You are on page 1of 16

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS

Credenciada pela Portaria MEC n. 109, de 10 de fevereiro de 2000 (DOU 11.02.2000)

Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores Disciplina: Projeto Multidisciplinar Integrador I
Prof. Arq. E Urb. Monna Michelle Faleiros da Cunha Borges.

RESUMO DO LIVRO PROJETANDO ESPAÇOS:Guia de Arquitetura de Interiores para Áreas Residenciais – capítulos 6, 7 e 8.

Acadêmica:

Priscila Domingues Cardoso

Junho/2011

Caso o hall seja só para um apartamento.HALL DO ELEVADOR E ENTRADA Deve ser um pouco mais impessoal e servir a maioria dos vizinhos. Escolha sempre materiais de acabamento resistentes e laváveis. Caso a leitura seja uma atividade reservada a esse ambiente.Projetar requer pesquisa. visto que. dedicação e criatividade. . na maioria das vezes. Levante cuidadosamente as atividades que serão realizadas nos ambientes e todos os elementos que necessariamente devem estar presentes no projeto para que essas atividades ocorram de modo satisfatório. Estude a locação das portas e janelas para garantir claridade. que ajudem a criar uma atmosfera tranqüila e harmônica. . quantas pessoas e com que freqüência o utilizarão. empenho. Deixe a circulação fluir sem problemas.LIVING Defina que função essa área terá.O PROJETO DE ESPAÇOS SOCIAIS Os ambientes destinados a sociabilização devem ter uma atmosfera que propicie a convivência entre as pessoas.Force a mudança de trajeto somente em casos onde for indispensável fazê-lo para garantir uma distribuição interna mais apropriada. que estimule a conversação nos livings e que inspire o relaxamento e a concentração no home theater. Halls internos devem ser uma pequena amostra do que será encontrado no apartamento. ventilação e integração. . considere-o como uma extensão dele e prolongue a atmosfera interna. pertence a famílias diferentes. que atividades ali acontecerão. planeje iluminação natural e artificial apropriadas.

Portas. . Armários de fácil acesso para guardar louças e utensílios utilizados no café da manhã e no almoço garantem comodidade e praticidade. Quando utilizar as cabeceiras das mesas. Portas de correr são uma boa opção para ligar a sala de jantar ao living.COPA É o lugar de reunião familiar e onde as pessoas passam muitas horas juntas.SALA DE JANTAR Deve estar localizada próximo à cozinha e com fácil acesso a ela.muitas vezes. deixe 110 cm entre o tampo da mesa e as paredes ou móveis (50 cm para a cadeira e 60 cm para a circulação).HOME THEATER . Deve ter acesso fácil e desbloqueado. Iluminação direta sobre a mesa é sempre a mais escolhida por criar uma atmosfera aconchegante. Para que uma pessoa circule por trás da cadeira ocupada. 80 cm até a parede é uma boa distância. Deve ser aconchegante e ter caráter particular. Cores ligeiramente quentes ajudam a dar aconchego. Quando não houver circulação. para cada uma delas. ao tamanho total da mesa. dando-lhe mais personalidade.Alterar a cor de uma parede pode alterar toda dinâmica de um ambiente.. painéis de vidro ou janelas que mostrem jardins externos iluminados podem garantir uma vista relaxante e agradável. Crie centros de interesse para dinamizar e deixar a atmosfera mais interessante. . • Mesas de Jantar: Para cada pessoa. considere um espaço de mesa maior ou igual a 60 cm. acrescente de 20 cm a 40 cm. Os materiais de acabamento devem ser de fácil manutenção.

. elétrica ou à gás). A ventilação é muito importante. o que espera deste ambiente (leitura. e ainda ser de diferentes dimensões. Superfícies brilhantes e polidas irão prejudicar a qualidade do som. onde . relaxamento e atmosfera acolhedora. Como no verão. . a lareira não é acesa.Veio como uma solução inteligente que reagrega a família e a mantém dentro de casa. teoricamente. O duto da lareira pode estar embutido na parede ou ficar externo. A lareira deve preferencialmente ser o centro das atenções nesse ambiente. Ou . Saber que equipamentos serão utilizados para que possamos dimensionar o espaço de acordo com eles é importante.mas opte por solução que permitam escurecer ao máximo o ambiente. jogos. Portas de correr (embutidas ou não) podem dividir os espaços do living e do home theater. bate-papo. A seção mínima deve ser de 20 cm por 20 cm e altura de 400 cm aproximadamente.SALA DA LAREIRA Sinônimo de aconchego. Defina o tipo de lareira que deseja usar ( à lenha. tevê). ter seção quadrada. a vida é mais segura. A escolha dos materiais de acabamento desempenha papel importante neste ambiente. permitindo diferentes composições para os espaços sociais. dependendo da região e do país. A iluminação indireta ou de efeito ajuda a criar uma atmosfera aconchegante. bem como a iluminação natural. retangular ou circular. Revestimentos de piso como carpetes ou tapetes são indispensáveis para garantir uma boa acústica. dependendo do comprimento. esse ambiente poderá ser utilizado para outras atividades. medir o espaço destinado a ele e definir o equipamento que se adapte às dimensões predeterminadas.SALA DE BRINQUEDOS OU JOGOS . pois aumentam na sua reverberação.

Determine com precisão os pontos de tomada e luz que serão necessários e onde deverão ser locados. deve ter a atmosfera alegra e estimulante. Tinta acrílica na parede garante uma melhor manutenção. . Garanta a circulação e ventilação do ar. superfícies mais porosas e opacas para reduzir a propagação do som. vídeo ou DVD) e setorize o espaço de modo a obter seu melhor aproveitamento. videogame. painéis de vidro jateado ou acrílico no teto. A iluminação geral pode ser feita por lâmpadas fluorescentes em sancas. Distribua pontos de tomada na parede e verifique a necessidade de pontos no piso. Faça uma lista dos equipamentos que serão utilizados nele (computador. Tintas resistentes e laváveis. O revestimento do piso deve ser prático e seguro. Utilize sempre difusores de luz para evitar que a luz incomode os olhos das pessoas quando estiverem utilizando os aparelhos de ginástica. A iluminação natural abundante é altamente recomendada. emborrachados ou qualquer outro material antiderrapante são os mais indicados. Materiais de fácil manutenção e de tato agradável são os mais indicados. Cheque a área que necessariamente deve existir e defina como distribuí-los de modo a manter a circulação desbloqueada.SALA DE GINÁSTICA Determine os aparelhos que deseja colocar no ambiente. verifique que aparelhos podem ser colocados nele e então faça a escolha dos que mais lhe convém. Escolha os jogos e verifique as distâncias mínimas necessárias para que sejam usados sem problemas. .Destinado às crianças. Písos vinílicos. calhas externas ou ainda spots embutidos. Caso o ambiente já exista e sofra uma adaptação. televisão. Defina os materiais tendo em mente que crianças não permanecerão eternamente crianças e esse ambiente poderá ter outra funcionalidade no futuro.

considere a instalação de um interruptor intermediário. levante as necessárias em cada parede e posicione-as corretamente. De simples estruturas a complexas camas com controle remoto. se existirem. Ambientes com pé-direito alto podem ter o piso escurecido para dar maior aconchego. acrescente ventiladores de teto. bem como a privacidade do ambiente. porém devem ser evitados em dormitórios de pessoas alérgicas. Uma iluminação geral. ventilados e bem iluminados. Não economize em tomadas. Respeite as distâncias que garantem movimentos livres e sem perigo de colisão. • Dimensões: as camas podem ser encontradas em diferentes tamanhos e estilos. Posicione o interruptor junto ao móvel lateral da cama e na altura mais conveniente. como o cerâmico. Caso não ocorra naturalmente ou seja insuficiente. Junto aos armários e nas áreas de circulação e de estudo. Iluminação e tomadas: Permita que o acendimento de pelo menos uma luz seja feito em paralelo. uma de efeito e outra de tarefa com acendimentos independentes são as mais indicadas. que podem ajudar a reforçar o movimento do ar. Já em dormitórios pequenos prefira pisos claros. devem preferencialmente receber tapetes próximos a cama. Ventilação: Janelas e portas devem ficar posicionadas de forma que favoreçam a entrada do sol da manhã e bloqueie o sol da tarde. sem o inconveniente do tato quanto à temperatura. pois não raramente precisamos nos locomover no escuro. Cores: Evite tons escuros e cores muito fortes e vibrantes.DORMITÓRIOS Devem ser relaxantes. deve haver boa iluminação. A atmosfera precisa ser aconchegante e acolhedora. Portas: sua localização deve garantir o melhor aproveitamento interno. ou seja. como madeira. Materiais: Pisos frios.Carpetes ajudam na acústica e podem criar efeitos muito interessantes e criativos. • • • • • • .O PROJETO DE ESPAÇOS PRIVATIVOS . opte por pisos quentes. Circulação: Deve ser livre e desimpedida. Para maior aconchego. que também são fáceis de manutenção. Portanto. dificultando o processo de relaxamento. que agitam a mente. Em dormitórios de casal ou compartilhado por mais de uma pessoa. junto à porta de entrada e ao lado da cama. laminados ou vinílicos. A ventilação deve ser boa.

amamentar.SOLTEIROS Podemos utilizar as famosas “camas de viúva”. jogar videogame. com um interruptor intermediário junto à cama. A instalação de dimmer na iluminação geral é indicada caso não seja possível a colocação de diferentes pontos de luz. Respeite e considere as medidas necessárias para cada atividade desenvolvida no ambiente..CRIANÇAS E ADOLESCENTES Para as crianças. . É aconselhável o uso de dimmer na iluminação geral além de um ponto de luz que possibilite uma atmosfera mais aconchegante. .CASAL Em espaços pequenos opte por camas com altura próxima a padrão. melhor ainda. e uma boa ventilação é indispensável para garantir a qualidade do ar. quando o espaço não permitir os 60 cm recomendados. uma cama extra. A temperatura ambiente deve ser agradável. Logo. ou.QUARTO DE BEBÊ Precisa de uma atmosfera silenciosa e acolhedora e deve ter superfícies fáceis de limpar. Este ambiente . e antiderrapante. de tato agradável. dormir são algumas das atividades que poderão acontecer ali. O lado mais prejudicado deverá ter no mínimo 50 cm. brincadeira. caso necessário. O acendimento da iluminação deve contar com pelo menos um ponto em paralelo. Os tons de cores mais apropriados são os tons pastel. ventilação. trocar. no final de tudo isso. circulação e ergonometria. e onde se recebem amigos. O piso deve ser prático. . Camas mais altas são ideais e recomendadas para ambientes relativamente amplos. armazenar e. Devemos considerar as mesmas regras básicas quanto à iluminação. estudar e. de dimensões intermediárias entre as de solteiro e as de casal. o quarto representa bem mais do que um espaço para dormir. Garanta boa circulação dos dois lados da cama. já que o bebê poderá engatinhar sobre ele. de 45 cm. Assistir à tevê. faça uma lista de todas as atividades que poderão e deverão ser desenvolvidas no ambiente e analise os requisitos indispensáveis a cada uma delas. É refúgio. Pensar em áreas para dormir.

• .HÓSPEDES Localize este ambiente próximo a um banheiro caso não seja possível a construção de uma suíte. como quarto de hóspedes. Tipos de portas • De abrir: de 40 cm a 60 cm de largura. portas estreitas (de 35 cm a 45 cm) e sem recortes no maleiro ajudam a aumentar visualmente a altura do ambiente. consequentemente. Possibilitam aberturas maiores. poltrona para leitura. ou maleiro é de difícil acesso. GUARDANDO ROUPAS E ACESSÓRIOS Ao projetar guarda-roupas e closets.provavelmente deve ter tevê. Caso o pé-direito do dormitório seja baixo. . pendurar as roupas e para os gaveteiros. podem ter ou não a mesma altura do pé-direito.ARMÁRIOS Numa sociedade cada vez mais consumista. Um compartimento especial reservado para uma escada pode ser previsto no armário. sendo uma boa opção quando a profundidade do armário existente não permitir a utilização de portas de correr. DVD. som. Um escritório com portas de correr ou sanfonadas pode ser utilizado. um rádio-relógio ou outros eletrodomésticos que se façam necessários. A parte superior. . bancada para escrever. quando preciso. Pense nos espaços para guardar as malas. Já portas divididas criam linhas horizontais que ajudam a alargar visualmente um dormitório estreito. maior volume de armazenamento. Construídos basicamente com estrutura de madeira ou alvenaria. o aumento da capacidade de armazenagem é bem vindo. é importante racionalizar os espaços a fim de garantir maior aproveitamento interno e. Sanfonadas ou camarão: podem ou não utilizar trilhos. facilitando assim o acesso à parte superior. Posicione tomadas que permitam a ligação de um aparelho de som. entre tantos diferentes objetos. vídeo. permitindo vãos de 80 cm a 120 cm.

Requer uma profundidade maior. Sem portas: Ideais para casas de praia ou atmosferas informais. O local ideal é próximo à área dos dormitórios. . Utilize cortinas caso queira um pouco mais de privacidade.ROUPARIA Planeje um armário destinado às roupas de cama. Gavetas para sapatos: 30 cm a 35 cm. Sapatos: 20 cm . • Profundidade Se o armário destinado a pendurar roupas tiver portas. Malhas de lã. . Peças intimas: 15 cm. Gavetas para roupas: de 40 cm a 50 cm. Prateleiras para roupas: de 40 cm a 50 cm.• De correr: ideais para situações em que os espaços de circulação próximos ao armário são pequenos.Gavetas Camisas: de 8 cm a 10 cm. num corredor ou hall interno. Alturas . shorts e demais peças finas: de 25 cm a 30 cm. camisetas. Camisetas e shorts: de 15 cm a 20 cm. Sapatos sem caixa: de 18 cm a 20 cm. Para armários sem portas podemos considerar 50 cm. abrigos e peças mais espessas: de 30 cm a 40 cm. Sapatos com caixa: de 20 cm a 22 cm. Malhas de lã e abrigos: de 20 cm a 40 cm.Prateleiras: Camisas. ou junto à lavanderia ou área de passar roupa. sua profundidade deve ser no mínimo 60 cm. toalha de mesa e de banho.

Os pisos mais recomendados são o carpete. Por ser uma área onde água e vapor estão sempre presentes a escolha dos materiais devem garantir a segurança no ambiente.caso não seja possível a colocação de uma janela.Divisão interna: prateleiras com profundidade de 45 cm a 50 cm e 30 cm de espaçamento médio entre elas. para corrigir complemente a iluminação com spots com lâmpadas incandescentes próximos as roupas. locais para descansar e relaxar devendo ser espaçosos e confortáveis. Lâmpadas fluorescentes brancas distorcem as cores. . pequenos e onde deve se permanecer somente o tempo necessário para a higiene pessoal. Interruptores em paralelo na entrada e saída do closet são uma excelente opção.Caso deva ser usado por mais de uma pessoa. Considere cautelosamente todas as possibilidades de fechamento dos closets. verifique a instalação de equipamentos antimofo.BANHEIROS E LAVABOS Tornaram-se ambientes importantes na arquitetura de interiores e. certifique-se que elas tenham espaço suficiente para “coexistirem” ali. Prateleiras mais altas e mais fundas (até 60 cm) destinam-se a cobertores e edredons. Para alguns devem ser práticos. instale um ventilador de teto para forçar a circulação de ar.Evite um único ponto de luz central. a madeira ou qualquer outro revestimento quente já que as pessoas circulam por ele muitas vezes descalças. ou passagem para o banheiro ou dormitório. provoca sombras e prejudica a visão. . com apenas uma porta de acesso. Para outros são refúgios. Garanta uma circulação livre e desobstruída.O ideal é a utilização de pontos (externos ou embutidos) próximos à área de armazenagem de roupas e acessórios.Se a área permitir. -CLOSETS É necessária uma boa circulação de ar para evitar bolor e mofo. em muitos casos até símbolos de poder econômico. O closet pode ser uma área distinta e independente. Defina as peças que serão necessárias e quantas de cada uma de acordo com a dinâmica da família para qual se destina. Deve-se atentar também para a faixa etária do usuário e se necessário estudar a instalação de barras de segurança.

Devem-se evitar correntes de ar sobre o fogão. a cozinha reflete o estilo de vida de uma família. O PROJETO DE ESPAÇOS DE TRABALHO . As formas que melhor racionalizam a utilização do espaço são a quadrada e retangular. O acendimento individual possibilita várias opções de iluminação e evita gastos de energia desnecessários. já que podem apagar a chama do gás e causar acidentes. Uma boa ventilação é indispensável no banheiro. Para a iluminação o ideal é que se tenham duas arandelas na parede frontal ou nas laterais à bancada. As portas do boxe devem preferencialmente abrir para fora. pesadelo para outros. O que determina o seu tamanho. É importante que apresente boa circulação de ar e tenha um bom sistema de exaustão a fim de evitar o superaquecimento do ambiente e a dispersão de odores indesejáveis pela casa.COZINHA Paixão para uns. Evite que a cozinha seja projetada de . miniboreal ou qualquer outra opção para que se evite ver de fora para dentro do banheiro.Devem ser lâmpadas fluorescentes amarelas ou incandescentes tradicionais. Considere cada ação cuidadosamente e respeite as dimensões mínimas para cada uma delas. tipo e complexidade é a importância que esse ambiente tem no contexto familiar. Situe a cozinha próximo à área social e garanta acesso livre à área externa e à garagem.Pense em soluções que também garantam a maior privacidade possível. Uma circulação livre é sinônimo de caminho seguro para pessoas transitando com pacotes e caixas. As dimensões mínimas do boxe são: 70 cm x 70 cm se quadrado e 70 cm x 100 cm se retangular. Posicione portas e janelas de forma a favorecer uma circulação cruzada.Utilize janelas na área do boxe e/ou próximas ao vaso sanitário. Estude as aberturas das portas e a necessidade do uso de vidros opacos.A umidade gerada pela água quente pode criar bolor e danificar armários e espelhos. Devem estar alinhadas com a altura dos olhos. O boxe duplo deve ter pelo menos 160 cm x 80 cm dependendo da localização da porta de entrada. Crie prateleiras e armários de fácil acesso.

Certifique-se que o sentido de abertura das portas esteja correto. Quanto mais luz nesse ambiente melhor. ou ainda. acrescente lâmpadas fluorescentes compactas amarelas ou lâmpadas incandescentes. contra uma parede ou porta. a cor das bancadas pode ser escurecida para reforçar as linhas horizontais existentes no ambiente. Os movimentos devem ser livres e rápidos.Caso a cozinha seja escura. -CONFIGURAÇÃO INTERNA Estação de Trabalho Essencialmente a cozinha é uma estação de trabalho composta por três atividades básicas • • • armazenar (geladeira) preparar (pia) cozinhar (fogão) . Um ambiente limpo e claro pode ser alcançado com revestimentos brancos e off white.Abuse dessas qualidades. Procure não criar degraus entre a cozinha e sala de jantar. criando painéis de luz no teto. Ao planejar a cozinha e zonificá-la. Escolha preferencialmente materiais de manutenção simples. Não é nada prático ter que lavar todos os ambientes que estiverem no trajeto entre ela e o ralo mais próximo. Os espaços internos devem favorecer o acesso aos armários e bancadas sem atropelos. é possível simular a claridade do dia com a utilização de lâmpadas fluorescentes brancas dispostas em calhas. Como esse tipo de lâmpada distorce a cor fod alimentos. sobre os armários. determine onde será utilizado cada tipo de eletrodoméstico e localize corretamente as tomadas pela cozinha. Caso o pé-direito seja muito alto. econômica e rápida. A luz natural é agradável e não distorce a cor dos alimentos. Procure colocar um ralo na cozinha ou bem próximo a ela. principalmente das carnes. utilizando vidro fosco ou acrílico.modo a se transformar em um corredor de passagem. preferencialmente.

PRÓXIMO AO FOGÃO Neste setor serão realizadas frituras e fervuras. portanto é onde devese instalar o exaustor. Local para armazenar temperos e ingredientes de uso diário. Fórmula dos cinco setores PRÓXIMO À PIA Este é o único setor “molhado” da cozinha. liquidificador.panelas e gaveteiros devem fazer parte deste espaço. Nesse local podem-se armazenar os farináceos. máquina de lavar pratos. ÁREA DE REFEIÇÕES RÁPIDAS Setor que abriga tudo o que é necessário para a elaboração de um lanche rápido. Bancadas laterais com aproximadamente 60 cm de cada lado da pia. o processador de alimentos. Bancadas laterais com aproximadamente 30 cm de cada lado. . A distância entre a geladeira e a pia deve ser a menor delas. bem como armários para louças do dia a dia devem ser previstos nessa área. PRÓXIMO AO FORNO Neste setor serão preparados os pratos que vão ao forno e reaquecido os alimentos. talheres. Devem ficar disponíveis entre este setor e aquele ao redor da pia. gaveteiros e espaço para uma lixeira devem fazer parte desse espaço. a batedeira. O forno de microondas pode ficar localizado aí ou na copa. Podem ser armazenados aí ingredientes e eletrodomésticos para o café da manhã. Local para escorrer louças. Bancada de apoio deve ter de 45 cm a 120 cm. Gaveteiros para toalhas e guardanapos. acúcares e demais ingredientes secos. a centrífuga e os demais eletrodomésticos utilizados no preparo dos alimentos. devendo contar com preferencialmente duas cubas.Procure manter a soma das três distâncias inferior a 6. É necessário uma bancada de apoio próximo ao forno e em material resistente ao calor. Instale tomadas suficientes na bancada.50m já que o percurso é feito várias vezes ao dia.

. revestida de azulejos ou pintada com tinta acrílica. Atividades básicas: • Preparar: bancadas de apoio e cestos . Os materiais de acabamento devem ser os mesmos da cozinha.ou ainda. de modo a não retalhar visualmente o projeto. portanto deve estar localizada numa área com fácil acesso aos demais setores da cozinha. indicada para famílias com estilo de vida mais informal e descomprometido. DESPENSA: reserve uma pequena área para estocar alimentos.LAVANDERIA Importante garantir acesso fácil à área externa onde serão penduradas as roupas e indispensável haver janelas para ventilação do ambiente. É uma área de tráfego e circulação intensos. pode ser executada em marcenaria. Grandes bancadas ao lado da geladeira são de grande ajuda para o apoio de pacotes e compras. permite total privacidade ABERTA ou AMERICANA: incorporada à área social.PRÓXIMO À GELADEIRA A despensa e o freezer devem estar preferencialmente próximos ou neste setor. Mesmo com a instalação de secadora. Caso a lavanderia esteja próxima a cozinha procurar manter os mesmos padrões e cores. facilitando assim armazenar e organizar as compras. a circulação de ar deve ser boa para evitar o super aquecimento do ambiente. Tipos de Plantas QUANTO À ÁREA OCUPADA • • COMPACTA ESPALHADA QUANTO ÀS PAREDES • • FECHADA: mais tradicional e reservada. Pode ser construída de alvenaria.

ESCRITÓRIO Dependendo do uso do espaço (escritório familiar ou profissional) algumas diferenças básicas devem ser consideradas. Posicione a mesa de modo que a luz proveniente da janela não projete sombras no ambiente de trabalho. melhor ainda.Situe os pontos entre bancada e cadeira.Tipo do escritório * Administração da casa e pessoal *Local de trabalho em horário integral *Local de trabalho em meio período ou ocasional *Extensão do local de trabalho *Passatempos . melhor.ou . prateleiras e varão para pendurar roupas passadas. é aconselhável que esteja próximo à porta de entrada. . Quanto mais luz natural. Para uso restritamente profissional. que tenha uma porta de acesso direto à área externa da residência. tábua de passar Guardar: bancada de apoio. É importante que o clima induza ao trabalho e a uma postura profissional. que evita reflexos.Posicione portas e janelas de modo a estimular a circulação cruzada do ar pelo ambiente. Com esse recurso evita-se que pessoas estranhas à família caminhem pela casa. Caso seja utilizado para assuntos unicamente familiares. Os movimentos internos devem ser amplos e livres. pode estar localizado num dos ambientes da residência. com Lou sem difusor de vidro. de preferência no que estiver mais próximo ao lavabo. PLANEJAMENTO DO ESCRITÓRIO .• • • • Lavar: tanque e máquina de lavar roupa Secar: secadora e/ou varal Passar: bancada de apoio. Opte por pisos de fácil manutenção e que não deixem a atmosfera parecida com a de um dormitório. e armários. A iluminação geral pode ser feita por lâmpadas fluorescentes compactas.

ou será um espaço privativo? *Que tipo de trabalhos serão realizados ali? *Quais serão os equipamentos necessários? *Quais serão as peças do mobiliário e sua distribuição? ..Localização * Dormitório extra *Parte de um ambiente *Edícula *Garagem *Mezzanino ou sótão .Necessidades básicas do local * Quanto tempo será gasto no ambiente diariamente *Como será sua utilização e por quantas pessoas simultâneamente *O local receberá pessoas ou clientes.Preferências do usuário * Qual a atmosfera desejada *Que materiais e cores mais agradam *Precisam de total isolamento ou podem se ligar ao restante da casa *Será preciso ar condicionado ou apenas ventilador de teto *O ambiente será multifuncional ou somente escritório .