You are on page 1of 2

Cálcio A necessidades de cálcio são geralmente supridas por laticínios, especialmente leite.

A maior parte do cálcio (90%) é armazenada nos ossos, com uma troca constante ocorrendo com o sangue, tecidos e ossos. Sendo fundamental para o fortalecimento de ossos e dentes, o cálcio também é necessário para o funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico, contração muscular, coagulação sangüínea e pressão arterial. Principais fontes: Laticínios : leite iogurte e queijos; peixes ósseos, legumes, brócolis, repolho. Fósforo Fósforo tem um papel importante na produção de energia juntamente com o cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de "fosfato de alta energia" O elemento fósforo é altamente venenoso, mas não é tóxico quando ingerido como fosfato na dieta. Principais fontes: Carnes, porco, frango, peixe, ovos e leite. Potássio Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga. Principais fontes: Vários alimentos frescos como: carne, leite, frutas, legumes, batatas e alimentos de grãos integrais. Selênio É antioxidante e é importante no crescimento celular. A ingestão de altas doses, 1 mg ou mais, pode causar intoxicação. Principais fontes de selênio: Frutos do mar, carnes, grãos e sementes.

Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. É necessário ingerir cálcio e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como a cárie dentária e o bócio. Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue). O excesso de sódio, provocado pela ingestão exagerada de sal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é um dos responsáveis pela hipertensão. A necessidade de cálcio são geralmente supridas por laticínios, especialmente leite e verduras verde-escuras. A maior parte do cálcio (90%) é armazenada nos ossos, com uma troca constante ocorrendo com o sangue, tecidos e ossos. Cálcio (Ca) - pode ser encontrado em leite e derivados, couve, espinafre e brócolis. Fósforo (P) - é encontrado em carnes, ovos, cereais, etc.

C e niacina. cálcio. Uma unidade tem 50 calorias. Ameixa: Rica em: potássio. diurético. magnésio. Também é repleta de vitaminas A. auxilia nas dietas de emagrecimento. ferro. rouquidão. depurativo e desintoxicante. fósforo. Tem muitos minerais. potasio (K) – mineraRica em: potássio. gripe. Goiaba. melão. Apresenta importantes sais minerais. reduz os níveis de colesterol no sangue. ferro. Também ajuda a retardar o envelhecimento. betacaroteno. ferro e vitamina A. Ela auxilia no combate a infecções e hemorragias. O suco é um poderoso antioxidante. dores de cabeça cronicas e tosse. cálcio. para além disso pode ajudar o organismo e combater o câncer. Eles ajudam a fortalecer ossos e dentes e também a evitar a fadiga mental. como cálcio. B1. e fortifica os ossos e os dentes. C e K. • Mamão. fosforo. analgésico. cálcio. sódio. calmante. acido folico.Fósforo é um elemento mineral presente em diversos alimentos (de origem vegetal e animal) e de grande importância para o funcionamento do organismo dos seres humanos. ervilha. Como tem muitas fibras. batata. gastrite e cólicas. magnésio. É rica em fibras. as vitaminas B3. fósforo. silício e ferro. sódio e potássio. B2 e C. ela ajuda no funcionamento do intestino. cicatrizante. l encontrado na banana. estimula o sistema imunitário e é útil para combater o envelhecimento. Essa frutinha contém também vitaminas A e C. tomate. Uma fatia média tem 40 calorias. potássio. tosse. A alface age como sedativo. como sódio. fibras e vitaminas C e E. sódio. potássio. . fosforo. magnésio. e vitaminas A. cálcio. Uma unidade tem cerca de 60 calorias. fósforo. problemas digestivos. frutas Alcachofra: Rica em: fosforo. B1 e C. É excelente para purificar o fígado. enxofre. Auxilia no tratamento contra insónia e perturbações gerais do sistema nervoso. • Pera.