You are on page 1of 10

A SADE NO BRASIL OITOCENTISTA: ALGUMAS ABORDAGENS SOBRE AS EPIDEMIAS E AS TRANSFORMAES NA MEDICINA E NO PENSAMENTO SOCIAL Aricelle Silva Borges1

RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar alguns aspectos referentes sade no perodo Imperial (1808-1856) especificamente no que diz respeito s doenas que permearam a captital do Imprio: Rio de Janeiro. Pode-se destacar que este trabalho oriundo de um estudo realizado por meio de fontes bibliogrficas que proporcionaram tal discusso. Outro fator importante que devido a essas doenas o governo portugus transferido para o Brasil possibilitou a fundao de algumas escolas mdicas situados na ento capital fluminense e posteriormente na cidade de Salvador onde pde favorecer um desenvolvimento acelerado de estudos da Medicina brasileira. Desta forma ser posto em evidncia problemas relacionados a sade que por hora est imbricado com o social e o econmico do perodo imperial. A discusso ser margeada dentro dos estudos da Histria Social.

Palavras-Chaves: Medicina Brasileira, Epidemias, Morte

INTRODUO Propomos neste artigo analisar alguns aspectos referentes sade no perodo Imperial (1808-1856). Uma questo importante: vamos nos ater a um estudo bibliogrfico sobre a capital do Imprio, Rio de Janeiro, que foi avassalada por diversas epidemias que proporcionaram um desenvolvimento acelerado de estudos da Medicina. No ano de 1808 o governo portugus foi transferido para o Brasil e esse fato possibilitou a fundao de algumas escolas mdicas, estando estas primeiras escolas situadas no Rio de Janeiro e na Bahia. As construes dessas escolas se deram por causa da falta de profissionais na rea da sade e pela necessidade de especialistas para ajudar a combater as doenas epidmicas que

Acadmica do 4 ano do curso de Histria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Trs Lagoas.

73

permeava o Brasil oitocentista. Entretanto, os estudos mdicos nacionais ainda eram precrios, se comparados com os de Coimbra. A capital fluminense no era somente a corte da monarquia, o centro da cultura da poltica ou da economia era, sobretudo, o palco central das doenas. Sem dvida nenhuma, um dos problemas encontrados no Brasil oitocentista estava relacionado sade. Desta forma, buscamos relacionar aspectos caractersticos do perodo imperial brasileiro para entendermos as relaes que esto imbricadas com o social e o econmico. Todavia, preciso enfocar que o presente artigo ser voltado para a rea da Histria Social, uma vez que a sade relaciona-se com os sujeitos que compem a histria e como afirma Castro a histria social passa a ser encarada como perspectiva de sntese, como reafirmao do princpio de que, em histria, todos os nveis de abordagem esto inscritos no social e se interligam (p.46).

DOENAS E EPIDEMIAS: O IMPRIO DA MORTE O Rio de Janeiro, cidade porturia, atraiu colonos de outros lugares do Imprio portugus como Angola e Moambique, que tambm migraram para o Rio, tendo em vista que a cidade fluminense era o nico abrigo para os requisitos monrquicos no Novo Mundo. Ao que tudo indica a transferncia da corte para a Amrica trouxe a famlia real e o governo da Metrpole, logo, funcionrios, padres e praticantes da Medicina comeavam a desembarcar no porto fluminense. Lembrando que a escravido fazia-se presente neste cenrio imperial, porm, com algumas mudanas no que diz respeito organizao jurdica. Pois segundo Alencastro:
[...] o escravismo no se apresenta como uma herana colonial, como um vnculo com o passado que o presente oitocentista se encarregaria de dissolver. Apresenta-se, isto sim, como um compromisso para o futuro: o Imprio retoma e reconstri a escravido no quadro de direito moderno, dentro de um pas independente, projetando-a sobre a contemporaneidade (1997, p. 17)

notria a importncia do escravo dentro da corte, pois estes serviriam para atender as demandas dos servios domsticos e tambm da prpria economia oitocentista. Para adentrarmos no assunto que diz respeito sade, de como ela era na corte, foi necessrio fazer meno existncia do escravo, uma vez que este comps o cenrio da sade imperial.

74

A elite imperial acostumada com o clima frio da Europa se deparou com o clima tropical do Rio de Janeiro e logo sentiu os efeitos das chuvas de vero que vinham sempre acompanhadas de mosquitos e insetos to comuns no Brasil. Portanto, a cidade fluminense j bastante povoada com o tamanho volume de escravos devido ao trfico interprovincial, d a corte como relata Alencastro as caractersticas de uma cidade quase negra [...] de uma cidade meio africana (p.25). As febres comeam a espalhar-se pelo Rio de Janeiro afora. As cisternas estavam completamente contaminadas ou ento com suas guas na maioria salgadas e barrentas, impossvel de ser consumida. Quando chegava o perodo de vero os problemas de sade agravavam-se. Sabe-se que a construo da rede de esgoto passa a ser realizada em meados de 1860 e, at ento, os escravos eram incumbidos de levar as matrias fecais domsticas para as praias. Por esse motivo, passam a serem chamados de escravos tigres por causa dos dejetos humanos que sujavam seu corpo. Depois do incio da navegao a vapor comeam a descer no porto fluminense sujeitos infectados por doenas contagiosas. Com os indivduos que j moravam na capital da corte e estes recm chegados que por sua vez j estavam contaminados pelas doenas, o surto da clera da varola e da febre amarela aumentou. Com relao varola Vigarello nos diz que:
Demais, a experincia ensinou que, as mais graves epidemias de varola, originaram-se entre os recm-chegados, e se irradiaram, por conseguinte, das populosas cidades litorneas. O mal se manifesta, de preferncia, nas crianas antes da estao quente das chuvas; rapidamente se estende com grande impetuosidade e, no primeiro perodo, mata geralmente com sintomas de violentssima febre inflamatria (p.77-78).

O ambiente que se encontrava o Brasil oitocentista levou a famlia imperial a construir uma casa de veraneio nas montanhas na cidade de Petrpolis, cidade que mais tarde despertaria a ateno da elite imperial para a construo de casas com o intuito de melhoria da sade dos mesmos. Conforme Alencastro:
Nesse contexto, Petrpolis surgia como uma soluo de sanitarismo urbanstico, como uma medida profiltica em beneficio da famlia real e da elite da corte: dado que era impossvel sanear o Rio no vero, tempo de todos os perigos, o imperados e seus prximos batiam em retirada, mudavam-se para a montanha. (1997, p. 68)

75

Percebemos que no Imprio, a febre amarela e a sfilis vem atingir, mormente, os europeus e a africanos vindos de rea do Continente Negro, mas, sobretudo, os ndios que aqui moravam, pois estes no tinham sequer noo do quanto estas doenas afetariam suas vidas. Conquanto, a clera atingia os sujeitos mal instalados, a saber: os escravos e portugueses que chegavam para morar na corte. De acordo com Reis :
Alguns fatores apressaram esse movimento, talvez o mais importante tenha sido a epidemia de clera que se abateu sobre uma vasta rea do Imprio em 1855-6. A peste triunfou diante da precariedade sanitria, a impotncia das autoridades, a confuso dos mdicos; a resignao dos religiosos, o desespero das populaes e principalmente o medo de todos (1997, p.140).

Von Martius, em sua viagem pelo Brasil numa expedio cientfica no perodo de 1817-1820, pde detectar entre os ndios a sfilis, doena que trazida pelos navios europeus e que infectava as mulheres. Os mdicos teriam pela frente um difcil acesso sade dessas mulheres, pois as resistncias paternas e tambm de seus maridos atrapalhariam no atendimento clnico delas. Ao analisarmos os relatos de Martius constatamos que a sfilis segundo os ndios foi uma doena trazida pelos brancos:
a crena dos ndios que a doena foi introduzida pelos europeus. A sfilis desconhecida nas tribos at hoje inacessveis ao brasileiro; por isso, no hesitamos confessarmo-nos decidido pela opinio que a considera como doena do velho mundo. (1979, p.98).

importante ressaltar que molstias como estas foram introduzidas a partir da chegada do lusitano no contexto da colonizao e foram maus que comprometeram a sade no Imprio. Assim sendo, a miscigenao e transmisso cultural foram fatores marcantes para as abordagens da cura dentro deste contexto. As relaes dos rituais e da sade dentro dos mesmos vo pontuar na reflexo a seguir. QUESTO DEVOCIONAL DO SAGRADO NA CURA ATRAVS DOS RITOS CATLICOS E AFRICANOS As relaes sociais e de sade se ligam de certa forma a mitos e religiosidade, e foram questes como estas que conseguiram de alguma maneira estar presentes no contexto do Brasil oitocentista.

76

Desde os primrdios da humanidade a cura est relacionada com concepes sagradas e tida como Graa de alguma divindade. Para o catolicismo, religio predominante no perodo, a cura um privilgio dos cus e a doena uma forma de se espiar dos pecados. At os dias atuais pensamentos como estes se fazem presentes na mentalidade popular. A relao da sade com a religiosidade muito antiga e desta forma foi se aflorando atravs de uma grande imbricao cultural que ocorreu na formao do Imprio brasileiro, de acordo com Gruin a ao da cura provm do Sagrado:
Na histria da medicina a cura e a santificao estavam intimamente relacionadas.Entre os gregos o mdico tinha que levar em conta o sagrado.A frase central do juramento de Hipcrates diz:Pura e santa quero preservar a minha vida e minha arte.Quando o mdico se dessacraliza pela transgresso deste juramento com isto ele torna-se capaz de receber a cura .(2003,p.91)

Partindo deste pressuposto, percebemos que uma das preocupaes na capital da corte encontrava-se relacionada com a morte. As mulheres tinham temor do parto devido infestao de ttano que as infectava por meio do cordo umbilical, o chamado mal de sete dias. Dadas s circunstncias comeam a aparecer cultos com intuito de proteger o parto, revelando o tremor que as mes tinham frente morte e at mesmo a confisso antes do parto eram formas de religiosidades incentivadas pelo catolicismo que vigorava no Imprio em suas normas cannicas. Contudo, a relao entre os vivos e mortos, o local onde sepultariam os corpos e como moradores da corte esperariam falecer uma das questes que abordaremos neste artigo, lembrado ainda da importncia dada ao morrer, pois os escritores deste perodo passaram a relatar inmeros fatos sobre a morte. Dessa forma, tanto os catlicos quantos os africanos tinham seus cortejos fnebres; eram locais onde estabeleciam cerimnias para os mortos. Predominava, portanto uma cultura funerria muito forte na cidade fluminense onde mais tarde traria problemas para o imperador, seus conselheiros e, sobretudo, para os prprios moradores do Rio de Janeiro. O local onde o corpo era velado e logo sepultado era dentro das instituies religiosas. Seus membros eram negros, brancos e mulatos como salienta Reis:
Com o avanar do sculo muita dessa segregao desapareceria, mas as irmandades, agora racialmente misturadas, persistiram, embora sem o brilho do sculo anterior. Todas elas, no entanto, em todos os tempos, se obrigavam a zelar pela boa morte de seus membros durante as vrias etapas dos ritos

77

fnebres, entre outras coisas exigindo em seus compromissos que os associados acompanhassem os funerais que promovia (1997, p.123)

Sem dvida o problema que se apresentava neste momento era sobre o lugar onde seriam sepultados os corpos. Acreditavam, mas acima de tudo criam, que ter uma cova dentro da igreja era uma maneira dos mortos continuarem a ter contato com os vivos, isso era uma forma do contnuo predomnio na memria tanto dos parentes quanto da comunidade a qual o falecido pertencia. Percebemos assim que as relaes do Sagrado se tornam aparentes nestas discusses, pois a igreja era tida como lugar de se ficar prximo do santo, do sagrado. Para tanto so interessantes as consideraes de Gruin:
Existe o espao sagrado e impregnado de poder, e existem os recintos profanos. Para os religiosos da antiguidade estes ltimos so lugares amorfos, no possuem forma nem vigor. O espao verdadeiro o espao sagrado. O recinto sagrado esta cheio de Deus. Ali esta o centro do mundo, foi a partir dali que o mundo comeou a existir. Por isso o ser humano deseja estar bem prximo do centro, se possvel no ponto central do mundo. Ele no quer ser jogado para longe do centro e ter apenas uma existncia marginal. (2003, p.29)

Um dos casos comuns est ligado questo de que os escravos nem sempre podiam ter suas sepulturas dentro da igreja, em decorrncia disso os cadveres dos escravos eram achados nas ruas, estradas abandonadas ou at mesmo em praias, levando problemas sanitrios para as cidades. Quem cuidava de remover os corpos eram pessoas que trabalhavam na limpeza pblica e sem se preocupar em realizar qualquer tipo de culto fnebre ao morto. Observamos que a Igreja no perodo imperial era espao fsico para o sepultamento dos mortos. Os mdicos do sculo XIX, porm, no aceitavam tais idias uma vez que essas prticas eram uma maneira de proliferar mais doenas entre os moradores da cidade fluminense. Conforme Reis:
A Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, fundada nos anos de 1830, dedicou muitas falas em suas reunies e pginas de seus peridicos crtica insalubres de enterramento, alm de outros costumes funerrios. O repicar dos dobres fnebres, por exemplo, era visto como grandemente prejudicial sade, porque lembrava aos vivos, sobretudo aos enfermos, a possibilidade da morte. (1997, p.133).

78

Nesta perspectiva a preocupao dos mdicos era com relao aos enterramentos dos corpos em permetro urbano, mas principalmente os dentro das igrejas. Citemos o caso do mdico Manuel Maurcio Rebouas que estava preocupado com a repercusso dos miasmas, ao qual Rebouas alegava que a decomposio destes cadveres emanaria gases, logo, os vivos seriam atingidos por estes gases. A sugesto que os mdicos acharam foram a de transferir os corpos para espaos afastados da cidade, cemitrios, e estes deveriam estar localizados em lugares afastados do permetro urbano cercados por inmeras arvores que ajudariam a limpar o ar, condutor das doenas neste perodo oitocentista. Portanto, era comum pessoas desmaiarem dentro da igreja por estarem em ambientes rodeados de mortos ou ento, apresentavam em seus organismos doenas gravssimas relacionadas ao contato com os cadveres. Eram muitas as epidemias trazidas pelo contato do vivo com o morto. Desta forma, as grandes cidades do Imprio comearam a promover campanhas em prol da melhoria da sade, mdicos e legisladores criaram mtodos para banir as doenas endmicas, como nos mostra Gomes:
[...] Manuel Vieira da Silva, conselheiro do rei e autor do primeiro tratado de Medicina publicado no Brasil, tambm defendia o aterro dos pntanos, o escoamento das guas, o alargamento das ruas. Tinha especial preocupao com o antigo de sepultar os mortos na igreja, que era, segundo ele, fonte de propagaes de doenas (2007, p.235).

Com relao ao enterro, vale ressaltar que o enterro possua muitas funes simblicas. Os padres e demais autoridades eclesisticas defendiam as prticas fnebres alegando que as propostas pautadas pelos mdicos eram anti-religiosas levando a populao a rebelar-se contra os costumes da igreja. Muitos foram os movimentos para que os costumes de sepultamento dos corpos no interior da igreja continuassem, porm a idia de criar cemitrios passa a ser propagada ao lado das idias higienistas da poca logo foram aderidas pelo governo. Com o passar do tempo os moradores da capital fluminense foram se acostumando com o novo regime funerrio, o que levou esse regime a se propagar mais rpido foi epidemia de clera, conforme nos diz Vigarello:
O clera , a esse respeito, um ponto de fixao. Ele materializa o mal ao mesmo tempo que o simboliza: flagelo engendrado pelos mais despossudos, manifestao fsica de um vcio oculto. Ele possui, em realidade, vrios registros: o alerta sanitrio [...] (1981,p.9)

79

A partir deste pressuposto, Reis nos fala sobre o que resultariam as doenas epidmicas O surto epidmico de meados do sculo XIX serviu como catalisador das mudanas que j vinham lentamente trabalhando a mentalidade do sculo, inclusive no que diz respeito ao modo de morrer (p.141). Neste perodo onde as doenas endmicas proliferavam, passam a ser estimuladas o uso de plantas medicinais nativas para tentar combater a epidemia que se alastrava. Tais plantas eram utilizadas tanto pelos indgenas quanto pelos negros. Uma das prticas mais comuns era que eles coziam, utilizavam folhas, frutos, sementes, razes e as esmagavam entre as pedras para depois aplicarem em cataplasma numa extensa srie de doenas, onde muitas destas eram conseqncias dos surtos endmicos. Vale lembrar que para os negros da capital fluminense, o emprego das variadas plantas medicinais tinha um sentido mgico ou mstico. Era, portanto, a medicina popular vinculada aos rituais negros e indgenas e estes rituais procuravam curar as doenas epidmicas que se instalara no organismo do doente e como estes podiam se precaver dos surtos endmicos como a varola, febre amarela, clera dentre outras. Era uma maneira da corte imperial adaptar-se com a fuso cultural que aconteceu no Brasil (SCHWARTZ, p.23). A crena que os ndios e negros do Brasil oitocentista tinham era que os sujeitos contaminados pelas doenas epidmicas da corte ao ingerirem as plantas mgicas poderiam receber ou at mesmo absorver o esprito da planta, que por sua vez curar-no-iam de qualquer enfermidade. de extrema importncia pontuar que neste perodo oitocentista, as prticas espirituais de cura ocorreram em grandssima escala devido necessidade de o homem buscar a resoluo para as doenas que estava alastrando seu cotidiano. Assim sendo, fora do mbito da invocao das figuras sagradas e dos santos, os negros com intuito de cura suas enfermidades faziam oraes. Estas oraes eram de um ramo das prticas feitas pelos negros, os quais usavam determinadas palavras, plantas e animais, pois viam na natureza todo o ingrediente para tentar combater ou exterminar o surto de doenas endmicas que tanto os assolavam. Para os ndios oitocentistas as invocaes voltavam-se para as estrelas, animais e a natureza, uma vez que estes assimilavam o cristianismo, imagens, e crucifixos em seus rituais como maneira de proferir seus deuses e assim, obterem a cura para suas respectivas doenas.

80

Os indgenas associavam as oraes a sortilgios, com a lavagem e raspas de raiz das rvores misturando-as ao tabaco, pois o tabaco era considerado remdio de extrema eficcia para a cura de feridas conseqentes da varola.

CONSIDERAES FINAIS Em suma, as mudanas com relao ao estilo de morrer e tambm de combater as doenas endmicas que circularam pela capital do Imprio puderam influenciar as formas de pensar e agir deste perodo abordado. Com as epidemias, no s a corte fluminense passou a atuar de maneira mais intensa na salubridade da cidade do Rio de Janeiro como passou tambm a agir como detentor de um discurso totalmente cientfico baseado nos ideais da medicina europia que tinha a pretenso de ser esclarecido e modernizador. Pois desta forma o Brasil pudesse ser visto como um pas da Modernidade.. Foi neste perodo que surgiu na Corte a idia de uma higienizao que levasse o Brasil a ser um pas da modernidade, idia esta que se fortaleceria e repercutiria nas duas ltimas dcadas do Imprio, chegando ao seu pice na Repblica. O estudo sobre a sade oitocentista brasileiro sem dvida muito ampla, porm nos atentamos para o estudo sucinto das doenas que proliferaram o Brasil de oitocentos e quais eram os pensamentos dos sujeitos que compuseram o cenrio da capital do Imprio a respeito da morte e da convivncia com as doenas epidmicas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Vida privada e ordem privada no Imprio. In: ALENCASTRO, Luiz Felipe de. (org.) Histria da vida privada no Brasil: Imprio. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. CASTRO, Hebe. Histria Social. In: CARDOSO, Ciro Flamarion. VAINFAS, Ronaldo. Domnios da histria: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FILHO, Lycurgo Santos. Medicina no perodo Imperial. In: HOLANDA, Srgio Buarque de. (org.) Histria Geral da Civilizao Brasileira: O Brasil Monrquico, Reaes e transaes. V.3. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1969.

GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um prncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleo e mudaram a histria de Portugal e do Brasil. So Paulo: Planeta do Brasil, 2007, p.213-237.

81

GRUIN, Anselm.A proteo do sagrado.Petrpolis:vozes,2003.

MARTIUS, Karl Friedrich Phillip Von. Natureza, doenas, medicina e remdios dos ndios brasileiros (1844).Trad. SILVA, Piraj da. So Paulo:Nacional, 1979.

REIS, Joo Jos. O cotidiano da morte no Brasil oitocentista. In: ALENCASTRO, Luiz Felipe de. (org.) Histria da vida privada no Brasil: Imprio. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. SCHWARTZ, Stuart B. Escravos Roceiros e Rebeldes. Trad. SIMES, Jussara. Bauru: Edusc, 2001, p.21-88.

VIGARELLO, Georges. O trabalho dos corpos e do espao. (trad.) KHOURY, Yara Aun.In:Projeto Histria:Revista do programa de estudos ps graduados em Histria e do departamento de Histria da PUC-SP(Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo).So Paulo,SP-Brasil,1981.

You might also like