Vale do Rio Preto. TÍTULO I – DO PROCESSO SELETIVO Art. 1º. O presente processo seletivo está aberto a qualquer pessoa que apresente como escolaridade mínima o ensino médio ou equivalente, ou que esteja cursando a 2ª série do ensino médio no ano letivo de 2011. Art. 2º. O processo seletivo ficará a cargo do CEFET/RJ e será regido por este Edital e realizado em cada uma das cidades-pólo. TÍTULO II – DAS VAGAS Art. 3º. Serão ofertadas 250 vagas para o Curso Técnico de Segurança do Trabalho, na modalidade de educação a distância, distribuídas conforme o quadro a seguir: PÓLO DE APOIO PRESENCIAL Municípios Local de Funcionamento Campos Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins Pinheral Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira Paulo Frontin Colégio Municipal Joaquim Mendes Resende Colégio Estadual Olavo Bilac São José do Vale do Rio Escola Municipal Prefeito Preto Bianor Martins Esteves TOTAL

Nº de Vagas 50 50 50 50 50 250

TÍTULO III – DAS INSCRIÇÕES Art. 4º. As inscrições serão realizadas através do site www.exatuspr.com.br, com preenchimento de ficha on-line, a qual depois de preenchida deverá ser entregue pelo candidato ou representante legal no período de 23/05/2011 à 07/06/2011, de 10 às 17 horas, nos respectivos locais de funcionamento:

o candidato deverá optar obrigatoriamente por um dos Pólos de Apoio Presencial discriminados no Art. O local da prova será disponibilizado nos sites www. RJ. 3º. O candidato deverá apresentar-se no seu local de prova com uma hora de antecedência. 6º. 67 – São José do Vale do Rio Preto. assim distribuídos: Áreas de conhecimento Língua Portuguesa Matemática TOTAL Nº de questões 15 10 25 Nº de pontos 60 40 100 Art. dar-se-á mediante a realização de uma prova única com 25 (vinte) questões de múltipla escolha. 397 – Resende. Paulo de Frontin.Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira – Rua Juarez Távora. 167 – Centro. TÍTULO IV – DA PROVA Art. 7º. Presidente Vargas.exatuspr. No ato da inscrição. . RJ. munido do Cartão de Inscrição e de um documento oficial de identidade. 10. na Modalidade de Educação a Distância. Art.br e www. A prova será realizada no dia 26 de junho de 2011. 712 – Campos dos Goitacazes. Art. . 9º. No presente processo seletivo. Pinheiral. abrangendo conteúdos referentes ao ensino fundamental. RJ. a partir do dia 20 de junho de 2011 Art.Colégio Estadual Olavo Bilac – Av. não será cobrado do candidato qualquer valor a título de taxa de inscrição.. 8º. nos municípios-sede dos Pólos mencionados no Art. RJ.Colégio Municipal Joaquim Mendes – Rua Maria Elisa Mendes. . Art.com.Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves – Rua Alfredo Jacintho Franco. s/n – Morro Azul do Tinguá. com início às 8 horas e duração de 4 (quatro) horas.cefet-rj. RJ. . . 5º. O processo seletivo para o Curso Técnico de Segurança do Trabalho.br.Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins – Rua Alberto Lamego. 3º.

a partir das 19 horas. esquadro. Os recursos deverão ser encaminhados à Comissão Permanente de Concursos (COPEC) do CEFET/RJ. 18. o candidato poderá fazer uso de caneta. no horário de 10 às 16 horas. Em face do caráter objetivo da prova e da sua correção e apuração por meio eletrônico. 19. Art. régua. 14. 15. o preenchimento do cartão-resposta deverá ser feito obrigatoriamente à caneta azul ou preta. Art. Para rascunhar e preparar as respostas às questões. O candidato só poderá deixar o local de realização da prova após 60 (sessenta) minutos do seu início. considerados aprovados. O resultado do processo seletivo será divulgado nos sites www. na ordem decrescente de pontos obtidos na prova única. 11. entretanto.cefet-rj. mediante entrega no pólo. 16. Serão admitidos. TÍTULO V – DA CLASSIFICAÇÃO Art. celulares ou quaisquer outros meios de comunicação eletrônica. na modalidade de Educação a Distância. Os demais candidatos. recursos contra a formulação das questões ou quanto ao gabarito oficial apresentado. os candidatos aprovados que. TÍTULO VI – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Art. Art. É proibido o uso de calculadora. além de portar “pagers”. serão relacionados por ordem decrescente de pontos obtidos e estarão aptos a ocupar as vagas oferecidas. compasso ou similares. Os programas das áreas de conhecimento constantes da prova encontram-se discriminadas no Anexo I deste Edital. Art. lápis e borracha. 13. não será concedida vista de prova. Na prova. nem recontagem de pontos.br e www. Serão eliminados e conseqüentemente perderão o direito de preencher as vagas oferecidas neste Edital os candidatos que tiverem faltado ou obtido número de acertos inferior a três questões em Língua Portuguesa e duas questões em Matemática. TÍTULO VII – DA CLASSIFICAÇÃO Art. caso não seja possível realizar o procedimento de leitura ótica.br. desde que entregues no dia útil subseqüente à data de sua divulgação.com.Art. 17. no dia 04 de julho de 2011. Art. 20. O candidato que não preencher o cartãoresposta de acordo com as instruções da capa da prova poderá ser eliminado. Estarão classificados para o preenchimento das vagas do Curso Técnico de Segurança do Trabalho. transferidor. .exatuspr. Art. 12. se incluírem no quantitativo de vagas oferecido.

será classificado o candidato de maior idade. 26. O candidato classificado que.cefet-rj. segundo o calendário do concurso. . caso o matriculado seja menor de idade. para maiores de 18 anos. não comparecer ao local de matrícula estabelecido no período determinado no Art. dois retratos 3 X 4 recentes. 24. declaração ou certificado de conclusão do ensino médio ou comprovante de que está matriculado na 2ª série do ensino médio (original e cópia). Em caso de empate no total de pontos. TÍTULO IX – DAS CONVOCAÇÕES PARA MATRÍCULA Art. Art. Art. Os 50 (cinqüenta) candidatos mais bem classificados. Art. obedecendo-se sempre à ordem decrescente da classificação. Estando completa a documentação. apresentação obrigatória de: certidão de nascimento (original e cópia).Parágrafo único. TÍTULO VIII – DO PREENCHIMENTO DE VAGAS Art. A falta de qualquer documento exigido implicará perda do direito à matrícula. independentemente de motivos. As vagas oferecidas no presente processo seletivo serão ocupadas pelos candidatos habilitados. conforme o Art. 20 deste Edital. poderão ocorrer até duas novas convocações para matrícula. 23. deverão comparecer ao Polo de Apoio Presencial no período de 11 a 13 de julho de 2011. a ocupar as vagas oferecidas para o curso técnico de Segurança do Trabalho. perdendo definitivamente o direito à vaga. respeitados os critérios estabelecidos no Art. Art. das 10 às 17 horas. Art. 25. serão chamados os candidatos aprovados que se encontrarem na condição de aguardando vaga. Essas novas convocações serão divulgadas no site www. para os maiores de 18 anos (original e cópia). em caráter irrecorrível. o critério de desempate darse-á pelo maior número de pontos obtidos em Língua Portuguesa. até que o número total de vagas seja completado. para efetivação da matrícula. preenchimento da ficha de matrícula. somente o responsável legal ou portador de procuração por ele outorgada poderá assinar o pedido de matrícula no Polo. do sexo masculino. com direito. 22. será considerado desistente. portanto. certificado de reservista. nos dias 15 e 20 de julho de 2011. 23. na modalidade de Educação a Distância. Art. A efetivação da matrícula será realizada mediante os seguintes procedimentos: I. 28 Visando ao total preenchimento das vagas. 27. 20 deste Edital.br e no Polo. 21. Caso persista o empate. Em caso de desistência de matrícula. título de eleitor. II. coloridos.

Art. Prof. de . Rio de Janeiro.. comparecendo ao respectivo Polo. Será eliminado do processo de seleção o candidato que se utilizar de meios ilícitos para realizá-lo ou desrespeitar as normas contidas neste Edital. A classificação dos candidatos somente terá validade para o presente processo seletivo. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Diretoria de Ensino e encaminhados. Art. os candidatos poderão dirigir-se à COPEC.. 30. Art. para dirimir questões oriundas do presente processo seletivo.. em caso de dúvida. das 10 às 17 horas. Miguel Badenes Prades Filho Diretor-Geral ANEXO I PROGRAMA DA PROVA . nem recontagem de pontos e vistas de cartões-respostas ou de provas. das 10 às 17 horas. 34. poderá ausentar-se do local onde estiver realizando a prova. de 2011 . 33. sob pretexto algum. os candidatos chamados em 2ª e 3ª convocações deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos no Art. . portando o cartão-resposta ou o caderno de questões. 31. 22 de julho. Art. conforme a seguinte escala: 2ª convocação: .. com exclusão e renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja. à Direção-Geral do CEFET-RJ. 32. O candidato. 24. Não haverá 2ª chamada das provas.Art 29.. Art.. também. 35. sob quaisquer alegações.. para solução. Não poderá. 18 de julho. 3º convocação: . TÍTULO X – DAS NORMAS COMPLEMENTARES Art. Fica eleito o foro da Justiça Federal da cidade do Rio de Janeiro.. descumprir as instruções constantes no caderno de questões.. Em qualquer momento do processo seletivo.. Para efetivação da matrícula. sob pena de eliminação do processo seletivo..

Geometria Plana – Figuras planas: caracterização e propriedades.Relações métricas em triângulos. semântico-estilísticas e fonético-fonológicas.Teorema de Thales.ao conhecimento adequado dos elementos estruturadores da forma e do sentido do texto: as relações morfossintáticas. . Afim e Quadrática: gráfico e estudo de sinal. considerarão as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental no que toca às áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Matemática. Múltiplos e divisores. Geometria e trigonometria . análise e solução de problemas reais. na modalidade de Educação a Distância. .Noções de Lógica. Noção intuitiva de conjunto. . . . MATEMÁTICA A prova de Matemática tem como objetivos: avaliar a capacidade do candidato de interpretar enunciados lógicos e gráficos e de utilizar a Matemática como instrumento de interpretação.Porcentagem. a variação lingüística.Perímetros e áreas de figuras planas. Sistemas de Equações e Inequações de 1º e 2º graus.Noções de Probabilidade. valor absoluto e proporcionalidade. Potenciação e racionalização: propriedades. social. . fatoração. Estudo das seguintes funções reais: Constante. Inequações Produto e Quociente. Interpretação Gráfica. adequado ao nível de um concluinte do ensino fundamental. Relações de pertinência e inclusão. 2.Funções – gráficos e operações. álgebra e análise . político e ideológico. Operações com conjuntos.As questões da prova para o curso técnico de Segurança do Trabalho. 1. Áreas e Volumes. polígonos regulares e círculos.Sistemas de Numeração. produtos notáveis. Números naturais. tempo e ângulo. .à reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno cultural. em termos de produção e recepção de textos verbais e não verbais. Notação científica e ordem de grandeza. e . Juros simples e compostos. .Trigonometria – Relações trigonométricas em triângulos retângulos.Sistema métrico decimal – sistemas de medidas de massa.Equações e Inequações de 1º e 2º graus. Aritmética. Propriedades. inteiros. . capacidade. Diagramas de Venn-Euler. literários e não literários. histórico. . .ao domínio do uso da língua portuguesa. racionais e reais: propriedades. Equações Fracionárias. Lei dos Senos e Cossenos. .Geometria Espacial – Paralelepípedos Diagonais. . . Semelhança de triângulos e polígonos. operações. mdc e mmc. LÍNGUA PORTUGUESA A prova objetiva de Língua Portuguesa observará competências e habilidades referentes: . ordem.Polinômios – operações.