You are on page 1of 6

Física – Eletricidade e Magnetismo Autor: Eng. Clovis Almeida Exercícios - Capacitância. 1. A unidade de capacitância é equivalente a a. J/C. b. V/C. c. J2/C. d. C/J. e. C2/J.

e. Nenhuma das respostas acima.

6. A capacitância de um capacitor com placas planas e paralelas com
área A e separação entre as placas igual a d é dada por: a. ε 0d/A. b. ε 0d/2A.. c. ε 0A/d. d. ε 0A/2d. e. Ad/ε 0.

7. A expressão que define a capacitância de um capacitor com placas
planas e paralelas é: a. Diretamente proporcional à área de uma das placas. b. Diretamente proporcional às cargas armazenadas. c. Independente de qualquer material inserido entre as placas. d. Diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada às placas. e. Diretamente proporcional à separação entre as placas. 8. A área de uma das placas e a separação entre elas de cinco capacitores são: I – capacitor 1: Área A0, separação d0. II – capacitor 2: Área 2A0, separação 2d0. III – capacitor 3: Área 2A0, separação d0/2. IV – capacitor 4: Área A0/2, separação 2d0. V – capacitor 5: Área A0, separação d0/2. Classifique os capacitores acima, de acordo com suas capacitância, do menor para o maior. a. 1, 2, 3, 4, 5. b. 5, 4, 3, 2, 1. c. 5, 3 e 4 empatam, 1, 2. d. 4, 1 e 2 empatam, 5, 3. e. 3, 5 e 2 empatam, 1, 4. 9. A capacitância de um capacitor com placas planas e paralelas pode ser aumentada: a. Pelo aumento da carga. b. Pela redução da carga. c. Pelo aumento da separação das placas. d. Pela redução da separação das placas. e. Pela redução da área de uma das placas. 10.Se tanto a área de uma das placas e a separação entre elas são duplicadas, a capacitância: a. Dobra.

2. Um farad é o mesmo que: a. J/V. b. V/J. c. C/V. d. V/C. e. N/C. 3. Quando se diz que um capacitor C possui uma carga Q, significa
que as cargas reais em suas armaduras são: a. Q, Q. b. Q/2, Q/2. c. Q, −Q. d. Q/2, −Q/2. e. Q, 0.

4. Cada armadura de um capacitor armazena uma carga de 1 mC,
quando uma diferença de potencial de 100 V é aplicada. A capacitância do capacitor é: a. 5 µ F. b. 10 µ F. c. 50 µ F. d. 100 µ F. e. Nenhuma das respostas acima.

5. Para carregar um capacitor de 1 F com 2 C é necessária uma
diferença de potencial de: a. 2 V. b. 0,2 V. c. 5 V. d. 0,5 V.

Aumenta-se a diferença de potencial. 14. c. A diferença de potencial será reduzida à metade. d. A diferença de potencial será reduzida à metade.2 m2 e separação entre as placas de 0. e. 17. e. c. com R1 maior que R2. O campo elétrico é reduzido à metade. 15. A densidade superficial de cargas não se altera em qualquer das placas. d. b. 1. 4. 1. O campo elétrico será duplicado. b.8 x 10–6 C. a. b. c. (R1 – R2)/R1R2. d. b – a. c. b. A densidade superficial de carga em cada placa será duplicada. A capacitância é reduzida à metade. b. Nada se pode afirmar. c. b2 – a2.1 mm. 3. c. A capacitância não é afetada.0 x 10–2 V. 4. R1R2/(R1 – R2). 1/R2. A capacitância de um condutor esférico isolado com raio R é proporcional a: a. Nenhuma das acima. Reduz-se a diferença de potencial. R2. 20. carregado e isolado. A carga em cada placa será reduzida à metade. O campo elétrico será duplicado.Se a carga de um capacitor de placas planas e paralelas é duplicada: a.1 mm. d. e. R12 – R22. 1. 12.b. b. Reduz-se à metade. e. c.5 x 10–6 C. e. a diferença de potencial entre as placas deve ser aproximadamente: a. d. A carga em cada placa será reduzida à metade. Um capacitor de placas planas e paralelas possui uma das placas com área de 0. R12 + R22. b. A capacitância de um capacitor esférico com o raio interno a e o raio externo b é proporcional a: a. b. b. 13. 19. d.Se a separação entre as placas de um capacitor com placas planas e paralelas. Separando-se as placas de um capacitor carregado isolado: Aumenta-se a capacitância. A densidade superficial de carga em cada placa será duplicada. e. ab/(b – a). c. R. e. A diferença de potencial não é afetada. Quadruplica. d. c.0 x 10 –6 C. a capacitência é proporcional a: a. 8. d.4 x 10–5 C. a magnitude da carga em cada uma das placas deve ser: a.2 m2 e separação entre as placas de 0. 7. Reduzindo-se o raio do cilindro interno e o comprimento. Um capacitor de placas planas e paralelas possui uma das placas com área de 0. e. Se a magnitude da carga em cada uma das placas é de 4. b. e. d. carregado e isolado.A capacitância de um capacitor cilíndrico pode ser aumentada: a.0 x 108 V. d. Nenhuma das acima. 16. 1/R. 0. Triplica.1 x 10–6 C.Se a área de uma das placas de um capacitor com placas planas e paralelas. o . a/b.0 x 106 V/m entre as placas.0 x 102 V. for duplicada: a. for duplicada: a. Nenhuma das acima. ab/( b2 – a2). c. Aumentando-se o raio do cilindro interno e comprimento. 2. 11. Se elas estiverem bem afastadas uma da outra. Duas esferas condutoras possuem raios R1 e R2. A capacitância é duplicada. e. Não se altera. Para obter-se um campo elétrico de 2.9 x 10–7 C.0 x 102 V. O campo elétrico é duplicado. 18.

25. d. respectivamente. Um capacitor de 2 µ F e outro de 1 µ F são conectados em série e uma diferença de potencial é aplicada à associação. 23. respectivamente. respectivamente. Nenhuma das acima. O dobro da diferença de potencial do capacitor de 1 µ F. Q/2 e 2V. Q e V. Somente V e U. e. b. Dois capacitores C1 e C2 são conectados em paralelo. b. Somente Q. e. Considerando que a diferença de potencial entre os terminais da bateria é V e a carga total fornecida pela bateria é Q. Uma bateria é utilizada para carregar dois capacitores idênticos. d. Q e V/2. e. c. respectivamente. d. Considerando que a diferença de potencial entre os terminais da bateria é V e a carga total fornecida pela bateria é Q. c. Uma bateria é utilizada para carregar dois capacitores idênticos. 1/(C1 + C2). Representando a carga por Q. C1/C2. A metade da carga do capacitor de 1 µ F. Somente Q e U. A metade da diferença de potencial do capacitor de 1 µ F. b. d. 1/(C1 + C2). então a carga do capacitor equivalente é igual: . Q/2 e V/2. Somente Q. c. d. 24. A capacitância equivalente é dada por: a. Q e V. Dois capacitores C1 e C2 são conectados em série. 29. respectivamente. b. Somente V e U. respectivamente. O capacitor de 2 µ F possui: a. A metade da carga do capacitor de 1 µ F. c. c. 22. dentre as grandezas mencionadas. e. (C1 + C2)/C1C2. associados em paralelo. C1C2/(C1 + C2). c. capacitores em série possuem iguais: a. associados em série. A metade da diferença de potencial do capacitor de 1 µ F. Representando a carga por Q. O dobro da carga do capacitor de 1 µ F. capacitores em paralelo possuem iguais: a. e. respectivamente. respectivamente. a diferença de potencial por V e a energia armazenada por U. C1C2/(C1 + C2). e. (C1 + C2)/C1C2. Q e V/2. 21. Q/2 e V/2. Somente U. Q/2 e 2V. O dobro da diferença de potencial do capacitor de 1 µ F. C1/C2. 27. respectivamente. b. Nenhuma das acima. d. O dobro da carga do capacitor de 1 µ F. b. 26. Q/2 e V. d. e. podemos dizer que. a diferença de potencial por V e a energia armazenada por U. Somente Q e U. então a carga na armadura positiva de cada capacitor e a diferença de potencial em cada capacitor é: a. A capacitância equivalente é dada por: a. d. C1 + C2 28. d. Somente V. podemos dizer que. C1 + C2 Um capacitor de 2 µ F e outro de 1 µ F são conectados em paralelo e uma diferença de potencial é aplicada à associação. Dois capacitores C1 e C2 são conectados em paralelo e uma diferença de potencial é aplicada à associação. respectivamente. b. Diminuindo-se o raio do cilindro interno e aumentando-se o raio do cilindro externo. Somente reduzindo-se o comprimento. c. então a carga na armadura positiva de cada capacitor e a diferença de potencial em cada capacitor é: a. Q/2 e V. Se o capacitor equivalente à associação possui a mesma diferença de potencial. Aumentando-se o raio do cilindro externo e reduzindo-se o comprimento. e.c. Somente V. Somente U. b. e. c. dentre as grandezas mencionadas. O capacitor de 2 µ F possui: a.

30. pois a capacitância depende da carga. e. O quádruplo. C. P > Q > R = S. 32. A diferença entre as cargas de C1 e de C2. R > P > S = Q 35. d. b) 98. c) 8. Responder as questões 22 a 24. b. Nenhuma das acima. submetidas a uma tensão de 12 V. À diferença das cargas em C1 e em C2.a. 34. c. Resistor. A capacitância resultante do arranjo é: a. b. em relação à associação em paralelo é: a. Nenhuma das acima. Igual. A capacitância não depende da permissividade do dielétrico. d. b. pois a capacitância depende da metade da carga. O produto das cargas de C1 e de C2. e. e. Uma esfera de capacitância C1 tem carga de 20 µ C. A capacitância é diretamente proporcional à área das armaduras. A carga em C1. c. cada um com capacitância C.Assinale a alternativa correta: a. 2C. R > S > Q = P. Dois capacitores idênticos são conectados em série e outros dois. e. Considerando que a capacitância equivalente está submetida à mesma diferença de potencial. idênticos aos dois primeiros. Nenhuma das acima. d. c. 2C/3. A capacitância em nada depende da área das armaduras. c) as linhas de campo elétrico em um capacitor de placas planas paralelas são radiais. Dois capacitores C1 e C2 estão conectados em série e uma diferença de potencial é aplicada à esta associação. e. d) 9. Indutor. d. 1. 33. Nenhuma das respostas acima. b. a. R > P = Q > S. À carga em C1. Um capacitor de placas planas e paralelas tem as placas quadradas com lado de 10 cm. b. r. O dobro. Um capacitor de 2 µ F e outro de 1 µ F são conectados em série e carregados por uma bateria. c. b) as linhas de campo elétrico em um capacitor coaxial são radiais. Igual a C1. e. e) todas as alternativas acima estão incorretas. R = P > S = Q. pois a expressão para obtermos a capacitância não depende da carga. Termistor.É absolutamente incorreto afirmar-se que: a) as linhas de campo elétrico em um capacitor de placas planas paralelas são paralelas e igualmente espaçadas. 36. A soma das cargas de C1 e de C2. Se dobrarmos a distância entre as armaduras a capacitância não se altera. b. a nova capacitância C2 será: a. c. b. 3C1. 3C/2. respectivamente. As cargas armazenadas são P e Q. Então: a. d.85 µ F.Um sistema de dois condutores com cargas iguais e opostas pode ser definido como: a. Capacitor. são conectados em paralelo. . b. 31. d) a quantidade de carga transferida a um capacitor é proporcional à força gravitacional entre as armaduras.5C1. separadas por 1 mm. 38. c. possuem cargas R e S. 3C.5 nF. e. e. Transistor.5 pF. 37. c. pois a capacitância depende do dobro da carga. d.85 mF.A capacitância do capacitor é: a) 88. e) n.Dois capacitores idênticos. d. d. 6C1. são conectados em paralelo e esta associação é conectada em série a um terceiro capacitor idêntico. Ao produto das cargas em C1 e em C2. então a carga da capacitância equivalente é a mesma que: a. c. A capacitância equivalente à associação em série. Um quarto. respectivamente. Quando desconectados e carregados separadamente pela mesma bateria. A metade. Se a carga for aumentada para 60 µ C. À soma das cargas em C1 e C2.

6 x 109. b) a capacitância de um capacitor coaxial não depende do dielétrico. e) n. A bateria é então desligada do capacitor e a separação entre as placas é aumentada para 3. c) 0. r.6 x 107.26 C.04 mC. b) 1.66 pC. r.A quantidade de elétrons armazenados é aproximadamente: a) 6. Um capacitor de 15 µ F está carregado a 60 V.027 J. e) 0. 6. a capacitância equivalente é: a) 21 µ F.0 µ F e 12 µ F. Considere três capacitores com capacitâncias de 3. e) 1. 40. e) 6. a.0 µ F. d) 6.1 µ F.6 pC. d) 1.027 pJ.1 µ F.0 mm.7 µ F.7 mF.5 mm. Considere três capacitores com capacitâncias de 3.6 x 1010.A capacitância inicial do capacitor é: a) 68. e) n.8 pF. c) 0. e) em paralelo.7 F. Assinale a sentença correta: a) a capacitância de um capacitor de placas paralelas não depende da separação entre as placas. a capacitância equivalente é: a) 21 µ F.A energia armazenada inicialmente no capacitor é de: a) 5. d) 86. b) 1. e) 0. c) bom condutor.027 µ J. b) 6. Responder as questões de 26 a 28. a.Um dielétrico deve ser um material: a) de cobre.24 nJ.027 mJ. b) 7. c) 1. a. Se forem associados em série. r.A carga transferida inicialmente ao capacitor é: a) 6.Se conectarmos três capacitores a uma bateria. a. no vácuo.2 µ F.24 nJ. 41.16 mC.04 nC. os capacitores devem estar: a) em série. b) dois em série com um em paralelo. c) 1.0027 µ J. b) metálico. c) 6.0 µ F. d) 2.2 µ F. d) 8. Qual a energia eletrostática armazenada no capacitor? a) 0.56 µ C. b) 0. r. de forma a obtermos o máximo de energia armazenada.7 µ F.04 pC.25 nJ.39. 46. 43. c) 6. Se forem associados em paralelo. 42. 45.0 µ F e 12 µ F. 49. 44. c) a energia armazenada em um capacitor não depende da sua geometria. b) 86. e) 21 pF. 47. e) n. d) 0.6 x 106. e) 68.24 nJ. 6. d) nem em série nem em paralelo.04 µ C. b) 2. e) n.04 C. c) 68. c) dois em paralelos com um em série.A carga transferida ao capacitor é: a) 1. . Um capacitor de placas planas paralelas quadradas com 14 cm de lado e separadas por uma distância de 2.6 x 108. 48. b) 1. d) 2.7 nF.7 µ F. d) 1. d) a energia armazenada em um capacitor depende da sua geometria. é ligado a uma bateria e carregado até 12 V. c) 10. d) mau condutor.

53. desconectado. Um capacitor de 6 µ F é ligado a uma bateria de 12 volts. Capacitor. agora. c. d) 8.Se a diferença de potencial em um capacitor é dobrada. c) não depende do dielétrico. Semelhante à descarga de um capacitor. e) não é possível armazenar energia no segundo.: t = 0. 57. em série. Após ser carregado é. e) a capacitância do capacitor oscila. c) a energia armazenada no segundo é maior que no primeiro. por qual fator a energia muda? a) 2.r.: 8 volts.Um capacitor possui o vácuo como dielétrico e um outro possui o papel como dielétrico. podemos afirmar que se colocarmos o papel como dielétrico: a) a capacitância do capacitor não se altera. A garrafa de Leyden é um: a. Qual a diferença de potencial em cada capacitor? Resp. um outro de 3 µ F. e. Que nunca se repete no mesmo lugar. 56. c. c) 6. Pêndulo elétrico. 55. d) não é possível armazenar energia no primeiro. d) a capacitância do capacitor aumenta. Um frasco para por cerveja marca Leyden.Se considerarmos que a permissividade elétrica do papel é maior que a do vácuo. 52. Conecta-se. Podemos afirmar que: a) a energia armazenada no segundo é igual à do primeiro. a este mesmo capacitor.Assinale a sentença correta: a) o capacitor é um dispositivo para consumir cargas elétricas. b. 54. em seguida. 51. Qual o tempo necessário para que o capacitor adquira uma carga de 99 % da carga final? Resp. d.14 s. b) a energia armazenada no segundo é menor que no primeiro. Um capacitor de 6 µ F é carregado através de um resistor de 5 kΩ por uma fonte de 500 volts.a. Inofensivo. b) 4. e) n.50. b) o capacitor é um dispositivo para dissipar cargas elétricas.5. Que não tem relação com eletrostática. d) o capacitor é um dispositivo para armazenar cargas elétricas. Gerador. d. e. e) 0. Eletroscópio. c) o capacitor é um dispositivo para dispersar cargas elétricas. Que só ocorre em alto mar. b) a capacitância do capacitor se anula. b. . O raio é um fenômeno: a.