You are on page 1of 49

Excel avançado - VBA

Técnicas profissionais de uso dos poderosos recursos do excel !

STYLLU’S
Escola de qualificação profissional

Formatação de planilhas Gráficos Validação de dados Filtragem de dados Fórmulas avançadas Automatização de tarefas usando Macros Programação em VBA E muito mais...

DEIVIS FONTES

Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional®

2

Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional®

Capítulo 1 - Formatação e gráficos
Conhecendo o ambiente de trabalho do Excel
Partindo do principio que o leitor deste livro já deve ter um conhecimento básico do Microsoft Office Excel, a versão utilizada será o Office 2003, mas os conhecimentos adquiridos podem ser usados em outras versões com algumas adaptações. Para acessar o Excel: clique no menu Iniciar >> Programas( ou todos os programas) >> Microsoft Office 2003 >> Microsoft Office Excel 2003, lembrando que isso pode variar conforme a versão do programa. Área de trabalho do Excel

Célula

Vejamos agora as partes da área de trabalho do Excel:  Pasta de trabalho:  Barra de Menu: Menus para acessar as opções e recursos do programa, como salvar, formatar, abrir, etc...  Barra de ferramentas: Um atalho para as opções mais usadas, como Novo, Abrir, Salvar, etc...  Barra de formatação: aqui estão as principais ferramentas para formatação da planilha de cálculos.  Colunas: O Excel divide a sua área de trabalho Verticalmente em colunas, contando com letras, no total são 256 colunas.  Linhas: A área de trabalho também é dividida em linhas no sentido Horizontal, usando números para contagem, no total são 65.536 linhas.  Células: Uma célula é o encontro de uma coluna com uma linha, ou seja, os quadrinhos da planilha.

3

Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional®

Formatando as células
Para formatar as células de uma planilha o caminho mais fácil é usar os atalhos da barra de formatação, onde é possível alterar letra, cor de fundo e bordas.

Para ter mais opções de formatação acesse o menu Formatar >> Células , ou as teclas de atalho Ctrl + 1.

Vejamos as opções desta janela:  Número: Permite definir um formato para o valor da célula, como por exemplo, datas por extenso, o usuário pode digitar a data neste formato: 01/01/1980 e quando sair da célula vai ficar a data por extenso: Segunda-feira, 01 de janeiro de 1980.

4

selecione esta célula. horizontal ou em diagonal. 3. 5 .. Na janela que abrir escolha a guia Alinhamento 4. mas observe que o texto mesmo passando por cima da célula do lado continua na célula em que foi digitado. 2.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Alinhamento: Para mostrar o texto em duas linhas dentro de uma célula. alterando os valores da caixa de seleção Graus. Horizontal: Centro b. é necessário formatar esta para que quebre o texto automaticamente. Em Alinhamento do texto escolha: a.. Siga os passos: 1. Clique no botão OK  Orientação: Podemos definir o texto na vertical. Digite um texto em uma célula que ultrapasse o seu limite na coluna. Em Controle de texto marque a caixa de seleção: Quebrar texto automaticamente 6. Clique no menu: Formatar >> Células. Vertical: Centro 5.

cor.  Padrões: Preenchimento da célula pode ser uma cor ou um padrão de textura.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional®  Bordas: Nesta opção podemos escolher o estilo da linha. em que parte da célula a borda deve aparecer e as predefinições do contorno. para escolher um padrão clique na caixa de seleção Padrão e escolha um dos padrões disponíveis. 6 .

Para isso clique no menu Formatar >> Linha >> Ocultar.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional®  Proteção: Esta opção funciona apenas se a planilha estiver protegida com uma senha o que veremos mais adiante Ocultar linhas ou colunas Em muitas situações pode ser necessário ocultar uma linha ou coluna. por exemplo. siga o mesmo procedimento para as colunas escolhendo Coluna no menu Formatar 7 . para ter mais espaço visível na tela podemos ocultar a linha 1 onde encontra-se o valor do ICMS. em uma planilha de produtos na célula A1 inserimos o percentual de ICMS.

se o total de ganhos de uma empresa for maior que zero a célula vai ficar com o preenchimento azul e caso contrário ficará vermelho. este caso Menor ou igual a 5. Formatação condicional Formatação condicional é um recurso que permite definir a formatação de uma célula de acordo com o seu conteúdo. 8 . por exemplo. Ao lado escolha a condição do valor.. Clique no botão formatar. Selecione a célula desejada 2. Na janela que abrir escolha o valor da célula é 4. No próximo campo digite o valor que irá fazer a comparação no nosso exemplo 0 (zero) 6.. 3..Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Mostrar linhas ou colunas Para reexibir colunas ou linhas ocultas digite uma célula da linha ou coluna desejada na caixa de nome e clique no menu Formatar >> Linha >> Reexibir. Para usar este recurso siga os passos: 1. Clique no menu Formatar >> formatação Condicional..

Agora falta adicionar a segunda condição que se o valor for maior ou igual a zero. Para excluir uma ou mais formatações clique no botão excluir e escolha qual condição deseja excluir. E na janela que surgir clique na guia padrões para escolher a cor do preenchimento 8. 9 .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® 7. para isso basta clicar no botão Adicionar >> e seguir os mesmos passos mostrados anteriormente.

: células da coluna A e da coluna C) 2. Clique no menu Inserir >> Gráfico 3. Siga os passos do assistente de gráficos 10 . para selecionar colunas aleatórias pressione a tecla Ctrl enquanto seleciona as células desejadas (ex. Para acrescentar casas decimais a um número clique no botão: Gráficos Para mostrar as informações da planilha em forma de gráficos siga os passos: 1.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Casas Decimais Muitas vezes ao realizar um cálculo de multiplicação ou divisão o resultado pode conter muitas casas decimais. tornando seu resultado um pouco confuso. Selecione o intervalo de células que será usado para exibir as informações no gráfico. para resolver isso definiremos a quantidade de casas decimais de uma célula usando os botões da barra de formatação.

Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® 11 .

no exemplo abaixo Formatar série de dados.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Alterando Gráficos Para alterar as partes do gráfico clique com o botão direito do mouse na seção do gráfico que você deseja alterar e escolha a opção desejada. para alterar as colunas de dados. 12 .

Para importar os dados clique no menu Dados >> Importar dados externos >> Importar dados Procure pela pasta onde o banco de dados esta salvo 13 . onde estão cadastrados os clientes desta empresa.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Capítulo 2 – Trabalhando com dados Importando dados de outros programas Com o Excel é possível importar dados de outro programa ou banco de um banco de dados este recurso pode ser muito útil para obter cadastros de clientes de uma empresa que usa o banco de dados Access.

Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Escolha o Tipo de arquivo. escolha uma tabela e clique em OK Agora você pode escolher onde deseja inserir estes dados: na mesma planiha ou em uma nova planilha 14 . caso não saiba escolha os tipos disponíveis até que seja mostrado algum arquivo na pasta onde esta seu banco de dados Clique no botão Abrir e será mostrada as tabelas do banco de dados.

Para acessar este recurso do Excel: 1.. Alerta de Erro: Exibe uma mensagem quando o valor inserido não é válido Opções de Configurações Veja as opções de configuração dos dados.. Personalizado: Permite escolher uma fórmula para validar os dados. para evitar erros como datas fora do período pré-determinado. Configurações: Configurar o que e como será validado o valor b. Clique no Menu Dados >> Validação. Mensagem de Entrada: Exibe uma mensagem quando o usuário entrar em uma célula com validação de dados c. Número inteiro: Apenas números inteiros Decimal: Apenas números decimais (0 – 9) Lista: Permite escolher os valores de um grupo de células na planilha para inserir em uma célula Data: Valida datas Hora: Valida Horas Comprimento de texto: Permite definir a quantidade de caracteres que uma célula pode conter. definir uma quantidade máxima de caracteres em uma célula e muitas outras opções.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Validação de dados Quando desenvolvemos uma planilha é interessante validar os dados antes que sejam inseridos na planilha. 2. na caixa de opões Permitir Opções disponíveis:         Qualquer valor: Permite inserir qualquer valor. 15 . não permitindo que esta fórmula seja alterada. As Guias disponíveis são: a.

Quant. já que não existe 1. Data D. as células referentes à quantidade podem ser do tipo inteiro.: Para não permitir valores em branco desmarque a caixa de seleção Ignorar em branco 16 . 3. 1. Produto B. esta planilha controla um pequeno estoque de produtos de informática.. Número Inteiro Vamos validar as células referentes a quantidade (B2 e B3). Valor E..5 mouse. 4. Total Preencha com os valores abaixo. Configurações Permitir: Número Inteiro Dados: Maior ou igual a Mínimo: 0 (zero) Obs.). para validar estes dados selecione as células B2 e B3 e abra a janela de validação (Dados >> Validação. 2. C.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Validação de dados na prática Abra o Excel e crie uma planilha com as colunas: A.

Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Mensagem de entrada Para mostrar uma mensagem quando o usuário clicar na célula com validação escolha a guia Mensagem de entrada e marque a caixa de seleção: Mostrar mensagem de entrada ao selecionar a célula.. Mensagem de erro: A quantidade do produto deve ser um número inteiro como 1. Defina como Título: Quantidade e a Mensagem de entrada digite: Insira a quantidade do produto em números inteiros. 17 .. 20. Escolha um estilo neste caso Parar 2. Título: Valor inválido 3. 2. Alerta de erro Esta opção mostra uma mensagem quando o valor inserido não é válido 1.

Informações: Ao Clicar no botão OK a validação é ignorada e o valor pode ser inserido mesmo que seja inválido. Parar: Ao clicar no botão repetir o usuário pode digitar o valor correto novamente e o botão cancelar permite manter o valor que estava antes. Aviso: Mostra um aviso perguntando se o usuário deseja continuar (Sim / Não) ou cancelar. 2. caso escolha Sim será ignorada a validação e o valor poderá ser inserido mesmo que não seja válido. 18 . cada um deles mostra diferentes opções quando o valor inserido não é válido. ao inserir uma letra na célula referente á quantidade. Veja as opções. 1. 3.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Estilos da mensagem de erro: A opção Estilo permite alterar o ícone e os botões da mensagem de erro. Aviso e Informações. os estilos disponíveis são: Parar.

Dados: Escolha a data de ínicio e Término. Configure as mensagens de entrada e de Erro. 19 .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Validar a data Selecione as células referentes a data e na janela de validação em Configurações escolha Permitir >> Data. conforme suas preferências. os valores podem ser uma célula da planilha permitindo maior flexibilidade para alterar as datas futuramente.

Escolha a opção Personalizar: Defina os parâmetros do filtro personalizado Dica: Se quiser “resetar” o filtro clique no menu: Dados >> Filtrar e desmarque a opção Auto Filtro. 20 .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Filtros Em planilhas com muito conteúdo fica difícil separar as informações por grupos. note que esta opção do menu ativa o filtro para desativar siga os mesmos passos desmarcando o auto filtro do menu. Para usar o filtro selecione a célula desejada e clique no menu Dados >> Filtrar >> Auto filtro. para resolver o Excel permite filtrar as informações da planilha permitindo que sejam visualizadas apenas as células referentes ao critério usado no filtro tornando assim mais fácil a consulta aos dados da planilha.

Abra uma planilha que você deseja proteger com senha. 4.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Capítulo 3 – Protegendo e Compartilhando pastas de trabalho Proteção de planilhas O Excel permite proteger as planilhas com senha. 21 . Clique no Menu: Ferramentas >> Proteger >> Proteger Planilha. 2... Na janela que surgir digite uma senha e escolha o que você deseja permitir marcando as caixas de seleção referentes ao recurso selecionado. este recurso é muito útil em empresas onde algumas informações devem ser protegidas. evitando assim que uma pessoa não autorizada altere os valores ou modifique suas fórmulas. 3. Veja como proteger uma planilha: 1. Repita sua senha Ao tentar editar qualquer célula será exibida uma mensagem de erro.

selecione as células que você deseja permitir a edição e clique no menu Formatar >> Células escolha a guia Proteção e desmarque a caixa de seleção Bloqueadas isso permite que as células selecionas possam ser editadas enquanto o resto da planilha fica protegida.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Para desbloquear basta acessar o menu Ferramentas >> Proteger >> Desproteger Planilha.. 22 .. Para permitir a edição de determinadas células mesmo com a planilha protegida por senha. e digitar a senha.

Na janela que surgir marque a caixa de seleção Compartilhar esta pasta na rede e Permitir que os usuários da rede alterem meus arquivos. 23 . Quando mais de um usuário abrir a mesma planilha o segundo usuário receberá uma mensagem de erro informando que uma planilha já esta aberta e esta cópia será aberta apenas como leitura. para criar uma pasta compartilhada siga os passos abaixo: Clique com o botão direito do mouse na pasta que você deseja compartilhar e escolha a opção Compartilhamento e segurança .. clique em OK para aplicar as alterações.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Compartilhando Planilhas na rede Antes de compartilhar uma planilha na rede você deve criar uma pasta compartilhada para salvar sua planilha neste local..

24 . Na guia avançadas configure como na imagem abaixo: Assim a planilha será salva e atualizada a cada 5 minutos.. salve a planilha desejada e clique no menu Ferramentas >> Compartilhar pasta de trabalho..Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Permitindo que mais de um usuário trabalhe na mesma planilha Para permitir que mais de um usuário abra a mesma planilha.

no entanto o sinal . (ponto e Vírgula) para calcular valores selecionados =CONT. Antes de começar a fazer uma fórmulas leve em consideração que:     Toda fórmula inicia com o sinal = (igual) Para calcular valores do conteúdo entre duas células use : (dois pontos) Para calcular valores aleatórios entre células separes as células com . Por exemplo.: o sinal : (dois pontos) calcula os valores que estão entre uma célula inicial e outra final. se na célula B2 tem o valor gasto com telefone e na célula C2 Tem o valor gasto com água então a fórmula ficaria assim: =B2+C2. Cálculos estatísticos Operação Média entre seqüência de valores Média com dois ou mais valores Maior valor Menor valor Contar células Fórmula =MEDIA(A1:A10) Observações Calcula a média entre as células A1 e A10 =MEDIA(A1:A10. 25 . baseadas no conteúdo de uma ou mais células ou em valores previamente determinados na fórmula. (ponto e virgula) As referências dos exemplos como =A1+A2.NÚM(A1:A10) Funciona apenas com valores numéricos. A15 =MAXIMO(A1:A10) Pode usar o sinal . são apenas ilustrativas perceba que A1 deve ser alterado para a célula correspondente ao valor que deseja calcular.Fórmulas Fórmulas do Excel É possível fazer cálculos matemáticos com o Excel por meio de Fórmulas. (ponto e Vírgula) para calcular valores selecionados =MINIMO(A1:A10) Pode usar o sinal .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Capítulo 4 .A15) Calcula a média com as células A1. Obs. Operações básicas: Operação Adição Subtração Multiplicação Divisão Somar valores entre várias células Fórmula =A1+A2 =A1-A2 =A1*A2 =A1/A2 =SOMA(A1:A10) Observações Soma o valor da célula A1 + A2 Subtrai o valor da célula A1 + A2 Multiplica o valor da célula A1 + A2 Divide o valor da célula A1 + A2 Esta fórmula soma todos os valores que estão entre as células A1 e A10. para exibir os gastos com água e telefone. (ponto e Vírgula) calcula apenas os valores escolhidos que estão entre o sinal . A10. (ponto e Vírgula).

é recomendável nomear as células que serão usadas para calcular os resultados.. Selecione as células que serão nomeadas 2. 26 .. Clique no menu Inserir >> Nome >> Definir . para nomear as células: 1.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Outras fórmulas Nome Raiz Quadrada Potência Fórmula =Raiz(A1) =A1^2 Observações O número 2 indica o grau de exponênciação se quiser calcular ao cubo use 3 Data e hora Fórmula =HOJE() =AGORA() Observações Mostra a data atual de acordo com o relógio do sistema Subtrai o valor da célula A1 + A2 Operadores Soma + Subtração – Multiplicação * Divisão / Diferente de <> Maior > Menor < Potência ^ Nomes das células Em planilhas mais complexas.

Para Calcular basta usar o nome da célula como.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Digite o nome para as células Clique na caixa de texto Refere-se a: e selecione as células que deseja nomear Clique no botão Adicionar e depois em OK. a célula A1 tem Quantidade de um produto e a célula B1 tem o valor de venda deste produto e estão nomeadas assim: A1 – Qnt B1 – ValorCompra Para saber o total use a fórmula: =Qnt * ValorCompra 27 . por exemplo.

Lógica da fórmula: Veja o exemplo na planilha. se o valor da célula correspondente a média for maior ou igual a 7 o resultado será Aprovado e caso contrário Reprovado."Um". temos então o primeiro resultado Um E caso contrário fica em branco Os resultados devem ser separados por Aspas " Cálculo de média escolar: =SE(A1>=7. evitando assim que o usuário tenha que comparar as médias e digitar manualmente a situação do aluno. as médias de um aluno. =SE(teste lógico) Depois a condição A1=1 O Ponto-e-vírgula separa a condição do resultado Caso o valor da célula A1 for igual a 1."Aprovado". como por exemplo. caso contrário Reprovado 28 ." ") Analisando: Se A1 for igual a 1 então Um caso contrário em branco Observações       Primeiro indicamos o tipo de fórmula. Acompanhe o seguinte raciocínio: Fórmula: =SE(A1=1. possibilitando o preenchimento automático de uma célula. onde temos a célula A1 com o número 1 e na célula do lado usamos uma fórmula que se o valor da célula A1 for igual a 1 será exibido Um e caso contrário não será mostrado nada. de acordo com o valor de outra célula relacionada."Reprovado") Se o valor da célula A1 for maior ou igual a 7 então Aprovado.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Fórmula condicional no Excel O Excel permite o uso de fórmulas condicionais.

veja a fórmula: =SE(B3=1.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Condição com Texto Até agora vimos fórmulas envolvendo células com números."Fontes". em uma planilha onde temos em uma célula nome e em outra o endereço usamos a seguinte fórmula para juntar o nome e o endereço: =CONCATENAR(A2. mas podemos usar também usar células que contenham palavras."Desenvolvimento". veja o exemplo: =SE(A3="deivis"."Outros"))) Agora basta adaptar conforme suas necessidades."Outro Nome") Neste caso é necessário colocar a condição entre Aspas "deivis".SE(B3=2."Direção". lembrando que no final devem ser acrescentadas a quantidade de parênteses para “fechar a fórmula de acordo com os que foram abertos na fórmula. Concatenar Concatenar para o Excel significa juntar células umas as outras ou células com um texto predefinido.SE(B3=3. como por exemplo. Usando mais de uma condição Em uma planilha para controle de funcionários por setores de uma empresa temos uma célula com o nome do funcionário outra com o código do cargo e outra que mostra o setor em que o funcionário trabalha.B2) 29 .

na célula que você deseja mostrar com a primeira letra maiúscula. Deixar apenas a primeira letra Maiúscula Durante o uso de planilhas. Ex. palavra ou número no resultado use as aspas =A1&”texto”&B1 Vinculo com célula de outra planilha É possível vincular dados das células de outra planilha.MAIUSCULA(A1) 30 . para que quando o valor for alterado na planilha de origem a que recebe o vinculo atualiza os valores automaticamente. para corrigir isso.: =A1&B1 Para inserir espaço.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Para usar um texto pré-determinado. por exemplo. isso ocupa um espaço maior nas colunas da planilha e em alguns casos a deixa com uma aparência feia. =PRI. coloque o texto entre aspas como no exemplo: =CONCATENAR(A2. digite um valor na célula A1 em Plan2 e na célula A2 da Plan1 digite a seguinte fórmula: =Plan2!A1. use a seguinte fórmula: Onde A1 deve ser substituída pela célula que contem o valor a ser corrigido. muitos usuários esquecem a tecla Caps Loock ativada assim tudo que for digitado fica em maiúsculo.”Seu texto”) Outra forma de concatenar é usar o caractere & entre uma célula e outra.

por exemplo uma planilha de vendas onde temos uma planilha com os produtos e outra com as vendas. para evitar erros podemos usar a fórmula PROCV que preenche automaticamente os valores de acordo com o código do produto. como. Para entender melhor vamos á prática: Crie uma planilha como mostra a imagem abaixo: Renomeie a Plan2 como Orçamento Preencha com os dados da imagem abaixo: [ 31 .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Procura automática Em muitos casos pode ser útil que o Excel preencha automaticamente os dados a aprtir de uma referência.

ou seja. o que a fórmula deve procurar. neste caso este valor está entre as células A2 e A10 da planilha Produtos 2: este é o número que indica em qual coluna deverá ser pego o valor a ser exibido.2) Que traduzindo teremos =PROCV(célula onde o valor deve ser procurado.Intervalo onde procurar. 32 .Produtos!A2:C10. Para isso use a fórmula: =PROCV(A2. no caso da coluna C seria 3.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Na célula A1 o usuário deve digitar o código do produto e nas células B2 e C2 deve aparecer automaticamente a descrição do produto e o seu valor.Número correspondente à coluna cujo valor deve ser exibido) Vamos analisar cada parte desta fórmula:      =PROCV: este é o nome da fórmula que deve ser seguido do parêntese A2: é a célula onde digitaremos o código do produto. Produtos!A2:A10: é o intervalo de células no qual o valor digitado em A2 deve ser procurado. coluna D 4 e assim por diante. Os sinais de ponto e vírgula separam as partes da fórmula.

permitindo acesso rápido e fácil aos dados que você precisa. Veja como criar uma tabela dinâmica: Abra uma planilha com muitos dados e clique no menu Dados >> Relatório de tabela e gráfico dinâmico. Escolha as opções : Banco de dados ou lista do microsoft office excel Tabela dinâmica Clique em avançar 33 .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Capítulo 5 – Tabelas dinâmicas Criando Tabelas dinâmicas Tabelas dinâmicas é um recurso do Excel que permite organizar os dados em planilhas muito extensas...

Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Selecione as células que serão usadas e escolha avançar > Escolha onde você quer inserir o0 relatório de tabela dinâmica Clique em concluir Arraste os itens para as partes do relatório que você preferir 34 .

Para gravar macros siga os passos: Abra uma planilha e clique no menu Ferramentas >> Macro >> Gravar nova Macro. Digite um nome para esta macro. que podem ser gravadas automaticamente ou escritas usando alguns comandos da linguagem Visual Basic baseada na linguagem Basic desenvolvida pela Microsoft.. Clique em OK para iniciar a gravação.. também é possíel escolher um local para salvar esta macro. caso deseje pode definir um atalho de teclado para a macro pressionando a tecla Ctrl. 35 .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Capítulo 6 – Macros O Excel permite automatizar algumas tarefas com o uso de macros.

Para parar a gravação clique no botão Parar Gravação Para ver as macros que foram criadas Clique em Ferramentas >> Macro >> Macros. isso será a ação desta macro poderia ser outra ação qualquer. como imprimir uma planilha. ou pressione Alt + F8 36 .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Selecione algumas células e mescle.

mas isso veremos no próximo capitulo sobre VBA a linguagem de programação do Excel. onde você poderá usar comandos da linguagem visual basic para alterar suas macros. Será aberto o editor de macros. 37 .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Para executar uma macro clique na macro e em seguida clique no botão executar Editando Macros Pressione Alt + F8 e clique na macro que deseja editar e clique no botão Editar.

A3.A5").Select End Sub A linha Range("A1:D1")... se desejar selecionar células fora de uma seqüência use a vírgula.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Editando uma macro Veja a seguir o exemplo de uma macro que seleciona as células A1 até D1 Sub Macro1() Range("A1:D1"). Sub Macro1() Range("A1. Isso foi implantado na versão 2003 do Office para evitar os vírus de macro que desconfiguravam os aplicativos do pacote Office. para alterar este intervalo basta trocar os valores A1:D1. 38 .Select End Sub Segurança Ao abrir uma planilha que contém macros em outro computador ou até mesmo no próprio computador onde a planilha foi elaborada pode acontecer do Excel bloquear as macros. Com a planilha aberta clique no menu Ferramentas >> Macro >> Segurança. sendo necessário alterar algumas configurações de segurança do Excel.Select refere-se ao intervalo de células A1 até D1.

Alternando entre as planilhas Vamos criar uma macro simples que alterna entre as planilhas. De controle. se preferir altere o nível de segurança para Alto ou Muito alto depois. para isso precisamos da barra de ferramentas de caixa de controle. para exibir esta barra clique no menu Exibir >> Barras de ferramentas e marque a opção Caixa de ferram. apenas clicando em botões. 39 . que por padrão não é exibida no Excel.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Deixe os níveis de segurança como Baixo assim suas macros poderão ser executadas sem problemas.

 Caption – Texto que aparece no botão  Mouse Icon – cursor do mouse que vai aparecer para este botão Dica: Você pode alterar as outras opções para descobrir o que cada uma faz ! 40 . Altere as seguintes opções:  Name – Nome do botão usado pelo Excel. não pode conter espaços e use um nome sugestivo como BtnPlanilha2.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Escolha o item Botão de comando e desenhe um botão na planilha Clique com o botão direito do mouse neste Botão de controle e escolha Propriedades.

Activate Deve ficar assim: Private Sub CommandButton1_Click() Worksheets(2). No editor do VBA insira o código entre Private Sub CommandButton1_Click() e End Sub Worksheets(2). talvez seja necessário sair do modo Design clicando na opção da caixa de ferramentas de controle.Activate End Sub Volte para a planilha do Excel e clique no botão para ver o resultado. 41 . para isso clique com o botão direito do mouse neste botão e escolha Exibir código.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Feitas as devidas alterações na aparência deste botão vamos agora inserir os comandos para que quando este botão for clicado passe para a planilha 2.

Para acessar o ambiente de programação do VBA. criada pela Microsoft. depois vá no menu Ferramentas >> Macros >> Editor do Visual Basic ou pelo atalho de teclado Alt + F11.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Capítulo 7 – Programação em VBA VBA VBA é a sigla para Visual Basic for Applications. um ambiente de programação voltado para os programas da família Office. primeiro abra o Excel. 42 . usando como base a linguagem Visual Basic.

Exibe o texto definido nesta propriedade em uma caixa de texto Font .Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Itens área de trabalho do VBA: 1. caixas de texto. plan2. comum em componentes tipo botão e formulário Text .Título que aparece no componente. Janela de Propriedades . True(verdadeiro) ou desabilitado False(falso) Estas são apenas algumas propriedades de uso geral. para parar clique no botão Redefinir ou feche sua aplicação Módulos Os módulos são as macros criadas e podem ser atribuídos a um ou mais componentes da planilha economizando assim linhas de código repetidas. Caixa de ferramentas . etc. bastando para isso clicar sobre o objeto desejado e Pressionar F4 caso a janela de propriedades não estiver aparecendo. caixas de texto. etc. Project Explorer . Formulário . por exemplo.Janela onde você pode ver e alterar as propriedades dos componentes do projeto.Nome usado para orientar o programador na hora de escrever o código Caption . etc. etc.Tela do programa onde podemos colocar botões.Define se o componente está habilitado. Executando uma aplicação Para executar sua aplicação pressione F5 ou clique no botão Executar da barra de ferramentas. note que também é possível inserir módulos a partir desse menu: 43 . dentro de um formulário podemos inserir os controles como botões. pois as propriedades podem variar conforme o componente e a situação. 2. Para alterar as propriedades de um componente você deve primeiro selecioná-lo.Local onde encontramos os controles necessários para o projeto como botões. 4.Visibilidade do componente. 3.Define o tipo de fonte (letra) a ser utilizada Visible . a propriedade Name altera o nome de um componente. Algumas propriedades comuns:       Name . Formulários Formulários são janelas que podem ser usadas para diversas funções dentro de uma planilha.onde você pode ver todos componentes do seu projeto como planilhas plan1. True(verdadeiro) ou False(falso) Enabled . caixas de texto. Para inserir um formulário clique no menu Inserir >> User Form.

Show Onde UserForm1 é o nome do formulário.Caption .Caption = TxtNome. definido na propriedade Name 44 .é o rótulo com a propriedade Caption onde mostra o texto neste rótulo TxtNome.Text End Sub Onde: Label1. isso fecha o formulário Para chamar esse formulário através de um botão de comando use o código: UserForm1. No editor do VBA insira um formulário e neste formulário coloque os seguintes componentes: 1 Rótulo 1 Caixa de texto 2 Botões Altere as propriedades: Rotulo: Caption: em branco Caixa de Texto: Name TxtNome Text: em branco CommandButton1: Caption: OK CommandButton2 Caption: Sair Vamos agora ao código Dê um duplo clique no botão OK e insira o código que vai mostrar seu nome no rótulo para isso usaremos as propriedades do rótulo e da caixa de texto: Private Sub CommandButton1_Click() Label1.Text – é a caixa de texto com a propriedade Text que será mostrada no rótulo No código do botão OK digite End.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Controles comuns Vamos criar um aplicativo de exemplo onde o usuário deve digitar seu nome em uma caixa de texto e clicar em um botão para mostrar seu nome em um rótulo.

477. por exemplo. As variáveis Currency são armazenadas como números de 64 bits (8 bytes) em um formato de número inteiro. 45 . As horas são exibidas de acordo com o formato de hora (12 ou 24 horas) reconhecido por seu computador.000 para fornecer um número de ponto fixo com 15 dígitos à esquerda da vírgula decimal e 4 dígitos à direita.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Comentando o código Comentários ajudam a entender melhor o código os comentários devem ser iniciados com apóstrofos Veja „mostra a letra A na caixa de texto TextBox1. em escala de 10. Date    As variáveis Date são armazenadas como números IEEE de ponto flutuante de 64 bits (8 bytes) que representam as datas que variam de 1 de janeiro de 100 a 31 de dezembro de 9999 e as horas de 0:00:00 a 23:59:59.337. os valores à esquerda do decimal representam informações de data. Quando outros tipos numéricos são convertidos em Date. Números inteiros negativos representam datas anteriores a 30 de dezembro de 1899.5807.477. mas só podem ser True ou False. #1 de janeiro de 1993# ou #1 jan 93#.337. nos quais a precisão é especialmente importante. Os literais date devem estar entre sinais (#).203. devem ser declaradas com o comando Dim Nome_da_variavel As Tipo_de_Variavel Tipos de Variáveis Boolean    As variáveis Boolean são armazenadas como números de 16 bits (2 bytes). Essa representação fornece um intervalo de -922.5. Qualquer valor literal de data reconhecível pode ser atribuído a variáveis Date.685. As variáveis Date exibem as datas de acordo com o formato abreviado de data reconhecido por seu computador. Meia-noite é 0 e meio-dia é 0. enquanto os valores à direita do decimal representam horas.685.203.5808 até 922. Currency  O tipo de dados Currency é útil para cálculos que envolvem dinheiro e cálculos de ponto fixo.Text = “A” Variáveis As variáveis armazenam um valor na memória do computador que poderá ser usado posteriormente para cálculos ou exibir uma mensagem.

94065645841247E-324 a 1. Integer     As variáveis Integer são armazenadas como números de 16 bits (2 bytes) com valor no intervalo de -32. No entanto.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® String    Os códigos para caracteres String variam de 0 a 255.228. em escala por uma potência de 10 variável. O fator de escala potência de 10 especifica o número de dígitos à direita da vírgula decimal e varia de 0 a 28. como letras de alfabetos internacionais. de 96 bits (12 bytes). diferente de zero.79769313486232E308 para valores positivos. O tipo de dados Byte é útil para conter dados binários. Os primeiros 128 caracteres (de 0 a 127) do conjunto de caracteres correspondem às letras e aos símbolos de um teclado padrão norte-americano e são iguais àqueles definidos pelo conjunto de caracteres ASCII. Double   As variáveis Double (vírgula flutuante de dupla precisão) são armazenadas como números IEEE de vírgula flutuante de 64 bits (8 bytes). você não pode declarar uma variável como sendo do tipo Decimal.162. Os 128 caracteres (de 128 a 255) seguintes representam caracteres especiais.94065645841247E-324 para valores negativos e de 4. é +/-0.0000000000000000000000000001. que variam em valor de 0 a 255. Um valor enumerado pode conter um conjunto finito de números inteiros exclusivos.9228162514264337593543950335 e o menor valor. sem sinal.950. O caractere de declaração de tipo para Integer é o sinal de porcentagem (%). acentos. símbolos de moeda e frações.79769313486232E308 a 4. As variáveis Integer também podem ser usadas para representar valores enumerados.337. o maior valor é +/-7.335. únicos. Com 28 casas decimais. ou seja. 46 . você pode criar uma Variant com o subtipo Decimal usando a função CDec. Byte   As variáveis Byte são armazenadas como números de 8 bits (1 byte). o maior valor possível é +/79. cada um com um significado especial no contexto em que é usado.514. o tipo de dados Decimal pode ser usado somente dentro de uma Variant.543. sinalizados. com valor no intervalo de -1. Com uma escala de 0 (sem casas decimais).767.264.768 a 32. IMPORTANTE: Atualmente. Decimal     As variáveis Decimal são armazenadas como números inteiros. O caractere de declaração de tipo para Double é o sinal #.593.

Text = x + y Comentando o código: Dim x.Text y = TextBox2. que pode ser muito útil caso o usuário queira fazer um cálculo simples e rápido sem ter que usar fórmulas.Text = x + y calcula no TextBox3 a soma de X+Y 47 . entre Private Sub CommandButton1_Click() e End Sub : Dim x.Text y = TextBox2.variáveis mostra que serão utilizados dois números X e Y x = TextBox1.Text mostra qual componente vai receber cada variável TextBox3. y As Double x = TextBox1. para inserir um formulário que será a tela da calculadora.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Para entender as variáveis vamos desenvolver uma calculadora. y As Double . No editor do VBA clique no menu Inserir >> UserForm.Text TextBox3. neste UserForm insira os seguintes componentes:    3 TextBox 4 Botões 1 Rótulo Organize os componentes e altere as propriedades para que fiquem parecidos com a imagem abaixo: Clique 2 vezes no botão com o sinal de soma (+) e digite o seguinte código.

Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Repita o mesmo procedimento para os outros botões lembrando de trocar o sinal do operador no código de cada botão. clique duas vezes nele e digite o código para chamar a calculadora FrmCalculadora. seu uso é bem simples. veja o código a seguir: Private Sub CommandButton1_Click() MsgBox ("ola") End Sub 48 .Show note que FrmCalculadora é o nome que foi definido para o UserForm Caixa de mensagem As caixas de mensagem podem ser usadas para exibir informações na forma de avisos. Depois de pronta crie um botão de comando no Excel.

"") =CONT. onde: PROCV – formula A2 – Célula onde digita o código a ser procurado Produtos!A2:A10 – intervalo de células onde o código será procurado 2 – refe-se à coluna B neste caso indicada pelo número 2 =SE(A1<>"". Calcula a raiz quadrada do valor contido na célula A1 Calcula a potência do valor contido na célula A1 elevado a 2 Junta o valor das células A1 e A2 Junta o valor das células A1 e A2 deixando um espaço em branco entre as duas Mostra o valor da célula A1 da planilha Plan2 Mostra a primeira letra maiúscula Procura um valor.”Aprovado”. funciona apenas com calores numéricos (Números em geral.Open(“C:\Balanço.”Reprovado) Ação Soma 2 valores Soma o intervalo de células entre A1 e A10 Subtração Multiplicação Divisão Calcula a média de valores no intervalo entre A1 e A10 Mostra o menor valor entre o intervalo A1 e A10 Mostra o maior valor entre o intervalo A1 e A10 Fórmula lógica testa se o valor da célula A1 for menor ou igual a 7 mostra como resultado Aprovado.2 VBA Worksheets(2).Text Label1.” “.MAIUSCULA(A1) =PROCV(A2.Value = "ABC" UserForm1.Add Range(“A1”).xls”) Worksheets.PRODUTOS!A2:A10.A2) =Plan2!A1 =PRI. caso contrário mostra a célula em branco Conta o numero de células no intervalo entre A1 e A10. hora e valores monetários). caso contrário Reprovado Testa se o valor da célula A1 for diferente de em branco (o sinal “” indica espaço em branco).A2) =CONCATENAR(A1. então calcula A1*5. data.Activate Workbooks.Show End TextBox1.Excel Avançado – Deivis Fontes Styllu‟s – Escola de Qualificação Profissional® Capítulo 8 – Guia de consulta rápida Fórmulas Fórmula =A1+A2 =SOMA(A1:A10) =A1-A2 =A1*A2 =A1/A2 =MEDIA(A1:A10) =Mínimo(A1:A10) =MAXIMO(A1:A10) =SE(A1<= 7.NUM(A1:A10) =Raiz(A1) =A1^2 =CONCATENAR(A1.caption Ativa e exibe a planilha 2 seguindo a ordem qu elas estão na pasta de trabalho Abre a planilha Balanço salva no disco C:\ Adiciona uma nova planilha Ativa uma célula Define o valor ABC na célula A1 Mostra um formulário Fecha um formulário Propriedade Text da caixa de texto Propriedade Caption que mostra o texto do rótulo 49 .A1*5.Activate Range("A1").